Nos termos da Lei Orgânica do Ministério Público do Estado do Pará, no que se refere à organização, é correto afirmarque:
A aprovação do Regulamento do Estágio no Ministério Público, que disciplina seleção, investidura, atribuições, vedações e dispensa de estagiários, é de competência do:
Considerando o que dispõe a Lei Orgânica do estado do Pará sobre os estagiários, assinale a alternativa correta.
O Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis, pautando-se por Princípios Institucionais. Indique a alternativa que contempla corretamente os Princípios Institucionais do Ministério Público.
Os cargos de Promotor de Justiça são classificados em entrâncias. A terceira entrância é correspondente às Promotorias de Justiça:
Para indicação à vaga de Desembargador pelo quinto constitucional devida ao Ministério Público, o candidato a integrara lista sêxtupla deverá atender aos seguintes requisitos, EXCETO:
A nomeação do Procurador-Geral de Justiça é feita pelo Chefe do Poder Executivo, dentre os integrantes da carreira do Ministério Público que atendam aos requisitos legais, mediante lista tríplice que será formada pelos membros do Ministério Público mais votados em eleição realizada para esse fim. Sobre as eleições para lista tríplice, é correto afirmar que:
A destituição do Procurador-Geral de Justiça poderá ser proposta por iniciativa do Colégio de Procuradores de Justiça, devendo, neste caso, serem observadas a forma e a condução previstas na Lei Orgânica do Ministério Público. Serão razões para a destituição do Procurador-Geral de Justiça do cargo, EXCETO:
Em algumas situações específicas, é possível, ao membro do Ministério Público afastado de seu cargo, o reingresso, reestabelecendo o vínculo jurídico com o Ministério Público. Sobre as modalidades de reingresso, assinale a alternativa correta.
A comunicação jornalística é, por definição, referencial, isto é, fala de algo no mundo, exterior ao emissor, ao receptor e ao processo de comunicação em si. Isso impõe o uso quase obrigatório da terceira pessoa. As exceções – uso em primeira pessoa – são encontradas em poucos textos jornalísticos, tais como:
O lide é uma palavra aportuguesada do inglês lead, que significa conduzir, liderar. (MARTINS, 1997.) De acordo com as funções e características do lide na redação jornalística, assinale a alternativa INCORRETA.
Sobre a relação do assessor de imprensa e o gestor de uma instituição assessorada, em entrevistas com veículos de comunicação, analise as afirmativas a seguir.
Webwriting é o conjunto de técnicas que auxiliam na distribuição de conteúdo informativo em ambientes digitais.
Sobre as características de webwriting, assinale a alternativa correta.
“O segredo da boa notícia depende da maneira como chega ao leitor.” De acordo com as técnicas de produção de um texto jornalístico, há três sistemas de redação para apresentação das matérias. Um deles é a pirâmide invertida, que é o mais usado pelos jornalistas. (ERBOLATO, 1991.)
Assinale a sequência correta dos fatos na pirâmide invertida.
“Tradicional ferramenta produzida pela assessoria de imprensa; tornou-se um importante material de divulgação das instituições. É escrito com critérios e linguagem essencialmente jornalísticos. Na maioria das vezes é direcionado aos veículos de comunicação como sugestão de pauta.” Trata-se da seguinte ferramenta jornalística:
De acordo com os critérios de noticiabilidade e características de uma pauta jornalística, analise as afirmativas a seguir.
Nas técnicas de apuração jornalística as fontes são um fator determinante para a qualidade da informação produzida pelos meios de comunicação. Sobre as fontes utilizadas na apuração jornalística, assinale a alternativa INCORRETA.
As fontes na apuração jornalística podem ser classificadas sob vários aspectos: quanto ao tipo de informação, à maneira como aparecem na notícia, aos setores onde são apuradas, entre outros. Assinale a alternativa em que as fontes recebem classificações INCORRETAS quanto à sua natureza.
Ao produzir a informação para os meios digitais, o Jornalista deve considerar os princípios do webwriting. Assinale-os.
Sobre as assessorias de imprensa, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
| ( ) | O trabalho do assessor de imprensa se transformou na última década. Houve a ampliação, a diversificação e o fortalecimento de sistemas de interação e informação direta entre fontes e públicos, sem mediação da imprensa. O ritmo acelerado e a competição pelo fornecimento da melhor notícia exigem operações cada vez mais complexas. |
| ( ) | O assessor de imprensa foi chamado para assumir novas responsabilidades. As tarefas e os desafios se ampliaram, exigindo capacidade de criar e administrar diferentes instrumentos de comunicação e atuar como facilitador de diferentes fluxos de informação junto aos públicos. |
| ( ) | A assessoria de imprensa, na década de 1960, agia de forma integrada a outros departamentos de comunicação, como relações públicas e publicidade. Hoje, a assessoria de imprensa é uma unidade com vida própria, independente, age de forma fragmentada, vinculada ao principal gestor, visando o bom relacionamento com a imprensa na busca de visibilidade da organização e dirigentes. |
| ( ) | A assessoria tem que atuar preventivamente para minimizar riscos, antecipar necessidades e ser proativa para criar oportunidades de informar a sociedade e levar a mensagem organizacional num ambiente competitivo e inundado por informações dos mais variados tipos. |
Observe os conceitos referentes aos termos jornalísticos.
“Meio termo entre jornalismo e literatura. Tem o interesse pela atualidade, mas procura ultrapassar o simples fato. O autor não prescinde do acontecimento, mas paira sobre o fato, fazendo com que se destaque no texto o enfoque pessoal. É um gênero marcadamente impressionista, sendo resultado da impressão que o fato causa no autor. Tem como representantes grandes nomes, como Machado de Assis, Clarisse Lispector e Nelson Rodrigues.” As características anteriores se referem a que tipo de texto jornalístico?
São funções e serviços típicos de um Jornalista assessor de imprensa, EXCETO:


























