Provas para Download

Prova Engenheiro Eletricista - EBSERH/HU-UNIFAP
Visualizar os arquivos PDF
Ver engenheiro-eletricista.pdf
PDF
engenheiro-eletricista.pdf
Ver gabaritos-oficiais.pdf
PDF
gabaritos-oficiais.pdf
Download dos arquivos PDF
Baixar engenheiro-eletricista.pdf
PDF
engenheiro-eletricista.pdf
Baixar gabaritos-oficiais.pdf
PDF
gabaritos-oficiais.pdf
Compartilhar os arquivos PDF
Compartilhar engenheiro-eletricista.pdf
PDF
engenheiro-eletricista.pdf
Compartilhar gabaritos-oficiais.pdf
PDF
gabaritos-oficiais.pdf
Compartilhe:
Questões extraídas da Prova :: clique na alternativa correta
0
Acertos
0
Erros
0%
Nota
Limpar
Questão 1 de 26 Q1389294 Q15 da prova

Quanto aos conceitos gerais e básicos da Internet, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) HTTP é um protocolo que especifica como o navegador (Browser) e servidor web se comunicam entre si.
( ) O IPv6 é a versão mais atual do protocolo de Internet devido ao esgotamento de endereços do IPv4.
( ) As ferramentas de busca, como o GOOGLE conseguem acessar todos os sites existentes na Internet.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Reportar Erro
Questão 2 de 26 Q1389296 Q16 da prova

Quanto às noções básicas sobre Software, Hardware e Sistema Operacional, analise as afirmativas abaixo.
I. Exemplos típicos de hardware são as memórias RAM e ROM.
II. Os Firewalls somente existem na modalidade de software.
III. Define-se que todo Sistema Operacional é puramente hardware.
Assinale a alternativa correta.

Reportar Erro
Questão 3 de 26 Q1389308 Q23 da prova

No que se refere às disposições sobre saúde na Constituição Federal de 1988, analise as afirmativas abaixo:
I. É vedada a destinação de recursos públicos para auxílios ou subvenções às instituições privadas com fins lucrativos.
II. É vedada a participação direta ou indireta de empresas ou capitais estrangeiros na assistência à saúde no País, salvo nos casos previstos em lei.
III. A lei disporá sobre as condições e os requisitos que facilitem a remoção de órgãos, tecidos e substâncias humanas para fins de transplante, pesquisa e tratamento, bem como a coleta, processamento e transfusão de sangue e seus derivados, sendo vedado todo tipo de comercialização.
Assinale a alternativa correta.

Reportar Erro
Questão 4 de 26 Q1389311 Q25 da prova

Acerca das disposições da Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011), analise as afirmativas abaixo:
I. No caso de indeferimento de acesso a informações ou às razões da negativa do acesso, poderá o interessado interpor recurso contra a decisão no prazo de 15 (quinze) dias a contar da sua ciência.
II. Recurso será dirigido à autoridade hierarquicamente superior à que exarou a decisão impugnada, que deverá se manifestar no prazo de 5 (cinco) dias.
III. Verificada a procedência das razões do recurso, a Controladoria-Geral da União determinará ao órgão ou entidade que adote as providências necessárias para dar cumprimento ao disposto na Lei de Acesso à Informação.
Estão corretas as afirmativas:

Reportar Erro
Questão 5 de 26 Q1389318 Q29 da prova

Acerca dos recursos da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), segundo o disposto na Lei nº 12.550/2011, analise as afirmativas abaixo:
I. O lucro líquido da EBSERH será reinvestido para atendimento do objeto social da empresa, excetuadas as parcelas decorrentes da reserva legal e da reserva para contingência.
II. Constituem recursos da EBSERH os oriundos de dotações consignadas no orçamento da União.
III. Constituem recursos da EBSERH as receitas decorrentes das aplicações financeiras que realizar.
Assinale a alternativa correta.

Reportar Erro
Questão 6 de 26 Q1389320 Q30 da prova

Acerca do Conselho de Administração da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), segundo seu Estatuto Social, analise as afirmativas abaixo e dê valores de Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) O Conselho de Administração é órgão de deliberação estratégica e colegiada da EBSERH e deve exercer suas atribuições considerando os interesses de longo prazo da empresa, os impactos decorrentes de suas atividades na sociedade e no meio ambiente e os deveres fiduciários de seus membros.
( ) O Conselho de Administração é composto por 9 (nove) membros, eleitos pela Assembleia Geral.
( ) Na composição do Conselho de Administração há 4 (quatro) membros indicados pelo Ministro de Estado da Educação, 3 (três) membros indicados pelo Ministro de Estado da Economia e; 2 (dois) membros indicados pelo Ministro de Estado da Saúde.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Reportar Erro
Questão 7 de 26 Q1389321 Q31 da prova

Considere que temos um corpo como o representado abaixo, constituído por um fio elétrico com 1,5 km de comprimento, bitola 1,0 mm2 e com resistividade elétrica e respectivo material desconhecidos. Se tivermos uma resistência total desse fio de 43,8 MΩ, podemos afirmar que sua resistividade elétrica e seu material são, respectivamente:

Reportar Erro
Questão 8 de 26 Q1389323 Q32 da prova

Assinale abaixo a correta definição de energia e potência.

Reportar Erro
Questão 9 de 26 Q1389325 Q33 da prova

Determinar o valor da tensão “U” no circuito resistivo ao lado. Após todos os cálculos necessários, conclui-se que essa tensão vale:

Reportar Erro
Questão 10 de 26 Q1389327 Q34 da prova

“Em um circuito elétrico linear com mais de uma fonte, é possível calcular a corrente ou a tensão em qualquer ponto do circuito como a soma algébrica das contribuições individuais das fontes”. Dessa forma, ao calcularmos o valor da corrente I2, no circuito abaixo, obtemos como resultado o valor de:

Reportar Erro
Questão 11 de 26 Q1389329 Q35 da prova

O método das malhas se baseia na constatação de que basta conhecer o número de malhas de tensão para se resolver um circuito. O método segue orientações claras para sua resolução. Sobre esse método, assinale a alternativa incorreta.

Reportar Erro
Questão 12 de 26 Q1389330 Q36 da prova

Em 1831, Faraday determinou, basicamente, existem dois mecanismos de indução: um resultante do fluxo magnético variável no tempo, e outro devido ao movimento de um campo magnético. Partindo do primeiro caso, Faraday observou que ao se mover um condutor formando um laço fechado, ou seja, uma espira em curto-circuito, através de um campo magnético produzido por um imã, ou vice-versa, movendo-se o imã, enquanto a espira permanece estacionária, flui uma corrente pelo condutor. Afirma-se que esse é o princípio de funcionamento:

Reportar Erro
Questão 13 de 26 Q1389332 Q37 da prova

Desde a geração de energia em uma usina hidrelétrica até chegar a todos os consumidores dela, esta é transmitida em várias faixas de tensão. Essas faixas de tensão são compatíveis com suas etapas e cada região brasileira trabalha com valores que atendem todas as normas relativas. Assim, das faixas de valores abaixo apresentados, assinale a alternativa incorreta.

Reportar Erro
Questão 14 de 26 Q1389334 Q38 da prova

Um curto-circuito corresponde a uma alteração estrutural abrupta num sistema elétrico de energia, caracterizada pelo estabelecimento de um contato elétrico fortuito, através de um circuito de baixa impedância entre dois pontos sob potenciais diferentes. Os curtos-circuitos podem ocorrer em locais diversos e por vários motivos, segundo a literatura brasileira. De acordo com esses locais e motivos, assinale a alternativa incorreta.

Reportar Erro
Questão 15 de 26 Q1389336 Q39 da prova

A Norma ABNT NBR 5410 estabelece as condições a que devem satisfazer as instalações elétricas de baixa tensão, a fim de garantir a segurança de pessoas e animais, o funcionamento adequado da instalação e a conservação dos bens. Esta Norma aplica-se principalmente às instalações elétricas de edificações, qualquer que seja seu uso (residencial, comercial, público, industrial, de serviços, agropecuário, hortigranjeiro, etc.), incluindo as pré-fabricadas. Além disso, esta norma também se aplica a outras instalações não citadas acima. De acordo com as instalações elétrica em que a NBR 5410 se aplica, assinale a alternativa incorreta.

Reportar Erro
Questão 16 de 26 Q1389338 Q40 da prova

Em qualquer ponto de utilização da instalação elétrica, a queda de tensão verificada não deve ser superior a valores pré-determinados, dados em relação ao valor da tensão nominal da instalação. Em relação às normas vigentes é aceitável valores menores ou iguais a _____. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.

Reportar Erro
Questão 17 de 26 Q1389339 Q41 da prova

As radiações ultravioletas caracterizam-se por sua elevada ação química e pela excitação da fluorescência de diversas substâncias. Dividem-se em três grupos normalmente conhecidos. Sobre os três grupos, suas respectivas nomenclaturas e comprimentos de onda, assinale a alternativa correta.

Reportar Erro
Questão 18 de 26 Q1389341 Q42 da prova

Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta sobre definições da área de Luminotécnica:
I. “Potência de radiação total emitida por uma fonte de luz, ou potência de energia luminosa de uma fonte percebida pelo olho humano”.
II. “Relação entre o fluxo luminoso emitido por uma lâmpada e a potência elétrica desta lâmpada”.
III. “Potência da radiação luminosa numa dada direção. É a grandeza de base do sistema internacional para iluminação, e a unidade é a candela (cd)”.
IV. “Relação entre o fluxo luminoso incidente numa superfície e a superfície sobre a qual este incide; ou seja, é a densidade de fluxo luminoso na superfície sobre a qual este incide. A unidade é o Lux”.
Relacionando as quatro definições acima com seus respectivos conceitos, assinale a alternativa correta.

Reportar Erro
Questão 19 de 26 Q1389343 Q43 da prova

Existem vários parâmetros utilizados para a seleção de motores elétricos. Um desses parâmetros dá a seguinte definição: “é a medida do esforço necessário para girar um eixo”. De acordo com a descrição acima, assinale a alternativa incorreta:

Reportar Erro
Questão 20 de 26 Q1389344 Q44 da prova

A Norma NBR 5419 fixa as condições exigíveis ao projeto, instalação e manutenção de sistemas de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA) de estruturas, bem como de pessoas e instalações no seu aspecto físico dentro do volume protegido. Esta norma aplica-se a vários sistemas e estruturas, mas também deixa claro que não se aplica a vários outros. Sobre os sistemas ou estruturas englobadas na norma, assinale a alternativa incorreta.

Reportar Erro
Questão 21 de 26 Q1389346 Q45 da prova

Sistema de prevenção contra descargas atmosféricas. “Relação entre a frequência média anual de descargas atmosféricas que não causam danos, interceptadas ou não pelo SPDA e a frequência (Nd) sobre a estrutura”. Essa é a correta definição, pela norma NBR 5419, para:

Reportar Erro
Questão 22 de 26 Q1389347 Q46 da prova

Máquinas elétricas são dispositivos que fazem conversão eletromecânica de energia. Existem equipamentos que convertem energia elétrica em energia mecânica, e outros, que convertem energia mecânica em energia elétrica. As máquinas elétricas são reversíveis. Sobre máquinas elétricas, assinale a alternativa incorreta.

Reportar Erro
Questão 23 de 26 Q1389349 Q47 da prova

Os invólucros dos equipamentos elétricos, conforme as características do local em que serão instalados e de sua acessibilidade, devem oferecer um determinado grau de proteção. Assim, por exemplo, um equipamento a ser instalado num local sujeito a jatos d’água, deve possuir um invólucro capaz de suportar tais jatos, sob determinados valores de pressão e ângulo de incidência, sem que haja penetração de água. A norma NBR 9884 define os graus de proteção dos equipamentos elétricos por meio das letras características IP, seguidas por dois algarismos. O primeiro algarismo indica o grau de proteção contra penetração de corpos sólidos estranhos e contato acidental.
O segundo algarismo indica o grau de proteção contra penetração de água no interior do motor.
Portanto, se desejamos instalar um motor em um prédio sob nossa responsabilidade, que exija proteção completa contra toques, proteção contra acúmulo de poeiras nocivas e proteção contra respingos de água de todas as direções, devemos comprar um motor:

Reportar Erro
Questão 24 de 26 Q1389351 Q48 da prova

A teoria clássica que chamamos de Mecânica é estruturada pelas três Leis de Newton e por leis de força, como, por exemplo, a lei da Gravitação Universal. De modo análogo, a teoria clássica que chamamos de Eletromagnetismo é estruturada por quatro leis: lei de Gauss para a Eletricidade, que inclui a lei de Coulomb, lei de Gauss para o Magnetismo, lei de Ampère-Maxwell e lei de Faraday-Lenz. Estas quatro leis são complementadas pela lei de força de Lorentz. Assim, assinale a alternativa que apresenta a lei abaixo que não condiz com a realidade estudada pelos grandes físicos do passado.

Reportar Erro
Questão 25 de 26 Q1389352 Q49 da prova

As subestações de distribuição, que são supridas pela rede de subtransmissão, são responsáveis pela transformação de tensão de subtransmissão para a de distribuição primária. Há inúmeros arranjos de subestações de distribuição possíveis, variando com a potência instalada nela. Seguem abaixo três exemplos dos vários possíveis:
I. II. III.
Assinale a alternativa que apresenta a descrição correta dos três arranjos, respectivamente.

Reportar Erro
Questão 26 de 26 Q1389354 Q50 da prova

Considerando os dois circuitos grampeadores (ceifadores) abaixo, sabendo que sua entrada (Ventrada) está sendo alimentada por uma tensão senoidal pura e sabendo que os componentes R e D1 são compatíveis com a tensão aplicada, pode-se afirmar que nas duas saídas (V saída) da esquerda e da direita, respectivamente, temos:

Reportar Erro
0
Acertos
0
Erros
0%
Nota
Limpar

Acertos
Erros
Nota