Provas para Download

Prova Engenheiro Civil - Pref. e Câmara Passo do Sobrado/RS
Visualizar os arquivos PDF
Ver engenheiro-civil.pdf
PDF
engenheiro-civil.pdf
Ver gabarito-definitivo.pdf
PDF
gabarito-definitivo.pdf
Download dos arquivos PDF
Baixar engenheiro-civil.pdf
PDF
engenheiro-civil.pdf
Baixar gabarito-definitivo.pdf
PDF
gabarito-definitivo.pdf
Compartilhar os arquivos PDF
Compartilhar engenheiro-civil.pdf
PDF
engenheiro-civil.pdf
Compartilhar gabarito-definitivo.pdf
PDF
gabarito-definitivo.pdf
Compartilhe:
Questões extraídas da Prova :: clique na alternativa correta
0
Acertos
0
Erros
0%
Nota
Limpar
Questão 1 de 9 Q1612110 Q31 da prova

O projeto estrutural de light wood frame deve ser elaborado considerando as cargas atuantes em sua estrutura, de acordo com a ABNT NBR 16936:2023, que trata de edificações desse tipo. Para situações em que sejam utilizados elementos estruturais feitos de outros materiais junto à estrutura de light wood frame, esses devem ser dimensionados de acordo com norma pertinente ao material utilizado. Em relação ao exposto, analise as assertivas a seguir:
I. As paredes devem ser definidas em “paredes longas” e “paredes curtas”, por meio do padrão de canto de parede escolhido.
II. Os cortes devem ter as indicações, cotas de todas as alturas dos elementos, como paredes, entrepisos, portas, janelas, coberturas e entrepisos da caixa d’água ou área técnica. Todos os pontos críticos devem ser detalhados em escala adequada para interpretação clara de acordo com a referida Norma.
III. O projeto deve apresentar especificação dos materiais utilizados em relação às suas classes de resistência, classe visual, tratamento preservativo, dimensões das peças de madeira, espessura e tipo de painéis de contraventamento, tipos, diâmetros, comprimentos e acabamentos de elementos metálicos de ligação, mantas de impermeabilização, isolamento térmico e acústico, barreira impermeável à água e permeável ao vapor, materiais de fechamento e de acabamento final.
Quais estão corretas?

Reportar Erro
Questão 2 de 9 Q1612111 Q32 da prova

De acordo com a ABNT NBR 5410:2008, que trata das instalações elétricas de baixa tensão, em um projeto elétrico, a instalação deve ser dividida em tantos circuitos quantos necessários, devendo cada circuito ser concebido de forma a poder ser seccionado sem risco de realimentação inadvertida através de outro circuito. Quando a instalação comportar mais de uma alimentação (rede pública, geração local, etc.), a distribuição associada especificamente a cada uma delas deve ser disposta separadamente e de forma claramente diferenciada das demais. São casos em que se admite que componentes vinculados especificamente a uma determinada alimentação compartilhem, com elementos de outra alimentação, quadros de distribuição e linhas, incluindo as caixas dessas linhas:
I. Circuitos de sinalização e comando, no interior de quadros.
II. Conjuntos de manobra especialmente projetados para efetuar o intercâmbio das fontes de alimentação.
III. Linhas fechadas e nas quais os circuitos de uma e de outra alimentação sejam adequadamente identificados.
Quais estão corretas?

Reportar Erro
Questão 3 de 9 Q1612113 Q33 da prova

Segundo a ABNT NBR 7480:2024, que trata do aço destinado às armaduras para estruturas de concreto armado, as barras da categoria CA-50 devem ser providas de nervuras transversais oblíquas, e os eixos das nervuras transversais oblíquas devem formar, com a direção do eixo da barra, um ângulo entre _______________. Ainda, as barras devem ter pelo menos duas nervuras longitudinais, contínuas e diametralmente opostas, que impeçam o giro da barra dentro do concreto.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

Reportar Erro
Questão 4 de 9 Q1612115 Q34 da prova

Os componentes das instalações elétricas não devem representar perigo de incêndio para os materiais adjacentes. Devem ser observadas, além das prescrições da ABNT NBR 5410:2008, as respectivas instruções dos fabricantes. Os componentes fixos cujas superfícies externas possam atingir temperaturas suscetíveis de provocar incêndio nos materiais adjacentes devem ser:
I. Montados sobre ou envolvidos por materiais que suportem tais temperaturas e sejam de baixa condutividade térmica.
II. Separados dos elementos construtivos da edificação por materiais que suportem tais temperaturas e sejam de baixa condutividade térmica.
III. Montados de modo a guardar afastamento suficiente de qualquer material cuja integridade possa ser prejudicada por tais temperaturas e garantir uma segura dissipação de calor, aliado à utilização de materiais de baixa condutividade térmica.
Quais estão corretas?

Reportar Erro
Questão 5 de 9 Q1612116 Q35 da prova

Em conformidade com a ABNT NBR 5626:2020, que trata dos sistemas prediais de água fria e água quente — projeto, execução, operação e manutenção, o sistema deve ser submetido a ensaios para verificação da sua estanqueidade. Em caso de não aprovação, o ensaio deverá ser novamente realizado depois da adoção de medidas corretivas. Em relação ao ensaio de estanqueidade de reservatório, analise as assertivas a seguir:
I. O reservatório deve ser preenchido com água até o nível mínimo permitido pelo mecanismo de controle de nível.
II. Durante o ensaio, deve-se observar se ocorrem vazamentos no reservatório e em suas conexões ou escoamento pelo extravasor.
III. O reservatório é considerado estanque caso não sejam detectados vazamentos ou extravasamentos durante um período mínimo de 48h.
Quais estão corretas?

Reportar Erro
Questão 6 de 9 Q1612118 Q36 da prova

A curva horizontal circular simples é aquela que possui um raio de curvatura R constante. Trata-se de uma curva primitiva, geometricamente bem definida e fácil de ser projetada, razão pela qual é a curva mais utilizada nos projetos de engenharia. Em relação ao projeto geométrico de uma rodovia, considere os seguintes dados de uma curva circular simples:
Deflexão: 25°.
Raio: 1.350 m.
Sabendo que o valor de π é igual a 3,14, o desenvolvimento da curva (D) será de, aproximadamente:

Reportar Erro
Questão 7 de 9 Q1612120 Q37 da prova

A treliça apresentada na Figura 1 é composta por um apoio duplo em A e um apoio simples em B, além de estar submetida a um carregamento vertical de 10 kN e a um carregamento horizontal de 8 kN, conforme representação. Assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, os valores das reações vertical e horizontal no apoio A.

Reportar Erro
Questão 8 de 9 Q1612121 Q38 da prova

Ainda sobre a treliça apresentada na Figura 1, é correto afirmar que, a partir do cálculo dos esforços internos, a magnitude da força normal na barra de número 3 é de:

Reportar Erro
Questão 9 de 9 Q1612123 Q39 da prova

Conforme a ABNT NBR 9050:2021 (versão corrigida) – Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos, a crominância refere-se à aplicação de cores nos sinais, e deve, por medida de segurança, utilizar as orientações contidas da legislação vigente, em que são definidas as cores preferenciais. Sinteticamente, as cores vermelha, laranja, amarela, verde e branca devem utilizar alguns valores característicos. Relativo à crominância, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.

Reportar Erro
0
Acertos
0
Erros
0%
Nota
Limpar

Acertos
Erros
Nota