Analise as afirmativas do texto apresentado. I. O Ceará possui ínfimo potencial arqueológico, conta com 528 sítios cadastrados até dezembro de 2014 e outros em áreas de interesse arqueológico, em sítios costeiros com vestígios históricos e pré-coloniais. II. Os bens arqueológicos tombados em todo o território brasileiro são importantes, pois, se referem aos elementos representativos dos grupos humanos responsáveis pela formação identitária da sociedade brasileira. III. O patrimônio arqueológico do Brasil está sob proteção legal desde 1937, portanto, destruição, mutilação e inutilização física do patrimônio cultural são crimes puníveis por lei. Estão corretas as afirmativas:
Leia o 2º. parágrafo do texto apresentado e assinale a alternativa que apresenta a tipologia textual usada.
Assinale a alternativa que contenha um adjetivo, proparoxítono, formado por 6 sílabas e por sufixo.
Assinale a alternativa que explique a acentuação na palavra “Acaraú”.
Assinale a alternativa que justifique o emprego da crase no fragmento a seguir: “Um conjunto de urnas funerárias encontrado parcialmente na superfície motivou a pesquisa e o projeto de escavação do sítio funerário para atender à comunidade”
Assinale a alternativa correta em relação à função sintática dos termos da oração: “O país / reconhece / a importância dos bens arqueológicos”.
Assinale a alternativa correta em relação à passagem de voz passiva para voz ativa na oração: Um raro adereço indígena foi encontrado pelo Iphan.
Analise as afirmativas abaixo. I. Somente o Iphan recebeu o raro adereço. II. O Iphan recebeu somente o raro adereço. III. O Iphan recebeu o raro adereço somente. Assinale a alternativa que contenha o mesmo significado da oração: “O Iphan, e mais nenhum outro Instituto, recebeu o raro adereço”.
O Manual de Redação da Presidência da República exemplifica a escrita correta ao mostrar sentenças com erros e em seguida as corrigir. Assinale a alternativa em que a estrutura da sentença esteja correta.
No parque, 30 crianças brincam no balanço, 25 no escorrega e 20 na gangorra. Dentre elas, 10 brincam em todos os brinquedos. Assinale a alternativa que apresenta a quantidade de crianças que estão brincando neste parque.
Apresenta-se a seguinte Tabela-Verdade: P Q P V Q V V ? V F ? F V ? F F ? Assinale a alternativa correta.
É dada a seguinte proposição abaixo: "Todos os alunos são estudiosos." Assinale a alternativa que apresenta a negação dessa proposição.
Em um Diagrama de Venn, existem 5 elementos na interseção dos conjuntos A e B. E fora da área de interseção existem 6 elementos em A e 4 em B. Assinale a alternativa que apresenta a quantidade total de elementos dos conjuntos A e B.
As fórmulas bem formadas (FBF), na Lógica de Primeira Ordem, seguem regras sintáticas específicas. Assinale a alternativa que apresenta a única fórmula bem formada (FBF) na Lógica de Primeira Ordem.
Em uma matriz 3x3 a soma dos números em cada linha e coluna é igual a 6. Assinale a alternativa que apresenta o número que está na posição (2,2).
A respeito do que dispõe a Portaria n. 2.436, de 21 de setembro de 2017, acerca das atribuições dos profissionais da atenção básica, assinale a alternativa correta.
A Portaria n. 3.088, de 23 de dezembro de 2011, institui a Rede de Atenção Psicossocial para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Considerando o que dispõe esta portaria, a operacionalização da implantação da Rede de Atenção Psicossocial se dará pela execução de quatro fases: I. Fase 1 - ______ II. Fase 2 - ______ III. Fase 3 - ______ IV. Fase 4 - ______ Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as seguintes lacunas.
A respeito da Portaria n. 3.390, de 30 de dezembro de 2013, que, entre outros, institui a Política Nacional de Atenção Hospitalar (PNHOSP) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), assinale a alternativa incorreta.
De acordo com a Resolução – RDC n. 36, de 25 de julho de 2013, que institui ações para a segurança do paciente em serviços de saúde e dá outras providências, analise o texto abaixo. “Art. 9º O monitoramento dos incidentes e eventos adversos será realizado ______. Art. 10 A notificação dos eventos adversos, para fins desta Resolução, deve ser realizada mensalmente pelo NSP, até o 15º (décimo quinto) dia útil do mês subsequente ao mês de vigilância, por meio das ferramentas eletrônicas disponibilizadas pela Anvisa. Parágrafo único - Os eventos adversos que evoluírem para óbito devem ser notificados em até ______ horas a partir do ocorrido”. Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as seguintes lacunas.
A respeito da Resolução -RDC n. 63, de 25 de novembro de 2011, que dispõe sobre os Requisitos de Boas Práticas de Funcionamento para os Serviços de Saúde, assinale a alternativa incorreta.
A respeito do que dispõe a Lei Orgânica da Saúde acerca da telessaúde, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F). ( ) Entre os princípios a que obedecerá a telessaúde, está o direito de recusa ao atendimento nesta modalidade, com a garantia do atendimento presencial sempre que solicitado. ( ) É vedado ao profissional de saúde a opção pela utilização da telessaúde quando em relação à primeira consulta. ( ) É obrigatória a inscrição secundária ou complementar do profissional de saúde que exercer a profissão em outra jurisdição, ainda que exclusivamente por meio da modalidade telessaúde. ( ) Para fins desta Lei, considera-se telessaúde a modalidade de prestação de serviços de saúde a distância, por meio da utilização das tecnologias da informação e da comunicação, que envolve, entre outros, a transmissão segura de dados e informações de saúde, por meio de textos, de sons, de imagens ou outras formas adequadas. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Considerando o que dispõe o Decreto n. 7.508, de 28 de junho de 2011, assinale a alternativa incorreta.
Sabemos que ser fisicamente ativo é uma das atitudes mais importantes que os seres humanos de todas as idades podem tomar para melhorar a sua saúde. Assinale a alternativa que apresenta a definição correta para atividade física.
A ______ é um tipo de atividade física, que contempla um grande movimento dos músculos em uma forma ritmada, por um longo período de tempo; andar sistemático, correr, andar de bicicleta, pular corda e natação são alguns exemplos. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
A ______ visa o desenvolvimento das capacidades motoras principais: força, velocidade, resistência aeróbica, resistência anaeróbica, flexibilidade, habilidades entre outras. Nela se objetiva desenvolver o potencial do indivíduo no conjunto das qualidades físicas de base. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
Sabemos que no planejamento do treinamento, deve ser levado em consideração as características e particularidades do atleta, sua formação física e técnica, sua base anterior, suas qualidades de vontade e motivação. Na montagem do plano de treinamento, dever ser considerados os pontos a seguir, exceto:
Sabemos que o desenvolvimento humano ocorre em fases previsíveis, com mudanças esperadas em determinadas faixas etárias. Neste contexto, é correto afirmar, que dos 2 aos 7 anos de idade, a criança encontra-se na fase:
De acordo com Gallahue e Ozmun (2005), os movimentos fundamentais e especializados podem ser divididos em estágios. Neste contexto, tratando-se da idade referência do estágio de utilização permanente, é correto afirmar:
A ______ é a capacidade de se concluir, em um espaço de tempo mínimo, ações motoras sob determinadas exigências, é a capacidade de se realizar um movimento no menor espaço de tempo. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
A hemorragia é considerada a perda aguda de volume sanguíneo, proveniente de lesões de compartimentos vasculares, são classificadas em externas e internas, sendo a hemorragia externa a mais comum em acidentes durante práticas esportivas. As hemorragias externas são classificadas em três tipos: arterial, venosa e capilar, sendo a ______ a mais séria, pois a perda de sangue é muito rápida. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
A fratura pode ser conceituada como a perda da continuidade óssea que resulta em rompimento completo ou incompleto do osso lesionado. Neste contexto, tratando-se de fratura exposta, é correto afirmar que:
De acordo com Marcelino (1995), o ______ é entendido como cultura vivenciada no tempo disponível, e sua principal recompensa é a satisfação provocada pela situação ou pelo movimento. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
A recreação é o desenvolvimento espontâneo e agradável do ser humano em seus momentos não comprometidos. (Rodrigues e Martins, 2002). Desta forma, tratando-se do comportamento e a forma de participação do praticante, é correto afirmar, que pode-se participar de maneira: I. Passiva: individuo participa como espectador. II. Ativa: o praticante participa de forma direta, com atuação em jogos e brincadeiras. III. Mista: além de observar, a pessoa tem participação ativa. Estão corretas as afirmativas:
O ______ é uma atividade ______ exercida dentro de certos e determinados limites de tempo e espaço, seguindo regras livremente consentidas, mas absolutamente obrigatórias, dotado de um fim em si mesmo, acompanhado de um sentimento de tensão, de alegria e de uma consciência de ser diferente da vida cotidiana. Huizinga (1971) Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
De acordo com Martins, W. 2007. O objetivo principal da ______ é estudar, de forma ampla, a composição e maturação do corpo humano, em relação ao crescimento, à atividade física e ao estado nutricional, englobando a análise de diferentes aspectos relacionados, principalmente da compleição física, como forma proporcionalidade e composição corporal. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
Conceito essencialmente biológico que traduz o conjunto das alterações fisiológicas, muito determinadas por especificações genéticas. (BARREIROS/2016). Assinale a alternativa correta.
______ pode ser entendido como um processo evolutivo sequencial, dependente das interações entre maturação e aprendizagem, em que podem ser identificadas fases de comportamento estável ou, pelo menos relativamente consistentes. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
Fase de movimentos, normalmente delimitada pelos 2 anos de idade que compreende duas subfases (inibição reflexa e pré-controlo), correspondentes, respectivamente, ao desaparecimento dos reflexos primitivos e ao incremento acentuado do controle motor e ao ajustamento contextual do comportamento. (BARREIROS, 2016). Assinale a alternativa que apresenta os movimentos correspondentes a definição acima.


















