Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação ao assunto.
( ) O termo contenção é usado para descrever os procedimentos de biossegurança utilizados na manipulação de agentes biológicos de acordo com a sua classificação de risco.
( ) O objetivo da contenção é prevenir, reduzir ou eliminar a exposição de profissionais, de usuários do sistema de saúde, da população em geral e do ambiente aos agentes potencialmente perigosos.
( ) A contenção primária consiste na proteção do ambiente contra a exposição aos agentes de risco.
( ) A contenção secundária refere-se à proteção dos profissionais e dos usuários contra a exposição aos agentes de risco, geralmente alcançada pelo uso de equipamentos de proteção individual apropriados.
( ) A definição da amplitude das medidas de contenção a serem adotadas e o nível de biossegurança para o trabalho em contenção depende da avaliação de risco dos agentes biológicos a serem manipulados ou aos quais se tem exposição.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Assinale a alternativa correta em relação às dimensões financeiras, assistenciais, organizacionais, políticas e sociais, direta ou indiretamente que interferem no setor.
1. Garantir a transparência, a integralidade e a equidade no acesso às ações e aos serviços de saúde.
2. Orientar e ordenar os fluxos das ações e dos serviços de saúde.
3. Monitorar o acesso às ações e aos serviços de saúde.
4. Ofertar regionalmente as ações e os serviços de saúde.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
1. Os direitos dos usuários, os deveres do Estado, as diretrizes da organização do sistema.
2. A participação da iniciativa privada e de empresas de capital estrangeiro na assistência à saúde.
3. As atribuições do sistema e a admissão de agentes comunitários de saúde e de combate às endemias.
4. A priorização do modelo de atenção básica baseado na estratégia da saúde da família.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
1. A glicemia capilar é reduzida imediatamente após sessões de treinamento aeróbio.
2. O efeito glicêmico agudo é reduzido após um período de treinamento aeróbio sem progressão na duração e na intensidade de exercício.
3. Independentemente da prescrição e progressão de suas variáveis, o treinamento aeróbio se mostra efetivo ao reduzir os níveis de hemoglobina glicada após um período de treinamento.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
1. Mesmo modestos aumentos no dispêndio energético por meio de atividade física (~1000 kcal/semana) ou modestos aumentos na aptidão cardiorrespiratória (1 equivalente metabólico – MET) já são associados com menores chances de mortalidade.
2. A intensidade de exercício pode ser expressa em relação ao consumo de oxigênio (VO2), frequência cardíaca, dentre outros parâmetros. Porém, na falta de parâmetros robustos, a capacidade ou dificuldade de conversar confortavelmente é um possível indicador de intensidade.
3. Geralmente, são necessárias maiores dosagens de exercício para obtenção de melhoras em fatores de risco cardiovascular, como peso corporal, pressão arterial e perfil lipídico, em comparação com as dosagens de exercício necessárias para aumento dos níveis de aptidão física.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
1. Em crianças, adolescentes, adultos e idosos o maior número de barreiras percebidas se refere ao domínio intrapessoal, indicando que os indivíduos ainda percebem que as barreiras estão nas condições do indivíduo.
2. Em adultos, a falta de tempo e de motivação foram as principais barreiras para a prática de atividade física em brasileiros.
3. Entre os idosos, a falta de conhecimento foi a principal barreira para a prática de atividade física em brasileiros.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
1. Em homens, a mortalidade por isquemia cardíaca atribuída à inatividade física diminuiu em 45,0%, entre 1990 e 2015.
2. Em mulheres, a mortalidade por isquemia cardíaca atribuída à inatividade física aumentou em 44,0%, entre 1990 e 2015.
3. Há um aumento do risco de mortalidade por isquemia cardíaca atribuída à inatividade física com o aumento da idade, independentemente do sexo.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
1. Comportamento sedentário é definido como atividades que são realizadas na posição sentada e que não aumentam o dispêndio energético acima dos níveis de repouso (≤ 1,5 equivalentes metabólicos; METs).
2. Os benefícios de se eliminar o tempo sentado, em termos de ganhos na expectativa de vida (em média 0,23 anos), são muito maiores do que eliminar a inatividade física, a obesidade ou diminuir o tabagismo.
3. O risco de mortalidade atribuído ao tempo sentado pode ser atenuado com a prática de atividade física, sendo que não foi observado risco aumentado de mortalidade entre aqueles indivíduos que reportaram passar mais de oito horas por dia sentado, mas que praticavam, em média, pelo menos uma hora por dia em atividades físicas moderadas (> 35,5 MET-h por semana).
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
1. Configura-se como ponto de atenção da Rede de Atenção à Saúde, complementar e potencializador das ações de cuidados individuais e coletivos na Atenção Básica.
2. Referencia-se como um programa de promoção da saúde, prevenção e atenção das doenças crônicas não transmissíveis.
3. Estabelece-se como locais de práticas já evidenciadas na literatura que possam ter maior abrangência em termos de atingir maior população no território.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
1. A principal barreira reportada pelos brasileiros para não participar de programas públicos de atividade física são os problemas de saúde.
2. Cerca de 80,0% dos mais de 10 mil respondentes relatam que praticam atividade física em programas públicos de atividade física.
3. O conhecimento de programas públicos de atividade física foi de 20,0% entre os entrevistados.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.


















