Suponha que três torres diferentes A, B e C serão feitas com tijolos cúbicos de iguais dimensões. Em cada uma delas os tijolos serão empilhados verticalmente e sempre na mesma direção. Na torre A, o construtor sempre coloca 2 tijolos por vez, enquanto na torre B e C, o construtor sempre coloca 5 e 7 tijolos por vez, respectivamente. Ou seja, na primeira vez que o construtor colocar tijolos em cada uma as torres A, B e C elas terão 2, 5 e 7 tijolos, respectivamente. O construtor poderá colocar tijolos mais vezes em uma torre do que em outra. Qual o mínimo de tijolos que deverá ter em cada torre para que todas as torres tenham a mesma altura, seguindo o procedimento do construtor?
O Índice de Liquidez Corrente da Cia. Parreiral em 31/12/2023 era de:
Com base nos dados fornecidos, é correto afirmar que o Índice de Endividamento Geral da entidade no encerramento de 2023 era de:
De acordo com as informações fornecidas, o Lucro Bruto da Cia. Parreiral em 2023 foi de:
Em 2023 a Cia. Parreiral auferiu uma Margem Líquida de Vendas da ordem de (aproximadamente):
Com base nas informações apresentadas, assinale a alternativa que indica o valor do custo do ativo no reconhecimento inicial.
Assinale a alternativa que corresponde ao valor depreciável da impressora 3D.
A NBC TG – Estrutura Conceitual para Relatório Financeiro, do Conselho Federal de Contabilidade, estabelece as bases conceituais para elaboração e divulgação dos relatórios contábeis. Com base em sua disciplina, a base de mensuração de ativos e passivos que se utiliza de informações derivadas, pelo menos em parte, do preço da transação ou outro evento que deu origem a eles é denominada:
Com base nas disposições da NBC TG – Estrutura Conceitual para Relatório Financeiro, avalie as afirmativas a seguir. I. As características qualificas fundamentais de informações financeiras úteis são a Relevância, a Materialidade, a Representação Fidedigna e a Comparabilidade. II. Relatórios financeiros para fins gerais não se destinam a apresentar o valor da entidade que reporta, mas fornecem informações para auxiliar investidores, credores por empréstimos e outros credores, existentes e potenciais, a estimar o valor da entidade que reporta. III. Outras partes, como reguladores e o público em geral, que não investidores, credores por empréstimos e outros credores, podem também considerar relatórios financeiros para fins gerais úteis. Contudo, esses relatórios não são direcionados essencialmente a esses outros grupos. Está correto o que se afirma em:
Ao tratar da destinação de recursos públicos para o setor privado, preconiza a Lei de Responsabilidade Fiscal que, na concessão de crédito por ente da Federação a pessoa física, ou jurídica que não esteja sob seu controle direto ou indireto, os encargos financeiros, comissões e despesas congêneres não serão inferiores aos definidos em lei ou:
À luz da Lei nº 4.320/1964, assinale a alternativa correta no que diz respeito ao regime de reconhecimento contábil das receitas e despesas orçamentárias.
Existem várias classificações doutrinárias e normativas para as despesas orçamentárias. Neste sentido, quanto ao impacto no patrimônio líquido, a despesa orçamentária que causa variação patrimonial diminutiva, reduzindo o patrimônio líquido do ente que a executa é classificada como:
A Lei Orçamentária Anual (LOA) é o instrumento de planejamento destinado a estimar as receitas e fixar as despesas para um exercício financeiro. Contudo, não se deve ser interpretado de forma literal o termo ‘fixar’, uma vez que a LOA pode sofrer ajustes, o que será efetuado através dos Créditos Adicionais. Nos termos da Lei nº 4.320/1964, são três suas modalidades, quais sejam:
À luz da disciplina da Lei Complementar nº 101/2000, avalie a veracidade (V) ou falsidade (F) das afirmações a seguir. ( ) O projeto de lei orçamentária anual conterá reserva de contingência, cuja forma de utilização e montante, definido com base na receita corrente líquida, serão estabelecidos na lei de diretrizes orçamentárias. ( ) É vedado consignar na lei orçamentária crédito com finalidade imprecisa ou com dotação ilimitada, salvo no caso de calamidade pública de caráter nacional, decretada pelo Congresso Nacional, cuja utilização estará restrita a ações de combate a seus efeitos. ( ) A lei orçamentária e as de créditos adicionais só incluirão novos projetos após adequadamente atendidos os em andamento e contempladas as despesas de conservação do patrimônio público, nos termos em que dispuser a lei de diretrizes orçamentárias. A sequência está correta em:
Imbuído de status constitucional, há determinado princípio orçamentário que veda a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos de uma categoria de programação para outra ou de um órgão para outro, sem prévia autorização legislativa. É o denominado:
Suponha que, ao final dos trabalhos, um auditor obtém evidências concretas que de a entidade auditada não fez o reconhecimento de encargos financeiros a transcorrer em empréstimos de longo prazo, causando efeitos generalizados para as demais demonstrações contábeis, de forma que estas não refletem adequadamente a posição patrimonial e financeira da entidade ao final do exercício financeiro. Neste caso, deverá ser emitida:
Determina ainda a Lei Orgânica do Município que todo servidor público terá direito a requerer licença para tratar de assuntos particulares, enquanto estiver exercendo o cargo, função ou emprego público municipal. No período de duração da licença:
Preconiza a legislação municipal que ao servidor público municipal em exercício de mandato eletivo aplicam-se as seguintes disposições: I. investido no mandato de Prefeito, será afastado do cargo, emprego ou função, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração. II. investido no mandato de vereador, havendo compatibilidade de horários, perceberá as vantagens de seu cargo, emprego ou função, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo, e, não havendo compatibilidade será afastado do cargo, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração. III. em qualquer caso que exija o afastamento para o exercício de mandato eletivo, seu tempo de serviço será contado para todos os efeitos legais, inclusive para promoção por merecimento. Está correto o que se afirma em:























