Considerando o exposto pelo texto, qual é a principal ideia defendida pelo autor em relação às enchentes no Rio Grande do Sul?
Analise as assertivas a seguir a respeito do texto:
I. O reconhecimento público da ciência pelo governador Eduardo Leite pode indicar a valorização do conhecimento científico na busca por soluções ambientais.
II. Os eventos climáticos extremos, como as enchentes no Rio Grande do Sul, são fenômenos globais agravados por ações locais, como o desmatamento e a ocupação inadequada do solo.
III. A falta de investimento em infraestrutura, como na manutenção de diques, é apontada como a principal causa para os eventos climáticos recentes no Rio Grande do Sul.
Quais estão corretas?
Considerando os mecanismos de coesão textual, assinale a alternativa que apresenta a função correta de “Além disso” (l. 22) no trecho em que ocorre.
No quarto parágrafo do texto, entre as linhas 27 e 29, o autor utiliza aspas. Qual é a função do uso das aspas nesse trecho?
No fragmento “A tragédia que está se abatendo sobre o Rio Grande do Sul desde maio de 2024 é a manifestação de processos cientificamente bem estudados”, retirado do texto, se a palavra sublinhada fosse substituída por sua forma no plural, quantas outras alterações seriam necessárias no trecho para manter a correta concordância?
Considerando o trecho a seguir, retirado do texto, assinale a alternativa que apresenta a análise correta da relação de sentido estabelecida pela conjunção sublinhada: “A floresta atua como capa e esponja, facilitando a evaporação e retendo parte da chuva em episódios de alta precipitação. Quanto mais espaço o rio tiver, menos ele tomará da ocupação humana”.
Assinale a alternativa que apresenta a correta transformação da seguinte frase, retirada do texto, da voz ativa para a voz passiva: “O aumento da temperatura global resultará em uma intensificação do ciclo hidrológico”.
Em 2024, os Jogos Olímpicos ocorreram em Paris, na França. A próxima edição desse evento esportivo ocorrerá no ano de 2028 em qual continente?
Atleta que no dia 05 de agosto de 2024 ganhou medalha de ouro na final no solo de ginástica artística em Paris e se tornou a maior medalhista brasileira da história dos Jogos Olímpicos. O trecho refere-se à:
Conforme o Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município de Nova Ramada, analise as assertivas abaixo:
I. A carga horária de cada cargo ou função é a estabelecida na legislação específica, não podendo a duração do trabalho normal ser superior a 8 horas diárias e a 40 horas semanais.
II. A prestação de serviços extraordinários só poderá ocorrer por expressa determinação da autoridade competente, mediante solicitação fundamentada do chefe da repartição, ou de ofício.
III. Considera-se de sobreaviso o servidor que, por força da atividade desenvolvida, depois de cumprida sua carga horária normal, deva permanecer em sua própria casa, aguardando a qualquer momento o chamado para o serviço, a fim de executar tarefas específicas em casos de emergência nos finais de semana, feriados e durante a noite, designado para tal por ato formal do Poder Executivo.
Quais estão corretas?
Com base no Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município de Nova Ramada, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando o período das concessões de ausências aos seus respectivos fins.
Coluna 1
1. Três dias em cada 12 meses de trabalho.
2. Cinco dias consecutivos.
3. Dois dias consecutivos.
Coluna 2
( ) Para doação de sangue.
( ) Por motivo de falecimento da sogra ou sogro.
( ) Por motivo de falecimento da madrasta ou padrasto.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Com base na Lei Orgânica do Município de Nova Ramada, analise as assertivas abaixo:
I. O Município realizará uma política especial de tratamento, prevenção, habilitação e reabilitação exclusiva para pessoas portadoras de deficiência.
II. São garantidas às pessoas portadoras de deficiência as condições para a prática de educação física, do lazer e do esporte.
III. É assegurada a implantação de programas governamentais para a formação, qualificação e ocupação para as pessoas portadoras de deficiência, e as superdotadas participarão dos cursos de formação regulares.
Quais estão corretas?
Com base no Regime Jurídico do Município de Nova Ramada, analise as assertivas abaixo em relação ao processo administrativo disciplinar e à sindicância:
I. Nas infrações disciplinares decorrentes da infringência dos deveres funcionais, a Comissão poderá propor a suspensão do processo administrativo disciplinar ou da sindicância pelo prazo de 3 anos, e desde que o servidor não tenha sido condenado por outra infração disciplinar nos últimos 2 anos.
II. Recebido o procedimento, a autoridade instauradora, no prazo de 5 dias, poderá, mediante fundamentação quanto à não aplicação da suspensão condicional, determinar o prosseguimento do procedimento disciplinar, até decisão final.
III. Não correrá prescrição durante o prazo de suspensão condicional do processo.
Quais estão corretas?
A Constituição do Estado do Rio Grande do Sul prevê que o Estado não irá intervir nos Municípios, exceto em alguns casos. São eles:
I. Quando não tiver sido aplicado o mínimo exigido da receita municipal na manutenção e desenvolvimento do ensino.
II. Para assegurar a observância de princípios de direitos da pessoa humana.
III. Quando deixar de ser paga, por motivo de força maior, por dois anos consecutivos, a dívida fundada.
Quais estão corretos?
Conforme prevê a Constituição do Estado do Rio Grande do Sul, são direitos dos servidores públicos civis do Estado, além de outros previstos na Constituição Federal:
I. Salário-família ou abono familiar para os dependentes do servidor de baixa renda, na forma da Lei.
II. Remuneração total nunca inferior ao salário mínimo fixado pela União para os trabalhadores urbanos e rurais.
III. Proibição de diferenças de remuneração, de exercício de funções e de critério de admissão, por motivo de sexo, idade, cor ou estado civil.
Quais estão corretos?
A Constituição Federal reconhece a instituição do júri, sendo assegurado, EXCETO:
A negação da proposição composta “O teclado é branco ou a impressora é colorida” é:
De acordo com a Portaria n º 344/1998, quais critérios a prescrição de fenobarbital, um medicamento anticonvulsivante, deve seguir?
Os diuréticos são utilizados para o tratamento da hipertensão arterial sistêmica, atuando na diminuição do volume extracelular por depleção de água e sódio. São exemplos de diuréticos, EXCETO:




















