Provas para Download

Prova Assistente Social - Pref. Juru/PB
Visualizar os arquivos PDF
Ver assistente-social.pdf
PDF
assistente-social.pdf
Ver gabarito.pdf
PDF
gabarito.pdf
Download dos arquivos PDF
Baixar assistente-social.pdf
PDF
assistente-social.pdf
Baixar gabarito.pdf
PDF
gabarito.pdf
Compartilhar os arquivos PDF
Compartilhe:
Questões extraídas da Prova :: clique na alternativa correta
0
Acertos
0
Erros
0%
Nota
Limpar
Questão 1 de 22 Q1127389 Q1 da prova
Leia o texto I para responder às questões de 1 a 9.

Caso Daniel Alves: jogador é condenado a 4 anos e meio de prisão

O jogador Daniel Alves, de 40 anos, foi condenado por agressão sexual pela Justiça da Espanha. Em sentença histórica, a juíza Isabel Delgado Pérez, da 21ª Seção da Audiência de Barcelona, determinou quatro anos e meio de prisão para o lateral. Cabe recurso da decisão para ambas as partes.

Também foi imposto a Daniel Alves um período de cinco anos em liberdade vigiada, a ser cumprido depois da pena na prisão. Ele deve se manter afastado da casa ou do local de trabalho da denunciante por pelo menos um quilômetro e não entrar em contato com ela. O jogador também deve pagar uma indenização de 150 mil euros (R$ 805 mil) por danos morais e físicos e arcar com as custas do processo.

Em comunicado, a Justiça espanhola declarou considerar que "ficou provado que a mulher não consentiu e que existem elementos de prova, além do testemunho da denunciante, para entender comprovada a violação".

"O tribunal considera provado que “o acusado agarrou abruptamente a denunciante, a jogou no chão e, a impedindo de se mexer, a penetrou pela vagina, apesar de a denunciante ter dito que não, que queria ir embora”. E entende que “isso cumpre o tipo de ausência de consentimento, com uso de violência, e com acesso carnal”, diz um trecho da decisão.

Na Lei Espanhola, “agressão sexual” é o termo que abarca todos os delitos de conteúdo sexual. Daniel Alves cumpre prisão preventiva há 13 meses, desde o dia 20 de janeiro de 2023. Com a sentença desta quinta-feira, ele teve o quinto pedido de liberdade negado.

Daniel Alves não esteve presente durante a leitura da sentença. Nela estavam a promotora, Elisabet Jiménez; a advogada da vítima, Ester García; e a advogada de Daniel, Inés Guardiola, além de advogados de defesa e promotoria. Após deixar o tribunal, a defesa disse que vai recorrer da sentença, enquanto a promotoria celebrou o veredito.

Os advogados da vítima haviam pedido pena máxima para o jogador, de 12 anos. A promotoria do caso pediu nove anos de prisão. A defesa de Daniel Alves queria a absolvição do lateral. Os advogados do brasileiro pediram que fossem aplicados como atenuantes: intoxicação alcoólica, reparação de dano via pagamento de 150 mil euros (R$ 801 mil), e violação do direito fundamental do acusado – a defesa alegou que houve uma investigação inicial sem conhecimento do atleta.

No entanto, no texto da sentença, apenas o pagamento da multa foi aceito como atenuante - diminuindo assim a redução da pena -, e não a embriaguez. "... Pois não foi comprovado em plenário o impacto que o consumo de álcool poderia ter tido nas faculdades volitivas e cognitivas do arguido”, diz outro trecho da sentença.

Daniel Alves foi acusado após agredir sexualmente uma mulher de 23 anos no banheiro de uma boate de Barcelona no dia 30 de dezembro de 2022. Ele foi detido no dia 20 de janeiro de 2023, quando compareceu para um depoimento. Desde então, o lateral está no Centro Penitenciário Brians 2, nos arredores de Barcelona.

Dani Alves era jogador do Pumas, do México, quando foi detido. O clube anunciou a rescisão de contrato no dia da prisão do jogador, maior recordista de títulos com 42 conquistas.

Quatro dias após sua prisão, o jogador contratou o advogado Cristóbal Martell, reconhecido por grandes casos na Espanha. Em outubro, o espanhol deixou a defesa de Alves por considerar “um caso perdido”. Desde então, o jogador é representado pela advogada Inés Guardiola.

De acordo com o gênero textual, julgue como verdadeira (V) ou falsa (F) as seguintes afirmações.
( )A finalidade do texto é convencer o leitor de que é preciso combater o estupro com ações rigorosas e legais.
( )O texto apresenta essencialmente os mecanismos de proteção às mulheres, sem desprezar as punições severas aos agressores.
( )O texto é do tipo dissertativo-argumentativo e defende, por meio de argumentos, que a falta de educação, somada ao machismo e à depreciação da mulher, está entre as motivações do estupro.
( )O objetivo do texto é informar sobre a condenação de jogador brasileiro por agressão sexual na Espanha.
A sequência CORRETA é :

Reportar Erro
Questão 2 de 22 Q1127390 Q2 da prova
Leia o texto I para responder às questões de 1 a 9.

Em “... faculdades volitivas e cognitivas do arguido ...”. Considerando o contexto, assinale a alternativa que pode substituir “arguido” sem alterar o sentido do texto.

Reportar Erro
Questão 3 de 22 Q1127391 Q3 da prova
Leia o texto I para responder às questões de 1 a 9.

“O jogador Daniel Alves, de 40 anos, foi condenado por agressão sexual pela Justiça da Espanha.” Assinale a alternativa FALSA.

Reportar Erro
Questão 4 de 22 Q1127392 Q4 da prova
Leia o texto I para responder às questões de 1 a 9.

... “o acusado agarrou abruptamente a denunciante, a jogou no chão e, a impedindo de se mexer, a penetr ou pela vagina, apesar de a denunciante ter dito que não, que queria ir embora”. As palavras destacadas são respectivamente:

Reportar Erro
Questão 5 de 22 Q1127393 Q5 da prova
Leia o texto I para responder às questões de 1 a 9.

Caso Daniel Alves: jogador é condenado a 4 anos e meio de prisão. Os dois-pontos são utilizados para:

Reportar Erro
Questão 6 de 22 Q1127394 Q6 da prova
Leia o texto I para responder às questões de 1 a 9.

“Daniel Alves cumpre prisão preventiva há 13 meses...” Sobre o vocábulo destacado, analise as afirmações e julgue como verdadeira (V) ou falsa (F) as seguintes afirmações:
( )É um verbo impessoal.
( )Pode ser substituído por “faz”, pois não altera o sentido do texto.
( )É verbo que não admite sujeito e, portanto, é flexionado na 3ª pessoa do singular.
( )É verbo usado para indicar tempo já decorrido.
A sequência CORRETA é:

Reportar Erro
Questão 7 de 22 Q1127395 Q7 da prova
Leia o texto I para responder às questões de 1 a 9.

Sobre o trecho: “Daniel Alves não esteve presente durante a leitura da sentença”, assinale a alternativa CORRETA:

Reportar Erro
Questão 8 de 22 Q1127396 Q8 da prova
Leia o texto I para responder às questões de 1 a 9.

“E entende que “isso cumpre o tipo de ausência de consentimento, com uso de violência, e com acesso carnal”, O termo grifado contribui com a coesão e articulação textuais, denominado do elemento linguístico:

Reportar Erro
Questão 9 de 22 Q1127397 Q9 da prova
Leia o texto I para responder às questões de 1 a 9.

Analise os fragmentos:
I. “Ele deve se manter afastado da casa ou do local de trabalho da denunciante por pelo menos um quilômetro e não entrar em contato com ela”.
II. “No entanto, no texto da sentença, apenas o pagamento da multa foi aceito como atenuante”
Respectivamente, a relação de sentido estabelecida pelas palavras destacadas é de:

Reportar Erro
Questão 10 de 22 Q1127398 Q12 da prova

Lei o texto, complete a lacuna e assinale a alternativa CORRETA:
O _______________________ é o segundo maior bioma da América do Sul, ocupando uma área de 2.036.448 km2, cerca de 22% do território nacional. A sua área contínua incide sobre os estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia, Maranhão, Piauí, Rondônia, Paraná, São Paulo e Distrito Federal, além dos encraves no Amapá, Roraima e Amazonas.

Reportar Erro
Questão 11 de 22 Q1127399 Q13 da prova

“Nascido em João Pessoa, ele é reconhecido como compositor e cantor. O marco na carreira do artista aconteceu em 1966, durante o II Festival de Música Popular Brasileira da Record, quando a sua canção Disparada foi cantada por Jair Rodrigues e empatou com a música A Banda, de Chico Buarque. No Primeiro Festival Internacional da Canção no Rio de Janeiro, ele também fez sucesso ficando em segundo lugar com a canção O Cavaleiro”. O artista paraibano descrito no texto é:

Reportar Erro
Questão 12 de 22 Q1127400 Q14 da prova

A Obra “A Hora da Estrela”, é do(a) escritor(a): Assinale a alternativa CORRETA:

Reportar Erro
Questão 13 de 22 Q1127401 Q15 da prova

A região brasileira que possui a maior costa litorânea do país, é: Assinale a alternativa CORRETA:

Reportar Erro
Questão 14 de 22 Q1127402 Q16 da prova

O meio ambiente é o conjunto de unidades ecológicas que funcionam como um sistema natural. Assim, o meio ambiente é composto por toda a vegetação, animais, micro-organismos, solo, rochas, atmosfera. Também fazem parte do meio ambiente os recursos naturais, como a água e o ar e os fenômenos físicos do clima, como energia, radiação, descarga elétrica e magnetismo. O meio ambiente é composto pelas esferas:
I. Atmosfera.
II. Litosfera.
III. Hidrosfera.
IV. Biosfera.
Estão CORRETOS:

Reportar Erro
Questão 15 de 22 Q1127403 Q17 da prova

A Paraíba possui 223 municípios e uma área de 56.468,435 km² e população de 3.974.687 habitantes(IBGE 2022). Faz limite com Rio Grande do Norte, Pernambuco, Ceará, além do Oceano e foi:

Reportar Erro
Questão 16 de 22 Q1127404 Q19 da prova

É uma doença infecciosa febril causada por um arbovírus, sendo um dos principais problemas de saúde pública no mundo. Ela é transmitida pela picada da fêmea do mosquito infectada. Os sintomas são: febre, cefaleia, mialgias, artralgias, dor retro-orbital. Podem ocorrer, também, náuseas, vômitos e manchas vermelhas na pele. Em algumas pessoas, a doença pode evoluir para formas graves, apresentando manifestações hemorrágicas. O texto refere-se a doença:

Reportar Erro
Questão 17 de 22 Q1127405 Q20 da prova

“Tem a missão de entender o público-alvo da empresa para a qual trabalha seus hábitos e desejos de consumo e, com isso em mãos, desenvolver ações para alavancar as vendas de um produto ou melhorar a imagem de uma instituição na internet. Também pode fazer estudos de mercado para definir o posicionamento mais adequado de determinado produto ou serviço nas redes.” O texto acima diz respeito a função do profissional da era tecnológica, chamado de:

Reportar Erro
Questão 18 de 22 Q1127406 Q22 da prova

A funcionalidade de comentários no Microsoft Word desempenha um papel essencial na melhoria da qualidade e na eficiência da colaboração no ambiente de trabalho moderno. Com a capacidade de adicionar comentários e sugestões, os colaboradores podem discutir ideias, esclarecer dúvidas e tomar decisões de maneira mais eficaz. Analise o texto abaixo sobre a utilização de comentários no Microsoft Word.
“Para inserir um comentário, na guia ________, no grupo ____ ____, clique em Novo Comentário.” Assinale a alternativa que COMPLETA CORRETAMENTE as lacunas do texto.

Reportar Erro
Questão 19 de 22 Q1127407 Q23 da prova

A segurança da informação é fundamental para proteger informações e serviços contra acessos não autorizados. Neste contexto, qual das opções abaixo melhor descreve uma estratégia eficaz e viável de segurança da informação:

Reportar Erro
Questão 20 de 22 Q1127408 Q24 da prova

Em um mundo cada vez mais conectado, os golpes na internet se tornaram uma ameaça constante para a segurança de indivíduos e empresas. Entre as diversas técnicas utilizadas por criminosos virtuais, qual se destaca como a mais prevalente nos golpes de phishing:

Reportar Erro
Questão 21 de 22 Q1127409 Q30 da prova

A vigilância das Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT) inclui o monitoramento das doenças cardiovasculares, neoplasias, diabetes e doenças respiratórias crônicas. Estas doenças são responsáveis por mais de 70% das mortes em todo mundo. São doenças multifatoriais que se desenvolvem no curso da vida e que possuem longa duração. Estão relacionadas a diversos fatores, condicionantes e determinantes sociais, entretanto a maioria é ocasionada por fatores de risco modificáveis dentre os quais destacam-se, EXCETO:

Reportar Erro
Questão 22 de 22 Q1127410 Q39 da prova

“São medidas que permitem avaliar e monitorar diversos aspectos relacionados à qualidade de vida, bem-estar e desenvolvimento social. Eles são utilizados para mensurar dados referentes a aspectos como saúde, educação, trabalho, habitação, segurança e meio ambiente”. Este conceito refere-se à:

Reportar Erro
0
Acertos
0
Erros
0%
Nota
Limpar

Acertos
Erros
Nota