Com base na Lei nº 8.112/1990, no que diz respeito à posse e ao exercício do servidor público, assinale a alternativa INCORRETA.
Sobre a classificação dos atos administrativos conforme o critério de conteúdo, assinale a alternativa correta de acordo com a teoria.
Segundo a Lei nº 9.784/1999 e o início do processo administrativo e os interessados no processo, analise as assertivas abaixo: I. O processo administrativo pode iniciar-se de ofício ou a pedido de interessado, sendo que o requerimento inicial, salvo casos excepcionais, deve ser formulado por escrito e conter dados como a identificação do interessado, domicílio e formulação do pedido. II. É permitida à administração a recusa imotivada do recebimento de documentos, desde que o servidor justifique a falha ou a inadequação da solicitação. III. As organizações e associações representativas são legitimadas como interessadas no processo administrativo quando se tratar de direitos e interesses coletivos. Quais estão corretas?
Com base nos direitos e deveres dos administrados perante a administração pública, conforme Lei n º 9.784/1999, analise as assertivas abaixo: I. O administrado tem direito de ser tratado com respeito pelas autoridades e servidores, os quais devem facilitar tanto o exercício de seus direitos quanto o cumprimento de suas obrigações. II. Entre os deveres do administrado, está a obrigação de expor os fatos conforme a verdade, proceder com lealdade e colaborar para o esclarecimento dos fatos quando solicitado pela administração. III. O administrado é obrigado a ser assistido por um advogado em todos os processos administrativos, independentemente da natureza do processo. Quais estão corretas?
Com base nas disposições sobre a necessidade temporária de excepcional interesse público, conforme o art. 2 º da Lei nº 8.745/1993, assinale a alternativa correta.
De acordo com as recomendações presentes no Manual de Redação da Presidência da República (2018) sobre o uso de e-mails na administração pública, assinale a alternativa correta.
O ato administrativo considerado __________ ocorre quando a manifestação de vontade de um único órgão é suficiente para sua formação, sem a necessidade de participação de outros órgãos. O ato __________ resulta da manifestação de vontade de mais de um órgão, sendo que as vontades são independentes, mas se complementam para formar o ato final. O ato __________ é formado pela manifestação de vontade de um órgão principal, sendo completado por outro órgão que pratica um ato acessório, que não tem autonomia, mas é necessário para que o ato principal tenha eficácia. Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Com base nas alterações trazidas pelo Decreto n º 11.211/2022, assinale a alternativa correta.
São regimes admitidos para a execução indireta de obras e serviços de engenharia segundo o art. 46 da Lei nº 14.133/2021, EXCETO:
Analise as assertivas abaixo sobre a modalidade diálogo competitivo, conforme estabelecido no art. 32 da Lei nº 14.133/2021: I. No diálogo competitivo, a administração pode revelar as soluções propostas por um licitante aos demais participantes sem o consentimento dele. II. Durante a fase de diálogo competitivo, as reuniões com os licitantes pré-selecionados devem ser registradas em ata e gravadas com recursos de áudio e vídeo. III. Os profissionais contratados para assessorar tecnicamente a comissão de diálogo competitivo devem assinar um termo de confidencialidade e evitar atividades que configurem conflito de interesses. Quais estão corretas?
Com base no art. 76 da Lei nº 14.133/2021, que trata sobre a alienação de bens imóveis da administração pública, qual das seguintes situações exige a realização de licitação?
Considerando as práticas sustentáveis e de responsabilidade corporativa na gestão da cadeia de suprimentos, qual dos seguintes processos envolve especificamente o planejamento, a implementação e o controle do fluxo eficiente e eficaz de materiais, do ponto de consumo de volta ao ponto de origem, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada?
Segundo Ballou (2010), qual das seguintes técnicas de estocagem de produtos busca categorizar e determinar a relevância dos itens de estoque de uma empresa, auxiliando na tomada de decisões mais assertivas e estabelecimento de prioridades?
Assinale a alternativa correta sobre conceitos fundamentais de comportamento organizacional, segundo Chiavenato (2021).
De acordo com Chiavenato (2014), a diferenciação entre grupos e equipes no ambiente organizacional é fundamental para a compreensão da dinâmica de trabalho e da interação entre os membros. Com base nisso, assinale a alternativa que evidencia corretamente essa distinção.
Shein (2009) menciona um modelo para entender a cultura organizacional, comparando-a a um iceberg com três níveis distintos. Cada nível reflete uma profundidade diferente da cultura organizacional, desde os aspectos visíveis até os mais enraizados. Com base nessa teoria, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os níveis de cultura organizacional às suas respectivas descrições.
Uma das primeiras teorias sobre liderança defendia que os líderes já nascem com determinadas características ou traços que os tornam aptos para liderar, sendo assim considerados "líderes natos". De acordo com essa teoria, não é possível aprender ou desenvolver a liderança, uma vez que esta seria uma habilidade inata. Essa descrição está de acordo com qual das seguintes teorias de liderança?
White e Lippitt identificaram três estilos de liderança distintos, cada um com características próprias que afetam a forma como os grupos de trabalho funcionam. Um desses estilos é caracterizado pela mínima intervenção do líder, em que as decisões são totalmente delegadas aos membros da equipe, que têm total liberdade para dividir tarefas e escolher como realizá-las. Esse estilo de liderança tende a resultar em baixos níveis de produtividade e forte individualismo entre os liderados. Qual é o nome desse estilo de liderança?
No contexto da gestão organizacional, há uma definição que se refere a um conjunto de atividades que transforma entradas em saídas com valor agregado para um cliente específico. Esse conceito visa aumentar o valor agregado das partes, tornando "o todo maior que a soma das partes". Com base nessa definição, qual é o termo utilizado para descrever esse conjunto de atividades?
Marilena Leite Paes, em sua obra "Arquivo: Teoria e Prática" (2008), destaca a importância da gestão documental para a organização e preservação dos documentos ao longo de seu ciclo de vida. A autora classifica o ciclo de vida dos documentos em três fases: corrente, intermediária e permanente. Com base nessa classificação, assinale a alternativa que corretamente descreve a fase intermediária do ciclo de vida dos documentos.
Chiavenato (2014) destaca diversos benefícios proporcionados pelo planejamento, ressaltando a importância dessa função para o sucesso organizacional. Com base no exposto, assinale a alternativa que NÃO corresponde a um dos benefícios do planejamento.
De acordo com o art. 36 da Lei nº 14.133/2021 (Nova Lei de Licitações), o julgamento por técnica e preço deve seguir critérios específicos que ponderam a qualidade técnica e o valor da proposta de maneira objetiva. Sobre esse critério de julgamento, assinale a alternativa correta.
De acordo com o art. 89 da Lei nº 14.133/2021, os contratos administrativos são regidos por disposições específicas que garantem a clareza e a legalidade das suas cláusulas. Em relação a essas disposições, assinale a alternativa correta.
De acordo com o art. 75 da Lei nº 14.133/2021, são enumerados diversos critérios e situações em que a licitação pode ser dispensada. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma dessas situações.




















