Trata -se de uma inferência correta do texto I a que se apresenta em:
De acordo com o texto, é certo afirmar que:
Analise as afirmações sobre os elementos linguísticos presentes no texto I:
“Segundo o relatório, trezentos milhões de empregos serão perdidos para a automação em toda a União Europeia e nos Estados Unidos.” Analisando -se a palavra sublinhada no fragmento acima, pode -se dizer que possui o mesmo sentido dela a que se encontra em:
Leia: “Embora os empregos que se enquadram nestas categorias continuarão ocupados por seres humanos, isso não significa que essas profissões estejam protegidas contra a ascensão da inteligência artificial.” Tendo por base o fragmento acima, avalie as seguintes afirmações a seguir:
Marque a alternativa cuja palavra destacada esteja classificada corretamente segundo a Morfologia.
Assinale a alternativa cujo verbo sublinhado esteja conjugado no mesmo tempo e modo verbal do que se encontra na seguinte passagem: “As consequências seriam desastrosas, de acordo com Martin Ford, autor do livro ‘A regra dos robôs: como a inteligência artificial transformará tudo’.”
“Os especialistas fazem uma ressalva: ainda existem coisas que a inteligência artificial não faz, tarefas que envolvem qualidades claramente humanas, como a inteligência emocional e o pensamento criativo.” Tendo por base o fragmento acima retirado do texto, avalie as afirmações a seguir:
Analisando -se os fragmentos abaixo retirados do texto I, marque a alternativa cuja função sintática indicada entre parênteses esteja incorreta para o termo sublinhado.
Leia: “Embora os empregos que se enquadram nestas categorias continuarão ocupados por seres humanos, isso não significa que essas profissões estejam protegidas contra a ascensão da inteligência artificial.” Analisando -se a expressão sublinhada enquanto elemento coesivo do texto, pode -se afirmar que esta poderia ser gramatical e semanticamente substituída por outra conjunção que é:
A população de uma cidade específica cresce a uma taxa de 2% ao ano. Em quanto tempo, aproximadamente, a população dessa cidade triplicará? (Considere: log 3 = 0,4771 e log 102 = 2,009)
Considerando que um cliente deseja realizar um empréstimo no valor de R$ 50.000,00, o gerente do banco ofereceu duas opções diferentes, para o prazo de três meses, tendo em vista que se trata de meses comerciais. A primeira opção seria uma taxa de 3% ao mês, em regime de juros compostos e a segunda opção, taxa de 3,5% ao mês, em regime de juros simples. Avaliando os dados acima, se este cliente resolver tomar essa quantia emprestada e pagar 15 dias após, escolhendo a opção mais econômica, dentre as duas oferecidas, economizará: (Considere: √1,03 = 1,0149)
Sobre os servidores públicos municipais de Jeremoabo, assinale a alternativa correta:
Compete privativamente ao Prefeito, com base na Lei Orgânica de Jeremoabo: I. Representar o Município em juízo e fora dele II. Iniciar o processo legislativo, na forma e nos casos previstos nesta Lei Orgânica. III. Vetar projetos de Lei, total ou parcialmente. Estão corretos:
Sobre os malwares, assinale a alternativa correta:
Leia o trecho: foi uma revolta provincial que ocorreu em Salvador, entre novembro de 1837 e março de 1838. Essa revolta foi conduzida pelas classes médias soteropolitanas insatisfeitas com o governo do Rio de Janeiro, sobretudo em virtude do enfraquecimento da pauta federalista. Sobre qual momento histórico da Bahia o trecho faz referência:
Sobre as técnicas de aplicação de inseticidas, analise os itens a seguir:
A respiração aeróbica degrada a glicose em três etapas: I. Glicólise: essa etapa ocorre no hialoplasma da célula. A glicose é decomposta em duas moléculas de ácido pirúvico, produzindo 2 ATPs. II. Ciclo de Krebs: no Ciclo de Krebs, que acontece na matriz mitocondrial, ocorrem a descarboxilação e a desidrogenação dos compostos orgânicos, e há a síntese de mais 2 ATPs. III. Cadeia respiratória: por fim, a cadeia respiratória dá-se nas cristas mitocondriais, onde existem as substâncias transportadoras de elétrons. Nesta fase, há síntese de 34 ATPs. Julgue os itens e assinale a alternativa correta:
As Relações ecológicas são interações entre os seres vivos, podendo ser intraespecíficas ou interespecíficas. Assinale a alternativa que apresenta uma interação intraespecífica:
Conjunto de todos os ecossistemas encontrados no planeta, abrangendo toda a vida existente e todos os ambientes físicos em que ela se encontra. O trecho faz referência a:
A Política Nacional de Irrigação rege-se pelos seguintes princípios, exceto:
Os Projetos Públicos de Irrigação poderão ser implantados: I. Diretamente pelo poder privado. II. Mediante concessão de serviço público, precedida ou não de execução de obra pública, inclusive na forma de parceria público-privada. III. Mediante autorização de serviço público. Julgue os itens e assinale a alternativa correta:
Leia o trecho: Em 1970, uma nova raça do fungo (hoje denominado Bipolaris maydis), especialmente adaptada para atacar híbridos portadores de citoplasma macho-estéril, foi detectada no Estado da Florida, EUA. Em dois meses o patógeno chegou aos grandes estados produtores de Iowa e Illinois e, 15 dias depois, em todos os estados do nordeste americano, resultando na destruição de 15% da produção americana e numa grande elevação dos preços a nível mundial. O relato trata sobre o:
Assinale a alternativa que apresenta uma planta daninha com resistência a herbicida:
Dentre os sintomas mais comuns associados às doenças de plantas, pode ser citado a anasarca, que consiste em:
Sobre o grupo de plantas, julgue os itens a seguir: I. Briófitas: plantas avasculares, ou seja, que não possuem vasos condutores de seiva. II. Pteridófitas: plantas vasculares sem sementes. Nesse grupo, observa-se ainda a dependência de água para a reprodução. III. Gimnospermas: plantas em que há o surgimento do grão de pólen e da semente. As sementes, no entanto, são nuas, ou seja, não são envolvidas por frutos. IV. Angiospermas: plantas que possuem flores e frutos. Estão corretas:
As doenças fúngicas podem ocorrer com diversas sintomatologias, dentre diferentes plantas. Uma dessas doenças, começam seus sintomas como pequenos pontos brancos elevados, que com o passar do tempo são cobertas por uma massa de esporos alaranjadas. Essa doença é chamada de:
Assinale a alternativa que apresenta um princípio das relações internacionais previsto no art. 4º da Constituição Federal de 1988:
Com base na Constituição Federal de 1988, está incorreto afirmar:
Com base nos seus conhecimentos sobre os cargos privativos de brasileiro nato, assinale a alternativa que apresenta um cargo que não é privativo de brasileiro de nato:
Valdemar, nascido no estrangeiro de pai brasileiro e mãe estrangeira, foi registrado em repartição brasileira competente. Aos 20 anos, Valdemar decide morar no Brasil, optando pela nacionalidade brasileira. Após 5 anos, Valdemar decide se candidatar ao cargo eletivo e consulta um advogado para discutir essa possibilidade. Considerando a situação, Valdemar poderá se candidatar ao cargo de:
É livre a criação, fusão, incorporação e extinção de partidos políticos, resguardados a soberania nacional, o regime democrático, o pluripartidarismo, os direitos fundamentais da pessoa humana e observados os seguintes preceitos, exceto:


















