Com base na leitura do texto, sinalize a alternativa incorreta.
Tratando-se de encontros vocálicos, as palavras do texto (frio, alegria, poetas) são respectivamente:
No período do texto “e é doce o amor”, temos uma oração:
Aponte a alternativa devida, de acordo com a correta separação de sílabas, das palavras do texto, (outrora, embriaguez, mais, poema).
De acordo com o texto, pode-se compreender que a expressão “haste” significa:
Indique a alternativa em que todas as palavras são acentuadas graficamente, segundo a mesma regra.
Reproduzimos aqui, alguns personagens do romance O Cortiço, de Aluísio Azevedo. Relacione as colunas e destaque a alternativa pertinente.
Discorrendo-se sobre os processos de formação das palavras, coloque (V) verdadeiro ou (F) falso e evidencie a alternativa correta.
Especifique a alternativa, onde o uso ou não do hífen está incorreto.
Pertinente a figuras de linguagem, defina a alternativa incorreta.
Baseando-se nas Leis de Morgan, encontre a alternativa que nega, corretamente, a proposição: “Mel é uma cachorra obediente ou Preta é uma cachorra fiel”.
Numa sorveteria foi feita uma pesquisa entre os clientes, de qual o sabor de sorvete que mais apreciavam. Os sabores citados foram (C) Chocolate, (M) morango, (D) Doce de leite e (A) Abacaxi. No diagrama podemos analisar os resultados sabendo-se que há elementos em todas as regiões dele. Através das informações obtidas e análise este diagrama, podemos afirmar que:
Para montar o presente da sua namorada, Fábio comprará uma camiseta, uma saia e um cinto. Na loja separou algumas opções que sua namorada pode gostar, escolheu então 2 cintos, 8 camisetas e 4 saias. De quantas formas diferentes ele poderá montar o presente de sua namorada, sabendo-se que todas as peças combinam entre si?
Armando vai pendurar suas blusas de inverno no guarda-roupa uma ao lado da outra. Ele possui 2 casacos de lã, 5 blusas de moletom e 3 jaquetas. De quantas formas ele conseguirá arrumá-los, se pretende deixar os casacos, as blusas de moletom e as jaquetas todos juntos?
Baseando-se somente as premissas: “Nenhum cachorro é bravo. Alguns animais bravos são carnívoros. Temos necessariamente, que:
Alguns cachorros que são criados muito presos, são muito bravos. Meu cachorro foi criado muito preso. Logo:
Numa rifa de Cesta do Dia das Mães uma escola vendeu 1.000 números. Na família de Larissa, a sua mãe comprou 5 números, seu pai 3 e ela 12. Qual será a probabilidade de alguém da família de Larissa ser sorteado nessa rifa?
Admitindo-se somente a proposição: “Nenhum número natural é inteiro”. Aponte a alternativa na qual contém a negação dessa proposição.
Assinale a alternativa incorreta.
Qual alternativa apresenta informação errada?
Ao servidor em estágio probatório somente poderá ser concedida licença para tratamento de saúde pelo prazo máximo de:
Assinale a alternativa inverídica.
Atribua (V) verdadeiro ou (F) falso aos itens e aponte a alternativa com sequência correta.
De acordo com a Lei n.º 12.608, de 10 de abril de 2012, que Institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, destaque a alternativa incorreta.
De acordo com a Lei n.º 12.608, de 10 de abril de 2012, são objetivos da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, exceto:
De acordo com a Lei n.º 12.608, de 10 de abril de 2012, que instituiu a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, caracterize a alternativa que não representa uma competência dos municípios.
Sabendo-se que em um mapa a distância entre os mesmos pontos X e Y é igual a uma reta de 8 cm e que a escala do mapa é 1:20000, qual é a distância real entre os pontos X e Y?
Quando ocorre o extravasamento das águas do leito principal de um rio para a planície ribeirinha, o que ocorre devido às cheias em período de alta precipitação, se diz que ocorreu um(a):
Em relação ao planejamento e execução de obras de contenção em áreas de risco, avalie as afirmações e assinale a incorreta.
A poluição é responsável por provocar diversos danos aos ecossistemas, provocando alterações que afetam diretamente todos os seres vivos que ali se desenvolvem. Assinale a alternativa que não corresponde a uma das consequências da poluição.
Em relação à vistoria de avaliação da probabilidade de ruína de estruturas, são considerados sinais de instabilidade das estruturas, exceto:
Quando uma determinada estrutura de alvenaria ou parte dela apresenta uma abertura de tal tamanho que ocasiona interferências indesejáveis, podendo comprometer a estabilidade da edificação, tornando-se um risco à segurança dos usuários, avalia-se que a estrutura apresenta:
Referente aos colapsos e subsidência de solos, analise as alternativas e assinale a incorreta.
Segundo a Lei n.º 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, são circunstâncias que agravam a pena, quando não constituem ou qualificam o crime, exceto:
Conforme o previsto na Lei n.º 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, analise as afirmativas: I- Causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana. II- Produzir, processar, exportar ou usar produto ou substância tóxica, perigosa ou nociva à saúde humana ou ao meio ambiente, em desacordo com as exigências estabelecidas em leis ou nos seus regulamentos. III- Disseminar doença, praga ou espécies que possam causar dano à agricultura, à pecuária, à fauna, à flora ou aos ecossistemas. Está(ão) correto(s):
Em relação ao planejamento e funcionamento das estruturas de drenagem urbanas avalie as afirmações e assinale a incorreta.
No Brasil, os desastres naturais e tecnológicos (provocados) são divididos em grupos e subgrupos, a partir da Classificação e Codificação Brasileira de Desastres. Considerando-se essa classificação, assinale a alternativa incorreta.
Assinale a alternativa que não representa um dos impactos do assoreamento dos rios.

























