Assinale a alternativa que contêm a palavra escrita correta.
Assinale a alternativa que contêm os antônimos das palavras: dentro, quente, longe.
Assinale a alternativa que contenha a separação de sílabas incorreta.
Assinale a alternativa que contenha as palavras escritas incorretamente.
Helena recebeu 08 pacotes com 36 bolachas em cada pacote. No primeiro dia ela comeu 17 bolachas. As demais ela guardou. Quantas bolachas Helena guardou?
Ao comprar um fogão, Roque deu R$ 150,00 de entrada. A segunda prestação, ele pagou com cinco notas de R$ 50,00. Qual foi o valor total pago pelo fogão?
Uma embarcação faz 7 viagens por dia. Em média leva 476 passageiros por viagem. Quantos passageiros esta embarcação durante um dia?
Uma embarcação faz 7 viagens por dia. Em média leva 476 passageiros por viagem. Quantos passageiros esta embarcação durante um dia?
Uma família comprou 08 pães. Miguel comeu dois pães e meio (2,5) e sua irmã Isabela comeu dois pães todos os dias. Quantos pães sobram para o restante da família?
A proteção e Defesa Civil no Brasil estão organizadas sob a forma do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (SINPDEC). Sobre O Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil e seus objetivos marque V ou F e assinale-a alternativa Correta:
( ) planejar e promover ações de prevenção de desastres naturais e tecnológicos de maior prevalência no país;
( ) realizar estudos, avaliar e reduzir riscos de desastres;
( ) atuar na iminência e em circunstâncias de desastres;
( ) prevenir ou minimizar danos, socorrer e assistir populações afetadas, reestabelecer os cenários atingidos por desastres..
- Alguns conceitos foram estabelecidos no Decreto n. 7.257, de 4 de agosto de 2010. Como o de ações imediatas destinadas a garantir condições de incolumidade e de cidadania aos atingidos, incluindo o fornecimento de água potável, a provisão e meios de preparação de alimentos, o suprimento de material de abrigamento, de vestuário, de limpeza e de higiene pessoal, a instalação de lavanderias, banheiros, o apoio logístico às equipes empenhadas no desenvolvimento dessas ações, a atenção integral à saúde, ao manejo de mortos, entre outras estabelecidas pelo Ministério da Integração Nacional e o de ações destinadas a reduzir a ocorrência e a intensidade de desastres, por meio da identificação, do mapeamento e do monitoramento de riscos, ameaças e vulnerabilidades locais, incluindo a capacitação da sociedade em atividades de defesa civil, entre outras estabelecidas pelo Ministério da Integração Nacional.
Quais conceitos o texto está se referindo?
O conhecimento dos desastres potenciais no espaço da cidade vai proporcionar à COMPDEC a possibilidade de se preparar para o enfrentamento, ou seja, para a resposta que o evento exigir. A visão sistêmica, desenvolvida por todos os atores sociais no espaço comunitário, contribui para que a instituição COMPDEC tenha o tamanho e a estrutura adequada para cada município. Para isso, é fundamental a elaboração de planos de contingência para cada tipo de ameaça instalada na cidade. Sobre os planos de contingência assinale a alternativa correta:
A legislação ambiental no Brasil é considerada uma das mais completas e avançadas do mundo. As Leis Ambientais foram criadas com a intenção de proteger o meio ambiente e reduzir ao mínimo as consequências de ações devastadoras. São fiscalizadas por órgãos ambientais e definem regulamentações e atos de infração em casos de não cumprimento. Aplicam-se às organizações de qualquer modalidade e ao cidadão comum. Existe uma lei que objetiva a proteção do meio ambiente e estabelece a obrigação de recuperar os recursos naturais para as empresas que exploram economicamente águas represadas e para as concessionárias de energia elétrica. Define que o poder público deve disciplinar e fiscalizar o uso racional do solo, da água, da fauna e da flora; realizar zoneamentos agroecológicos para ordenar a ocupação de diversas atividades produtivas, desenvolver programas de educação ambiental, fomentar a produção de mudas de espécies nativas, entre outros. Assinale a alternativa correta sobre qual Lei o texto se refere:
Observa-se que diariamente as cidades, assim como as indústrias, as lojas,as residências, as refinarias, os hospitais, as escolas e inúmeros outros estabelecimentos instalados nas cidades ou afastados delas continuam sendo devorados pelo fogo. As pessoas têm seus bens destruídos e suas vidas ceifadas pelos incêndios. Levando em consideração que a maioria das tragédias causadas pelos incêndios tem início em pequenos focos denominados princípios de incêndios, sendo gerados por atos e condições inseguras que poderiam ser evitados se houvesse uma cultura de prevenção disseminada desde a escola, muitas vidas poderiam ter sido preservadas e bens produtivos protegidos.
Quando o tempo de resposta é demorado e a ação inadequada há consequentemente um agravamento da situação, gerado pela falta de cultura preventiva por parte da comunidade que em razão de não acreditar que alguma tragédia aconteça consigo. É onde se faz necessário o preparo técnico e tático, propriamente dito, de uma Brigada de incêndio. Na execução do referido programa, o coordenador da brigada deverá ter em mente a uma sequência lógica, que se pode esperar do desenvolvimento da emergência, quais são elas?:
Os desastres ambientais são classificados como humanos ou naturais. Os desastres humanos são aqueles gerados pelas ações ou omissões humanas, como acidentes de trânsito, incêndios industriais e contaminações de rios. Já os desastres naturais são causados pelo impacto de um fenômeno natural de grande intensidade sobre uma área ou região povoada, podendo ou não ser agravado pelas atividades antrópicas. Os impactos ambientais só são tidos como desastres ambientais quando os seus danos e prejuízos são incalculáveis e de difícil restituição. Caso não possua danos ou ocorra em áreas não ocupadas o fenômeno é apenas um evento natural. Os deslizamentos em encostas e morros urbanos vêm ocorrendo com uma frequência alarmante nestes últimos anos, devido ao crescimento desordenado das cidades, com a ocupação de novas áreas de risco, principalmente pela população mais carente. Há que considerar alguns fatores de influência na ocorrência dos deslizamentos. A seguir marque V ou F e assinale a alternativa correta.
( ) Tipo de solo - sua constituição, granulometria e nível de coesão;
( ) Declividade da encosta - cujo grau define o ângulo de repouso, em função do peso das camadas, da granulometria e nível de coesão;
( ) Água de embebição - que contribui para aumentar o peso específico das camadas; reduzir o nível de coesão e o atrito, responsáveis pela consistência do solo, e lubrificar as superfícies de deslizamento.
Quando se usa um aparelho receptor de sinais GPS, independente da finalidade, é fato que se está utilizando um sistema de coordenadas georreferenciadas. Mas é necessário saber também, qual sistema está sendo utilizado, e qual tipo de coordenadas está sendo apresentado. Por isso, faz-se importante o conhecimento de um pouco sobre a cartografia. Sendo assim existem duas formas de representação da Terra, que são o ________ e o________. Um é a superfície física equipotencial que mais se aproxima do nível médio dos mares. Já o outro é uma forma matemática de representação da Terra, com o intuito de facilitar os cálculos de posicionamento sobre a superfície terrestre, onde este é formado por um elipsoide de revolução. Complete o texto e assinale a alternativa correta:
De acordo com Castro (2000), a Defesa Civil no Brasil pode ser definida como sendo “o conjunto de ações preventivas, de socorro, assistenciais e reconstrutivas destinadas a evitar ou minimizar os desastres, preservar o moral da população e restabelecer a normalidade social”. É atribuída por finalidade da Defesa Civil “o direito natural à vida e à incolumidade, formalmente reconhecido ela Constituição da República Federativa do Brasil”, lhe competindo “a garantia desse direito, em circunstâncias de desastre”. (CASTRO, 2000, p.12). Sobre a Lei nº 12.608, de 10 de abril de 2012 analise as afirmações e assinale a resposta correta:
A atuação integrada pode ser compreendida como uma articulação de saberes e de experiências no planejamento, implementação e na avaliação de ações para lidar de maneira integrada com os problemas sociais de uma determinada localidade visando uma gestão social que atue diretamente no desenvolvimento social. Ela só se concretiza a partir de ações coletivas, e sua construção é processual, envolvendo a articulação de distintos setores sociais. Atuar assim exige mudanças nas práticas e na cultura das organizações gestoras de políticas públicas. Esta ação integrada também é conhecida como:






















