Considerando o exposto pelo texto, analise as assertivas a seguir:
I. Ao escrever o texto, o autor pretende defender quem mata por amor.
II. Para o autor, o amor não é egoísta, pois quem ama pensa na felicidade do outro.
III. O autor afirma que o amor é justificativa para as pessoas perderem a cabeça.
Quais estão corretas?
Leia a charge abaixo e analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I. A charge e o texto falam sobre os problemas que o amor pode causar.
II. Em ambos os casos, o objetivo é mostrar que o amor causa problemas até mesmo de saúde.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Assinale a alternativa que indica palavra que NÃO poderia substituir o vocábulo “aversão” (l. 28) por causar alterações significativas ao sentido do trecho em que ocorre. Desconsidere variações de gênero das palavras.
A palavra “vilipendiado” (l. 02) trata-se de um verbo de:
Considerando a correta ortografia das palavras em Língua Portuguesa, assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas pontilhadas nas linhas 05, 27 e 37.
Considerando o emprego do acento indicativo de crase, assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas tracejadas das linhas 06, 07 e 28.
Assinale a alternativa que apresenta a correta classe gramatical à qual pertence a palavra sublinhada no trecho “para a zona mais sombria, turva e estéril do coração”, extraído do texto.
Assinale a alternativa que indica a correta função sintática dos termos sublinhados no trecho “Queridos advogados, queridos defensores, não chamem de amor”, extraído do texto.
Assinale a alternativa que apresenta uma proposta de reescrita correta e na qual não haja alterações significativas do sentido original do trecho a seguir:
“Deram de comer secretamente, gradualmente, em seu interior, ao monstro da desconfiança”.
Analise as assertivas a seguir a respeito da palavra “inclemência”:
I. Trata-se de um substantivo.
II. Seu oposto é clemência.
III. Sua correta divisão silábica é in -cle-mê-nci-a.
Quais estão corretas?
Assinale a alternativa que apresenta a correta reescrita do trecho a seguir caso alterássemos a forma do imperativo de “nós” para “tu”.
“Não tomemos seu santo nome em vão”.
Assinale a alternativa na qual a palavra “o” sublinhada NÃO seja um artigo definido masculino singular nas frases retiradas do texto.
Assinale a alternativa na qual NÃO tenha sido empregada linguagem figurada nas frases retiradas do texto.
Assinale a alternativa que apresenta palavra que tenha sido formada pelo mesmo processo que o vocábulo “desamor”.
Assinale a alternativa que indica o sentido correto da expressão sublinhada no trecho “É muito maior do que ficar junto”, extraído do texto.
Assinale a alternativa INCORRETA sobre a dengue, doença viral que tem causado dezenas de mortes no Estado do Rio Grande do Sul, deixando a população em alerta para cuidados preventivos, sintomas e tratamento.
Um dos símbolos instituídos na criação dos municípios é o brasão, que guarda, em seus elementos, um pouco da cultura da região. No brasão de Arroio do Sal, temos diversos elementos, com importantes significados.
Em 2023, o projeto de um novo porto litorâneo foi habilitado por uma agência do Governo Federal. O investimento será de R$ 6 bilhões e promete melhorar a logística do RS, garantindo um novo ponto de escoamento de produção e o impulso da economia do litoral norte. Em qual município é projetada essa construção?
Em janeiro deste ano, a seleção brasileira indicou um novo nome para treinador. O técnico estava no comando do São Paulo desde abril de 2023. Da qual profissional o trecho se refere?
Recentemente envolvido em polêmicas sobre declarações envolvendo o Brasil e sua rede social “X”, ______________________ é também proprietário das empresas Tesla, de carros elétricos, e da Starlink, de internet.
Conforme dispõe o Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município de Arroio do Sal, ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório pelo período de:
Conforme dispõe o Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município de Arroio do Sal sobre os provimentos de cargos públicos, readaptação é:
I. As licenças para tratamento de saúde em pessoa da família.
II. As licenças e afastamentos sem direito à remuneração.
III. As licenças para tratamento de saúde no que excederem noventa dias, mesmo quando em prorrogação, exceto as decorrentes de acidente em serviço.
Quais estão corretas?
Juro solenemente nunca me desviar dos preceitos da minha profissão, agindo sempre com desonestidade, falta de ética e negligência.
MATEMÁTICA/RACIOCÍNIO LÓGICO
I. O número -√169 não pertence ao conjunto dos números irracionais.
II. Os números √7 e 5/2 pertencem ao conjunto dos números racionais.
III. Os números 3, 0,9999.... e √5 pertencem ao conjunto dos números reais.
IV. O número -√81 pertence ao conjunto dos números irracionais.
V. O número √4 pertence ao conjunto dos números naturais.
Quais são verdadeiras?
Analise as seguintes proposições:
p: √9 é um número natural.
q: 0,5 é um número decimal.
Considerando as proposições p e q, determine a alternativa que expressa p → q.



















