Marinha do Brasil divulga Processo Seletivo com 57 vagas

São disponibilizadas oportunidades para profissionais de nível superior nas áreas de saúde, apoio à saúde, técnica, técnica-magistério e de engenharia; confira
Sexta-feira, 26 de novembro de 2021 às 11h45
Marinha do Brasil divulga Processo Seletivo com 57 vagas

O Comando do 8º Distrito Naval (Com8ºDN) da Marinha do Brasil divulgou um novo edital de Processo Seletivo de nível superior das áreas de saúde, apoio à saúde, técnica, técnica-magistério e de engenharia, para a prestação do Serviço Militar Voluntário (SMV) como Oficiais Temporários da Marinha do Brasil.

De acordo com o documento serão preenchidas 57 vagas, nas seguintes áreas e especialidades:

  • Área Saúde: Prótese (1); Endodontia (1); Ortodontia (1);
  • Área Apoio à Saúde: Fisioterapia (1); Nutrição (1);
  • Área Técnica: Administração (13); Ciências Náuticas (1); Comunicação Social (3); Direito (2); Serviço Social (1);
  • Área Técnica/ Magistério: Pedagogia (3);
  • Área Engenharia: Engenharia Civil (3); Engenharia de Material (1); Engenharia de Produção (2); Engenharia Elétrica (3); Engenharia Eletrônica (1); Engenharia Mecânica (8); Engenharia Mecatrônica (5) e Engenharia Naval (6).

Vale ressaltar que no decorrer do Processo Seletivo as vagas poderão sofrer acréscimo e/ou as que não forem preenchidas nas diversas profissões poderão ser remanejadas, a critério da Administração Naval.

Os profissionais deverão atuar nos municípios de São Paulo, Barra Bonita, São Sebastião, Santos, Foz do Iguaçu e Iperó, nos estados de São Paulo e Paraná.

O EST e o EAS destinam-se aos Oficiais RM2, aos cidadãos brasileiros com incorporação adiada, aos dispensados de incorporação ou do SMI e às mulheres, todos voluntários, com curso de graduação (bacharelado/licenciatura) concluído e que tenham colado grau na respectiva área. Para as vagas, são ainda condições necessárias ser voluntário; ser brasileiro nato, nos termos do art. 12, inciso I e seu § 3º, inciso VI, da CRFB/1988; ter mais de 18 anos e menos de 41 anos de idade, até a data de sua incorporação; dentre outros requisitos.

Os voluntários às áreas de Apoio à Saúde cumprirão Estágio de Adaptação e Serviço (EAS), e os voluntários às áreas de Engenharia, Técnica e Técnica-Magistério cumprirão Estágio de Serviço Técnico (EST). Esses estágios serão divididos em duas fases, sendo a primeira destinada à Instrução Militar-Naval e ao Estágio de Qualificação de Prática Militar-Naval (E-QPM), com duração de 11 semanas, será realizada obrigatoriamente em Órgão de Formação da Reserva (OFR) ou Centro de Instrução, ocasião em que os incorporados receberão Instrução Militar-Naval e serão avaliados mediante aplicação de testes estabelecidos em currículo disciplinar, referentes à formação do EAS ou do EST; e a segunda destinada à aplicação de conhecimentos técnico-profissionais e daqueles adquiridos na 1ª fase do estágio, que será realizada na OM para a qual o incorporado será designado a servir, com o propósito de habilitá-lo ao desempenho de serviços e práticas militares navais, conforme necessidade da Administração Naval.

Procedimentos para participação

Para participar, os interessados devem efetuar as inscrições a partir das 8h do dia 23 de novembro de 2021 até às 23h59 do dia 5 de dezembro de 2021, horário oficial de Brasília/DF, via internet, por meio do site da Marinha.

O pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 140,00, o qual deverá ser efetuado no até o dia 6 de dezembro de 2021, no horário bancário dos diversos estados do País.

O Processo de Seleção dos participantes será constituído de sete etapas:

  • Prova Objetiva, eliminatória e classificatória;
  • Verificação de Dados Biográficos e Verificação Documental, eliminatória;
  • Inspeção de Saúde, eliminatória;
  • Teste de Aptidão Física de Ingresso, eliminatória;
  • Prova de Títulos, classificatória;
  • Designação à incorporação;
  • Incorporação.

A primeira etapa correspondente a prova objetiva está prevista para o dia 20 de fevereiro de 2022 terá duração de três horas. A avaliação será composta por 50 questões de múltipla escolha nas matérias de língua portuguesa e formação militar-naval.

Os voluntários aprovados em todas as etapas serão ordenados, de acordo com a soma das pontuações obtidas nas provas objetiva e de títulos, e serão convocados dentro do número de vagas previsto para cada habilitação profissional indicada nos editais.

Jornalista: Thamires Fernandes
Compartilhe: