Marinha do Brasil abre Processo Seletivo com 26 vagas no Centro-Oeste

Há oportunidades em dois estados para profissionais de nível fundamental e médio de escolaridade
Segunda-feira, 8 de janeiro de 2024 às 13h03
Marinha do Brasil abre Processo Seletivo com 26 vagas no Centro-Oeste

Teve início nesta segunda-feira (8), as inscrições para o novo Processo Seletivo da Marinha do Brasil junto ao Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN), destinado à convocação de profissionais de ambos os sexos, com escolaridade nível fundamental e médio para a prestação do Serviço Militar Voluntário (SMV) temporário como o Praças de 2ª Classe da Reserva da Marinha (RM2) nos estados do Mato Grosso (MT) e Mato Grosso do Sul (MS).

Segundo o edital, estão abertas 26 vagas, confira as especialidades abaixo:

Área Industrial:

  • Para prestação do SMV como Cabo: Mecânica (2); Metalurgia (2); Marcenaria (2); Química (1); Eletrotécnica (2).

Área da Saúde:

  • Para prestação do SMV como Cabo: Enfermagem (3); Patologia Clínica (1); Técnico em Farmácia (2).

Área de Apoio

  • Para prestação do SMV como Cabo: Administração (3); Paioleiro (1).

Área Administrativa

  • Para prestação do SMV como Marinheiro Especializado: Barbeiro (1); Motorista (6).

Há requisitos para participar, dentre eles estão: ser voluntário; ser brasileiro nato ou naturalizado; ter mais de 18 anos e menos de 41 anos de idade, na data da incorporação; possuir bons antecedentes de conduta; ter concluído ou estar em fase de conclusão do ensino fundamental e do Curso de Formação Continuada de Trabalhadores; ter concluído ou estar em fase de conclusão do ensino médio e do curso de nível técnico relativo à profissão a que concorre ou ter concluído o nível superior (bacharelado); desde que na mesma área de formação da habilitação profissional para a qual se inscreveu; voluntários às vagas de motorista deverão possuir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria D ou E; estar em dia com suas obrigações eleitorais; estar em dia com suas obrigações militares.

Inscrições

As inscrições devem ser realizadas via internet até o dia 19 de janeiro de 2024, por meio da página do Com6ºDN com taxa no valor de R$ 65,00.

Os voluntários que se enquadram nos itens do edital, podem imprimir, preencher, datar, assinar e entregar o requerimento de isenção de taxa diretamente no Com6ºDN, situado na Avenida 14 de Março, s/nº, Centro, Ladário/MS, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 15h, entre os dias 5 e 9 de janeiro de 2024.

Etapas de provas

O processo de seleção será constituído por seis etapas, divididas em: prova objetiva; verificação de dados biográficos e verificação documental; inspeção de saúde; teste de aptidão física de ingresso; prova de títulos; e designação à incorporação.

A prova objetiva está prevista para o dia 17 de março de 2024 e engloba questões de língua portuguesa e conhecimentos específicos da carreira militar naval.

A inspeção de saúde busca analisar se o voluntário preenche os critérios e padrões médicos de aptidão para o exercício das atividades técnico-militares necessárias.

O teste de aptidão física tem como objetivo averiguar se a aptidão do voluntário preenche os padrões físicos exigidos para a prestação do SMV.

A verificação de dados biográficos visa verificar se o voluntário preenche os requisitos de bons antecedentes de conduta.

Vigência

A Natureza do Vínculo com a Força é por um período máximo de 96 meses. Os voluntários aprovados serão convocados para cumprir um período inicial no SMV, o qual terá duração total de doze meses, e será prestado na forma de Estágio

Mais informações estão dispostas no edital completo disponível em nosso site.

Jornalista: Júlia Mota
Compartilhe: