Marinha cancela seleção para o CFAQ-I M e CFAQ-I C/2013

Marinha reabre inscrições para seleção de Aquaviários em Belém com 50 vagas disponíveis e curso gratuito.
Quarta-feira, 19 de junho de 2013 às 16h25
Marinha cancela seleção para o CFAQ-I M e CFAQ-I C/2013

A Marinha do Brasil informa que o processo seletivo de Admissão aos cursos CFAQ-I M e CFAQ-I C/2013 foi cancelado por determinação da Autoridade Marítima, Diretoria de Portos e Costas devido a inexistência, na região, de embarcações adequadas à realização da 2ª fase dos cursos.

Além disso, a quantidade de candidatos inscritos no certame foi insuficiente.

Aos inscritos na seleção que desejarem reaver o valor investido na taxa, basta que compareçam pessoalmente à Seção de Inscrição.

Para mais informações consulte o edital completo e suas alterações.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Marinha reabre inscrições para a seleção ao curso de formação de aquaviários

A Marinha do Brasil reabriu o período de inscrições para o Processo Seletivo de Admissão ao Curso de Formação de Aquaviários, destinado à habilitação para Moço de Máquinas (MOM) e Moço de Convés (MOC), Aquaviários do 1º Grupo, Marítimos (CFAQ-I M e CFAQ-I C). São oferecidas 50 vagas no Centro de Instrução Almirante Braz Aguiar (CIABA), sendo constituídas duas turmas, com 25 vagas cada.

CURSO

Segundo informações do edital, o curso será ministrado no CIABA, em Belém, uma Organização Militar da Marinha do Brasil. Ele será composto por duas fases, sendo a primeira constituída por um Período Escolar e a segunda fase será o Programa de Instrução no Mar (PIM), com duração de dois meses.

O curso será gratuito e os alunos terão direito ao empréstimo do material de ensino, alimentação e alojamento, para residentes fora da Região Metropolitana de Belém.

REQUISITOS

Para concorrer os candidatos deverão atender alguns requisitos como: ser brasileiro (ambos os sexos) nato ou naturalizado, maior de 18 anos de idade; possuir indicação de empresa de navegação marítima; não ter sido condenado em processo criminal transitado em julgado; estar em dia com as obrigações civis e militares; e possuir escolaridade mínima de conclusão do 9º ano do Ensino Fundamental.

INSCRIÇÕES

As inscrições poderão ser efetuadas no período de 8 a 19 de abril, mediante o preenchimento e envio por Sedex do formulário de inscrição disponível no anexo II, para Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar, Superintendência de Ensino, Processo Seletivo para os Cursos CFAQ-I M e CFAQ-I C (Rodovia Arthur Bernardes, 245, Pratinha, Belém - CEP: 66.816-900). Os candidatos deverão enviar também o comprovante de pagamento da taxa de R$ 8,00, carta de indicação da Empresa de Navegação, cópias autenticadas do certificado de conclusão do 9º ano do Ensino Fundamental, documento oficial de identificação válido e com fotografia, CPF, título de eleitor, certificado de reservista para os candidatos do sexo masculino e comprovante de residência.

PROVAS

A seleção dos candidatos será realizada por meio de exame de conhecimentos, de caráter eliminatório e classificatório, com provas sobre português e matemática. Este exame será aplicado no dia 19 de maio, às 9h, em local a ser divulgado pelo CIABA. Além dessa avaliação, haverá teste de suficiência física, eliminatória, que será composto por natação e permanência dentro d'água.

Compartilhe: