Exército abre concurso para Estágio EIA no quadro de Capelães Militares

Concurso do Exército Brasileiro abre vagas para Capelães Militares em 2014. Inscrições de 24 de junho a 9 de agosto.
Segunda-feira, 24 de junho de 2013 às 10h28
Exército abre concurso para Estágio EIA no quadro de Capelães Militares

EDITAL DE 21 DE JUNHO DE 2013

Foi publicado no Diário Oficial desta segunda-feira, 24, Seção 3, o edital de abertura do Concurso de Admissão (CA) 2013 para matrícula no Estágio de Instrução e Adaptação do Quadro de Capelães Militares em 2014 (EIA/QCM) do Exército Brasileiro.

Serão quatro vagas e as oportunidades serão para sacerdote católico apostólico romano ou pastor (a) evangélico (a) com idade entre 30 e 40 anos que tenha curso de formação teológica regular, de nível superior, bem como três anos de atividades pastorais, comprovadas por documento expedido pela autoridade eclesiástica. Além disso, os candidatos devem ter o consentimento expresso da autoridade eclesiástica da respectiva religião para exercer atividade pastoral no Exército. Também será exigida altura mínima de 1,60m no caso de homens e de 1,55m no caso de mulheres.

Para concorrer bastará realizar inscrição de 24 de junho a 9 de agosto pelo endereço eletrônico www.esfcex.ensino.eb.br, com taxa de R$ 110,00.

Etapas de avaliação

Os inscritos serão submetidos às seguintes avaliações:

  • Exame Intelectual (EI) - composto por um prova escrita com 41 questões distribuídas entre conhecimentos específicos (teologia), conhecimentos gerais (língua portuguesa) e avaliação de expressão escrita (discursiva), de caráter eliminatório e classificatório;
  • Inspeção de Saúde (IS);
  • Exame de Aptidão Física (EAF) - composto por flexões de braços (15 para homens e 10 para mulhesres), abdominais (30 para homens e 20 para mulheres) e corrida de 12 minutos (2.200 metros para homens e 1.600 mestros para mulheres);
  • Verificação Documental e comprovação dos requisitos biográficos;
  • Revisão médica.

Conforme consta em edital, o candidato deve comparecer aos locais de prova com antecedência de uma hora e meia, munido de cartão de confirmação de inscrição, documento de identidade com foto, lápis, borracha, régua transparente, prancheta sem anotações e caneta esferográfica de tinta azul ou preta.

Sobre o Estágio

O estágio será desenvolvido em três períodos, sendo o primeiro na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), o segundo na Escola de Sargentos das Armas (EsSA) e o terceiro na primeira fase, realizado em organização militar (OM) do Exército da Guarnição de Brasília, Distrito Federal e, na segunda fase, na (OM) onde o Capelão será classificado.

Fonte: www.in.gov.br.

Compartilhe: