ESA do Exército Brasileiro retifica três Concursos Públicos

Os certames são voltados à participação em Cursos de Formação de Sargento.
Segunda-feira, 8 de maio de 2017 às 11h18
ESA do Exército Brasileiro retifica três Concursos Públicos

A Escola de Sargentos das Armas - ESA do Exército Brasileiro anuncia retificação de três Concursos Públicos, no qual inclui o Comando da 2ª Brigada de Infantaria de Selva, em São Gabriel da Cachoeira - AM, no quadro de locais a serem escolhidos para a realização de Exame Intelectual.

Os certames são voltados à admissão e matrícula para os cursos de Formação de Sargento na Áreas Geral/Aviação; Sargentos Músicos; e Sargentos de Saúde, realizado por intermédio do Departamento de Ensino e Cultura do Exército - DECEx.

As inscrições vão até o dia 12 de junho de 2017, sendo realizadas no site da ESA, o www.esa.ensino.eb.br, ou então via postal, em que o interessado deve solicitar a ficha de inscrição por meio de carta ou telefone. Os candidatos deverão preencher a Ficha de Inscrição e emitir o boleto bancário com a taxa que tem o valor fixado anualmente pelo DECEx.

Para se inscrever, os principais requisitos são de ser brasileiro nato ou naturalizado; ter concluído o ensino médio em Estb Ens reconhecido oficialmente, apresentando certificado de conclusão devidamente registrado nos órgãos competentes; possuir idade entre 17 a 24 anos; estar em dia com as obrigações do Serviço Militar e a Justiça Eleitoral; ter a altura mínima de 1,60m para o sexo masculino e 1,55m para feminino.

O edital de nº 02/2017 oferece vagas na área de Combatente, Logística-Técnica e Aviação, para a qualificação militar de Sargento em Infantaria; Cavalaria; Artilharia; Engenharia; Comunicações; Material Bélico-Manutenção de Armamento; Material Bélico-Mecânico Operador; Material Bélico-Manutenção de Viatura Auto; Manutenção de Comunicações; Topografia; Intendência; e Aviação- Manutenção. Sendo destinados às cidades de Três Corações - MG, Rio de Janeiro - RJ, e Taubaté - SP.

Já o de nº 03/2017 a vaga é para a Qualificação Militar de Subtenentes e Sargentos Músicos, que enquadra os possuidores de conhecimentos técnicos na área de música, abrangendo cargos de vários naipes de instrumentos, em que o candidato deverá comprovar ter habilidade na execução de partituras com pelo menos um dos instrumentos musicais correspondentes aos naipes para os quais solicitou em sua inscrição.

E por fim, o de nº 04/2017 é para o preenchimento de cargos específicos em organizações militares de saúde, para os alunos que concluírem o CFS Sau e receberão a Qualificação Militar de Saúde, possuidores do curso profissionalizante de Técnico em Enfermagem, realizado em instituição civil de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação e pelo COREN.

Os períodos de instrução e duração de todos os cursos são de Período Básico, com duração prevista de 34 semanas; e Período de Qualificação, com duração prevista de 43 semanas.

As etapas para admissão consistem primeiro em Exame Intelectual, valoração de títulos, Inspeção de Saúde, Exame de Aptidão Física; segunda fase será de Revisão Médica e Comprovação dos requisitos biográficos dos candidatos. Sendo que para a função de Músicos também haverá Exame de Habilitação Musical. Para auxiliar no estudo, adquira em nosso site a Apostila Digital, elaborada de acordo com o conteúdo exigido.

Para mais informações acesse os editais disponíveis em nosso site.

Jornalista: Anne Honami Abe
Compartilhe: