Concurso da Marinha para Admissão às EAM em 2020 foi retificado

Quantitativo de vagas foi alterado. Para participar candidato deve ter nível médio, 18 anos completos e menos de 22 no primeiro dia de janeiro de 2020.
Quinta-feira, 9 de maio de 2019 às 15h09
Concurso da Marinha para Admissão às EAM em 2020 foi retificado

A Marinha do Brasil retificou mais uma vez o Concurso Público para Admissão às Escolas de Aprendizes-Marinheiros (EAM) em 2020.

Foi alterado o quantitativo de vagas que agora é 1.250 oportunidades. Para mais detalhes acesse os editais em nosso site.

Para participar é necessário ter ensino médio completo; altura mínima de 1,54m e máxima de 2,00m; ser do sexo masculino; além de ter 18 anos completos e menos de 22 anos de idade no primeiro dia do mês de janeiro de 2020.

Ao concluir o Curso de Formação, todos os alunos das EAM serão agrupados num único Quadro (Quadro de Praças da Armada - QPA), onde no primeiro ano já como Marinheiro realizará um Estágio Inicial, geralmente a bordo de um navio, onde terá seu desempenho avaliado.

O Corpo de Praças da Marinha é composto por: Corpo de Praças da Armada (CPA), Corpo de Praças de Fuzileiros Navais (CPFN) e Corpo Auxiliar de Praças (CAP).

As áreas profissionais são: Mecânica, Eletrônica e Apoio, sendo as Praças do CPA, são distribuídas nas seguintes especialidades: Armamento, Arrumador, Artífice de Mecânica, Artífice de Metalurgia, Aviação, Caldeiras, Carpintaria, Segurança do Tráfego Aquaviário, Comunicações Interiores, Comunicações Navais, Cozinheiro, Direção de Tiro, Eletricidade, Eletrônica, Hidrografia e Navegação, Máquinas, Manobras e Reparos, Mergulho, Motores, Operador de Radar, Operador de Sonar e Sinais.

Há a possibilidade de subespecialização em AV para: Armamento de Aviação; Aviônica; Controle Aéreo; Estrutura e Metalurgia de Aviação; Hidráulica de Aviação; Manobras e Equipagem de Aviação; Manobras e Equipamentos de Apoio de Aviação; Motores de Aviação; Operação de Sensores de Aviação.

As Praças do CAP ocupam cargos relativos às áreas de administração, de informática, de saúde e de manutenção e reparo, nas OM operativas ou nas OM prestadoras de serviços, as opções de especialidades do CAP para militares oriundos das EAM: Barbeiro; Educação Física; Enfermagem; Escrita; Faroleiro e Paiol.

O período de inscrições foi até 13 de fevereiro de 2019, pelo site www.inscricao.marinha.mil.br, observado horário de Brasília - DF. A taxa de participação tem valor de R$ 42,00.

Para classificação serão realizadas várias etapas, compostas de Prova Escrita Objetiva, prevista para 14 de abril de 2019 e Eventos Complementares: Verificação de Dados Biográficos, Inspeção de Saúde, Teste de Aptidão Física, Avaliação Psicológica, Verificação de Documentos e Procedimento de Heteroidentificação Complementar à Autodeclaração.

As cidades de aplicação das Provas e Eventos Complementares são: Rio de Janeiro - RJ.; São Pedro da Aldeia - RJ; Angra dos Reis - RJ; Nova Friburgo - RJ; Vila Velha - ES; Salvador - BA; Natal - RN; Olinda - PE; Paranaguá - PR; Fortaleza - CE; Belém - PA; Santana - AP; Parnaíba - PI; Santarém - PA; São Luís - MA; Rio Grande - RS; Porto Alegre - RS; Florianópolis - SC; Ladário - MS; Brasília - DF; São Paulo - SP; Manaus - AM e Santos - SP.

Por fim após as etapas classificatórias, os candidatos serão submetidos ao Curso de Formação que é composto do Período de Adaptação e o Curso de Formação propriamente dito.

O prazo de validade deste Concurso Público e aproveitamento de candidatos reservas terminará no dia 17 de janeiro de 2020.

Todas as informações estão disponíveis no edital em nosso site, onde também é possível adquirir a Apostila Digital específica deste certame, elaborada conforme o conteúdo exigido.

Compartilhe: