Marinha abre 210 vagas para curso de formação de aquaviários

Sexta-feira, 27 de abril de 2012

Marinha abre 210 vagas para curso de formação de aquaviários

O Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) da Marinha Mercante recebe inscrições a partir desta sexta-feira, 27 de abril, para o processo seletivo com 210 vagas para o curso de formação de aquaviários, destinado à formação de Moço de Convés e Moço de Máquinas.

De acordo com o edital de abertura, o Moço de Convés auxilia na operação dos equipamentos de convés, na manutenção e conservação do material e participa de diversas fainas e serviços de convés. Da mesma forma, o Moço de Máquinas possui essas responsabilidades no setor de Máquinas. Ao longo da vida profissional, tanto o Moço de Convés quanto o Moço de Máquinas tem a oportunidade de realizar cursos diversos relacionados com o Ensino Profissional Marítimo, visando o seu aprimoramento e o acesso às categorias superiores da profissão.

Das 210 vagas ofertadas, 60 são para a Capitania dos Portos do Rio de Janeiro (CPRJ), 60 para a Delegacia da Capitania dos Portos do Rio de Janeiro (Del Itacuruçá), 30 para a Delegacia da Capitania dos Portos em Angra dos Reis (Del Areis), 30 para a Delegacia da Capitania dos Portos em Macaé (Del Macaé) e 30 para a Agência da Capitania dos Portos em Parati (AgParati).

Os interessados em participar deste processo seletivo deverão ser brasileiros (ambos os sexos) natos ou naturalizados, com idade mínima de 18 anos e ter o Ensino Fundamental completo.

INSCRIÇÕES

As inscrições poderão ser efetuadas até às 23h59 do dia 15 de maio, mediante o preenchimento da ficha de inscrição disponível no site www.ciaga.mar.mil.br e pagamento da taxa de R$ 8,00.

PROVAS

O processo seletivo será composto de exame de conhecimentos com duas provas escritas sobre português e matemática, previstas para serem aplicadas no dia 17 de junho, em locais que serão divulgados no site do Ciaga, além de avaliação de atestados médicos e teste de suficiência física.

CURSO

O curso será ministrado em regime de externato, no período estipulado, pelos Órgãos de Execução. Ele será gratuito e será oferecido material de ensino, por empréstimo.

Os alunos cursando receberão merenda escolar, mas não haverá a facilidade de alojamento, exceto, caso disponível no OE, para aqueles residentes fora da cidade de realização do curso.

Ao terminar o curso com sucesso, o que se dá somente após a aprovação por aproveitamento e por frequência, o aluno será declarado Moço de Convés ou Moço de Máquinas. Consequentemente, receberá sua Caderneta de Identificação e Registro (CIR) e os respectivos certificados modelos com validade internacional, de acordo com a legislação em vigor.

Jornalista: Marisa Bautz

Links

Compartilhar:

Twitter Facebook Delicious Google Bookmarks

Destaques:

Política de Privacidade 2000-2014 PCI Concursos Telefone (11) 2122-4231