A lesão medular ocorre quando há lesão nas estruturas do canal medular, apresenta prevalência no sexo masculino, sendo 80% da população que apresenta tal lesão, tendo como origem lesões traumáticas e não traumáticas. Muitos indivíduos portadores de lesão medular irão utilizar dispositivos de tecnologia assistiva, como meio auxiliar a sua locomoção, como cadeira de rodas. A prescrição e adequação postural do indivíduo devem ser feitas por terapeuta ocupacional, este quando prescreve a cadeira de rodas já tem consigo as três básicas medidas da cadeira de rodas, que são:
O comprometimento do indivíduo e a classificação da lesão medular é dado a partir do nível da medula espinhal. Sendo que o comprometimento da lesão pode ser caracterizado por paraplegia ou tetraplegia. É correto afirmar que:
Nos dias atuais têm-se muitas técnicas específicas utilizadas pelo terapeuta ocupacional que atende crianças com transtorno do espectro do autismo, e uma delas é intervenção terapêutica por meio da terapia de integração sensorial. É correto afirmar que:
O terapeuta ocupacional especialista em saúde mental pode exercer sua função em diversos locais, e suas áreas de atuação são, exceto:
A tecnologia assistiva é uma área de estudo do terapeuta ocupacional, o qual utiliza diversos recursos para serem usados no decorrer do tratamento terapêutico ocupacional dos seus clientes, como as órteses. As órteses são dispositivos da tecnologia assistiva que possuem objetivos, exceto:
O terapeuta ocupacional no início do acompanhamento realiza a avaliação, esta norteia seu raciocínio clínico durante todo o tratamento. O profissional que utiliza um instrumento avaliativo que: avalia as capacidades funcionais e o desempenho, monitoriza o progresso no desempenho funcional e ainda afere o processo terapêutico, fez uso da:
O Sistema Único de Saúde (SUS) apresenta a responsabilidade dos cuidados de saúde a três esferas, sendo elas: União, Estados e Distrito Federal, Municípios. Assinale a alternativa correta que caracteriza uma responsabilidade municipal da saúde:
A Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde é um documento elaborado que reúne os seis princípios básicos de cidadania que garantem o acesso digno nos sistemas de saúde do Brasil. É correto afirmar que os princípios básicos são, exceto:



























