Segundo o glossário da Norma Regulamentadora 1 (NR-1), Disposições Gerais e Gerenciamento de Riscos Ocupacionais, Portaria SEPRT n º 6.730/2020, analise as assertivas abaixo:
I. Risco Ocupacional: Fonte com o potencial de causar lesões ou agravos à saúde. Elemento que, isoladamente ou em combinação com outros, tem o potencial intrínseco de dar origem a lesões ou agravos à saúde.
II. Prevenção: Conjunto das disposições ou medidas tomadas ou previstas em todas as fases da atividade da organização, visando evitar, eliminar, minimizar ou controlar os riscos ocupacionais.
III. Evento perigoso: Ocorrência ou acontecimento com o potencial de causar lesões ou agravos à saúde.
Quais estão corretas?
Segundo a NR-4, Portaria MTP n º 2.318/2022, sobre o que compete aos Serviços Especializados em Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), analise a sentença abaixo:
A atividade econômica principal é a constante no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) (1ª parte), mas a atividade econômica preponderante é aquela que ocupa o maior número de trabalhadores (2ª parte). Todavia, em atividades econômicas distintas com o mesmo número de trabalhadores, deve ser considerada como preponderante aquela com maior grau de risco (3ª parte).
Quais partes estão corretas?
Sobre a Recomendação Técnica de Procedimentos nº 05 – Instalações Elétricas Temporárias em Canteiros de Obras (Fundacentro, 2021), analise as assertivas abaixo:
I. O choque elétrico pode ocorrer de duas formas: contato direto, quando há o contato de pessoas e animais diretamente com partes energizadas de uma instalação elétrica, ou contato indireto, quando há o contato de pessoas e animais com partes metálicas (equipamentos) ou elementos condutores que, por falha de isolação, ficaram acidentalmente energizados.
II. Barreiras ou invólucros são destinados a impedir contatos diretos acidentais com partes vivas, sendo instalados em compartimentos de acesso permitido somente a pessoas autorizadas.
III. A tetanização é a paralisia muscular provocada pela circulação de correntes elétricas pelos tecidos nervosos que controlam os músculos.
Quais estão corretas?
Segundo a publicação “Ergonomia – Projeto e Produção” (Iida; Buarque, 2016), no contexto da Análise Ergonômica do Trabalho (AET): “conjunto de objetivos prescritos os quais os trabalhadores devem executar. Corresponde a um planejamento (previsão) do trabalho e pode estar presente em documentos formais, como manuais de operações, contendo a descrição de cargos” é à definição de:
A Instrução Normativa PRES/INSS n º 128/2022, nos seus artigos 350 e 351, trata sobre a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT). Sobre o tema, analise as assertivas abaixo:
I. Nos casos de óbito, a CAT também deverá ser entregue aos dependentes e à autoridade competente.
II. Na CAT de reabertura de acidente do trabalho, deverão constar as mesmas informações da época do acidente, exceto quanto ao afastamento, último dia trabalhado, atestado médico e data da emissão, que serão relativos à data da reabertura.
III. Não caberá aplicação de multa por não emissão de CAT quando o enquadramento decorrer de aplicação do Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário (NTEP).
Quais estão corretas?
































