No trecho Não sei por quê, mas achei que os livros pertenciam a um homem., o por quê (separado e com acento) é utilizado no final de uma oração, seguido de um sinal de pontuação. Sobre o uso dessa palavra, analise as afirmativas. I - Na frase Estude muito, porque a prova não será fácil., a palavra porque tem função de conjunção e seu valor semântico é de pois, uma vez que. II - Na frase Ele queria saber simplesmente por que ela não o atendia., a palavra por que está presente no interior de uma pergunta indireta, seu valor semântico é por qual razão, por qual motivo. III - Na frase Todos estavam curiosos sobre o porquê da suspensão do concurso., a palavra porquê, acentuada, está precedida por artigo e tem valor de substantivo. IV - Na frase A coisa virou confusão por que todos gritavam muito e ao mesmo tempo., a palavra por que é junção da preposição por com um pronome relativo. Estão corretas as afirmativas
Quando as circunstâncias são expressas no texto por meio de orações adverbiais, são introduzidas por conjunções subordinativas. Sobre os sentidos introduzidos por essas conjunções, numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda. 1. Causa 2. Concessão 3. Consequência 4. Conformidade 5. Condição ( ) Segundo dizem os estudiosos, Alexander Fleming descobriu a penicilina por acaso. ( ) Desconsidere este aviso caso tenha liquidado a fatura deste mês. ( ) Como o meliante estava bem armado, ninguém da sala ousou reagir. ( ) As festas estavam tão próximas que temíamos não conseguir a decoração a tempo. ( ) Contanto que volte antes da meia noite, você pode ir ao show. Assinale a sequência correta.
A respeito do texto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) O narrador viu-se surpreendido por encontrar tanto jovens quanto idosos muito animados na exposição. ( ) A visita do narrador à exposição certificou-o de que somente os jovens frequentam esse tipo de evento. ( ) O narrador desmistifica uma ideia preconcebida sobre pessoas idosas. ( ) Narrar a ida à exposição proporcionou ao narrador contestar a ideia de que pessoas aposentadas nada mais querem da vida. Assinale a sequência correta.
A respeito da charge, analise as afirmativas. I - Retrata duas situações diferentes, uma sobre relacionamento social e outra de caráter profissional, mas que apresentam características semelhantes. II - Nas duas situações retratadas, o chargista emite um juízo de valor referente à posição subalterna dos personagens masculinos. III - A charge é um gênero textual que combina linguagem verbal e linguagem não verbal, capta situações do cotidiano de maneira perspicaz e com humor ou ironia. Está correto o que se afirma em
Sobre medidas de proteção de dados que o usuário pode adotar para evitar que seus dados sejam abusados, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) Recomenda-se colocar na nuvem todos os arquivos contendo dados confidenciais ou que sejam considerados privados. ( ) Desconfiar de links ou pedidos de pagamentos recebidos via mensagens eletrônicas, mesmo que vindos de pessoas conhecidas. ( ) Ao acessar sites, recomenda-se limitar a coleta de dados por cookies e limpar frequentemente o histórico de navegação. ( ) Para maior segurança dos dados, recomenda-se, periodicamente, fazer apenas backups on-line, evitando-se manter backups off-line. Assinale a sequência correta.
A figura abaixo apresenta uma janela do Explorador de Arquivos do Windows 10. Sobre a figura, analise as afirmativas. I- Arquivo1 e Arquivo5 são arquivos do Microsoft Excel e são conteúdos da pasta Orçamentos. II- Arquivo3 e Arquivo6 são arquivos nativos do Paint e ambos ocupam espaço de armazenamento superior a 200 MB. III- Arquivo4 é um documento em branco do Microsoft Word, porém ocupa espaço de armazenamento próximo a 0 KB. IV- Arquivo7 é um arquivo de imagem e ocupa menos de 17 MB de espaço de armazenamento. Estão corretas as afirmativas
A figura abaixo apresenta um texto no Microsoft Word com um parágrafo selecionado. Sobre a figura, analise as afirmativas. I- O nível de zoom utilizado na visualização do texto é de 100%. II- A formatação de fonte aplicada ao parágrafo selecionado é Arial, tamanho 12. III- O alinhamento utilizado no parágrafo selecionado é Alinhado à Esquerda. IV- O nome do arquivo é Cáceres e a extensão (formato) é docx. Estão corretas as afirmativas
Considerando as disposições da Lei Orgânica Municipal de Cáceres/MT acerca das formas de exercício direto da soberania popular, analise as afirmativas. I - O plebiscito é a consulta à população municipal de questão relevante para os destinos do Município, podendo ser proposto à Câmara Municipal por um terço dos moradores do Município ou por um terço dos vereadores. II - O Município, por qualquer de seus poderes, atenderá ao resultado da consulta plebiscitária sempre que houver questão relevante para os destinos do Município. III - O referendo popular é a condição de eficácia de norma jurídica nos termos previstos em Lei Complementar. IV - A iniciativa popular consiste no exercício direto do poder político pela população cacerense, podendo ser exercido pela apresentação à Câmara Municipal de projeto de lei subscrito, no mínimo, por cinco por cento do eleitorado municipal. Estão corretas as afirmativas
Analise o recorte a seguir: Considerando a edição de um texto no LibreOffice Writer 7.1.3.2, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) O tipo de interface citada na instrução acima não está presente neste aplicativo. ( ) A correção ortográfica só é possível para a língua portuguesa. ( ) O recurso Menu suspenso sobre a palavra permite a correção ortográfica da mesma. ( ) A sequência de ações: 1) cursor do mouse sobre a palavra, 2) Ortografia, 3) Corrigir Tudo, 4) Seleção em Sugestão e 5) Fechar permite a correção individual das palavras. Assinale a sequência correta.
A respeito dos editores de texto LibreOffice Writer 7.1.3.2 e MS Word 2016, analise as afirmativas. I - Ambos editores permitem a criação e edição completa de Estilos pelo usuário. II - Por default, ambos editores apresentam os cursores de seleção de caractere e de linha na edição de um texto. III - Os arquivos gerados .odt, .doc ou .docx são totalmente incompatíveis com o outro editor. IV - Para criar 2 colunas em um parágrafo, em ambos editores, basta usar a sequência de ações: 1) seleção do texto, 2) Menu Layout, 3) Colunas e 4) Duas. Está correto o que se afirma em
A partir dos dados da figura, marque a afirmativa INCORRETA.
O gráfico de linhas a seguir é da planilha acima, selecionando os dados de população por região no período elaborado no Calc. Marque a sequência correta de ações para gerar este gráfico com este layout.
Considerando a figura acima, extraída do gerenciador de discos do Windows 10, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) Um disco rígido interno (HD) só permite uma partição e, consequentemente, somente uma unidade lógica. ( ) Uma unidade de disco removível não pode receber a instalação de um sistema operacional com boot. ( ) As unidades removíveis conectadas via USB somente podem ser pendrives. ( ) O sistema operacional Windows 10, na sua instalação inicial, não cria a partição primária que recebeu a unidade lógica D. Assinale a sequência correta.
A figura acima apresenta dois sistemas de arquivos utilizados nesse sistema operacional. O Fórum EFI trabalha para a padronização global dos layouts dos sistemas de arquivos visando à segurança, eficiência, compatibilidade e interoperabilidade. Sobre esses sistemas de arquivos, assinale a afirmativa correta.
O desempenho dos computadores está diretamente relacionado ao tipo e quantidade de memórias instaladas no sistema. Essas memórias são classificadas numa hierarquia como primárias e secundárias, voláteis e não voláteis, considerando-se características técnicas como: largura de banda, latência e capacidade de armazenamento. Alguns tipos de memórias chegam a usar a borda de subida e de descida do Clock para transferência de dados. Com base nesse contexto, assinale a afirmativa correta.
A coluna da esquerda apresenta arquiteturas de processadores comerciais atuais e legados e a da esquerda, padrões de sockets de inserção dessas CPU. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda. 1. Intel Core 2 Duo 2. Intel arquitetura Comet Lake 3. AMD Athlon 64 4. AMD arquiteturas dos processadores Ryzen ( ) AM4 ( ) Socket 754 ( ) LGA 1200 ( ) LGA 775 Marque a sequência correta.
Em linguagens de programação, há diferentes tipos de dados, em que um dos mais comuns é o tipo inteiro. Com base no tipo inteiro representado por 32 bits, assinale a afirmativa correta.
Redes de computadores utilizam diferentes topologias para interconectar os diferentes dispositivos em uma rede. As topologias mais comuns são: estrela, barramento, anel e malha. Sobre as topologias de rede, assinale a afirmativa correta.
Em programação, os dados são organizados, gerenciados e armazenados em diferentes formas, concebendo diferentes estruturas de dados. Com base em estruturas de dados convencionais, assinale a afirmativa correta.
Máscaras de sub-rede são utilizadas para subdividir redes de computadores, separando um endereço IPv4 em endereço de rede e endereço de host. A partir do endereço IPv4 172.16.191.73 e a máscara de sub-rede 255.255.255.240, assinale a alternativa que apresenta o endereço de rede correto, aplicando a máscara no endereço IPv4.
Um dos ataques mais comuns às redes de computadores é chamado de “ataque por negação de serviço”. Em servidores que utilizam o protocolo TCP, atacantes inundam o servidor com segmentos SYN, com o objetivo de inundar o servidor com requisições de falsos clientes, para que o servidor fique impedido de atender os clientes genuínos. Uma forma de resistir a esse ataque é por meio da técnica do “SYN cookies”. Com base nessa técnica, assinale a afirmativa correta.
A partir do trecho de código abaixo utilizando a linguagem de programação C, assinale a alternativa que apresenta a saída da execução do código.
































