Com base na coleta de sangue/flebotomia, são solutos do plasma, EXCETO:
A febre reumática é uma doença inflamatória, sistêmica, deflagrada pelo agente infeccioso ______________ β-hemolítico do grupo A, que ocorre em pessoas geneticamente predispostas. Com base em seus conhecimentos, assinale a alternativa que preenche a lacuna.
Um paciente pediátrico de 2 anos e 6 meses está prescrito para receber 10 mg/kg/dia de vancomicina por via intravenosa (IV) a cada 6 horas. O peso do paciente é de 15 kg. A solução de vancomicina disponível no hospital é de 500 mg/100 mL. Qual a dosagem total (em mg) e o volume total (em mL) a serem administrados ao paciente a cada 6 horas?
Uma paciente de 35 anos, com queixa de cefaleia intensa e rigidez de nuca há 24 horas, procura atendimento médico. Ao exame físico, apresenta os seguintes sinais vitais: Pressão arterial: 110/70 mmHg Frequência cardíaca: 120 bpm Frequência respiratória: 20 rpm Temperatura: 38°C. Com base nos sinais vitais, qual dos seguintes achados é sugestivo de meningite bacteriana?
Um paciente de 70 kg está em jejum pré-operatório e recebe as seguintes medicações intravenosas (IV): Solução de Ringer Lactato a 1000 mL 2 x/dia. Soro glicosado a 5% em água destilada a 500 mL 8/8h. Medicação X 25 mL 4x/dia. Qual o volume total de líquidos que o paciente deve receber em 24 horas?
Com base nos esquemas terapêuticos para Glomerulopatia membranosa idiopática, é correto afirmar que se preconiza como terapia inicial o esquema de Ponticelli, que corresponde a:
Um técnico em enfermagem está preparando o material para um procedimento cirúrgico. Qual o método de esterilização mais adequado para os seguintes materiais? I. Instrumental cirúrgico: a) Calor úmido (autoclave). b) Calor seco (estufa). c) Radiação ionizante. d) Solução química. II. Roupas e campos cirúrgicos: a) Calor úmido (autoclave). b) Calor seco (estufa). c) Radiação ionizante. d) Solução química. III. Luvas cirúrgicas: a) Calor úmido (autoclave). b) Calor seco (estufa). c) Radiação ionizante. d) Solução química. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de métodos de esterilização para os materiais I, II e III.
Em relação ao edema agudo de pulmão (EAP), analise e marque a alternativa correta. I- É uma síndrome clínica em que ocorre acúmulo de fluido nos espaços alveolares e intersticiais dos pulmões, podendo ser decorrente de causas diversas. II- Sua gravidade depende da quantidade de líquido acumulado nos pulmões. III- A furosemida IV é o diurético de escolha no EAP, cuja dose deve ser individualizada de acordo com as condições clínicas.
































