A base legal do SUS é constituída pela:
I – Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.
II – Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990.
III – Lei nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990.
IV – Comissões tripartites.
Marque a alternativa com a série correta.
Em conformidade com o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem - CAPÍTULO I - DAS RELAÇÕES PROFISSIONAIS - DIREITOS - analise os artigos seguintes:
Art. 1º - Exercer a enfermagem com liberdade, autonomia e ser tratado segundo os pressupostos e princípios legais, éticos e dos direitos humanos.
Art. 2º - Aprimorar seus conhecimentos técnicos, científicos e culturais que dão sustentação a sua prática profissional.
Art. 3º - Apoiar as iniciativas que visem ao aprimoramento profissional e à defesa dos direitos e interesses da categoria e da sociedade.
Art. 4º - Obter desagravo público por ofensa que atinja a profissão, por meio do Conselho Regional de Enfermagem.
Art. 5º - Exercer a profissão com justiça, compromisso, equidade, resolutividade, dignidade, competência, responsabilidade, honestidade e lealdade.
Art. 6º - Fundamentar suas relações no direito, na prudência, no respeito, na solidariedade e na diversidade de opinião e posição ideológica.
Art. 7º - Comunicar ao COREN e aos órgãos competentes, fatos que infrinjam dispositivos legais e que possam prejudicar o exercício profissional.
Marque os Artigos que fazem parte do CAPÍTULO I - DAS RELAÇÕES PROFISSIONAIS – DIREITOS, conforme se pede no comando desta questão.
A equipe de enfermagem deve atuar no sentido de proporcionar à mãe e ao filho a tranquilidade e a segurança necessárias no período compreendido desde o trabalho de parto, até a total assistência neonatal.
(LIMA, Idelmina Lopes de. Manual do Técnico e Auxiliar de Enfermagem. Coordenação de 6ª Ed. ver. E ampliada Goiânia AB, 2000.p.313.).
Considerando os dados que indicam “Trabalho de parto”, analise as informações com o código V(Verdadeiro) ou F(Falso). Em seguida, marque a alternativa com a série correta.
I – Emissão de tampão mucoso.
II – Dilatação e apagamento do colo uterino.
III – Contrações uterinas (duas ou mais em dez minutos) perceptíveis à palpação.
IV – Ocasionalmente, rompimento da bolsa d’água.
Puerpério é o período que decorre da dequitação até a volta do organismo materno à normalidade, sendo necessário, em média, quatro a cinco semanas para que isso se efetive (quando ausentes forem quaisquer intercorrências). (...) A puérpera deve receber atenção continuada, a fim de se detectar, precocemente, qualquer que seja a complicação. Nesse período, devem ser evitadas as complicações: I. Hemorragias. II. Ingurgitamento mamário. III. Rachaduras e fissuras do mamilo. IV. Mastites. V. Infecção puerperal. VI. Deiscência de sutura. VII. Flebite.
(LIMA, Idelmina Lopes de. Manual do Técnico e Auxiliar de Enfermagem. Coordenação de 6ª Ed. ver. E ampliada Goiânia AB, 2000.p.327).
De acordo com os dados do enunciado, analise esta informação:
(Por: Sérgio Falcão. https://cirurgiasegura.com/)
Os dados da informação identificam corretamente:
Crescimento físico representa é aumento no tamanho. Desenvolvimento é o crescimento da capacidade funcional. Os dois processos são dependentes de fatores genéticos, nutricionais e ambientais. Ao descrever o desenvolvimento físico e emocional em crianças, é útil definir certos grupos etários: 1. Neonato (recém-nascido): do nascimento a 1 mês. 2. Lactente: 1 mês a 1 ano. 3. Criança jovem: 1 ano a 4 anos. 4. Criança mais velha: 5 a 10 anos. 5. Adolescente: 11 anos até 17 e 19 anos.
(https://www.msdmanuals.com/pt-br/profissional/pediatria/crescimento-e-desenvolvimento/introdu%C3%A7%C3%A3o-ao-crescimento-e-desenvolvimento)
Sobre “Crescimento e desenvolvimento da criança”, analise as assertivas com o código V(Verdadeiro) ou F(Falso). Em seguida, marque a alternativa com a série correta.
I – Dos dois aos quatro anos (controlar a cabeça no pescoço).
II – Dos quatro aos seis meses (rolar).
III – Dos seis aos oito meses (sentar).
IV – Dos nove aos doze meses (ficar em pé).
A diarreia é um desarranjo do intestino com aumento do número de evacuações e fezes amolecidas ou líquidas. As causas da diarreia podem ser explicadas: “Os germes causadores da diarreia costumam chegar ao ser humano através da boca, podendo estar na água ou alimentos contaminados. A maioria das diarreias é causada por vírus, bactérias ou parasitas. Os parasitas são comuns em locais com condições precárias de higiene sanitária”.
(https://bvsms.saude.gov.br/diarreia-e-desidratacao)
Marque a alternativa com a expressão que revela o melhor meio de prevenir a diarreia do recém-nascido.
Analise os dados da informação seguinte:
“Administração pela via intradérmica –(ID) – consiste em aplicar uma injeção em uma área (derme) que se localiza entre a pele e o tecido subcutâneo. É indicada para injeção de pequenas doses (_________).”
(LIMA, Idelmina Lopes de. Manual do Técnico e Auxiliar de Enfermagem. Coordenação de 6ª Ed. ver. E ampliada Goiânia AB, 2000.p.414.).
Marque a alternativa com os dados corretos para preencher os parênteses que estão no final do texto.
Para uma esterilização ser bem sucedida, além das etapas próprias, ela necessita do preparo das embalagens. O material destinado ao preparo de embalagens para artigos a serem esterilizados deve permitir o contato com o agente esterilizante e mantê-los livres de micro-organismos durante a estocagem. (...) O princípio geral contém critérios que devem ser obedecidos.
(SOUZA, Virgínia Helena Soares de. MOZACHI, Nelson. Manual de Ambiente Hospitalar. 10ª ed. ISBN:85-905124-1-X. Curitiba. p.138.)
Marque a informação que não contempla nenhum dos critérios do princípio geral a que se deve obedecer.
Biossegurança compreende um conjunto de ações destinadas a prevenir, controlar, mitigar ou eliminar riscos inerentes às atividades que possam interferir na qualidade de vida ou comprometê-la, além de expor a perigo também a saúde humana e o meio ambiente. Dessa forma, a biossegurança caracteriza-se como estratégica e essencial para o desenvolvimento de atividades de assistência à saúde, sendo de fundamental importância para garantir a segurança e prevenção dos possíveis riscos ocupacionais (BRASIL, 2010). O Manual de Biossegurança foi elaborado pela Equipe de Enfermagem (...), visando ao estabelecimento de condutas que possam fortalecer as medidas de biossegurança do Serviço de Enfermagem, nas práticas de assistência à saúde, em quaisquer instituições de saúde.
(https://ifce.edu.br/noticias/enfermagem-do-ifce-elabora-manual-de-biosseguranca/manual-de-biosseguranca-do-servico-de-enfermagem.pdf2021) – (P.7) – (Adaptado)
Nessa dimensão, marque o que se tem como “Objetivo geral das medidas de segurança do Serviço de Enfermagem”.
Analise as assertivas com o código V(Verdadeiro) ou F(Falso). Em seguida, marque a alternativa com a série correta.
I – No que se refere à Biossegurança, tem-se que as mãos são consideradas umas das principais ferramentas dos profissionais que atuam nos Serviços de Enfermagem, é por meio delas que os profissionais executam suas atividades.
II – Com respeito às características do recém-nascido a termo, nascido vivo, com idade gestacional de 37 a 42 semanas e possuindo características fisiológicas e anatômicas que permitam sua adaptação perfeita ao meio externo, tem-se que: a cabeça normalmente é ovoide; as fontanelas ou moleiras são palpáveis e representam espaços de cartilagem que permitem o acavalamento dos ossos, facilitando o trabalho de parto.
III – Oxigenoterapia é uma técnica útil no tratamento de males que reduzem a saturação do oxigênio no sangue. Depois de um tempo, a baixa saturação desse gás pode desencadear uma série de complicações, devido ao mau funcionamento dos órgãos e sistemas, portanto, é indispensável que a equipe de enfermagem fique muito atenta à importância deste procedimento.
IV – A finalidade dos curativos é garantir uma cicatrização perfeita e evitar o agravamento de feridas que pedem mais cuidados. Por isso, vale a pena conhecer opções de curativos e escolher os produtos certos para utilidades médicas e primeiros socorros.
As “Técnicas Básicas de Enfermagem” englobam inúmeros aspectos de suma importância para os cuidados com o paciente. Todos eles devem ser observados, acompanhados e respeitados.
(LIMA, Idelmina Lopes de. Manual do Técnico e Auxiliar de Enfermagem. AB Editora Goiânia. p. 94;95; 171/175/)
Sobre o assunto enunciado, marque a afirmação incorreta.
































