Provas para Download

Prova Técnico em Assuntos Educacionais - IFSUDESTE/MG
Visualizar os arquivos PDF
Ver tecnico-em-assuntos-educacionais-barbacena.pdf
PDF
tecnico-em-assuntos-educacionais-barbacena.pdf
Ver gabarito.pdf
PDF
gabarito.pdf
Download dos arquivos PDF
Baixar tecnico-em-assuntos-educacionais-barbacena.pdf
PDF
tecnico-em-assuntos-educacionais-barbacena.pdf
Baixar gabarito.pdf
PDF
gabarito.pdf
Compartilhar os arquivos PDF
Compartilhar tecnico-em-assuntos-educacionais-barbacena.pdf
PDF
tecnico-em-assuntos-educacionais-barbacena.pdf
Compartilhe:
Questões extraídas da Prova :: clique na alternativa correta
0
Acertos
0
Erros
0%
Nota
Limpar
Questão 1 de 13 Q3022583 Q1 da prova

Segundo Libâneo (2013), no planejamento do trabalho pedagógico vários elementos devem ser considerados. Entre estes, estão os conteúdos de ensino. Geralmente, são organizados em matérias de ensino e dinamizados pela articulação objetivos-conteúdos métodos, nos modos de operacionalizar o ensino enas condições reais em que ocorre o processo de ensino. Em uma pedagogia crítica, os conteúdos são caminhos para a formação dos alunos com conhecimento crítico da realidade.

Avalie as afirmações sobre como agir em uma pedagogia crítico-social, com os conteúdos a ensinar.

  1. Viabilizar a aquisição de conhecimentos que elevem o grau de compreensão da realidade expressa nos conteúdos.
  2. Vincular o conhecimento a objetivos socialmente determinados e a interesses concretos, aos quais estão implicadas as tarefas da educação escolar.
  3. Fazer o tratamento metodológico dos conteúdos, considerando que as características dos objetos de estudo estão impregnadas de significações humanas e sociais.
  4. Empregar o método científico no estudo das matérias de ensino, pois a neutralidade científica vai além das aparências dos fatos, dos fenômenos da natureza e da sociedade.
Está correto apenas o que se afirma em

Reportar Erro
Questão 2 de 13 Q3022584 Q2 da prova

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96, em seus Artigos 4º e 4º-A., trata do dever do Estado com a educação escolar pública.Avalie as afirmações sobre o dever do Estado quanto à educação escolar pública.

  1. Possibilitar acesso público e gratuito aos ensinos fundamental e médio para todos os que não os concluíram na idade própria.
  2. Garantir atendimento educacional especializado a todos os alunos da educação básica que têm problemas de saúde por tempo prolongado.
  3. Ofertar educação escolar regular para jovens e adultos.
  4. Oferecer educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 15 (quinze) anos.

Está correto apenas o que se afirma em

Reportar Erro
Questão 3 de 13 Q3022585 Q3 da prova

Para Gonçalves (2008), a universidade tem por função formar profissionais não somente no aspecto científico do conhecimento da área em que se inserem, mas também fomentar a participação em programas de investigação científica e de responsabilidade social, pautados nos avanços tecnológicos enas demandas da sociedade.

Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma sobre a função da universidade.

( )Contemplar a alteridade no cumprimento de sua responsabilidade social, não ultrapassando seus próprios domínios, ao prestar serviços de qualidade para a melhoria da população.
( )Tratar da aplicação técnica da ciência aos valores éticos e morais para a promoção da qualidade de vida em sociedade.
( )Cuidar da saúde, do meio ambiente, da qualidade de vida e do desenvolvimento da cultura nas comunidades carentes.
( )Zelar pela hegemonia da racionalidade cognitiva como fonte-guia do destaque dos que fazem ciência, dos que ensinam e dos que fazem extensão.
( )Reconhecer outros saberes, além dos que estão dentro da instituição universitária, tendo em vista reconfigurar o senso comum, as humanidades e as ciências.

De acordo com as afirmações, a sequência correta é

Reportar Erro
Questão 4 de 13 Q3022588 Q6 da prova

Os Artigos 36-B. e 36-C., Lei nº 9.394/96 (LDB), prescrevem as formas em que a Educação Profissional Técnica de Nível Médio será desenvolvida.

Preencha corretamente as lacunas do texto a seguir quanto ao que determina a LDB sobre as formas de oferta desta modalidade de educação.

A Educação Profissional Técnica de Nível Médio pode ser _____________ e _____________ ao Ensino Médio.Na forma articulada _____________ o curso será oferecido, na mesma instituição de ensino, de modo a conduzir o aluno à habilitação profissional. Na forma articulada _____________ será oferecida a quem ingresse no ensino médio ou já o esteja cursando na mesma instituição de ensino, ou em instituições de ensino distintas. Na forma _____________, em cursos destinados a quem já tenha concluído o ensino médio.

A sequência que preenche corretamente as lacunas do texto é

Reportar Erro
Questão 5 de 13 Q3022589 Q7 da prova

Farias et al. (2011, p.111) destacam que a prática do planejamento “é ato; é uma atividade que projeta,organiza e sistematiza o fazer docente no que diz respeito aos seus fins, meios, forma e conteúdo”. Por ser a docência um trabalho que exige ação reflexiva, viva e contínua, requer a atenção a questões fundamentais, como a alguns princípios para orientar a sua prática.

Na perspectiva desses autores, associe corretamente as colunas, relacionando cada princípio à afirmação correspondente.


PrincípiosAfirmações
1) Coerência( ) Projeção de ações claras para superar o real.
2) Flexibilidade( ) Processo articulador e mobilizador na construção coletiva de ideias e práticas
3) Formalização( ) Base para o ser e o vir-a-ser de uma prática planejada que se pretende transformadora.
4) Objetividade( ) Registro das produções decorrentes das intenções e das ações sob a forma de planos e projetos.
5) Ousadia( ) Reciprocidade entre os diferentes elementos de um mesmo plano e dos vários planos entre si.
6) Participação( ) Percepção de planos previamente estabelecidos como guias, abertura à avaliação e ao replanejamento do percurso.

A sequência correta dessa associação é

Reportar Erro
Questão 6 de 13 Q3022590 Q8 da prova

Segundo Libâneo (2010), aqueles que pensam e atuam no campo da educação precisam conhecer as exigências por uma pedagogia em um mundo em mudança. Ela recebe a influência de várias teorias e correntes pedagógicas contemporâneas que têm impactado a educação, entre elas, a Teoria da Complexidade.

Na perspectiva dessa teoria, abordagem metodológica em que se apreende a complexidade das situações educativas, é correto afirmar que NÃO é recomendável que o projeto pedagógico

Reportar Erro
Questão 7 de 13 Q3022591 Q9 da prova

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), condutor de política pública para mensurar o desempenho do sistema educacional brasileiro, reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Estes resultados têm refletido problemas estruturais da educação básica brasileira, que precisam ser minimizados para que o país alcance níveis educacionais compatíveis com seu potencial de desenvolvimento e para a garantia do direito educacional expresso em nossa Constituição Federal. Projeta-se que, em 2022, o IDEB do Brasil alcance 6,0, que é a média correspondente a um sistema educacional de qualidade, comparável ao dos países desenvolvidos.

Disponível em: http://portal.inep.gov.br/ideb. Acesso em: 11 jan. 2018.

A esse respeito, avalie as afirmações a seguir sobre o IDEB.

I- Os dados apresentados pelo IDEB integram os resultados de uma avaliação educacional de larga escala.
II- Os resultados da avaliação institucional nas escolas de ensino médio têm como fonte o estudo do IDEB.
III- As informações do IDEB possibilitam o monitoramento da qualidade da educação pela sociedade brasileira.
IV- Um dos dados utilizados no estudo do IDEB é ataxa de aprovação que mostra a progressão dos estudantes entre etapas/anos nos ensinos fundamental e médio.

Está correto apenas o que se afirma em

Reportar Erro
Questão 8 de 13 Q3022593 Q12 da prova

A Meta 12, do Plano Nacional de Educação (Lei13.005/14), propõe elevar a taxa bruta de matrícula na educação superior para 50% (cinquenta por cento) e a taxa líquida para 33% (trinta e três por cento)da população de 18 (dezoito) a 24 (vinte e quatro)anos, assegurada a qualidade da oferta e expansão para, pelo menos, 40% (quarenta por cento) das novas matrículas, no segmento público.

Uma estratégia específica para alcance dessa meta recomenda

Reportar Erro
Questão 9 de 13 Q3022594 Q13 da prova

O planejamento da pesquisa em educação requer uma linguagem clara e objetiva na elaboração do projeto. Este deve ser apresentado em etapas, que informam como será realizado o trabalho.

Associe corretamente as colunas, relacionando cada etapa do projeto à sua respectiva especificação.

EtapasExplicações
1) Introdução( ) Indica a pergunta básica para responder a uma questão a ser investigada.
2) Problema( ) Apresenta o que acontece em relação ao problema e o que faz com que ele surja.
3) Justificativa( ) Prevê o momento do desenvolvimento das atividades.
4) Objetivo( ) Esclarece as etapas para responder ao problema proposto.
5) Referencial teórico( ) Explica onde se quer chegar quanto ao propósito final da pesquisa.
6) Metodologia( ) Esclarece as razões do pesquisador para se realizar a pesquisa.
7) Bibliografia( ) Lista os autores, os livros e as demais fontes para esclarecer o projeto.
8) Cronograma( ) Seleciona o que é relevante e atual na área que se deseja pesquisar.

A sequência correta dessa associação é

Reportar Erro
Questão 10 de 13 Q3022595 Q15 da prova

Luckesi (2018) afirma que o ato de avaliar se encerra com a revelação da qualidade da realidade investigada. Para o autor, os usos dos resultados da investigação avaliativa não pertencem, epistemologicamente, ao ato de avaliar, mas sim às modalidades de uso que se possa fazer dos seus resultados. As decisões de uso dos resultados dessas modalidades é do gestor da ação avaliada, que pode ser um estudante, ou um grupo de pessoas que representam uma instituição ou um sistema de ensino.

Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma sobre o uso desses resultados


( )A tomada de decisão, com base nos resultados da investigação avaliativa, pertence ao âmbito da avaliação.
( )O uso diagnóstico dos resultados da avaliação é colocado a serviço da qualidade desejada dos resultados.
( )O uso seletivo dos resultados exclui aquele ou o que atingiu o padrão da qualidade estabelecida como ponto de corte.
( )A função dos resultados de uma investigação avaliativa, no decorrer de uma ação, é subsidiar decisões relativas a essa mesma ação.
( )O ato avaliativo, por si mesmo, classifica o seu objeto de investigação.
( )O uso seletivo dos resultados toma como base o padrão probatório de qualidade.

De acordo com as afirmações, a sequência correta é

Reportar Erro
Questão 11 de 13 Q3022596 Q17 da prova

Gonçalves (2008) propõe perguntas para orientar a composição das etapas da estrutura textual básica de um projeto de extensão.

Associe corretamente as colunas, relacionando as etapas do projeto ao conjunto de perguntas que lhes correspondem.

etapasPerguntas
1) Introdução e Justificativa( ) Quais recursos? Quem financiará os custos? Como analisar a expectativa dos beneficiários? Como será a programação e duração das atividades?
2) Favorecidos e Objetivos( ) Onde será e como pretende realizar a atividade? Como realizar a integração entre as disciplinas?
3) Metodologia( ) Qual é a atividade extensionista? Que situação-problema se deseja solucionar?Como é a comunidade em relação ao que se deseja solucionar? Qual o porquê dessa atividade?
4)Calendário, Gestão e Avaliação
( ) Com quem será desenvolvida a atividade? Quais os efeitos a alcançar? O que se espera alcançar com a atividade?

A sequência correta dessa associação é

Reportar Erro
Questão 12 de 13 Q3022597 Q18 da prova

Associe corretamente as colunas, relacionando o nível de objetivo às formulações propostas que lhes correspondem, para o ensino de disciplinas relacionadas à pesquisa educacional

NíveisFormulações
1) Geral( ) Redigir os resultados da pesquisa.
2) Específicos( ) Demostrar postura investigativa.
( ) Formular hipóteses sobre o problema da pesquisa.
() Entender a finalidade da pesquisa na formação do educador.
( ) Coletar dados que possam responder aos problemas levantados.
( ) Desenvolver habilidades para comunicar o conteúdo da pesquisa monográfica.

A sequência correta dessa associação é

Reportar Erro
Questão 13 de 13 Q3022598 Q19 da prova

Conforme Bandeira (2017), o impacto nas relações interpessoais e sociais decorrente do avanço acelerado das tecnologias de comunicação e de informação cada vez mais requer de educadores e profissionais engajados na elaboração de material didático a consciência desse fenômeno, para que possam utilizá-la sem favor da criação, da produção e da distribuição dos recursos educativos. Para isso, diferentes condições devem ser consideradas nas escolas brasileiras de ensino básico.

Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma sobre essas condições.

( )Uso das tecnologias para criação, produção e seleção do material didático independentemente do contexto do público alvo.
( )Disponibilidade de tecnologias e de seus suportes para guiar a definição da proposta político-pedagógica da escola.
( )Duração da carga horária da prática educativa para o desenvolvimento dos objetivos e dos conteúdos do material didático.
( )Adequação entre os vários tipos de material didático e as mídias.
( )Possibilidade de favorecer a comunicação didática entre o professor e aluno.
( )Suporte para veicular o material didático com apoio mais no recurso audiovisual e nas mídias digitais e menos no texto impresso.

De acordo com as afirmações, a sequência correta é

Reportar Erro
0
Acertos
0
Erros
0%
Nota
Limpar

Acertos
Erros
Nota