Assinale a alternativa que melhor expressa o tema desenvolvido no texto:
Leia o trecho: ― (...) naquela idade em que já sabe que nunca será o dono de um cassino em Samarkand, com diamantes nos dentes (...) ‖. Da leitura dessa frase, pode -se inferir que o homem
Leia: ― (...) o desafiavam no jângal dos seus sonhos de infância, mas o macaco do seu carro tamanho médio, que provavelmente não funcionaria, resignação e reticências... ‖ As palavras JÂNGAL e RESIGNAÇÃO, que aparecem nesse trecho, têm, nesse contexto, respectivamente, o mesmo sentido de:
Observe o emprego do pronome LHE, nas frases extraídas do texto: ― (...) ou furar-lhe um pneu. Furou -lhe um pneu.(...) ‖ Assinale a alternativa em que o pronome LHE foi empregado com a mesma função das frases acima:
Leia este trecho do texto: “(...) Ele deu um passo para pegar a aliança do asfalto, mas sem querer a chutou. A aliança bateu na roda de um carro que passava e voou para um bueiro. Onde desapareceu diante dos seus olhos, nos quais ele custou a acreditar. Limpou as mãos o melhor que pode,(...) ” A expressão NOS QUAIS, em destaque no trecho, refere-se a:
De acordo com o trecho ― Disse que aquilo significava uma crise no casamento deles (...) ‖, o pronome AQUILO substitui:
Observe o emprego da conjunção MAS, seguida do advérbio AINDA no seguinte trecho: “(...) com diamantes nos dentes, mas ainda pode esperar algumas surpresas da vida, (...)” Sobre essa sequência, pode -se afirmar: I. Certamente algo inesperado poderia ocorrer em sua vida, embora não tivesse mais a possibilidade de tornar -se rico, a não ser que ganhasse na loteria. II. Embora já fosse de certa idade para uma grande mudança em sua vida, não havia perdido as esperanças num futuro melhor. III. Embora seja um erro gramatical, ainda assim é possível compreender já que MAS e AINDA são muito utilizados na linguagem popular. IV. Revela uma ideia adversa daquela expressa na oração anterior, acrescida de uma possibilidade, expressa na oração iniciada por esses termos. V. Trata -se de um erro gramatical, tendo em vista que a conjunção é incompatível com o advérbio, semanticamente. É (são) INCORRETA(S) a(s) assertiva(s):
De acordo com o texto, a consequência da mentira contada pelo homem:
Qual a função do primeiro parágrafo do texto?
Leia: ― Imaginou a cena. Ele entrando em casa e respondendo às perguntas da mulher antes de ela fazê -las”. A partir desse fragmento, analise as assertivas abaixo quanto à regência verbal, ao emprego do acento indicativo de crase e ao uso do pronome pessoal: I. A crase em ―às perguntas‖ deve -se ao fato de que o substantivo é feminino plural, exigindo a presença de artigo feminino plural e por ser complemento do verbo RESPONDER, que exige a proposição A. II. Na sequência ―antes de ela fazê -las‖, o autor não usou a palavra DELAS, porque o pronome ELA, nesse caso, funciona como sujeito do verbo FAZER. III. Na sequência ―antes de ela fazê -las‖, o autor não usou corretamente a Língua Portuguesa, pois o certo seria o emprego do pronome DELAS, por ser possessivo. IV. O verbo RESPONDER é um caso típico de regência verbal, oposto ao do verbo OBEDECER, ou seja, não é regido por preposição, sendo Verbo Transitivo Direto. V. O verbo RESPONDER é um caso típico de regência verbal, semelhante ao do verbo obedecer, ou seja, ambos são regidos pela preposição A. São CORRETAS as assertivas:

























