Provas para Download

Prova Residência Multiprofissional - Psicologia - UFPI
Visualizar os arquivos PDF
Ver residencia-multiprofissional-psicologia.pdf
PDF
residencia-multiprofissional-psicologia.pdf
Ver gabarito.pdf
PDF
gabarito.pdf
Download dos arquivos PDF
Baixar residencia-multiprofissional-psicologia.pdf
PDF
residencia-multiprofissional-psicologia.pdf
Baixar gabarito.pdf
PDF
gabarito.pdf
Compartilhar os arquivos PDF
Compartilhar residencia-multiprofissional-psicologia.pdf
PDF
residencia-multiprofissional-psicologia.pdf
Compartilhe:
Questões extraídas da Prova :: clique na alternativa correta
0
Acertos
0
Erros
0%
Nota
Limpar
Questão 1 de 32 Q2041756 Q7 da prova
A lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990 que dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências, no capítulo da competência e atribuição, são atribuições comuns a União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, em seu âmbito administrativo, EXCETO:

Assinale a opção que apresenta a alternativa INCORRETA.

Reportar Erro
Questão 2 de 32 Q2041759 Q9 da prova
Segundo a Portaria de Consolidação nº 02 /2017, as ações de que trata a Política Nacional de Regulação do SUS estão organizadas em três dimensões de atuação. Dentre elas temos a que é exercida pelas Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, conforme pactuação estabelecida no Termo de Compromisso de Gestão do Pacto pela Saúde: tem como objetivo garantir a adequada prestação de serviços à população. Essa dimensão é denominada de:

Assinale a opção que apresenta a denominação correta.

Reportar Erro
Questão 3 de 32 Q2041761 Q10 da prova
O decreto presidencial nº 7.059, de 28 de junho de 2011 que Regulamenta a Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, para dispor sobre a organização do Sistema Único de Saúde - SUS, o planejamento da saúde, a assistência à saúde e a articulação interfederativa, e dá outras providências. São Portas de Entrada às ações e aos serviços de saúde nas Redes de Atenção à Saúde os serviços, EXCETO:

Assinale a opção que apresenta a alternativa INCORRETA.

Reportar Erro
Questão 4 de 32 Q2041762 Q11 da prova
A Unidade de Terapia Intensiva é um dos cenários de prática do psicólogo no hospital. A respeito da formação, da atuação e intervenções da Psicologia na área da saúde, em especial da hospitalar (RODRIGUES, 2020), é verdadeiramente afirmar que, EXCETO:

Assinale a opção INCORRETA.

Reportar Erro
Questão 5 de 32 Q2041764 Q12 da prova
No campo da Psicologia Hospitalar, a psicoterapia breve é uma das modalidades de intervenção com os pacientes. De acordo com Hegenberg (2010), a respeito desta modalidade psicoterapêutica julgue os itens abaixo:

I. Partilha do vértice psicanalítico, pois se mantém o método e a teoria – não variando o enquadre;
II. Inclui alguns parâmetros, tais como o limite de tempo da terapia, sua focalização em torno de uma problemática central ligada à queixa e à demanda do paciente, a consideração das possibilidades do paciente, do terapeuta e da instituição na qual se dará o atendimento;
III. O foco de trabalho incide em características de personalidade;
IV. O foco proposto se dará nas angústias, de fragmentação ou de perda do objeto, ligadas às características de personalidade do sujeito, respeitado em sua subjetividade singular, levando-se em conta sua história de vida e o momento atual;
V. São quatro as tarefas: formular uma intervenção inicial baseada na angústia que motivou a procura por auxílio; reconhecer se há crise ou não; distinguir o foco; e decidir a indicação.

Assinale a opção CORRETA.

Reportar Erro
Questão 6 de 32 Q2041766 Q13 da prova
A avaliação psicológica é uma das tarefas empreendidas em contextos de saúde e hospitalar (HUTZ, 2019). A respeito da prática do psicólogo nos contextos de saúde e hospitalar, é INCORRETO afirmar:

Assinale a opção INCORRETA.

Reportar Erro
Questão 7 de 32 Q2041767 Q14 da prova
Colocando-se a sugerir alguns elementos para a reforma do modelo de gestão e de atenção do hospital contemporâneo, Campos (2007) propõe uma reformulação do modelo biomédico, trazendo para prática clínica saberes provenientes da saúde coletiva, saúde mental, do planejamento e da gestão, das ciências sociais e políticas. O conceito de clínica ampliada é um dos conceitos propostos à reorganização da clínica e da gestão em hospitais com o qual o psicólogo inserido neste contexto tem que lidar em sua prática cotidiana. Sobre a clínica ampliada, é INCORRETO afirmar:

Assinale a opção INCORRETA.

Reportar Erro
Questão 8 de 32 Q2041769 Q15 da prova
A psicossomática é um ramo de conhecimentos das relações existentes entre processos corporais, psíquicos e sociais (RODRIGUES, CAMPOS e PARDINI, 2020). Considerando a contribuição da psicossomática à prática interdisciplinar, correlacione as duas colunas abaixo e assinale a opção CORRETA.

I. Conflito psíquico
II. Conversão
III. Somatização
IV. Psicossomática

Assinale a opção que preenche CORRETAMENTE os parênteses, na ordem de cima para baixo:

Reportar Erro
Questão 9 de 32 Q2041771 Q16 da prova
A respeito da atuação do psicólogo no âmbito do Sistema Único de Saúde, vários estudos têm sido feitos sobre a presença dos psicólogos na saúde pública no Brasil (FERREIRA, 2010). São exemplos de impasses na atuação do psicólogo na saúde, EXCETO:

Assinale a opção que apresenta a alternativa INCORRETA.

Reportar Erro
Questão 10 de 32 Q2041773 Q17 da prova
Segundo Figueiredo e Loureiro (2018), o esforço para resolver ou superar as contradições entre os saberes psicológicos deve apontar para:

Assinale a opção CORRETA.

Reportar Erro
Questão 11 de 32 Q2041774 Q18 da prova
A atuação do psicólogo dentro dos contextos de atuações da clínica psicossocial requer novos dispositivos e um olhar mais amplo acerca do sofrimento psíquico e de como é realizada a articulação entre os diversos saberes nesse campo (BUENO, VALLE E VILELA, 2013). A partir dessa afirmação, a formação de psicólogo através de residência multiprofissional pode ser justificada por:

Assinale a opção CORRETA.

Reportar Erro
Questão 12 de 32 Q2041776 Q19 da prova
Sobre a atuação do psicólogo no contexto hospitalar e da saúde, pode-se afirmar:

I. Deve estar atenta à existência de fantasias catastróficas de usuários e familiares capazes de influenciar na sua relação com o tratamento e com as equipes de saúde;
II. Ampara-se nas referências da clínica tradicional para realizar psicodiagnóstico, interpretações e intervenções que auxiliem no controle de sintomas, foco das queixas que mobilizam a busca da atenção em saúde;
III. Pode contribuir como intérprete das necessidades do usuário, da família e do contexto social, contribuindo com conhecimentos compreensíveis por toda equipe multiprofissional;
IV. Contribui com a prevenção, promoção, recuperação da saúde e qualidade da assistência, a partir da compreensão do contexto e modo de vida onde as intervenções serão realizadas;
V. Prevalecem práticas voltadas para distúrbios e transtornos que contribuem com as diretrizes do SUS por estarem descritas de forma precisa e universalizantes.

São verdadeiras as afirmativas da opção:

Reportar Erro
Questão 13 de 32 Q2041778 Q20 da prova
Segundo Carvalho (2000), a angústia no contexto de internação em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) remete à:

Assinale a opção CORRETA.

Reportar Erro
Questão 14 de 32 Q2041780 Q21 da prova
Alguns estudos demonstram que pacientes internados têm maior risco de cometer suicídio em comparação com a população geral. Esse fato pode estar relacionado à conjugação de fatores de risco presentes na hospitalização (ALMENDRA, 2018). Sobre o comportamento suicida em UTI, julgue os itens abaixo e marque a opção CORRETA.

Assinale a opção CORRETA.

Reportar Erro
Questão 15 de 32 Q2041781 Q22 da prova
Uma das constantes realidades vivenciadas por profissionais de saúde que trabalham em Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s) é o doloroso enfrentamento de processos de morrer e lutos decorrentes de pacientes e familiares. Sobre essa temática, Elizabeth Kübler – Ross elaborou sua teoria sobre a Morte e o Morrer. De acordo com essa teoria, assinale a opção que corresponde à afirmativa abaixo:

“É um mecanismo usado por quase todos os pacientes, ou nos primeiros estágios da doença ou logo após a constatação e funciona como um “pára-choque” depois de notícias inesperadas e chocantes, deixando que o paciente se recupere com o tempo mobilizando outras medidas menos radicais. Geralmente é uma defesa temporária, logo sendo substituída.” (KÜBER-ROSS, 1997, p. 50)

Assinale a opção que corresponde à afirmativa.

Reportar Erro
Questão 16 de 32 Q2041783 Q23 da prova
A intervenção cirúrgica representa uma ameaça na vida de qualquer pessoa e envolve uma carga emocional específica e diferenciada (FIGHERA e VIERO, 2005). Sobre os aspectos emocionais envolvidos no tratamento cirúrgico, é CORRETO afirmar:

Assinale a opção CORRETA.

Reportar Erro
Questão 17 de 32 Q2041785 Q24 da prova
A cirurgia pode introduzir o paciente em uma vivência de luto pela perda da saúde, de alguma parte de seu corpo ou mesmo de sua integridade física. Necessitando na maioria das situações de intervenções psicológicas no enfrentamento do adoecimento (ESPINHA e AMATUZZI, 2008). A respeito das repercussões emocionais e suas relações com o tratamento cirúrgico, é CORRETO afirmar:

Assinale a opção CORRETA.

Reportar Erro
Questão 18 de 32 Q2041786 Q25 da prova
De acordo com Miranda e Morthé (2016) o pronto socorro se tornou um local de acesso à população que busca solução não só de problemas orgânicos, mas também de ordem psicossocial e político-econômica. Esse panorama representa filas e longas horas de espera por um atendimento médico que nem sempre caracteriza urgência e emergência. Por essa razão, implantou-se a Política Nacional de atenção às Urgências e criou-se a Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS. Assinale a opção que apresenta uma ação desenvolvida por essas Políticas para reorganizar os serviços de urgência e emergência.

Assinale a opção que apresenta uma ação desenvolvida por essas Políticas.

Reportar Erro
Questão 19 de 32 Q2041790 Q27 da prova
No contexto hospitalar é possível utilizar intervenções grupais de diferentes modalidades. A classificação dos grupos partirá da vertente teórica e da finalidade dos mesmos e muitos autores costumam catalogar os grupos de acordo com a técnica empregada pelo coordenador e com o vínculo que ele estabeleceu com os indivíduos integrantes (ZIMERMAN, 2000). A respeito dessa temática, marque a opção CORRETA.

Assinale a opção CORRETA.

Reportar Erro
Questão 20 de 32 Q2041791 Q28 da prova
Pichon Rivière, médico psiquiatra introduziu, sistematizou e divulgou a utilização de grupo conhecida como Grupos Operativos. A partir de Zimerman (2000) sobre grupos operativos, marque a opção CORRETA.

Assinale a opção CORRETA.

Reportar Erro
Questão 21 de 32 Q2041793 Q29 da prova
O Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar (PNHAH) propõe um conjunto de ações integradas que visam mudar substancialmente o padrão de assistência ao usuário nos hospitais públicos do Brasil, melhorando a qualidade e a eficácia dos serviços hoje prestados por estas instituições (KNOBEL; ANDREOLI e ERLICHMAN, 2008). Acerca do PNHAH julgue os itens a seguir em verdadeiro e falso e marque a opção CORRETA.

Assinale a opção CORRETA.

Reportar Erro
Questão 22 de 32 Q2041795 Q30 da prova
No início da década de 1990, a Sociedade Americana de Terapia Intensiva elaborou diretrizes para a implantação de programas de humanização em resposta à crescente preocupação com o cuidado humanizado dos pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Essas diretrizes foram documentadas com base em consenso realizado com profissionais de vários centros envolvidos no cuidado desses pacientes (KNOBEL; ANDREOLI e ERLICHMAN, 2008). Sobre suas premissas básicas, julgue os itens a seguir e marque a opção CORRETA.

Assinale a opção CORRETA.

Reportar Erro
Questão 23 de 32 Q2041796 Q31 da prova
Na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é comum o psicólogo se deparar com pacientes com alteração patológica no estado da consciência, no qual podem ser de vários tipos e ocasionados por causas variadas, como estar hospitalizado, ter idade avançada, ter passado por cirurgia, desnutrição, desidratação, restrição física, privação do sono e uso de muitas medicações (DALGALARRONDO, 2008). Nesse sentido, marque a opção CORRETA que corresponde às características do quadro de Delirium:

Assinale a opção CORRETA.

Reportar Erro
Questão 24 de 32 Q2041798 Q32 da prova
Estado de exaustão como resposta a um quadro prolongado de estresse, com causas diretamente ligadas ao trabalho e caracterizado pela exaustão emocional, distanciamento afetivo, despersonalização e baixa realização profissional (PEREIRA, 2010):

Assinale a opção CORRETA.

Reportar Erro
Questão 25 de 32 Q2041800 Q33 da prova
Um transtorno da personalidade é um padrão persistente de experiência interna e comportamento que se desvia acentuadamente das expectativas da cultura do indivíduo, é difuso e inflexível, começa na adolescência ou no início da fase adulta, é estável ao longo do tempo e leva a sofrimento ou prejuízo (DALGALARRONDO, 2008). Assinale a opção que corresponde às características do transtorno de personalidade borderline:

Assinale a opção CORRETA.

Reportar Erro
Questão 26 de 32 Q2041801 Q34 da prova
Toda profissão define-se a partir de um corpo de práticas que busca atender demandas sociais, norteado por elevados padrões técnicos e pela existência de normas éticas que garantam a adequada relação de cada profissional com seus pares e com a sociedade como um todo. Sobre o Código de Ética do Psicólogo, marque a opção CORRETA.

Assinale a opção CORRETA.

Reportar Erro
Questão 27 de 32 Q2041803 Q35 da prova
O cenário atual da Saúde Pública que impõe a necessidade de utilização adequada de recursos, visando alocação responsável em busca de produção, produtividade e resolutividade, faz com que todos os gestores da área da saúde, inclusive da Psicologia Hospitalar, tenham que se ater a esta demanda. Sobre Organização e Gestão de Serviço de Psicologia, assinale a opção CORRETA.

Assinale a opção CORRETA.

Reportar Erro
Questão 28 de 32 Q2041805 Q36 da prova
Os Cuidados Paliativos baseiam-se em conhecimentos inerentes às diversas especialidades, possibilidades de intervenção clínica e terapêutica nas diversas áreas de conhecimento da ciência médica e de conhecimentos específicos. A respeito dos Cuidados Paliativos, marque a opção CORRETA.

Assinale a opção CORRETA.

Reportar Erro
Questão 29 de 32 Q2041806 Q37 da prova
A internação na UTI normalmente se caracteriza por um momento de estresse para o paciente e a família, seja pela deterioração aguda da saúde, seja pela expectativa de sofrimento e morte iminente. Sobre os cuidados Paliativos nas Unidades de Terapia Intensiva, marque a opção CORRETA.

Assinale a opção CORRETA.

Reportar Erro
Questão 30 de 32 Q2041808 Q38 da prova
Com o significativo aumento da população idosa, cabe cada vez ao psicólogo compreender a heterogeneidade do envelhecimento para assistir adequadamente a esta população. Segundo Aranha (2016), a prática do psicólogo com idoso se inicia:

Assinale a opção CORRETA.

Reportar Erro
Questão 31 de 32 Q2041809 Q39 da prova
Sobre avaliação de pacientes com dor crônica, pode-se afirmar:

I. Aspectos físicos e psicológicos são complementares e devem ser avaliados em todos os pacientes com dor crônica;
II. O comportamento poliqueixoso na dor crônica pode ser explicado por comportamentos de simulação;
III. A avaliação dos aspectos emocionais na dor pode complementar ou substituir a avaliação clínica, em alguns casos;
IV. Depressão em pacientes com dor crônica está associada a maior intensidade da dor e mais limitações, além de ser um preditor de incapacidade;
V. Paciente com dor crônica comete suicídio de 2 a 3 vezes mais que na população geral.

São CORRETAS as afirmações dos itens:

Reportar Erro
Questão 32 de 32 Q2041811 Q40 da prova
A respeito do trabalho do psicólogo com familiares na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) (KITAJIMA, 2014), marque a opção CORRETA.

Assinale a opção CORRETA.

Reportar Erro
0
Acertos
0
Erros
0%
Nota
Limpar

Acertos
Erros
Nota