A tabela periódica constitui uma ferramenta essencial da química, responsável por organizar todos os elementos químicos conhecidos de maneira sistemática, considerando suas propriedades físicas e químicas. Sobre as propriedades gerais dos elementos, é correto afi rmar que:
De acordo com a teoria de Brønsted-Lowry, a espécie que atua como base na reação NH₃(aq)+ H₂O(l)⇌ NH₄⁺(aq)+ OH⁻(aq)é:
Os hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPA) constituem uma classe de compostos orgânicos associados à poluição ambiental, sendo caracterizados pela presença de dois ou mais anéis aromáticos condensados. Em relação a esses compostos, pode-se afi rmar que:
O dióxido de enxofre (SO ₂) é classifi cado como um poluente atmosférico constituinte das diretrizes globais de qualidade do ar pela Organização Mundial de Saúde (OMS) devido aos seus impactos ambientais e à saúde humana. Um dos principais efeitos associados à emissão de SO ₂ na atmosfera é a:
As propriedades físico-químicas dos metais alcalinos (grupo 1 da tabela periódica) estão intimamente relacionadas com a sua estrutura eletrônica e tamanho dos átomos. Dessa forma, é correto afi rmar que esses elementos:
Uma reação de oxidação entre um álcool (pentan-3-ol) e o ácido crômico (H 2CrO4) resultou em um composto de fórmula molecular C 5H10O. A função orgânica e o nome do composto formado nessa reação são, respectivamente:
O hélio (He), um gás nobre e quimicamente inerte, possui ampla aplicação em análises instrumentais devido às suas propriedades únicas. Um cilindro contendo inicialmente 20 L de gás hélio a 27oC, sob pressão constante, teve sua temperatura elevada para 117oC. O volume fi nal ocupado pelo gás será de:
A eutrofi zação em ambientes aquáticos é um fenômeno natural de multiplicação de algas por compostos ricos em fósforo e nitrogênio, comum em ecossistemas com pouca movimentação. No entanto, esse processo pode ser intensifi cado pela ação antrópica, como lançamento de esgoto doméstico e efl uentes industriais não tratados, além do uso de fertilizantes. Esse fenômeno pode impactar diretamente a:
O composto formado na reação de adição do ácido bromídrico (HBr) ao 2-buteno é:
Em uma célula voltaica que utiliza eletrodos de zinco e de cobre, conforme a reação Zn (s)+ Cu+2(aq)→ Zn+2(aq)+ Cu(s), é correto afi rmar que:
































