Provas para Download

Prova Psicólogo - Pref. Vereda/BA
Visualizar os arquivos PDF
Ver psicologo.pdf
PDF
psicologo.pdf
Ver gabarito-preliminar.pdf
PDF
gabarito-preliminar.pdf
Download dos arquivos PDF
Baixar psicologo.pdf
PDF
psicologo.pdf
Baixar gabarito-preliminar.pdf
PDF
gabarito-preliminar.pdf
Compartilhar os arquivos PDF
Compartilhe:
Questões extraídas da Prova :: clique na alternativa correta
0
Acertos
0
Erros
0%
Nota
Limpar
Questão 1 de 21 Q1256416 Q16 da prova

O Código de Ética do Psicólogo pautou-se pelo princípio geral de aproximar-se mais de um instrumento de reflexão do que de um conjunto de normas a serem seguidas pelo psicólogo. Para tanto, na sua construção buscou-se, exceto:

Reportar Erro
Questão 2 de 21 Q1256417 Q17 da prova

Com base no Art. 1º do “Código de Ética do Psicólogo”, marque a alternativa com os dados inadequados às “Responsabilidades do Psicólogo”.

Reportar Erro
Questão 3 de 21 Q1256418 Q18 da prova

À luz do Art. 2º do Código de Ética do Psicólogo, analise as assertivas a seguir:

I – Praticar ou ser conivente com quaisquer atos que caracterizem negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade ou opressão.
II – Induzir a convicções políticas, filosóficas, morais, ideológicas, religiosas, de orientação sexual ou a qualquer tipo de preconceito, quando do exercício de suas funções profissionais.
III – Utilizar ou favorecer o uso de conhecimento e a utilização de práticas psicológicas como instrumentos de castigo, tortura ou qualquer forma de violência.
IV – Acumpliciar-se com pessoas ou organizações que exerçam ou favoreçam o exercício ilegal da profissão de psicólogo ou de qualquer outra atividade profissional.

Considerando o que é “Vedado ao Psicólogo”, marque a alternativa com a série correta.

Reportar Erro
Questão 4 de 21 Q1256419 Q19 da prova

Psicologia é a ciência que estuda o comportamento e os processos mentais dos indivíduos (psiquismo). Dizer que o indivíduo é a unidade básica de estudo da psicologia significa dizer que, mesmo ao estudar grupos, o indivíduo permanece o centro de atenção – ao contrário, por exemplo, da sociologia, que estuda a sociedade como um conjunto. (...) Os processos mentais são a maneira como a mente humana funciona – pensar, planejar, tirar conclusões, fantasiar e sonhar.

Nessa perspectiva, analise as informações a seguir.

I - Dizer que a psicologia é uma ciência significa que ela é regida pelas mesmas leis do método científico as quais regem as outras ciências: ela procura um conhecimento objetivo, baseado em fatos empíricos.
II - Pelo seu objeto de estudo, a psicologia desempenha o papel de elo entre as ciências sociais, como a sociologia e a antropologia, as ciências naturais, como a biologia, e áreas científicas mais recentes como as ciências cognitivas e as ciências da saúde.
III - Comportamento é a atividade observável (de forma interna ou externa) dos organismos na sua busca de adaptação ao meio em que vivem.
IV - O comportamento humano não pode ser compreendido sem que se compreendam esses processos mentais, já que eles são a sua base.

Marque a alternativa com a série de informações coerentes com o enunciado.

Reportar Erro
Questão 5 de 21 Q1256420 Q20 da prova

O debate sobre a forma de descrever e explicar a mente humana e comportamento começou com o surgimento da Psicologia, quando da separação da biologia e filosofia. (...) A primeira escola de pensamento foi defendida pelo fundador do primeiro laboratório de psicologia, Wilhelm Wundt, considerado o “Pai da Psicologia”. Quase imediatamente, outras teorias começaram a surgir e disputar o domínio na Psicologia.

Marque a alternativa que apresenta a denominação da “Primeira escola de pensamento”.

Reportar Erro
Questão 6 de 21 Q1256421 Q21 da prova

A Psicologia da Gestalt é uma das tendências teóricas mais coerentes e coesas da história da Psicologia. Seus articuladores se preocuparam em construir não só uma teoria consistente, mas também uma base metodológica forte, que garantisse a consistência teórica. Gestalt é um termo alemão de difícil tradução. O termo mais próximo em português seria forma ou configuração, que não é muito utilizado por não corresponder exatamente ao seu real significado em Psicologia.

Marque a alternativa que apresenta o “Ponto de partida e um dos temas centrais da Gestalt”.

Reportar Erro
Questão 7 de 21 Q1256422 Q22 da prova

Avaliação Psicológica é um processo que permite a compreensão dos fenômenos psicológicos através de procedimentos diagnósticos e prognósticos. Também se define como um conjunto de práticas investigativas com finalidade de responder alguma questão-problema. Os principais instrumentos de Avaliação Psicológica são: Entrevista Psicológica, Testes Psicológicos e Observação. A entrevista psicológica pode ser classificada: Quanto aos objetivos. Quanto à estrutura. Quanto à sequência temporal.

Marque a alternativa que apresenta o exemplo de entrevista “Quanto aos objetivos”.

Reportar Erro
Questão 8 de 21 Q1256424 Q24 da prova

A Esquizofrenia e algumas formas de distúrbios de afetividade constituem as principais doenças psicóticas (a psicose é definida como a ocorrência de alucinações ou delírios). A esquizofrenia começa mais amiúde no final da adolescência. (...) Os médicos encontram dois grupos especiais de pacientes esquizofrênicos: uma doença psicótica rebuscada aguda e uma doença crônica com sintomas menos rebuscados.

Sobre “Distúrbios do caráter” – relação “Tipos de caráter – Padrões característicos de comportamento”, marque a alternativa incorreta.

Reportar Erro
Questão 9 de 21 Q1256425 Q25 da prova

Na Psicologia, a Ética tem um papel fundamental, já que profissionais com essa característica ganham maior credibilidade na profissão. O papel do Psicólogo é procurar entender os problemas humanos e se solidarizar com eles. Se cumprida de forma correta, a ética proporciona benefícios tanto para quem a pratica/exerce, quanto para quem a recebe. (...) Ética e Psicologia - Pesquisa com Humanos – Investigadores que trabalham com pessoas são responsáveis pela avaliação da aceitabilidade ética de seus próprios projetos (American Psychological Association, 1981). Quando algo é questionável, eles devem buscar aconselhamento. Além disso, espera-se que respeitem uma série de padrões.

Analise as assertivas apresentadas a seguir:

I – Informar de antemão os participantes sobre quaisquer aspectos da pesquisa que possam influenciar sua decisão de participar e responder a perguntas sobre a natureza da pesquisa.
II – Informar os participantes sobre os motivos de qualquer dissimulação imediatamente após o término do estudo.
III – Respeitar a liberdade de alguém que se recusa a participar e interromper a participação a qualquer momento; proteger os participantes contra perigos físicos e mentais, prejuízo ou desconforto.
IV – Uma vez coletados os dados, esclarecer a natureza do estudo e quaisquer concepções errôneas; compartilhar as informações coletadas sobre os participantes, com os participantes e respectivos familiares.

Marque a alternativa com a série de assertivas coerentes com os padrões alusivos à Ética e Psicologia.

Reportar Erro
Questão 10 de 21 Q1256426 Q26 da prova

Qualquer análise de um processo grupal que se apoie no materialismo dialético tem de partir, essencialmente, dos níveis propostos por (LANE, S. T. M et al. Processo Grupal. Revista Interamericana de Psicologia.) (...) A emergência da consciência histórica, portanto, de uma ação social como práxis transformadora significaria o nível das determinações concretas rompendo as representações ideológicas e se fazendo consciência, momento em que a dualidade tenderia a desaparecer. (...) Os Psicólogos usam amplamente a palavra “comportamento” – o que, para muitos deles, o comportamento abrange tudo o que pessoas e animais fazem: conduta, emoções, formas de comunicação, processos de desenvolvimento, processos mentais. (...)

Nessa dimensão, considerando a “Práxis do psicólogo”, marque a opção incorreta.

Reportar Erro
Questão 11 de 21 Q1256427 Q27 da prova

Definem-se “Testes psicométricos” como sendo instrumentos padronizados por pesquisas científicas com a finalidade de mensuração de determinados construtos, exemplo, fator de inteligência, atenção, memória, ansiedade e outras coisas. (...) Os testes psicométricos se baseiam na teoria da medida e, mais especificamente, na psicometria, usam números para descrever os fenômenos psicológicos, enquanto os testes impressionistas, ainda que utilizem números, se fundamentam na descrição linguística. Os testes podem ser divididos e subdivididos em categorias.

Nessa dimensão, analise as assertivas com o código V(Verdadeiro) ou F(Falso). Após análise, marque a alternativa com a série correta.

Reportar Erro
Questão 12 de 21 Q1256428 Q28 da prova

De acordo com Bleger “Um grupo é um conjunto de pessoas que entram em interação entre si, porém, além disso, o grupo é fundamentalmente, uma sociabilidade estabelecida sobre um fundo de indiferenciação ou de sincretismo, no qual os indivíduos não têm existência como tais e entre eles atua um transitivismo permanente”. (Bleger, 1964) - (http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script= )

Analise as assertivas com o código V(Verdadeiro) ou F(Falso). Após análise, marque a alternativa com a série correta.

Reportar Erro
Questão 13 de 21 Q1256429 Q29 da prova

A “Reforma Psiquiátrica Brasileira” - (RPB) - tem como marco a sanção da Lei n. 10.216 de 6 de abril de 2001, que dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas com transtornos mentais, e também reorienta o modelo assistencial em saúde mental. Esta determina que os direitos devem ser colocados em prática, com a ausência de preconceitos, sejam estes relacionados aos aspectos do transtorno mental, da identidade, de questões sociais, políticas ou econômicas (Brasil, 2001; Amarante, 2007).

Nessa dimensão, marque a alternativa incorreta.

Reportar Erro
Questão 14 de 21 Q1256430 Q30 da prova

Na visão Piagetiana, o “Processo de Desenvolvimento” é considerado como uma sucessão de estruturas que vão atingindo um estado cujas formas variam de uma estrutura para outra. (...) Assim sendo, as percepções primárias alcançam um pouco de equilíbrio com o acréscimo das regulações perceptivas secundárias; as pré-operações resultam em estruturas operacionais concretas; estas, por sua vez, integram-se em estruturas formais ainda melhor equilibradas.

Marque a alternativa com a expressão que identifica coerentemente o assunto do texto.

Reportar Erro
Questão 15 de 21 Q1256431 Q31 da prova

A Aprendizagem no curso do seu desenvolvimento

A aprendizagem é o processo pelo qual as competências, habilidades, conhecimentos, comportamento ou valores são adquiridos ou modificados, como resultado de estudo, experiência, formação, raciocínio e observação. Este processo pode ser analisado a partir de diferentes perspectivas, de forma que há diferentes teorias de aprendizagem. Aprendizagem é uma das funções mentais mais importantes em humanos e animais e também pode ser aplicada a sistemas artificiais.

(FLAVELL. John H. A Psicologia do Desenvolvimento de Jean Piaget. Ed Pioneira S. Paulo. Cap.7. p.249.)

Quanto às Categorias de Aprendizagem, temos:

I - Aprendizagem Cognitivo – perceptual.
II - Aprendizagem Comportamental.
III - Aprendizagem Simbólica.
IV - Aprendizagem Conceptual.
V - Aprendizagem Sensorial.

Marque a alternativa com a série correta.

Reportar Erro
Questão 16 de 21 Q1256432 Q32 da prova

Atualmente, a AIDS é considerada um assunto social e cultural. E os profissionais de saúde não escapam desta problemática, uma vez que também estão sujeitos aos preconceitos de suas sociedades e culturas. No entanto, de acordo com profissionais da área, talvez a maior diferença observada na evolução do tratamento psicológico do portador de HIV/AIDS seja justamente a sua não discriminação em relação a qualquer outro paciente. (...) Um conjunto de aspectos são característicos do paciente com HIV/AIDS, mas nem um deles é exclusivo, define o psicólogo, (USAID, Fernando Falabella Tavares de Lima, do Núcleo de Estudos e Temas em Psicologia - Netpsi.)

Sobre “Tratamento Psicoterápico de Portadores de HIV/AIDS”, analise os relatos enviados por alguns portadores de HIV/AIDS.

I – “É o paciente que delimita a importância do HIV na sua vida, e o papel do terapeuta/psicólogo é justamente ampliar as suas perspectivas, de modo que ele perceba que há muito mais do que apenas a AIDS para ser vivido”, o paciente explica, acrescentando que “nem por isso, esta é uma característica diferencial do tratamento do paciente com HIV, mas parte da terapia em si, com todas as pessoas, tendo em vista que o atendimento psicológico sempre pretende ampliar as consciências para os múltiplos aspectos de suas vidas”.
II – Na prática, disse um paciente: “o paciente de HIV não traz a questão da morte para a terapia,” porque. “O paciente HIV focaliza sua terapia na forma como vai viver a sua vida, não na doença”, ressalta, lembrando que apenas no primeiro momento da terapia, ou no momento em que o paciente descobre que tem o vírus, que o assunto é tratado, mas é importante que haja o acompanhamento do psicólogo.
III – “A negação e o isolamento, a raiva, a barganha, a depressão e, por fim, a aceitação, são fases comuns a todos os pacientes de doenças terminais, seja do câncer, seja da AIDS ou de qualquer outra, daí a importância da intervenção do psicólogo”.
IV – “A perda de alguém próximo, como um companheiro(a), pode levar a uma identificação com a situação, fazendo com que o paciente pense na sua própria finitude, na sua doença, nas suas negações, temores e angústias, provocando uma intensificação da dor e do sofrimento, por isso é preciso um acompanhamento com um psicólogo”.

Entre os relatos apresentados, marque a série que está coerente com a expectativa deles/pacientes para obterem o atendimento psicológico.

Reportar Erro
Questão 17 de 21 Q1256434 Q34 da prova

Os critérios e parâmetros são referenciais quantitativos utilizados para estimar as necessidades de ações e serviços de saúde, constituindo-se em referências para orientar os gestores do SUS dos três níveis de governo no planejamento, programação, monitoramento, avaliação, controle e regulação das ações e serviços de saúde, podendo sofrer adequações no nível das Unidades da Federação e Regiões de Saúde, de acordo com as realidades epidemiológicas e a disponibilidade de recursos orçamentários e financeiros.

A partir do conteúdo enunciado, tem-se que: “Os parâmetros de planejamento e programação são referenciais quantitativos indicativos, sem qualquer caráter impositivo ou obrigatório, visando ____________ ______________ ______________ __”.

I – “À equidade de acesso”.
II – “À integralidade e a harmonização progressiva dos perfis da oferta das ações e serviços de saúde”.
III – “À territorialização”.
IV – “À humanização dos direitos da população”.

Marque a alternativa com a série de dados coerentes para completar o enunciado.

Reportar Erro
Questão 18 de 21 Q1256435 Q35 da prova

A Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, dispõe sobre as condições para promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências.

(L8080 (planalto.gov.br))

Em conformidade com a Lei enunciada, analise o Art. 2º e respectivos parágrafos.

Art. 2º A saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício.

§ 1º O dever do Estado de garantir a saúde consiste na formulação e execução de políticas econômicas e sociais que visem à redução de riscos de doenças e de outros agravos e no estabelecimento de condições que assegurem acesso universal e igualitário às ações e aos serviços para a sua promoção, proteção e recuperação.
§ 2º O dever do Estado não exclui o da s pessoas, da família, das empresas e da sociedade.
§ 3º Os níveis de saúde expressam a organização social e econômica do País, tendo a saúde como determinantes e condicionantes, entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, a atividade física, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais.
§ 4º Dizem respeito também à saúde as ações que, por força do disposto no artigo anterior, se destinam a garantir às pessoas e à coletividade condições de bem-estar físico, mental e social.

Marque a alternativa com os parágrafos que estão coerentes com o caput do Art. 2º.

Reportar Erro
Questão 19 de 21 Q1256437 Q37 da prova

Em conformidade com a Lei nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990, que dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde e dá outras providências. analise o Art. 4º. Após análise, marque a expressão que completa coerentemente o Parágrafo Único.

(L8142 (planalto.gov.br))

Art. 4º Para receberem os recursos, de que trata o artigo 3º desta Lei, os Municípios, os Estados e o Distrito Federal deverão contar com: I - Fundo de Saúde. II - Conselho de Saúde, com composição paritária de acordo com o Decreto nº 99.438, de 7 de agosto de 1990. III - Plano de saúde. IV - Relatórios de gestão que permitam o controle de que trata o § 4º do artigo 33 da Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990. V - Contrapartida de recursos para a saúde no respectivo orçamento. VI - Comissão de elaboração do Plano de Carreira, Cargos e Salários - PCCS, previsto o prazo de 2 (dois) anos para sua implantação.

Parágrafo único. O não atendimento pelos Municípios, ou pelos Estados, ou pelo Distrito Federal, dos requisitos estabelecidos neste artigo, implicará em que os recursos concernentes sejam administrados, respectivamente, _________.

Reportar Erro
Questão 20 de 21 Q1256438 Q38 da prova

Sobre as “Norma Operacional Básica do Sistema Único de Saúde – NOB/SUS de 1996”, analise as assertivas com o código V(Verdadeiro) ou F(Falso). Após análise, marque a alternativa com a série correta.

(Norma+Operacional+Básica+do+SUS+NOB%2FSUS+de+1996)

I – A Norma Operacional Básica do Sistema Único de Saúde – NOB/SUS de 1996 é um instrumento de regulação do Sistema Único de Saúde (SUS).
II – A Norma Operacional Básica 01/96 (NOB 01/96) foi um marco no processo de descentralização do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil.
III – A Norma Operacional Básica 01/96 (NOB 01/96) criou novas condições de gestão para os municípios e estados, caracterizando as responsabilidades sanitárias do município pela saúde de seus cidadãos e redefinindo competências de Estados e Municípios.

Reportar Erro
Questão 21 de 21 Q1256440 Q40 da prova

A análise do processo de implementação das Normas Operacionais da Assistência à Saúde (NOAS -SUS 01/2001 e 01/2002) sob o ponto de vista financeiro pode facilitar a compreensão da política de saúde desenvolvida durante a primeira metade da última década em análise, a qual gerou expressiva elevação dos valores transferidos pelo Ministério da Saúde aos estados e ao Distrito Federal no período de agosto de 2002 a novembro de 2006. (...)

As Normas Operacionais da Assistência à Saúde (NOAS -SUS 01/2001 e 01/2002) representaram uma tentativa do Ministério da Saúde de equacionar o problema de acesso da população brasileira aos serviços de saúde nos níveis de maior complexidade sob a perspectiva territorial, tendo como fulcro _______ _______ ______ __.

(Ministério da Saúde (saude.gov.br))

Marque a alternativa com a expressão que completa coerentemente o enunciado.

Reportar Erro
0
Acertos
0
Erros
0%
Nota
Limpar

Acertos
Erros
Nota