Provas para Download

Prova Psicólogo - Pref. Santo Ângelo/RS
Visualizar os arquivos PDF
Ver psicologo.pdf
PDF
psicologo.pdf
Ver gabaritos.pdf
PDF
gabaritos.pdf
Download dos arquivos PDF
Baixar psicologo.pdf
PDF
psicologo.pdf
Baixar gabaritos.pdf
PDF
gabaritos.pdf
Compartilhar os arquivos PDF
Compartilhe:
Questões extraídas da Prova :: clique na alternativa correta
0
Acertos
0
Erros
0%
Nota
Limpar
Questão 1 de 26 Q3009233 Q1 da prova

Um psicólogo, ao iniciar sua atividade como psicoterapeuta, busca através da divulgação promover seus serviços e tornar-se conhecido como profissional. Baseado no art. 20 do Código de Ética Profissional do Psicólogo, o psicólogo, ao promover publicamente seus serviços deverá, exceto:

Reportar Erro
Questão 2 de 26 Q3009234 Q2 da prova

Todos os profissionais almejam uma justa retribuição em relação aos seus serviços prestados. Nesse sentido, analise as afirmativas, considerando o Código de Ética Profissional do Psicólogo:

  1. O psicólogo ao fixar a remuneração pelo seu trabalho deverá levar em conta as condições do usuário ou beneficiário.
  2. O psicólogo estipulará o valor de acordo com as características da atividade a ser realizada.
  3. O psicólogo poderá informar sobre o valor no decorrer da prestação dos serviços.
  4. O psicólogo oferecerá qualidade em seu serviço conforme o valor acordado.
Estão corretas as afirmativas:

Reportar Erro
Questão 3 de 26 Q3009235 Q3 da prova

A partir do Decreto 7.508/2011, o Conselho Federal de Psicologia escreveu algumas contribuições para pensar a constituição da Rede de Atenção Psicossocial no SUS. Nesse sentido, analise as afirmativas abaixo:

  1. O maior desafio da atenção psicossocial é a superação do modelo biomédico, marcado pela lógica ambulatorial e utilização de práticas que não consideram as pessoas em sua totalidade.
  2. Além da prática de acolhimento, quando se trata da problemática das pessoas com transtornos mentais, na atenção psicossocial, o cuidado com as pessoas egressas do Caps deve ser pautado pela convivência e ter como meta o reconhecimento de espaços sociais.
  3. A atenção domiciliar efetua uma aproximação do médico com a comunidade, facilitando o processo de internação, tornando-se uma porta de entrada para o atendimento hospitalar.
  4. Na atenção psicossocial, preza-se pela diminuição da autonomia e inteira responsabilização da equipe multiprofissional pelos usuários.
Estão corretas:

Reportar Erro
Questão 4 de 26 Q3009236 Q4 da prova

São consideradas ações terapêuticas comuns aos profissionais da Atenção Básica:

Reportar Erro
Questão 5 de 26 Q3009238 Q6 da prova

São diversos os sofrimentos associados à demanda da saúde mental; alguns sintomas se apresentam como leves a moderados, podendo chegar a ser mais intensos. Considerando as situações de saúde mental, comuns na esfera da saúde coletiva, assinale a alternativa correta.

Reportar Erro
Questão 6 de 26 Q3009240 Q8 da prova

“Ao iniciar o processo psicodiagnóstico, é fundamental a coleta de informações aprofundadas sobre o avaliando, focando as áreas mais importantes de sua vida e os motivos que o levaram a buscar atendimento. ” (HUTZ, 2016, p 52). Em nossa prática esse tipo de entrevista inicial é chamado de entrevista de anamnese, que corresponde às seguintes descrições:

  1. É um tipo de entrevista realizada para investigar a história do examinando, ou seja, aspectos de sua vida considerados relevantes para o entendimento da queixa.
  2. É um tipo de entrevista clínica direcionada a investigar fatos e, por isso, o psicólogo tem uma posição mais ativa nos questionamentos.
  3. Tem caráter investigativo, priorizando o levantamento de informações cronologicamente organizadas e que guiam a tomada de decisão sobre como prosseguir com a avaliação.
Das descrições acima:

Reportar Erro
Questão 7 de 26 Q3009242 Q10 da prova

De acordo com Grandesso, apud Osório e Valle e colaboradores (2009), a prática da terapia familiar,organizou-se a partir da interação entre os discursos da teoria sistêmica e da cibernética, priorizando as interações e os contextos em que as famílias estão inseridas. Para tanto, a terapia familiar, a partir da cibernética, fundamentou-se em alguns conceitos que auxiliam o terapeuta a compreender a família.
Esses conceitos estão corretamente descritos na alternativa:

Reportar Erro
Questão 8 de 26 Q3009243 Q11 da prova

Dentre as abordagens de terapia familiar, segundo Grandesso, apud Osório e Valle e colaboradores(2009), destacam-se as abordagens colaborativas de base dialógica, as terapias narrativas e as que abordam ideias construtivistas, como as terapias estruturais e as estratégicas. As teorias terapêuticas podem ser analisadas a partir de três questões. Marque a resposta correta no que diz respeito a essas três questões.

Reportar Erro
Questão 9 de 26 Q3009244 Q12 da prova

Segundo Gil (2010), as pessoas constituem o mais importante ativo de que dispõem as organizações; portanto, devem ser recrutadas e selecionadas com a maior competência possível, já que as falhas nesse processo podem comprometer outras ações de gestão a serem desenvolvidas posteriormente.Considere as afirmações a seguir:

  1. Com base na descrição da função, o selecionador define o perfil do indivíduo adequado para preenchê-la.
  2. O recrutamento consiste em um processo que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização. Existem vários tipos de recrutamento e o profissional que realizar a seleção é que deverá definir o mais adequado.
  3. Existem diversos procedimentos adequados para identificar as características pessoais de cada candidato, com vista a possibilitar a seleção dos mais aptos. Esses procedimentos – os métodos de seleção – permitem o conhecimento não apenas das habilidades dos candidatos, mas também a previsão de seu comportamento no cargo a ser ocupado.
  4. Os métodos de seleção incluem: análise de currículos, testes escritos, testes práticos, testes psicológicos, dinâmica de grupo e entrevista, sendo essa reconhecida como um dos mais úteis instrumentos que se dispõe para a seleção de pessoal.
  5. A tomada de decisão em relação à contratação implica grande responsabilidade. Assim, algumas recomendações auxiliam nessa tarefa: é mais importante considerar as realizações do que as credenciais do candidato; candidatos fortes ameaçam gerentes fracos; candidatos super qualificados costumam sentir-se desmotivados no trabalho, dentre outras.
Estão corretas:

Reportar Erro
Questão 10 de 26 Q3009245 Q13 da prova

No que se refere aos métodos de seleção, testes psicológicos e entrevista, de acordo com Gil (2010),analise as afirmativas a seguir, assinalando a alternativa que contemple somente as afirmativas incorretas.

  1. A entrevista possibilita um contato direto com o candidato, bem como a identificação de sua capacitação para exercer o cargo que se deseja preencher. Pode ser utilizada de maneira exclusiva ou associada a outros procedimentos.
  2. A entrevista apresenta diversas limitações: requer mais tempo para realização, é dispendiosa sob o ponto de vista financeiro e é muito afetada pela subjetividade do entrevistador.
  3. A eficácia da entrevista em um processo seletivo está relacionada à competência técnica do entrevistador; então, se o entrevistador já possui experiência, não necessita planejá-la e nem submetê-la a controles e avaliação.
  4. Os testes psicológicos são instrumentos muito úteis para identificar as aptidões dos candidatos,podem ser utilizados para avaliação do potencial intelectual, de suas habilidades específicas, bem como de seus traços de personalidade.
  5. Muito embora não se negue a importância dos testes nos processos de seleção, seu valor vem sendo relativizado, pois esses recursos não contribuem para a tomada de decisão.

Reportar Erro
Questão 11 de 26 Q3009246 Q14 da prova

Gil (2010) refere que o ambiente dinâmico das organizações requer o desenvolvimento de ações voltadas à constante capacitação das pessoas, com vista a torná-las mais eficazes naquilo que fazem.Com frequência cada vez maior, as empresas vêm desenvolvendo programas de formação, treinamento e desenvolvimento de pessoas. Sobre essa temática julgue os itens a seguir:

  1. Treinamento abarca o conjunto de experiências de aprendizagem centradas na posição atual da organização. Trata-se, portanto de um processo educacional de curto-prazo e que envolve todas as ações que visam ampliar a capacidade das pessoas para desempenhar melhor as atividades relacionadas ao cargo que ocupam na empresa.
  2. Desenvolvimento consiste no conjunto de experiências de aprendizagem não necessariamente relacionadas aos cargos que as pessoas ocupam atualmente, mas que proporcionam oportunidades para o crescimento e desenvolvimento profissional.
  3. Quanto as falhas nos treinamentos podemos considerar: falta de comprometimento da alta direção com o investimento, falta de foco do investimento nas reais necessidades e problemas, o uso de tecnologia, falta de vínculo do investimento com o planejamento estratégico.
  4. O projeto de treinamento abrange os seguintes conjuntos de dados: identificação, objetivos,justificativa, população alvo, conteúdo, carga horária, período de realização, local, instrutor, materiais equipamentos, custos e outros.
  5. A avaliação do treinamento se constitui uma das etapas mais relevantes e é sempre realizada para analisar se o mesmo atingiu os objetivos propostos, embora não possibilite a estimativa de reações dos participantes.
São verdadeiros os itens.

Reportar Erro
Questão 12 de 26 Q3009247 Q15 da prova

De acordo com a Resolução do CFP nº 007/2003, a avaliação psicológica é entendida como o processo técnico-científico de coleta de dados, estudos e interpretação de informações a respeito dos fenômenos psicológicos, que são resultantes da relação do indivíduo com a sociedade, utilizando-se, para tanto, de estratégias psicológicas – métodos, técnicas e instrumentos. Os princípios norteadores para a elaboração de documentos psicológicos compreendem: princípios das técnicas da linguagem escrita,princípios éticos, técnicos e científicos da profissão. Sendo assim, analise a(s) afirmativa(s) a seguir:

  1. Quanto aos princípios técnicos da linguagem escrita, o documento deve apresentar uma redação bem estruturada e definida, expressando o que quer comunicar. Deve ter uma ordenação que possibilite a compreensão por quem o lê, o que é fornecido pela estrutura, composição de parágrafos ou frases, além da correção gramatical. O emprego de frases e termos deve ser compatível com as expressões próprias da linguagem profissional, garantindo a precisão da comunicação, evitando a diversidade de significações da linguagem popular, considerando a quem o documento será destinado.
  2. Na elaboração de documentos, o psicólogo baseará suas informações na observância dos princípios e dispositivos do Código de Ética Profissional do Psicólogo. Enfatizamos aqui os cuidados em relação aos deveres do psicólogo nas suas relações com a pessoa atendida, ao sigilo profissional, às relações com a justiça e ao alcance das informações - identificando riscos e compromissos em relação à utilização das informações presentes nos documentos em sua dimensão de relações de poder.
  3. O processo de avaliação psicológica deve considerar que os objetos desse procedimento (as questões de ordem psicológica) têm determinações históricas, sociais, econômicas e políticas, sendo as mesmas, elementos constitutivos no processo de subjetivação. O documento, portanto, deve considerar a natureza dinâmica, definitiva e cristalizada do seu objeto de estudo.
  4. Os psicólogos, ao produzirem documentos escritos, devem se basear exclusivamente nos instrumentais técnicos (entrevistas, testes, observações, dinâmicas de grupo, escuta, intervenções verbais) que se configuram como métodos e técnicas psicológicas para a coleta de dados, estudos e interpretações de informações a respeito da pessoa ou grupo atendidos, bem como sobre outros materiais e documentos produzidos anteriormente e pertinentes à matéria em questão.
  5. A linguagem nos documentos deve ser precisa, clara, inteligível e concisa, ou seja, deve-se restringir pontualmente às informações que se fizerem necessárias, recusando qualquer tipo de consideração que não tenha relação com a finalidade do documento específico.
Marque a alternativa que contém somente a(s) afirmativa(s) falsa(s).

Reportar Erro
Questão 13 de 26 Q3009248 Q16 da prova

Conforme a Resolução do CFP nº 007/2003, dentre as modalidades de documentos psicológicos encontram-se os Pareceres (P) e Laudos Psicológicos (LP). Classifique as características de cada documento respectivamente:

  1. É uma apresentação descritiva acerca de situações e/ou condições psicológicas e suas determinações históricas, sociais, políticas e culturais, pesquisadas no processo de avaliação psicológica. Como todo documento, deve ser subsidiado em dados colhidos e analisados, à luz de um instrumental técnico (entrevistas, dinâmicas, testes psicológicos, observação, exame psíquico,intervenção verbal), consubstanciado em referencial técnico-filosófico e científico adotado pelo psicólogo.
  2. É um documento fundamentado e resumido sobre uma questão focal do campo psicológico, cujo resultado pode ser indicativo ou conclusivo.
  3. Em termos de estrutura, deve conter, no mínimo, cinco itens: identificação, descrição da demanda,procedimento, análise e conclusão.
  4. Tem como finalidade apresentar resposta esclarecedora, no campo do conhecimento psicológico,através de uma avaliação especializada, de uma “questão problema”, visando dirimir dúvidas questão interferindo na decisão, sendo, portanto, uma resposta a uma consulta, que exige de quem responde competência no assunto.
  5. A sua estrutura é composta por quatro itens: Identificação, Exposição de Motivos, Análise e Conclusão.
A sequência correta é a da alternativa:

Reportar Erro
Questão 14 de 26 Q3009249 Q17 da prova

A literatura sobre psicoterapia com adolescentes faz referência ao emprego de técnicas acessórias que facilitam o acesso aos pacientes adolescentes. Entre essas técnicas se sobressai o item descrito na alternativa:

Reportar Erro
Questão 15 de 26 Q3009250 Q18 da prova

Na psicoterapia infantil, através dos brinquedos, desenhos, jogos, modelagens e outros recursos lúdicos, a criança representa seu mundo interno. Nesse sentido, analise as afirmações abaixo,indicando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F). Após, marque a alternativa que apresenta a sequência correta das letras, de cima para baixo.

( )O terapeuta investiga e busca compreender a origem dessas representações.
( )A ludoterapia é um tratamento pouco eficaz para que a criança aprenda a se expressar e para que crie confiança e coragem para enfrentar situações da vida.
( )Brincando com a criança, o terapeuta poderá ajudá-la a superar obstáculos que a impedem de adaptar-se ao meio familiar ou social mais amplo.

Reportar Erro
Questão 16 de 26 Q3009251 Q19 da prova

Segundo Cordioli, nas psicoterapias de orientação analítica, as associações não são tão livres como na psicanálise, pois habitualmente são dirigidas pelo terapeuta para atender ao item descrito de forma correta na alternativa:

Reportar Erro
Questão 17 de 26 Q3009252 Q20 da prova

No livro de Aristides Volpato Cordioli, no capítulo sobre psicoterapia de adolescentes, há ênfase sobre o item descrito de forma correta na alternativa:

Reportar Erro
Questão 18 de 26 Q3009253 Q21 da prova

Conforme Carvalho (2000), a organização do atendimento educacional, inspirado no paradigma da inclusão, implica a remoção de barreiras atitudinais frente à diferença e, também, de acordo com a alternativa:

Reportar Erro
Questão 19 de 26 Q3009254 Q22 da prova

De acordo com Carvalho (2000), a educação se adjetiva como especial em razão da capacidade da escola de:

  1. Elaborar um currículo próprio, diferente do oficial.
  2. Ouvir a família uma vez por semestre, para não prejudicar a sala de aula.
  3. Auto avaliar-se.
  4. Celebrar a diferença.
  5. Capacitar a gestão escolar, exclusivamente para que saiba lidar com os educadores.
  6. Elaborar seu Projeto Política Pedagógico nele incluindo todos os alunos.
É correto apenas o que se afirma em:

Reportar Erro
Questão 20 de 26 Q3009255 Q23 da prova

O diagnóstico psicopedagógico é composto de vários momentos. Maria Lúcia Weiss (2004) estabelece uma Sequência Diagnóstica a ser modificada segundo as necessidades de cada caso. Marque o item que não faz parte da sequência proposta pela autora.

Reportar Erro
Questão 21 de 26 Q3009256 Q24 da prova

Fernández (1991) diz que podemos interpretar a etiologia do problema de aprendizagem através da compreensão da articulação do organismo, corpo, inteligência e desejo, considerando também:

  1. A genética familiar materna e paterna.
  2. O modo de circulação do conhecimento e do saber dentro do grupo familiar.
  3. A significação do aprender.
  4. O sintoma reativo.
  5. O papel que é atribuído à criança pela família.
É correto apenas o que se afirma em:

Reportar Erro
Questão 22 de 26 Q3009257 Q25 da prova

Conforme Alícia Fernández (1991), o sintoma-problema de aprendizagem:

  1. É um sintoma conversivo, há uma conversão clara, única ou pontual ao corporal.
  2. O que se “atrapa” é a inteligência, e mais precisamente a capacidade de aprender.
  3. É a inteligência detida, construindo de forma constante seu aprisionamento.
  4. Resulta da má inserção no meio educativo.
  5. A criança renuncia ao aprender, ou aprende perturbadamente.

Reportar Erro
Questão 23 de 26 Q3009258 Q26 da prova

A Lei Orgânica do município de Santo Ângelo, em seu artigo 55, discorre sobre a competência privativa da Câmara de Vereadores. Portanto, compete privativamente à Câmara de Vereadores Municipal conceder licença ao Prefeito e ao Vice-Prefeito para afastamento de seus respectivos cargos, quando a ausência exceder ao tempo disposto de forma correta na alternativa:

Reportar Erro
Questão 24 de 26 Q3009259 Q27 da prova

Com base no artigo 27 da Lei Orgânica do município de Santo Ângelo, o valor da função gratificada ou da gratificação de direção de escola, incorporada aos ________anos de exercício, integram o cálculo do provento da aposentadoria, perfazendo remuneração.
A alternativa correta para completar o texto acima está representada na letra:

Reportar Erro
Questão 25 de 26 Q3009260 Q28 da prova

A Lei Orgânica do município de Santo Ângelo, em seu artigo 13 e seguintes, cuida, genericamente, sobre a questão dos servidores públicos.

( )A critério do Prefeito, servidores ou grupos de servidores poderão participar no produto de arrecadação de tributos e multas, inclusive da dívida ativa.
( )É permitida a acumulação remunerada de um cargo de professor com outro de técnico científico.
( )O Município não responde pelos danos que seus servidores, no exercício de suas funções, venham a causar a terceiros.
( )São estáveis, após três anos de efetivo exercício, os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo, em virtude de concurso público.
Está correta a sequência das letras, de cima para baixo, da alternativa:

Reportar Erro
Questão 26 de 26 Q3009261 Q29 da prova

O texto do Regime Jurídico dos Servidores Públicos Municipais de Santo Ângelo (Lei no 1256, de 5-7-1990) prevê o retorno do servidor aposentado por invalidez à atividade no serviço público, verificado em processo que não subsistem os motivos determinados na aposentadoria.Tal decisão do Poder Público denomina-se:

Reportar Erro
0
Acertos
0
Erros
0%
Nota
Limpar

Acertos
Erros
Nota