Provas para Download

Prova Psicólogo - MGS
Visualizar os arquivos PDF
Ver psicologo.pdf
PDF
psicologo.pdf
Ver gabaritos.pdf
PDF
gabaritos.pdf
Download dos arquivos PDF
Baixar psicologo.pdf
PDF
psicologo.pdf
Baixar gabaritos.pdf
PDF
gabaritos.pdf
Compartilhar os arquivos PDF
Compartilhe:
Questões extraídas da Prova :: clique na alternativa correta
0
Acertos
0
Erros
0%
Nota
Limpar
Questão 1 de 8 Q3014174 Q12 da prova

O Filósofo Georges Canguilhem (1904 – 1955) realizou em suas obras algumas críticas a profissão de psicólogo:

“(...) a psicologia não pode, para se definir, prejulgar o que ela é chamada a julgar. Sem o que é inevitável que, propondo-se ela própria como teoria geral da conduta, a psicologia faça sua alguma ideia de homem. É preciso, então, permitir à filosofa perguntar à psicologia de onde ela retira essa ideia, e se não seria, no fundo, de alguma filosofa” (Canguilhem, 2012, p. 403)

A provocação do filósofo para a psicologia, se referida sob uma lente crítica, não pode ser interpretada como:

Reportar Erro
Questão 2 de 8 Q3014175 Q13 da prova

Shine (2012) aponta que existem diversas formas para os profissionais de psicologia caírem em armadilhas éticas e técnicas. Por estarem tradicionalmente inseridos em um contexto clínico de atuação, se aventuram a produzir documentos escritos, na finalidade de “auxiliar” seus clientes em questões de outras naturezas.

Assinale a alternativa que apresenta estas armadilhas éticas e técnicas que afetam os profissionais, conforme Shine (2012).

Reportar Erro
Questão 3 de 8 Q3014177 Q15 da prova

“Trata-se de um termo bastante conhecido e divulgado, que classicamente designa uma condição pela qual o analista percebe que o analisando demonstra, por meio dos inter-relacionamentos de sua vida cotidiana, a forma de como estão estruturadas as suas relações objetais internas” (Zimmerman, 2008).

Esta definição corresponde a um conceito importante na técnica psicanalítica, que é:

Reportar Erro
Questão 4 de 8 Q3014178 Q16 da prova

No que compete a produção de um laudo psicológico, leia atentamente as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:

I. O laudo psicológico é uma apresentação descritiva de situações e/ou condições psicológicas (suas determinações históricas, sociais, políticas e culturais), pesquisadas no processo de avaliação psicológica.
II. A finalidade do relatório psicológico será a de apresentar os procedimentos e conclusões do processo de avaliação psicológica, relatando sobre o encaminhamento, as intervenções, o diagnóstico, o prognóstico e evolução do caso, orientação e sugestão de projeto terapêutico, bem como, caso necessário, solicitação de acompanhamento psicológico limitando-se a fornecer somente as informações necessárias relacionadas à demanda, solicitação ou petição.
III. O laudo é sempre subsidiado em dados colhidos e analisados, à luz de um instrumental técnico, tais como: entrevistas, dinâmicas, testes psicológicos, observação, exame psíquico, intervenção verbal, consubstanciado em referencial técnico-flocoso e científico adotado pelo psicólogo.

Reportar Erro
Questão 5 de 8 Q3014179 Q17 da prova

Sabe-se que o psicólogo no contexto hospitalar atua na intenção de cuidar dos variados aspectos psicológicos que se manifestam frente ao adoecimento. Estes que, invariavelmente, surgem bastante evidentes na família dos pacientes, no médico e por toda a equipe de saúde, não envolvendo diretamente os pacientes. Compreende-se que ao psicólogo, estas relações também devem ser alvo de sua atenção e não apenas sua relação com os pacientes. Teoricamente, estes dois tipos de relações estabelecidas pelo psicólogo neste contexto, são chamados de:

Reportar Erro
Questão 6 de 8 Q3014180 Q18 da prova

Analise as afirmativas abaixo:

I. No luto normal, o paciente costuma ter momentos autodepreciação, isto é, problemas na autoestima. Isso, por vez, pode ser oriundo da culpa que o indivíduo sente por, em sua fantasia, ter matado o outro.
II. Tanto o luto normal quanto o patológico consistem em reações frente à perda, seja ela simbólica ou concreta. No entanto, no luto normal, o mundo do indivíduo fica pobre, enquanto no patológico, o ego é que fica empobrecido, caracterizando o que Freud diz em “Luto e Melancolia” (1915-1917) : “a sombra do objeto recai sobre o ego”.
III. Dentre os cinco estágios do luto, de Elizabeth Kübler-Ross, o primeiro deles consiste na negação, por meio da qual o sujeito nega algo insuportável, quando acessível à consciência.

Estão incorretas as afirmativas:

Reportar Erro
Questão 7 de 8 Q3014181 Q19 da prova

De acordo com René Spitz, existem três estágios sucessivos do desenvolvimento psicológico normal e adequado no primeiro ano de vida do bebê. O estágio que implica uma não distinção entre os estímulos recebidos pelo bebê e seu comportamento, é chamado pelo autor de:

Reportar Erro
Questão 8 de 8 Q3014182 Q20 da prova

Ao pensar o grupo nas instituições, José Bleger (1980) discorre acerca de um ego individual e um ego grupal, estes servem como parte integrante da identidade de uma pessoa. Por ego grupal, o autor refere-se à:

Reportar Erro
0
Acertos
0
Erros
0%
Nota
Limpar

Acertos
Erros
Nota