Na aprendizagem sob a perspectiva construtivista, Piaget defende que o conhecimento não é algo transmitido de forma pronta, mas construído ativamente pelo sujeito nas interações com o meio. Nesse entendimento, cada indivíduo organiza, interpreta e reconstrói as informações de acordo com seus esquemas cognitivos, que se modificam à medida que novas experiências são assimiladas e acomodadas. Assim, segundo Piaget, cada pessoa interpreta o mundo de uma:
A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI/2008) orienta os sistemas de ensino na organização do atendimento aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Considerando seus princípios e diretrizes, assinale a alternativa CORRETA.
Durante a formação continuada, uma equipe escolar percebe que o ensino colaborativo entre professor titular, AEE e equipe pedagógica só será efetivo se houver mudança nas práticas e nas atitudes adotadas tradicionalmente na escola. Nesse contexto, a coordenadora pedagógica afirma que o trabalho multiprofissional depende de formação sistemática e de construção conjunta de estratégias. Diante da situação descrita, a postura da coordenadora está baseada na compreensão de que:
Com base no papel da família e da escola como instituições fundamentais na formação do sujeito, analise as afirmativas a seguir e assinale V para Verdadeiro e F para Falso. (__)A família constitui o primeiro grupo social do indivíduo e influencia significativamente sua formação emocional e social, especialmente na infância e adolescência. (__)A escola, ao lado da família, contribui para o desenvolvimento cognitivo e social do estudante, sendo uma instituição fundamental em seu processo de humanização. (__)A criança aprende a lidar com conflitos apenas no ambiente escolar, pois é lá que ocorrem todas as interações sociais relevantes para o desenvolvimento. Assinale a alternativa com a sequência CORRETA de cima para baixo.
A mediação é um processo conduzido por um facilitador ou mediador que busca restabelecer o diálogo entre as partes, promovendo a compreensão mútua e a construção conjunta de soluções. O mediador deve manter postura imparcial, assegurar que todos sejam ouvidos e orientar o processo sem impor decisões. Sobre a mediação de conflitos, assinale a alternativa INCORRETA.
O ensino colaborativo entre o professor do ensino regular, o profissional do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e a equipe pedagógica constitui uma estratégia fundamental para promover práticas inclusivas. Essa integração permite que conhecimentos distintos sejam articulados em prol do planejamento, da implementação e da avaliação de estratégias adequadas às necessidades dos estudantes público-alvo da educação especial. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir: I.A atuação integrada possibilita que diferentes profissionais compartilhem saberes e práticas, favorecendo a criação de estratégias pedagógicas mais inclusivas e eficazes. II.A colaboração entre professor titular, AEE e equipe pedagógica não interfere no processo de aprendizagem dos estudantes, pois cada profissional atua de forma independente e sem necessidade de articulação. Com base na análise dos itens, é possível AFIRMAR que:
De acordo com o Art. 208 Constituição Federal de 1988, o dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de alguns itens, conforme disposto abaixo, julgue-os como Verdadeiro (V) ou Falso (F): (__)Acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de cada um. (__)Acesso ao ensino obrigatório e gratuito é direito público subjetivo. (__)Atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, somente na rede regular de ensino. Assinale a alternativa com a sequência CORRETA de cima para baixo.
Considerando as situações de riscos que envolvem os fatores que contribuem para acidentes na escola, e a responsabilidade institucional no monitoramento dessas situações, assinale a alternativa CORRETA.
O desenvolvimento da autonomia como princípio educativo envolve promover a atuação ativa do aluno, valorizando suas experiências prévias e favorecendo a passagem gradual de situações dirigidas por outras pessoas para situações dirigidas pelo próprio estudante. (BRASIL, PCN, 1997). Considerando o conceito de autonomia, assinale a alternativa que NÃO corresponde a atitudes relacionadas ao seu desenvolvimento.
O Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015), em seu Art. 74, garante à pessoa com deficiência o acesso à tecnologia assistiva. De acordo com o texto legal, a tecnologia assistiva compreende:
De acordo com as Noções do Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015) são consideradas adaptações, modificações e ajustes necessários e adequados que não acarretem ônus desproporcional e indevido, quando requeridos em cada caso, a fim de assegurar que a pessoa com deficiência possa gozar ou exercer, em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas, todos os direitos e liberdades fundamentais:
A educação inclusiva parte do reconhecimento de que cada estudante apresenta singularidades em seu processo de aprendizagem. Para alunos com necessidades educacionais específicas, o processo de apropriação do conhecimento envolve não apenas recursos tecnológicos, mas também mediações pedagógicas intencionais. Sobre esse assunto, assinale a alternativa CORRETA.
Ao longo da Educação Básica, as aprendizagens essenciais definidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) devem concorrer para assegurar aos estudantes o desenvolvimento de dez competências gerais, que representam, no âmbito pedagógico, os direitos de aprendizagem e desenvolvimento. Sendo que na BNCC, a competência é definida como a mobilização de conhecimentos que estão relacionados à (aos):
As Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/1996, estabelecem em seu Art. 4º que o dever do Estado com a educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de diversos direitos, dentre eles, assinale a alternativa CORRETA.
O vocábulo 'recém-nascidos' está grafado corretamente com hífen. Identifique a alternativa que apresenta o vocábulo hifenizado incorretamente.
Além de aprimorar a sensibilidade dos exames para detecção precoce da perda auditiva, o novo fluxo também otimiza as filas de teste e reteste, tornando o acesso mais rápido e democrático. Considerando a função que exerce no contexto, o vocábulo 'rápido' desempenha a função sintática de:
De acordo com a Lei Orgânica de Iporã do Oeste/SC, as funções de confiança, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e os cargos em comissão, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condições e percentuais mínimos previstos em lei, destinam-se apenas às atribuições de:























