Provas para Download

Prova Professor MaPB - História - Pref. Serra/ES
Visualizar os arquivos PDF
Ver professor-histria.pdf
PDF
professor-histria.pdf
Ver gab-oficial-ret.pdf
PDF
gab-oficial-ret.pdf
Download dos arquivos PDF
Baixar professor-histria.pdf
PDF
professor-histria.pdf
Baixar gab-oficial-ret.pdf
PDF
gab-oficial-ret.pdf
Compartilhar os arquivos PDF
Compartilhar professor-histria.pdf
PDF
professor-histria.pdf
Compartilhar gab-oficial-ret.pdf
PDF
gab-oficial-ret.pdf
Compartilhe:
Questões extraídas da Prova :: clique na alternativa correta
0
Acertos
0
Erros
0%
Nota
Limpar
Questão 1 de 23 Q3074784 Q3 da prova

Baseada na visão do Professor / Educador Cipriano Carlos Luckesi, a avaliação do processo ensino-aprendizagem, apresenta três tipos defunções: diagnóstica (analítica), formativa(controladora) e somativa (classificatória).
Analise as informações seguintes:

  1. Para este tipo de avaliação não se propõe e nem existe uma forma solta isolada. É condição de sua existência e articulação com uma concepção pedagógica progressista".
  2. Esta avaliação classifica os estudantes de acordo com os níveis de aproveitamento previamente estabelecidos.

As informações apresentam, respectivamente,elementos característicos das as avaliações:

Reportar Erro
Questão 2 de 23 Q3074785 Q5 da prova

PRIMÓRDIOS DA FUNDAÇÃO

Luiz Da Grã em carta do Espírito Santo, datada de 24 de abril de 1555, relata os primórdios da fundação da cidade da Serra:
“Fica agora o padre ____________ com uma nova ocupação, de que temos confiança em o Senhor que se diga mais certo fruto do que sinto em nenhuma outra parte, que eu tenha visto, do Brasil, porque depois que eu tomei a arribar a esta Capitania, chegou aqui um Principal, que chamam Maracajaguaçu, que quer dizer Gato Grande. (...)Fazia eu de conta, se estivesse aqui, de ir morar entre eles, mas o referido padre se ocupará com eles, e espero no Senhor Deus que se farão Cristãos e que daí ajuntaremos alguns mínimos eque serão mais fieis do que eles acostumam ser.”(https://www.recantodasletras.com.br/artigos/200517)

Marque o nome correto do padre que ficou bastante conhecido, conforme dados históricos oficiais enunciados, para preencher corretamente a lacuna do texto.

Reportar Erro
Questão 3 de 23 Q3074786 Q18 da prova

A Aldeia Indígena dos __________ é construída sob a orientação do Padre Jesuíta,Braz Lourenço, onde é edificada uma pequena capela.(https://www.recantodasletras.com.br/artigos/200517)

Marque a palavra que preenche corretamente a lacuna do enunciado.

Reportar Erro
Questão 4 de 23 Q3074787 Q21 da prova

O presidente dos Estados Unidos Donald Trump passa por um processo de avaliação pela Câmara e posteriormente no Senado que pode resultar em seu afastamento da presidência. No Brasil quatro presidentes já foram afastados do cargo pelo processo de impeachment.Entre eles estão:

Reportar Erro
Questão 5 de 23 Q3074788 Q22 da prova

Uma região metropolitana é caracterizada pela aglomeração de cidades que circundam uma metrópole e que pelo processo de conurbação acabam unindo-se umas às outras. A Região Metropolitana da Grande Vitória é formada pelos municípios de Vitória e Serra, além de:

Reportar Erro
Questão 6 de 23 Q3074789 Q24 da prova

Cientistas decodificam DNA de mulher da idade da pedra graças a 'chiclete pré-histórico'.Noticiou site https://noticias.r7.com

A grande novidade deste caso é o fato de ser:

Reportar Erro
Questão 7 de 23 Q3074790 Q29 da prova

As últimas eleições presidenciais na América do Sul foram marcadas por polêmicas de nível social, política, econômica e cultural, inclusive entre os países membros do MERCOSUL. O Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) foi amais abrangente iniciativa de integração regional da América Latina, surgida no contexto da redemocratização e reaproximação dos países da região ao final da década de 80. NÃO configura entre os membros fundadores do MERCOSUL:

Reportar Erro
Questão 8 de 23 Q3074791 Q30 da prova

“Localizadas no Oceano Atlântico como área do município de Vitória, no Espírito Santo, essa ilha está a pouco mais de 1.100 km do continente. Com natureza selvagem, no sentido mais literal da expressão, o arquipélago é considerado o destino mais distante do território brasileiro. Só para ter uma ideia, a África está a inocentes 2.400km dali”.(https://viagemempauta.com.br)

Trata-se da ilha de:

Reportar Erro
Questão 9 de 23 Q3074792 Q31 da prova

Em conformidade com a “Orientação Curricular do Município de Serra e os pressupostos teóricos para o Ensino de História”,para o exercício profissional, o “Professor de História” dispõe dos conteúdos:

  1. Diálogos com a Educação infantil e com os anos iniciais do Ensino Fundamental.
  2. Pressupostos teóricos para repensar o ensino de história.
  3. Reflexões compartilhadas acerca da concepção de área.
  4. Informações sobre o Município da Serra.

Estão em consonância com a “Orientação Curricular do Município de Serra e os pressupostos teóricos para o Ensino de História”:

Reportar Erro
Questão 10 de 23 Q3074793 Q32 da prova

Sobre os “Pressupostos Teóricos para Repensar o Ensino de História” na perspectiva de referenciar teoricamente uma reflexão sobre a prática pedagógica no ensino de História, foram buscados os teóricos / autores: L. S. Vygotsky e B.S. Santos.(http://www4.serra.es.gov.br/site/download/1540303457867-orientao-curricular-2008.pdf) – (p. 182)

Nesse contexto, marque a alternativa INCORRETA.

Reportar Erro
Questão 11 de 23 Q3074794 Q33 da prova

Seguindo ainda a visão Vygotskyana e de acordo com (REGO, 1995), o homem deve ser visto como um sujeito datado, ou seja, alguém atrelado às determinações de sua estrutura biológica e de sua conjuntura histórica.(http://www4.serra.es.gov.br/site/download/1540303457867-orientao-curricular-2008.pdf) - (p. 182)

Nesse sentido, analise as informações, em seguida marque a alternativa correta.

  1. O indivíduo deixa de ser passivo, isto é,aquele que meramente reage às pressões do meio; munido de um novo significado,ele deve ser visto agora como um sujeito que interage com o mundo, sendo,portanto, capaz de renovar a própria cultura.
  2. Na dinâmica das relações dialéticas consigo mesmo e com o mundo, esse mesmo sujeito se constitui e se liberta.
  3. Ao mesmo tempo em que o sujeito se constitui e se liberta, ele se retrai perante os perigos iminentes do mundo.

Está(ão) correta(s):

Reportar Erro
Questão 12 de 23 Q3074795 Q34 da prova

Considerando que o conhecimento histórico passa pela mediação de conceitos para tornar os fatos inteligíveis e que as estruturas cognitivas para formulação dos conceitos sociais são adquiridas pelos indivíduos de acordo com sua maturidade biológica, entende-se que a abstração que envolve o conceito de tempo, (...) está ligada ao desenvolvimento cognitivo.(http://www4.serra.es.gov.br/site/download/1540303457867-orientao-curricular-2008.pdf) - (p. 182)

Com base no enunciado e nos seus conhecimentos, marque a alternativa queapresenta expressão correta sobre o que o tempo representa para a história.

Reportar Erro
Questão 13 de 23 Q3074796 Q35 da prova

Rejeitando a subordinação determinista da aprendizagem ao desenvolvimento biológico, Vygotsky adverte que os conceitos espontâneos(ou do senso comum) e os conceitos científicos não são antagônicos, mas, pelo contrário, têm uma interação muito próxima e interferência mútua, embora reconheça os estágios do desenvolvimento cognitivo como pertinentes.(http://www4.serra.es.gov.br/site/download/1540303457867-orientao-curricular-2008.pdf) - (p. 183)

Nessa linha de entendimento, marque a alternativa INCORRETA.

Reportar Erro
Questão 14 de 23 Q3074798 Q37 da prova

Para dialogar com os pressupostos teóricos de Vygotsky e Santos, inicia-se essa concepção de área a partir de uma breve síntese sobre a história do ensino de História, entendendo que isso pode esclarecer muitas questões que envolvem o trabalho dos professores, uma vez que busca repensar a disciplina em sua própria historicidade. Em seguida, explicita-se a opção pela via da História Cultural, tendência historiográfica na qual o foco dos fenômenos ligados ao conhecimento histórico está na cultura. Nas últimas décadas do século XX, no Brasil, efetivamente, três posições interpretativas da História foram praticadas: o positivismo científico, o marxismo e a corrente dos Annales.(http://www4.serra.es.gov.br/site/download/1540303457867-orientao-curricular-2008.pdf) – (p.184)

Sobre o contexto enunciado, analise as informações com C (Certo) ou E (Errado). Após análise, marque a alternativa correta.

(__)Os positivistas científicos concebem a História “como um processo contínuo, retilíneo,linear, causal e inteligível por um modo racional”.
(__)Na verdade, essa posição – em comparação com as outras – é vista como a mais arcaica.
(__)O materialismo histórico tem como vertente de análise preferencial a história econômica, a partir da formação do capitalismo.
(__)Quanto aos movimentos sociais, essa vertente privilegia o proletariado industrial, com suas lutas de classe, bem como a formação dos partidos e sindicatos

Reportar Erro
Questão 15 de 23 Q3074799 Q38 da prova

A tradição da escola dos Annales, concebida por Fernand Braudel, apoia-se numa vertente econômico-social balizada por marcos temporais da estrutura e da conjuntura, os quais delimitavam longa e média duração. Em outras palavras, as perspectivas globalizantes dessa escola, que ambicionava uma história total, repudiam a análise classista e buscam soluções na coleta sistemática de dados. Nesse sentido, alguns intelectuais criticam o reducionismo da escola dos Annales, já que, metodologicamente, seria incapaz de explicar os fenômenos. Vale ressaltar que a história dos Annales privilegia os níveis econômico e social da realidade, colocando acultura num segundo plano.(http://www4.serra.es.gov.br/site/download/1540303457867-orientao-curricular-2008.pdf) – (p.185)

Analise as informações seguintes. Após análise,marque as que podem ser corretamente contextualizadas com o conteúdo enunciado.

  1. Surge, então, desse percurso econômico e social que considera a materialidade, uma nova corrente historiográfica conhecida como História Cultural ou Nova História Cultural, que possibilita repensar a História articulada à cultura.
  2. Ressalta-se que 80% da produção historiográfica nacional correspondem hoje a essa perspectiva: a cultura como conjunto de significados partilhados e construídos pelos(as) homens (mulheres) para explicar o mundo.
  3. A História Cultural, sem pular a etapa da materialidade, nasce da busca de um conhecimento dos objetos da História com foco na cultura humana, resgatando a interação do homem com o seu contexto sociocultural mais amplo.
  4. Essa teorização impactou a História e a fez repensar-se imersa numa “crise”historiográfica. Ampliando o debate da História para o campo das Ciências Sociais como um todo, Santos (2000) indica que as críticas que configuram um período de crise no pensamento ocidental colocam em dúvida a racionalidade científica, num cenário que indica uma transição paradigmática. Ao conhecimento elaborado pela modernidade são propostas rupturas epistemológicas.

Reportar Erro
Questão 16 de 23 Q3074800 Q39 da prova

Com a valorização exagerada do desenvolvimento científico, acumulou-se conhecimento sobre o mundo, ao mesmo tempo em que a sabedoria sobre esse mundo, sobre o homem e sobre a relação que este mantém com os outros e com a natureza foi reduzida.(http://www4.serra.es.gov.br/site/download/1540303457867-orientao-curricular-2008.pdf) – (p.186)

Considerando o sentido enunciado, tem-se corretamente que:

Reportar Erro
Questão 17 de 23 Q3074801 Q40 da prova

Numa tentativa de percorrer o caminho de volta, isto é, de revalorizar as subjetividades,propõe-se repensar as diretrizes curriculares de História e suas formas de organização de modo diferenciado, reconhecendo nelas múltiplas possibilidades de conhecimento e, ao mesmo tempo, inferindo a escola como espaço privilegiado da interação social, com vistas a uma educação mais emancipatória. Optando por uma formação mais humanista dialogada com a História Cultural, intenciona-se mostrar aos alunos que o processo “civilizatório” não só causou terríveis males, como também produziu:___________________________________.

  1. Poesia e mitologia.
  2. Arte e literatura.
  3. Saberes laicos.
  4. Conhecimentos tecnológicos.

Está(ão) correto(s):

Reportar Erro
Questão 18 de 23 Q3074802 Q41 da prova

Dessa forma, os eixos aos quais os conteúdos devem estar articulados percebem o cotidiano escolar como referência fundamental para a negociação de sentidos e seu respectivo compartilhamento de significados, numa busca incessante de processos identitários que favoreçam a aceitação das diferenças. Marque a alternativos cujos eixos estão corretamente identificados.

Reportar Erro
Questão 19 de 23 Q3074803 Q42 da prova

A identidade não é um conceito estático; pelo contrário. Compreendida historicamente de diversas formas, a identidade cultural moderna,segundo Hall (2001), entendia o indivíduo como_________________. Assim, embora de apreensão complexa, o conceito de identidade prevê um deslocamento dos sujeitos. Nessa perspectiva, a globalização e seus efeitos devem ser trazidos para o centro do debate no que se refere à identidade cultural, inserida na tensão global/local.
Marque os dados corretos para preencher a lacuna do enunciado.

Reportar Erro
Questão 20 de 23 Q3074804 Q43 da prova

Enfatizando, portanto, o(s) elemento(s) verificado(s) nas sociedades, para Pesa vento(2003), a cultura passa a ser uma forma de expressão e tradução da realidade simbólica, isto é, ela possui um significado e uma apreciação valorativa. Em seu interior, de modo privilegiado,ressurge a identidade, como sendo uma construção simbólica de sentido, que organiza um sistema compreensivo a partir da ideia de pertencimento. A identidade é uma construção imaginária que produz a coesão social, permitindo a identificação da parte com o todo, do indivíduo frente a uma coletividade, e estabelece a diferença. A identidade é relacional, pois ela se constitui a partir da identificação de uma alteridade. Frente ao eu ou ao nós do pertencimento se coloca a estrangeiridade do outro (PESAVENTO, 2003, p. 89- 90).(http://www4.serra.es.gov.br/site/download/1540303457867-orientao-curricular-2008.pdf) – (p.186)

Na perspectiva enunciada, marque a alternativa com elemento INCORRETO.

Reportar Erro
Questão 21 de 23 Q3074805 Q44 da prova

Em consonância com Pesa vento acerca do conceito de identidade, Silva atesta, em outras palavras, que a identidade não é uma essência; não é um dado ou um fato – seja da natureza, seja da cultura. (...)Nessa vertente interpretativa, centrada na“Identidade”, marque a alternativa correta.

Reportar Erro
Questão 22 de 23 Q3074806 Q49 da prova

Para Jacques Le Goff, autor do Livro “História e Memória”, escrito entre 1977 e 1982, a“memória”, como propriedade de conservar certas informações, reenvia-nos em primeiro lugar para um conjunto de funções psíquicas, graças às quais o homem pode utilizar impressões ou informações passadas, que ele representa como passadas, mas que estão presentes e ativas na sua memória. De acordo com Le Goff, a noção de aprendizagem, importante na fase de aquisição da memória, desperta o interesse pelos diversos sistemas de educação da memória que exigiram nas diversas sociedades e em diferentes épocas,a que se atribui a denominação de:

Reportar Erro
Questão 23 de 23 Q3074807 Q50 da prova

A segunda metade do século XIX passa pelos efeitos da Revolução Industrial e do amplo progresso científico e tecnológico como a substituição do ferro pelo aço e do vapor pela eletricidade; o desenvolvimento de maquinaria automática, dos transportes e das comunicações;(...). É uma época de progresso material, de benefícios econômicos para a burguesia industrial; contudo, o operariado vive um período de intensa crise e miséria.

Analise as proposições com V (Verdadeiro) ou F(Falso). Em seguida, marque a alternativa correta.

(__)Em 1848, Karl Marx e Friederich Engels publicam o Manifesto Comunista, no qual defendiam o socialismo científico (sistema no qual existiria uma sociedade igualitária, sem a exploração do homem pelo homem) só seria alcançada por meio da luta de classes e da extinção da burguesia e do sistema capitalista.
(__)O Positivismo foi criado por Augusto Comte, partindo princípio de que o único conhecimento válido é o positivo, isto é, oriundo das ciências;acredita na capacidade do homem de amar e ser solidário socialmente.
(__)Determinismo – corrente filosófica de H.Taine, tem por objetivo contrapor-se às ideias do socialismo utópico de Karl Marx, Robert Owen e Proudhon.
(__)O Darwinismo apresenta a teoria da seleção natural, segundo a qual a natureza ou o meio selecionam, entre os seres vivos, aquelas variações que estão mais aptas a sobreviver e perpetuar-se. Assim, os mais fortes sobrevivem e procriam, e os mais fracos são eliminados antes disso.

Reportar Erro
0
Acertos
0
Erros
0%
Nota
Limpar

Acertos
Erros
Nota