Provas para Download

Prova Professor MaPB - Educação Física - Pref. Serra/ES
Visualizar os arquivos PDF
Ver professor-educacao-fasica.pdf
PDF
professor-educacao-fasica.pdf
Ver gab-oficial-ret.pdf
PDF
gab-oficial-ret.pdf
Download dos arquivos PDF
Baixar professor-educacao-fasica.pdf
PDF
professor-educacao-fasica.pdf
Baixar gab-oficial-ret.pdf
PDF
gab-oficial-ret.pdf
Compartilhar os arquivos PDF
Compartilhar professor-educacao-fasica.pdf
PDF
professor-educacao-fasica.pdf
Compartilhar gab-oficial-ret.pdf
PDF
gab-oficial-ret.pdf
Compartilhe:
Questões extraídas da Prova :: clique na alternativa correta
0
Acertos
0
Erros
0%
Nota
Limpar
Questão 1 de 18 Q3074689 Q1 da prova

Os atuais princípios e fins da educação brasileira estão definidos no título II - Dos Princípios e Fins da Educação Nacional, nos artigos 2º e 3º, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) - Lei nº. 9.394/96.(https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/fundamentos-legais-da-educacao-principios-efins-da-educacao-brasileira/43499)

O artigo 2º afirma que “a educação é dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para:_________________________________”.

Marque a expressão correta para completar o enunciado.

Reportar Erro
Questão 2 de 18 Q3074690 Q2 da prova

Conforme estabelece a Lei nº 9.394/96,analise os Princípios seguintes:

  1. Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.
  2. Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber.
  3. Singularidade de ideias e de concepções pedagógicas.
  4. Respeito à liberdade e apreço à intolerância.

Estão corretos apenas:

Reportar Erro
Questão 3 de 18 Q3074691 Q3 da prova

Baseada na visão do Professor / Educador Cipriano Carlos Luckesi, a avaliação do processo ensino-aprendizagem, apresenta três tipos defunções: diagnóstica (analítica), formativa(controladora) e somativa (classificatória).

Analise as informações seguintes:

  1. Para este tipo de avaliação não se propõe e nem existe uma forma solta isolada. É condição de sua existência e articulação com uma concepção pedagógica progressista".
  2. Esta avaliação classifica os estudantes de acordo com os níveis de aproveitamento previamente estabelecidos.

As informações apresentam, respectivamente,elementos característicos das as avaliações:

Reportar Erro
Questão 4 de 18 Q3074692 Q4 da prova

A Didática, enquanto campo de estudo, visa propor princípios, formas e diretrizes que são comuns ao ensino de todas as áreas de conhecimento. Não se restringe a uma prática de ensino, mas se propõe a compreender a relação que se estabelece entre três elementos: professor,aluno e a matéria a ser ensinada. Ao investigar as relações entre o ensino e a aprendizagem mediadas por um ato didático, procura compreender também as relações que o aluno estabelece com os objetos do conhecimento. Nessa linha de entendimento, a didática privilegia a análise das condições de ensino e suas relações com os:

Reportar Erro
Questão 5 de 18 Q3074693 Q16 da prova

Agora que o Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, já divulgou o Resultado do Encceja 2019,os participantes já podem acessar a sua nota e também solicitar o Certificação do Conclusão, para quem obteve a nota mínima exigida no exame.
(Publicado 09.12.2019)(https://vocenoencceja.com.br/) Disponível–(18.12.2019)

O certificado de ensino do Encceja Nacional 2019 refere-se ao ensino:

Reportar Erro
Questão 6 de 18 Q3074694 Q19 da prova

A região passou a ser denominada Serra em razão do imponente maciço, o Mestre Álvaro, que se assemelha a: _________________________
Marque a expressão que completa corretamente o enunciado.

Reportar Erro
Questão 7 de 18 Q3074695 Q21 da prova

O presidente dos Estados Unidos Donald Trump passa por um processo de avaliação pela Câmara e posteriormente no Senado que pode resultar em seu afastamento da presidência. No Brasil quatro presidentes já foram afastados do cargo pelo processo de impeachment. Entre eles estão:

Reportar Erro
Questão 8 de 18 Q3074696 Q24 da prova

Cientistas decodificam DNA de mulher da idade da pedra graças a 'chiclete pré-histórico'.Noticiou site https://noticias.r7.com

A grande novidade deste caso é o fato de ser:

Reportar Erro
Questão 9 de 18 Q3074697 Q26 da prova

"A combinação de sol, suor, água do mar ou da piscina e corpo mais exposto, devido ao uso de menos roupas, faz com que haja uma maior suscetibilidade a males que no resto do ano não são tão recorrentes. Além disso, o clima é propício para a proliferação de vetores de doenças, como os mosquitos, e de agentes etiológicos, como fungos e bactérias", explica Joana D'arc Gonçalves, infectologista da Aliança Instituto de Oncologia.

Entre os itens abaixo NÃO é exemplo destes tipos de males:

Reportar Erro
Questão 10 de 18 Q3074698 Q29 da prova

As últimas eleições presidenciais na América do Sul foram marcadas por polêmicas de nível social, política, econômica e cultural, inclusive entre os países membros do MERCOSUL.O Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) foi amais abrangente iniciativa de integração regional da América Latina, surgida no contexto da redemocratização e reaproximação dos países da região ao final da década de 80.NÃO configura entre os membros fundadores do MERCOSUL:

Reportar Erro
Questão 11 de 18 Q3074699 Q30 da prova

“Localizadas no Oceano Atlântico como área do município de Vitória, no Espírito Santo, essa ilha está a pouco mais de 1.100 km do continente.Com natureza selvagem, no sentido mais literal da expressão, o arquipélago é considerado o destino mais distante do território brasileiro. Só para ter uma ideia, a África está a inocentes 2.400km dali”.(https://viagemempauta.com.br)

Trata-se da ilha de:

Reportar Erro
Questão 12 de 18 Q3074700 Q32 da prova

A partir de jogos e brincadeiras tradicionais e jogos pré-desportivos, as crianças do Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II podem adquirir noções de cooperação e regras, assim como aprender a valorizar a cultura popular. (...)Entre os objetivos deste conteúdo pedagógico estão:

  1. Ensinar as noções de cooperação e regras entre os alunos para brincadeira sem equipe.
  2. Valorizar a cultura popular por meio de brincadeiras tradicionais e compreender normas de jogos pré-desportivos.
  3. Desenvolver habilidade e capacidades que podem trazer benefícios para o futuro pessoal e coletivo.
  4. Mostrar para a equipe docente da escola que os jogos e as brincadeiras servem para dar formas mais eficazes aos trabalhos escolares e que só se pode trabalhar nesta faixa etária por meio de jogos e brincadeiras.

Estão em conformidade com o enunciado.

Reportar Erro
Questão 13 de 18 Q3074701 Q39 da prova

Abordagens recentes do ensino da Educação Física Escolar - para alguns teóricos, “Tendências Metodológicas de Ensino da Educação Física” são propostas que, em vários casos, sucumbiram antes mesmo de serem testadas e colocadas efetivamente em prática devido a vários fatores.(OLIVEIRA, A. A. B. de. Metodologias emergentes no Ensino da Educação Física. Revista da Educação Física /UEM, Maringá, Brasil, v.1, n.8, p. 21-27, 1997.)

Sobre os “Vários fatores” mencionados no enunciado, julgue as proposições com C (Certo)ou E (Errado). Após seu julgamento, marque a alternativa correta.

(__)A estabilidade empregatícia que os docentes têm dentro do sistema educacional e do medo da instabilidade frente a novos conteúdos e estratégias metodológicas.
(__)Um simples direcionamento centrado apenas na idolatria do culto do corpo, o que evidencia o despreparo técnico e psicossocial do Professor de Educação Física.
(__)A falta de preparo dos professores para o enfrentamento de novas estratégias metodológicas, assim como a falta de interesse dos professores em estimular novas abordagens metodológicas.

Reportar Erro
Questão 14 de 18 Q3074702 Q40 da prova

Dentre os “Jogos e as Brincadeiras da Educação Física no Ensino Fundamental I”, NÃO se deve citar, apenas.

Reportar Erro
Questão 15 de 18 Q3074703 Q41 da prova

Os jogos e as brincadeiras são importantes ferramentas auxiliares no ensino dos diferentes conteúdos de Educação Física Escolar,principalmente no Ensino Fundamental II. Os jogos e as brincadeiras são importantes ferramentas auxiliares no Ensino Fundamental II, porque:_____________________________________.

Marque a alternativa com dados adequados para completar o conteúdo enunciado.

Reportar Erro
Questão 16 de 18 Q3074704 Q45 da prova

A expressão “Espaço escolar” remete à ideia de que “as práticas corporais” devem integrar o repertório dos professores, que colaboram na formação dos alunos, tanto quanto na construção do profissional de Educação Física, a partir de suas ações, ao veicularem:_______________________________.

Marque a alternativa com dados que completam corretamente o sentido do enunciado.

Reportar Erro
Questão 17 de 18 Q3074705 Q46 da prova

O desafio de avaliar o foco dos saberes que tratam a Educação Física (EF) como componente curricular, com relação às práticas, culturalmente produzidas, precisa dar visibilidade ao modo como: _________________________. (Adaptado)(Santos W, Mathias BJ, Matos JMC, Vieira AO. Avaliação na educação física escolar: reconhecendo a especificidade de um componente. Movimento 2015)

Marque a alternativa com dados corretos para o conteúdo enunciado.

Reportar Erro
Questão 18 de 18 Q3074706 Q47 da prova

No contexto da avaliação para a Educação Física, deve-se oferecer e analisar possibilidades concretas de práticas avaliativas para a EF escolar. Assim sendo, deve-se buscar a ampliação do diálogo entre a universidade e os professores da educação básica, focalizando experiências pedagógicas que se dedicam a inventariar diferentes formas de avaliar na EF,levando em consideração os saberes valorizados por esse componente curricular.
(Charlot B. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Artes Médicas; 2000. Porto Alegre.)

Nessa perspectiva, interessa ao Professor de Educação Física:

  1. Debater sobre a necessidade de se produzir uma avaliação que mantenha e construa as memórias dos percursos formativos, por meio de suportes que materializam o ensino e a aprendizagem de maneira processual.
  2. Ainda assim, deve-se indicar ações que ajudem a pensar em uma avaliação centrada nos sentidos produzidos pelos sujeitos na relação que estabelecem com o saber.
  3. Elaborar um instrumento avaliativo deforma generalizada e abrangente entre os conteúdos e as séries escolares trabalhadas durante a unidade escolar.

Está(ão) correta(s):

Reportar Erro
0
Acertos
0
Erros
0%
Nota
Limpar

Acertos
Erros
Nota