Provas para Download

Prova Professor MaPB - Bilíngue - Pref. Serra/ES
Visualizar os arquivos PDF
Ver professor-bilangue.pdf
PDF
professor-bilangue.pdf
Ver gab-oficial-ret.pdf
PDF
gab-oficial-ret.pdf
Download dos arquivos PDF
Baixar professor-bilangue.pdf
PDF
professor-bilangue.pdf
Baixar gab-oficial-ret.pdf
PDF
gab-oficial-ret.pdf
Compartilhar os arquivos PDF
Compartilhar professor-bilangue.pdf
PDF
professor-bilangue.pdf
Compartilhar gab-oficial-ret.pdf
PDF
gab-oficial-ret.pdf
Compartilhe:
Questões extraídas da Prova :: clique na alternativa correta
0
Acertos
0
Erros
0%
Nota
Limpar
Questão 1 de 37 Q3074502 Q2 da prova

A Lei nº 4.432, de 04 de novembro de 2015,aprova o Plano Municipal de Educação da Serra– PMES - e dá outras providências.Analise o Art. 4º da Lei enunciada.

Art. 4º As metas previstas no Anexo desta Lei deverão ter como referência a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD, o censo demográfico e os censos nacionais da educação básica e superior mais atualizados, disponíveis na data da publicação desta Lei,sem prejuízo da produção de outras informações mais específicas, de âmbito estadual e municipal.Parágrafo único. O Poder Público buscará ampliar o escopo das pesquisas com fins estatísticos de forma a incluir informação detalhada sobre o/a(s) ___________________.
Marque a alternativa com dados coerentes para completar o texto do parágrafo único:

Reportar Erro
Questão 2 de 37 Q3074503 Q3 da prova

É importante compreender que a Base Nacional Comum não pode constituir uma camisa-de-força que tolha a capacidade dos sistemas, dos estabelecimentos de ensino e do educando de usufruírem da flexibilidade que alei não só permite, como estimula. Essa flexibilidade deve ser assegurada, tanto na organização dos conteúdos mencionados em Lei, quanto na metodologia a ser desenvolvida no processo de ensino-aprendizagem e na avaliação. (...)(SANT’ANNA. Flávia Maria. Sagra-DC Luzzatto Editores.11ª ed. Porto Alegre. p. 183.)

Nessa linha de compreensão, é muito importante que haja bom senso por parte do corpo docente, observando também os aspectos do/a(s): _______________________.

Marque a expressão que completa coerentemente o sentido do enunciado.

Reportar Erro
Questão 3 de 37 Q3074504 Q4 da prova

Em conformidade com a Lei Orgânica Municipal de Serra, Estado do Espírito Santo,marque a alternativa com dados coerentes como disposto no TÍTULO II - Dos Direitos e Garantias Individuais e Coletivas.

Reportar Erro
Questão 4 de 37 Q3074505 Q6 da prova

De acordo com o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos 2007, no tocante à “Formação e capacitação de profissionais”, marque a alternativa INCORRETA.

Reportar Erro
Questão 5 de 37 Q3074506 Q9 da prova

"A avaliação deve ser encarada como reorientação para uma aprendizagem melhor e para a melhoria do sistema de ensino". (Mere Abramowicz)

Na escola contemporânea não há mais espaço para um processo avaliativo que busca obter resultados classificatórios. É preciso focar em uma aprendizagem significativa, que contribua para a formação de um sujeito consciente de seu papel social. Para que isso aconteça é preciso que:

Reportar Erro
Questão 6 de 37 Q3074507 Q10 da prova

A prática pedagógica contemporânea brasileira fundamenta-se em duas tendências: a liberal e a progressista.A primeira entende que o indivíduo deve entender a sociedade como a base dos valores e normas para o desenvolvimento de sua cultura individual, já a segunda o coloca como alguém que constrói a sua realidade, analisando deforma crítica as realidades sociais. É possível afirmar que os dois conceitos têm como ponto de convergência:

Reportar Erro
Questão 7 de 37 Q3074508 Q12 da prova

Estimular o estudante a participar de forma ativa no processo de aprendizagem é um desafio que nem sempre o professor consegue vencer de forma satisfatória. Idealizar, planejar e executar ações que tornem a aula o mais atrativa possível é uma tarefa que exige conhecimento e criatividade, além de formação técnica que permita desenvolver o que foi planejado de forma organizada e significativa.Podemos dizer que, dentro da educação, a“ciência” dedicada à sistematização de técnicas educacionais é chamada de:

Reportar Erro
Questão 8 de 37 Q3074509 Q13 da prova

Com o lançamento dos Parâmetros Curriculares Nacionais (Brasil, 1997), começa a veicular entre os profissionais da educação o conceito de “Pluralidade Cultural”, hoje difundido como “Diversidade”. Os dois conceitos tratam da preocupação com o valor inerente à cultura de cada indivíduo, suas necessidades e até mesmo limitações, a fim de proporcionar, a um público extremamente heterogêneo, oportunidades de aprendizagem condizentes com suas particularidades. Dentro deste contexto podemos dizer que:

  1. A escola tem o papel de incentivar a harmonia e o respeito mútuo, mesmo quando se tratar de indivíduos que divergem eu seu modo de pensar;
  2. As limitações de um estudante não deve ser empecilho para a aquisição de conhecimentos nem para sua socialização no ambiente escolar;
  3. A educação, como meio de transmissão de conhecimento, deve sempre adotar uma postura imparcial diante das posturas, necessidades e culturas divergentes entre os estudantes.

Nestas afirmações temos:

Reportar Erro
Questão 9 de 37 Q3074510 Q14 da prova

“Em tempos difíceis e conturbados por inúmeros conflitos, nada mais urgente e necessário que educar em direitos humanos,tarefa indispensável para a defesa, o respeito, a promoção e a valorização desses direitos”.(Plano Nacional de Educação e Direitos Humanos)

A temática dos Direitos Humanos ainda é bastante controversa no território brasileiro e,por isso mesmo, a escola deve:

Reportar Erro
Questão 10 de 37 Q3074511 Q15 da prova

Dentro do processo educacional a intenção é sempre levar conhecimento e desenvolver nos estudantes a capacidade de se colocar em sociedade valorizando o que sabe, o que faz e o que é. A busca pelo desenvolvimento significativo neste processo aponta para dois termos que são amplamente difundidos como objetivos a serem alcançados na construção do conhecimento. São eles:

Reportar Erro
Questão 11 de 37 Q3074512 Q16 da prova

Justiça dá mais uma semana para o governo federal recolocar radares - Juiz de Brasília determina que equipamentos (...) terão de voltara funcionar nas rodovias federais até o dia 23.12.2019. A nova data foi determinada pelo juiz Marcelo Gentil Monteiro, da 1ª Vara da Seção Judiciária do Distrito Federal, que acolheu neste domingo (15) pedido de aumento de prazo feito pela União. Na solicitação, o governo apontava uma série de dificuldades administrativas para a operacionalização do retorno às atividades de fiscalização. (Do R7 Brasil. 16.12.2019)(https://noticias.r7.com/brasil/justica-da-mais-umasemana-para-o-governo-federal-recolocar-radares16122019)

Analise as informações sobre os tipos de equipamentos (radares) citados na notícia. Após análise, marque a alternativa que identifica os que têm que voltar a funcionar por determinação judicial.

  1. Cartazes.
  2. Vídeos.
  3. Estáticos.
  4. Móveis.
  5. Portáteis.
  6. Placas luminosas.

Reportar Erro
Questão 12 de 37 Q3074513 Q17 da prova

CPI de Brumadinho pede indiciamento da Vale e 22 diretores por homicídio Relatório final aprovado nesta terça-feira também responsabiliza a mineradora e a empresa alemãTüv Süd por corrupção empresarial e crime socioambiental. (Publicado 05.11.2019)(https://veja.abril.com.br/noticias-sobre/brumadinho/) –(Acesso 18.12.2019)

Sobre “Brumadinho” analise as informações seguintes:

  1. É uma cidade situada na Região metropolitana de Belo Horizonte.
  2. O acidente ocorrido em Brumadinho causou uma avalanche de lama e rejeitos de mineração que devastou parte da comunidade da comunidade da Vila Ferteco.
  3. As famílias das vítimas de Brumadinho foram indenizadas pela Agência Nacional de Mineração (ANM), culpara pela catástrofe ocorrida.
  4. A quantidade exata de vítimas é de 170 pessoas, estando ainda muitas desaparecidas.

Estão corretas:

Reportar Erro
Questão 13 de 37 Q3074514 Q19 da prova

Congresso pode estender benefício demeia-entrada para professores - a Comissão de Educação, Cultura e Esporte analisa uma proposta que reduz valor de espetáculos artístico-culturais e esportivos aos educadores.(https://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/congresso-podeestender-beneficio-de-meia-entrada-para-professores/)

A “Comissão de Educação, Cultura e Esporte” é do/a ______________.

Marque a alternativa com a expressão correta para completar o enunciado.

Reportar Erro
Questão 14 de 37 Q3074515 Q20 da prova

Educação midiática forma cidadão consciente, dizem especialistas, ao avaliarem que foi um avanço a inclusão da educação midiática na Base Nacional Comum Curricular(BNCC), pois a escola poderá dar instrumentos para que o estudante possa se tornar um consumidor e produtor de conteúdo responsável. (Por: Ana Cristina Campos -Repórter da Agência Brasil)(https://br.financas.yahoo.com/noticias/educa%C3%A7%C3%A3o-midi%C3%A1tica-forma-cidad%C3%A3oconsciente-130000135.html) – Acesso 16.12.2019

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino básico incluiu entre as competências que o aluno deve ter a leitura crítica da informação que recebe por __________________.

Marque a alternativa que está em conformidade com a (BNCC):

Reportar Erro
Questão 15 de 37 Q3074516 Q23 da prova

Analise as informações sobre o “Maior Município da Grande Vitória” - com área de 551Km² (Conforme IBGE - Malha Municipal Digital1997 e “Cadastro de Cidades e Vilas do Brasil”,1999. Antes a área da Serra divulgada era 547Km²), a Serra apresenta em seu relevo uma série de lagoas, rios e ondulações em forma de chapadas.

Com base nas informações enunciadas, marque a alternativa INCORRETA:

Reportar Erro
Questão 16 de 37 Q3074517 Q24 da prova

O Espírito Santo possui PIB industrial de R$21,3 bilhões, equivalente a 1,8% da indústria nacional. Emprega 168.357 trabalhadores na indústria. É o décimo quarto maior PIB do Brasil,com R$ 95,5 bilhões. Com 4,0 milhões de habitantes, é o 13º estado menos populoso do País.(http://perfildaindustria.portaldaindustria.com.br/estado/es) – (Disponível 12.12.2019)

No setor industrial do Espírito Santo pode(m) ser destacado(s) o(s) segmento(s):

Reportar Erro
Questão 17 de 37 Q3074518 Q25 da prova

O município da Serra tem no turismo um dos pontos fortes de sua economia. Visitantes de todas as partes são atraídos, principalmente, por suas belezas naturais, que tem como destaque:

Reportar Erro
Questão 18 de 37 Q3074519 Q26 da prova

O Art. 18 da Lei Orgânica do município da Serra diz que: Compete ao Município, em consonância com a Constituição Federal, criar para garantir a execução de uma Política de combate e prevenção à violência contra a mulher, assegurando-se:

  1. Assistência médica, social e psicológica às mulheres vítimas de violência.
  2. Criação e manutenção de abrigos às mulheres vítimas de violência doméstica.

Na legislação brasileira o assassinato de mulheres decorrente de atos de violência como os citados neste artigo é chamado de:

Reportar Erro
Questão 19 de 37 Q3074520 Q28 da prova

“A Polícia Civil de Unaí (MG) abriu um inquérito nesta segunda-feira para investigar ocaso do homem que foi a um bar no centro da cidade vestindo uma braçadeira com o símbolo do nazismo no último sábado, dia 14.”(https://veja.abril.com.br)
A atitude deste senhor se tornou alvo da polícia por quê:

Reportar Erro
Questão 20 de 37 Q3074521 Q29 da prova

O Espírito Santo é um estado brasileiro situado na região sudeste e faz divisa com:

Reportar Erro
Questão 21 de 37 Q3074522 Q30 da prova

O Espírito Santo proporciona a quem deseja conhecê-lo a experiência ímpar de aproveitar apraia ou o ameno clima serrano sem precisar fazer longos deslocamentos. Entre as várias serras e morros deste estado está o terceiro maior do país, que é:

Reportar Erro
Questão 22 de 37 Q3074523 Q31 da prova

O respeito à diversidade, efetivado no respeito às diferenças, impulsiona ações voltadas ao reconhecimento de sujeitos de direitos, simplesmente por serem seres humanos. Suas especificidades não devem ser elemento para a construção de desigualdades, discriminações ou exclusões, mas sim, devem ser norteadoras de políticas afirmativas de respeito à diversidade, voltadas para:____________________. (BRASIL, 2004, p.7)

Marque os dados que completam coerentemente o enunciado.

Reportar Erro
Questão 23 de 37 Q3074524 Q32 da prova

O objetivo da política inclusiva significa que, na escola ou em qualquer outro ambiente social, as pessoas com deficiência têm as mesmas possibilidades que as demais, especialmente,__________________. (BRASIL, 2004, p.8)
Marque a alternativa com expressão coerente para completar o enunciado.

Reportar Erro
Questão 24 de 37 Q3074525 Q33 da prova

Para que existam as mesmas possibilidades entre as pessoas, faz -se necessário que a identidade pessoal e social do sujeito seja respeitada, pois essa é construída por meio das relações sociais entre os sujeitos ao longo de sua vida. Desta forma, entende-se que a consciência do direito de construir uma identidade própria e de reconhecimento do outros e traduz no direito à igualdade e no respeito às diferenças, assegurando oportunidades diferenciadas (_______________), tantas quantas forem necessárias com vistas à busca da igualdade perante os demais cidadãos. (BRASIL, 2004, p.8)
Marque a expressão coerente para preencher a lacuna dos parênteses.

Reportar Erro
Questão 25 de 37 Q3074526 Q34 da prova

Libras e educação de surdos no ensino fundamental podem ser associadas diretamente:

Reportar Erro
Questão 26 de 37 Q3074527 Q35 da prova

A língua de sinais é uma língua natural, com gramática própria e, por ser visual / espacial, é adquirida sem dificuldades pelas pessoas surdas. (...) O fato de a criança surda ser capaz de utilizar a língua de sinais será uma garantia de que ela possa usar pelo menos uma língua.(Pereira; Vieira, 2009, p.64)

Com base no contexto enunciado, pode-se afirmar que a aquisição da língua de sinais:I. Permitirá à criança surda, além do desenvolvimento linguístico, o desenvolvimento dos aspectos cognitivo e sócio-afetivo-emocional.

  1. Permitirá também à criança surda o desenvolvimento de identificação com o mundo surdo, um dos mundos aos quais ela pertence.
  2. Para a criança, servirá como base para a aquisição da língua majoritária, preferencialmente na modalidade escrita.

Está(ão) correta(s):

Reportar Erro
Questão 27 de 37 Q3074528 Q36 da prova

Bilinguismo tem como pressuposto básico que o surdo deve ser Bilíngue, ou seja, deve adquirir como língua materna a língua de sinais, que é considerada a língua natural dos surdos e, como segunda língua, a língua oficial de seu país (...) os autores ligados ao Bilinguismo percebem o surdo de forma bastante diferente dos autores oralistas e da Comunicação Total.(...) A língua dos sinais vai propiciar este desenvolvimento linguístico e cognitivo,facilitando o processo de ensino aprendizagem e de leitura e compreensão do mundo em que vive. (GOLDFELD, M. A Criança Surda. S. Paulo: Pexus,1997.)

Sobre “Bilinguismo”, tema em análise, julgue as informações com V (Verdadeiro) ou F (Falso).Em seguida, marque a alternativa correta.


(__)Os surdos aspiram pela valorização da língua dos sinais como a primeira língua.
(__)Todo ser humano que é surdo deve aprender a língua de sinais, conhecida como a língua dos surdos.
(__)Ainda não se acredita, em função de não se ter bom resultado com o bilinguismo, que se possa conduzir o surdo a um modelo cultural realmente venturoso, havendo a integração plena e o respeito à condição de surdo.

Reportar Erro
Questão 28 de 37 Q3074529 Q37 da prova

A educação para surdos é um tema pouco discutido, diante da importância que tem como ferramenta de inclusão. Em face disso, existe um debate acerca do sistema de ensino que deva prevalecer, dentre os principais utilizados atualmente: a educação inclusiva e obilinguismo.(https://direitodiario.com.br/educacao-inclusiva-e-obilinguismo/) – (Adaptado)

Com base no enunciado, julgue as informações com V (Verdadeiro) ou F (Falso). Em seguida,marque a alternativa correta.

(__)A filosofia bilíngue acredita que o desenvolvimento cognitivo, afetivo, sociocultural e acadêmico das crianças surdas não depende da audição, mas do desenvolvimento de sua língua.
(__)O bilinguismo tem como objetivo levar o surdo a desenvolver habilidades primeiramente em sua língua de sinais natural, e depois na língua oral e/ou escrita do seu país.
(__)Na visão dos bilinguistas, o surdo não precisa almejar uma vida semelhante ao ouvinte, podendo assumir sua surdez.

Reportar Erro
Questão 29 de 37 Q3074530 Q38 da prova

A língua de sinais é pautada na dimensão com estruturas semântica, sintática e gramatical completas, apesar de essencialmente distintas das línguas escritas e faladas. (Sacks.2010)
Sobre “Língua de Sinais” no contexto enunciado, marque a alternativa correta.

Reportar Erro
Questão 30 de 37 Q3074531 Q39 da prova

Oralismo é uma abordagem que visa à integração da criança surda na comunidade ouvinte, enfatizando a língua oral do país.Consiste na metodologia que acredita que amaneira mais eficaz de ensinar o surdo éatravés da língua oral, ou falada. (GOLDFELD,1997)
Para GOLDFELD, os surdos que utilizam o método do “Oralismo” são considerados:

Reportar Erro
Questão 31 de 37 Q3074532 Q40 da prova

Sobre as técnicas que eram utilizadas no método oralista, marque a alternativa correta.

Reportar Erro
Questão 32 de 37 Q3074533 Q41 da prova

A Política Nacional de Educação Especial prevê que devem ser sempre discutidas formas de inclusão da comunidade surda. Com isso,não deveria ser de forma diferente para o ensino.(https://direitodiario.com.br/educacao-inclusiva-e-obilinguismo/)

Analise as informações seguintes:

  1. Respeitando a Política Nacional de Educação Especial, deve-se ter a ideia de matricular as pessoas surdas, nos seus diferentes graus de surdez, no ensino convencional.
  2. Na perspectiva de matricular as pessoas surdas, nos seus diferentes graus de surdez, no ensino convenciona, devem ser feitas as adequações necessárias na escola para receber pessoas com deficiência auditiva.
  3. A pessoa surda precisa estar num ambiente preparado para ouvintes, visto que as adaptações permitem a presença e permanência no local de ensino e aprendizagem.

Está(ão) correta(s):

Reportar Erro
Questão 33 de 37 Q3074534 Q42 da prova

As adaptações para que o aluno surdo seja incluído numa escola de alunos que não têm problema de audição, que ouvem normalmente,permitiriam adequar o ambiente escolar às necessidades dos alunos surdos, para que todos pudessem estudar e usufruir das práticas pedagógicas adotadas para tais necessidades.Dentro desse sistema regular de ensino o aluno estaria em contato com as demais pessoas e com a cultura ouvinte diretamente.Entre as adaptações indicadas tecnicamente para a sala de aula do aluno surdo, é preciso entender que:

(__)As pessoas surdas têm necessidades diferentes e uma cultura própria.
(__)As adaptações ajudam na apreensão do conhecimento.
(__)As escolas, melhorando as condições das adaptações, vão favorecer as condições ambientais para as pessoas surdas aprenderem

Com base no enunciado, julgue as informações com V (Verdadeiro) ou F (Falso) e marque a alternativa correta.

Reportar Erro
Questão 34 de 37 Q3074535 Q43 da prova

De acordo com o INES (Instituto Nacional de. Educação de Surdos) as adaptações de currículo constituem:

  1. Criar condições físicas, ambientais e materiais para o aluno, na sua unidade escolar de atendimento.
  2. Propiciar os melhores níveis de comunicação e interação com as pessoas com as quais convive na comunidade escolar, para favorecer a participação nas atividades escolares.
  3. Propiciar o mobiliário, equipamentos específicos necessários e salas adaptadas.
  4. Oportunizar os alunos surdos a criarem suas próprias adaptações e acomodações em sala de aula.

Estão corretas, apenas:

Reportar Erro
Questão 35 de 37 Q3074536 Q44 da prova

Em conformidade com o INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos) as adaptações de currículo podem fornecer ou atuar para a aquisição dos equipamentos e recursos materiais específicos necessários, tais sejam:

  1. Próteses auditivas.
  2. Treinadores da fala.
  3. Software educativo para o desenvolvimento da fala.

Está(ão) correto(s):

Reportar Erro
Questão 36 de 37 Q3074537 Q45 da prova

Adaptações curriculares de modo geral envolvem modificações organizativas, permitindo o atendimento às necessidades educativas de todos os alunos em relação à construção do conhecimento. (Oliveira &Machado apud, GLAT, 2007).

As modificações organizativas envolvem:


  1. Na avaliação diagnóstica aplicada quinzenalmente.
  2. Nos objetivos e conteúdos.
  3. Nas metodologias e na organização didática.
  4. Na organização do tempo e na filosofia e estratégias de avaliação.

Estão coerentes com o enunciado, apenas:

Reportar Erro
Questão 37 de 37 Q3074538 Q46 da prova

Um currículo que leve em conta a diversidade deve ser, antes de tudo, flexível, e passível de adaptações, sem perda de conteúdo. Deve ser desenhado tendo como objetivo geral um delineamento bem definido, e se pautar em uma “resignificação do processo de aprendizagem na sua relação com o desenvolvimento humano”. (Oliveira & Machadoapud, GLAT, 2007).

Marque o que melhor se define como “objetivo geral com delineamento bem definido”:

Reportar Erro
0
Acertos
0
Erros
0%
Nota
Limpar

Acertos
Erros
Nota