Peter Senge (2018) teoriza sobre cinco disciplinas fundamentais para um ciclo contínuo de aprendizagem organizacional. Uma delas é a disciplina de “aprendizagem em equipe”, que envolve uma ação coletiva e o domínio das práticas de:
De acordo com Takeuchi e Nonaka (2008), há quatro modos de conversão do conhecimento organizacional, gerados na interação entre os conhecimentos tácitos e explícitos. Quando se promove situações de aprendizagem que privilegiam a observação, o compartilhamento de experiências e a prática, está se utilizando a conversão de conhecimentos denominada:
De acordo com o Guia PMBOK® (2021), para criar uma equipe de alto desempenho na execução de um projeto, consideram-se ações como:
Ao posicionar o trabalho como centro da ação educativa na construção do conhecimento, considerando o desenvolvimento de competências, deve-se privilegiar, nas práticas metodológicas:
Dentre as diretrizes do Sistema de Monitoramento e Avaliação dos Programas Educacionais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE (Simav FNDE), aprovado em 2024 pela Portaria nº 1.026, está:
Ao avaliar políticas educacionais concernentes à educação pública básica, partindo-se do pressuposto de que o desempenho educacional do aluno não pode ser apartado de sua realidade, a definição e utilização de indicadores são fundamentais para a interpretação de resultados que norteiem ações de planejamento de impacto qualitativo. Nesse contexto, considera-se a análise:
Uma ação pedagógica pautada no desenvolvimento de competências pressupõe a aplicação de sete passos metodológicos (KÜLLER e RODRIGO, 2013). Dentre eles, o passo metodológico que faz referência concreta quanto à vida ou trabalho, mobiliza conhecimentos prévios e destaca a importância da competência a ser desenvolvida é a:
Em um projeto de aprendizagem organizacional, os custos, os aspectos éticos, a disponibilidade de pessoal e equipamentos, as prioridades de treinamento, a política de recursos humanos são aspectos citados por RIBEIRO (2008) como necessários para definir:
De acordo com Ribeiro (2008), para acompanhar, controlar e avaliar os resultados e a efetividade de um projeto de aprendizagem organizacional na esfera do treinamento e desenvolvimento, é necessário estabelecer indicadores. Para que esses indicadores sejam eficientes em aferir resultados entre planejamento e execução, é necessário que estejam estreitamente relacionados com:
No contexto do desenvolvimento organizacional e da educação de adultos, do “aprender fazendo”, a Andragogia utiliza abordagens pedagógicas:
Um projeto educacional baseado na interdisciplinaridade, que visa a resolução de um problema prático proposto, tem como objetivo:
Uma prática pedagógica interdisciplinar baseada em projetos, com foco no aluno como sujeito principal do processo de aprendizagem, em que o objeto de estudo tenha significado, e que privilegia a troca de experiências e o diálogo na construção do conhecimento, está apoiada na teoria:
Lévy (1993) conceitua hipertexto da seguinte forma: “Tecnicamente, um hipertexto é um conjunto de nós ligados por conexões. Os nós podem ser palavras, páginas, imagens, gráficos (...).” Considerando a utilização de hipertextos como recurso de aprendizagem, este possibilita ao aluno:
O papel do professor, pela ótica contemporânea diante dos recursos das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na sala de aula, deve ser de:
Na proposição de uma atividade em grupo, com a utilização intencional da cibercultura nos espaços escolares, que agregue diversas tecnologias disponíveis na escola e entre os alunos, e proporcione a convergência de mídias, se promove uma pedagogia de:
Ao planejar uma organização de conteúdos considerando sua aplicabilidade embasada na teoria de ensino de Bruner, e de seu conceito de currículo em espiral, deve-se propiciar situações de aprendizagem de forma que o:
Para planejar uma situação de aprendizagem potencialmente significativa, ancorada na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel (1978), uma das premissas é que o:
De acordo com Piaget, o desenvolvimento cognitivo se dá por meio da:
Na aprendizagem organizacional de abordagem andragógica, faz-se uso de metodologias ativas que considerem as experiências de vida dos participantes e referências de situações reais. Um método eficaz ancorado nessas premissas é a aprendizagem baseada em:
O foco de análise que difere Vygotsky de outros teóricos de base cognitivista é:


























