Sobre os aspectos gerais do texto, analisar os itens.
I. Embora ainda esteja em processo de adaptação técnica e mercadológica, a rosa-do-deserto é bastante apreciada por paisagistas.
II. Para se obter a versão miniatura da rosa-do-deserto, o bonsai, são necessárias apenas as podas de raízes e brotações.
III. Mesmo que se ofereça renda aos produtores, a rosa-do-deserto tem restrições, especialmente, em se tratando de saúde humana.
Está CORRETO o que se afirma:
De acordo com o uso dos porquês, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE. Eu não fui à festa _________ estava muito cansado. Meu amigo queria saber o ________ de não ter ido e __________ não o avisei.
De acordo com a Lei Orgânica do Município, serão auxiliares diretos do prefeito:
I. Os secretários, na condição de agentes políticos.
II. Os ocupantes de cargos de provimento em comissão e os designados para funções de confiança.
Está CORRETO o que se afirma:
Segundo o Parecer CNE/CP nº 3/2004 − Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, políticas de reparações e de reconhecimento formarão programas de ações afirmativas:
I. Dirigidas à correção de desigualdades raciais e sociais.
II. Orientadas para oferta de tratamento diferenciado com vistas a corrigir desvantagens e marginalização criadas e mantidas por estrutura social excludente e discriminatória.
III. Que atendem ao determinado pelo Programa Nacional de Direitos Humanos, com o objetivo de combate ao racismo e a discriminações.
Está CORRETO o que se afirma:
Sobre o compromisso social e ético do professor, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE. A responsabilidade do professor é preparar os alunos para se tornarem cidadãos ______ e participantes na família, no trabalho, nas associações de classe, na vida cultural e política. É uma atividade fundamentalmente _______, porque contribui para a formação cultural e científica do povo, tarefa indispensável para outras ____________.
Sobre os tipos de frases em Libras, analisar os itens.
I. As línguas de sinais utilizam as expressões faciais e as corporais para estabelecer tipos de frases, como as entonações na língua portuguesa.
II. Para perceber se uma frase em Libras está na forma afirmativa, exclamativa, interrogativa, negativa ou imperativa, é preciso atentar-se às expressões facial e corporal que são feitas simultaneamente com certos sinais ou com toda a frase.
Está CORRETO o que se afirma:
A respeito dos pronomes demonstrativos e dos advérbios de lugar em Libras, assinalar a alternativa CORRETA.
Considerando-se os parâmetros secundários na estrutura da Libras, assinalar a alternativa CORRETA.
Considerando-se a flexibilidade dos estudos dos alunos com necessidades educativas especiais, analisar os itens.
I. A criança deve se adaptar ao currículo, e não o contrário.
II. A aquisição de conhecimento é apenas uma simples questão de instrução formal e retórica.
III. É indicado incorporar ao processo educacional a avaliação formativa.
Está CORRETO o que se afirma:
Sobre a educação inclusiva, analisar os itens.
I. É indicado que todos os alunos aprendam juntos, sempre que possível, levando em consideração suas dificuldades e diferenças.
II. A escola precisa ser um espaço ao qual todos pertencem, sendo aceitos e apoiados pelos membros da comunidade escolar.
III. A inclusão resulta de um complexo processo de integração, de mudanças necessárias para definir e aplicar soluções adequadas.
Está CORRETO o que se afirma:
Assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE. O bilinguismo vivido pelo sujeito surdo – Libras e LP – é impulsionado por fatores ___________, relativos ao contato imediato ou tardio do surdo com a língua de sinais, às possibilidades educacionais a ele disponibilizadas e à sua inserção social. Há de se considerar ainda que, quando o assunto se dirige especificamente às questões próprias da surdez, os níveis de domínio e conhecimento da Libras são ___________ entre surdos a depender de seu percurso formativo, em razão de que _______________ têm acesso à Libras, desenvolvendo uma comunicação gestual caseira que satisfaz suas necessidades em relações familiares.





















