Provas para Download

Prova Professor III - Arte - Pref. Santo Augusto/RS
Visualizar os arquivos PDF
Ver professor-iii-arte.pdf
PDF
professor-iii-arte.pdf
Ver gabarito-definitivo.pdf
PDF
gabarito-definitivo.pdf
Download dos arquivos PDF
Baixar professor-iii-arte.pdf
PDF
professor-iii-arte.pdf
Baixar gabarito-definitivo.pdf
PDF
gabarito-definitivo.pdf
Compartilhar os arquivos PDF
Compartilhar professor-iii-arte.pdf
PDF
professor-iii-arte.pdf
Compartilhar gabarito-definitivo.pdf
PDF
gabarito-definitivo.pdf
Compartilhe:
Questões extraídas da Prova :: clique na alternativa correta
0
Acertos
0
Erros
0%
Nota
Limpar
Questão 1 de 21 Q3096898 Q20 da prova

O concurso público para ingresso na Carreira será realizado por área de atuação. Assinale V, se verdadeiro, ou F, se falso, quanto essas áreas.

( )Professor I: formação em nível superior em curso de Pedagogia, preferencialmente com habilitação em Educação Infantil, ou nível de pós-graduação ou curso normal superior – educação infantil, admitida como formação mínima a obtida em nível médio, na modalidade normal com curso de qualificação profissional específica em educação infantil, de no mínimo 120 horas.
( )Professor II: formação em nível superior em curso de Pedagogia, preferencialmente com habilitação em séries iniciais ou nível de pós-graduação ou curso normal superior – séries iniciais,admitidas como formação mínima a obtida em nível médio, na modalidade normal.
( )Professor III: formação em curso superior, de licenciatura plena ou outra graduação correspondente a áreas de conhecimento específico do currículo, com formação pedagógica nos termos da legislação vigente ou curso de pós-graduação.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Reportar Erro
Questão 2 de 21 Q3096899 Q21 da prova

De acordo com Moran, as tecnologias propiciam:

  1. A reconfiguração da prática pedagógica.
  2. A abertura e plasticidade do currículo.
  3. O exercício da coautoria de professores e alunos.

Quais estão corretas?

Reportar Erro
Questão 3 de 21 Q3096900 Q22 da prova

Segundo Moran, trabalhar com desafios hoje é mais complexo. Nesse sentido,assinale a alternativa que NÃO faz parte desses desafios.

Reportar Erro
Questão 4 de 21 Q3096901 Q23 da prova

De acordo com Moran, se tornam cada vez mais presentes nas diversas áreas de conhecimento e níveis de ensino os seguintes jogos, EXCETO:

Reportar Erro
Questão 5 de 21 Q3096902 Q24 da prova

Para Moran, há inúmeros grupos interessantes nas redes sociais – Facebook, LinkedIn, WhatsApp – em que é possível ampliarmos nossos horizontes e nos motivarmos a ser proativos, corresponsáveis por múltiplas aprendizagens. Nesse sentido, utilizando esses grupos nas redes sociais, é correto afirmar que acabamos nos tornando:

Reportar Erro
Questão 6 de 21 Q3096903 Q25 da prova

Segundo Bergmann, sobre a sala de aula invertida, assinale a alternativa INCORRETA.

Reportar Erro
Questão 7 de 21 Q3096904 Q26 da prova

De acordo com Bergmann, a ideia básica da aprendizagem para o domínio consisteem que os alunos alcancem uma série de objetivos no próprio ritmo. Analise as assertivas abaixo quanto aos principais componentes da aprendizagem para o domínio.

  1. Os alunos trabalham em pequenos grupos ou individualmente, em ritmo adequado.
  2. O professor faz a avaliação formativa e estima o grau de compreensão dos alunos.
  3. Os alunos demonstram domínio dos objetivos, por meio de avaliações somativas. Aos alunos que não dominam determinado objetivo, oferecem-se meios de recuperação.

Quais estão corretas?

Reportar Erro
Questão 8 de 21 Q3096905 Q27 da prova

Segundo Perrenoud, habilidades como: conhecer, para determinada disciplina, os conteúdos a serem ensinados e sua tradução em objetivos de aprendizagem, trabalhar a partir das representações dos alunos e trabalhar a partir dos erros e dos obstáculos à aprendizagem fazem parte de qual competência de referência?

Reportar Erro
Questão 9 de 21 Q3096906 Q28 da prova

Assinale V, se verdadeiro, ou F, se falso, quanto à prática da avaliação na aprendizagem escolar, segundo Luckesi.

( )A escola opera com verificação e não com avaliação, isso significa que na prática há aferição do aproveitamento escolar, em que os professores realizam basicamente três procedimentos sucessivos: medida do aproveitamento escolar; transformação da medida em nota e utilização dos resultados identificados.
( )A avaliação da aprendizagem escolar adquire seu sentido na medida em que se articula um projeto pedagógico junto com seu consequente projeto de ensino.
( )O ato de avaliar também exige a entrega. A entrega ao desejo de que o educando cresça e sedesenvolva, possibilita o envolvimento como processo do educador, estando sempre atento às suas necessidades.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Reportar Erro
Questão 10 de 21 Q3096907 Q29 da prova

Para Vasconcelos, no que se refere à reflexão sobre a prática, esta deve ser feita em três dimensões, quais sejam:

  1. Onde estamos (o que está sendo).
  2. Para onde queremos ir (como deveria ser).
  3. O que fazer (o que fazer para vir a ser).

Quais estão corretas?

Reportar Erro
Questão 11 de 21 Q3096908 Q30 da prova

Segundo Martha Gabriel, na Era da Inovação, não dá para usar fórmula antiga para resolver problema novo. É preciso ter:

  1. Criatividade.
  2. Experimentação.
  3. Pensamento liberal/tradicional.

Quais estão INCORRETAS?

Reportar Erro
Questão 12 de 21 Q3096909 Q31 da prova

No ensino de arte da atualidade, a educação estética torna-se fundamental, pois é através dela que se aprende a viver a emoção. O desafio principal da educação estética é:

Reportar Erro
Questão 13 de 21 Q3096910 Q32 da prova

Abigail Housen (1983), através de estudos envolvendo vários sujeitos, determinou a existência de cinco tipos de leitores de obras de arte, e, da mesma forma, descreveu os estágios do desenvolvimento estético, utilizando-se em ambos da mesma nomenclatura: descritivo, construtivo,classificativo, interpretativo e recreativo. No último estágio – o recreativo –, encontra-se o leitor:

Reportar Erro
Questão 14 de 21 Q3096911 Q33 da prova

A educação brasileira em arte na atualidade defende um equilíbrio curricular que prepare o aluno para a decodificação e entendimento das artes através da:

Reportar Erro
Questão 15 de 21 Q3096912 Q34 da prova

O início do desenvolvimento do grafismo infantil é marcado pela elaboração da:

Reportar Erro
Questão 16 de 21 Q3096913 Q35 da prova

Assinale a alternativa INCORRETA sobre o desenho na escola:

Reportar Erro
Questão 17 de 21 Q3096914 Q36 da prova

Analise as assertivas abaixo sobre a história do ensino de arte no Brasil:

  1. O ensino de música nas escolas substituiu o Canto Orfeônico em meados da década de 1960,através da Educação Musical, focando no ensino do sentir, tocar, dançar, além de cantar as músicas.
  2. Na primeira metade do século XX, o teatro e a dança não estavam incluídos no currículo escolar como práticas obrigatórias e eram tratados com a finalidade específica de apresentação.
  3. A Lei de Diretrizes e Bases de 1971 incluiu a arte no currículo escolar, considerando-a disciplina com conhecimentos específicos e definidos.
  4. A implantação da Educação Artística na década de 1970 abriu um novo capítulo no ensino de artena escola e foi marcada pela prática da polivalência.
  5. Os anos 1980 foram marcados pela discussão da nova Lei de Diretrizes e Bases e pelas práticas pedagógicas baseadas nos estudos da Psicologia Cognitiva, da Psicanálise e da Gestalt.
  6. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/1996, passa a considerar a arte obrigatória na educação básica, definindo-a como componente curricular obrigatório.

Quais estão corretas?

Reportar Erro
Questão 18 de 21 Q3096915 Q37 da prova

O movimento surrealista surgiu no começo da década de 1920, criado por um grupo de poetas de vanguarda. Para os surrealistas, as obras eram consideradas:

Reportar Erro
Questão 19 de 21 Q3096916 Q38 da prova

O vitral foi um elemento arquitetônico muito característico na arte do estilo:

Reportar Erro
Questão 20 de 21 Q3096917 Q39 da prova

A Land Art surgiu no final da década de 1960, e foi uma entre várias tendências quena época buscavam inovações no modo de fazer arte. Os artistas da Land Art utilizam diretamente em suas obras o(s):

Reportar Erro
Questão 21 de 21 Q3096918 Q40 da prova

O Barroco desenvolveu-se no Brasil durante o século XVIII até o início do século XIX, claramente associado à(às):

Reportar Erro
0
Acertos
0
Erros
0%
Nota
Limpar

Acertos
Erros
Nota