Provas para Download

Prova Professor I - Pref. São José dos Campos/SP
Visualizar os arquivos PDF
Ver professor-i.pdf
PDF
professor-i.pdf
Ver gabarito-definitivo.pdf
PDF
gabarito-definitivo.pdf
Download dos arquivos PDF
Baixar professor-i.pdf
PDF
professor-i.pdf
Baixar gabarito-definitivo.pdf
PDF
gabarito-definitivo.pdf
Compartilhar os arquivos PDF
Compartilhar gabarito-definitivo.pdf
PDF
gabarito-definitivo.pdf
Compartilhe:
Questões extraídas da Prova :: clique na alternativa correta
0
Acertos
0
Erros
0%
Nota
Limpar
Questão 1 de 38 Q2212061 Q1 da prova
O texto seguinte servirá de base para responder às questões de 1 a 5.

A ética na Inteligência Artificial
A ética na Inteligência Artificial tornou-se pauta urgente, especialmente após o Tribunal Superior Eleitoral propor regras claras para seu uso nas próximas eleições, garantindo transparência e prevenindo manipulações. A IA não se limita à produção de resumos ou organização de informações; suas potencialidades vão além, exigindo limites éticos e responsabilidade em sua aplicação. O avanço de modelos como o GPT-5 reforça a necessidade de reflexão sobre até onde essa tecnologia pode e deve ser utilizada.
Além do campo político, a IA tem impacto relevante na Medicina, auxiliando médicos e pacientes por meio de diagnósticos e respostas rápidas a problemas de saúde. Contudo, seu uso traz dilemas inevitáveis, como a preservação da privacidade e a possível substituição de empregos tradicionais, o que demanda cuidado e planejamento. A ética surge, assim, como norte indispensável para equilibrar benefícios e riscos.
A expectativa é que a IA contribua para um futuro mais inclusivo, evitando reforçar preconceitos ou exclusões. Empresas como o Google desenvolvem sistemas cada vez mais sofisticados, aplicáveis em áreas como linguagem, raciocínio e programação. Diante de tantos avanços, a humanidade deve se preparar para colher os frutos dessa revolução tecnológica, sem perder de vista que a ética é a base para que tais conquistas realmente fortaleçam a sociedade.
Arnaldo Niskier
https://www.arnaldoniskier.com.br/cronicas/a+etica+na+inteligencia+artificial.html

Considere as afirmativas a seguir, relacionadas ao texto "A ética na Inteligência Artificial".
I. Ao mencionar o Tribunal Superior Eleitoral, o autor sugere que a IA é capaz de alterar processos democráticos, mas não reduz o debate ético a esse domínio, pois expande a reflexão para diferentes áreas da vida social.
II. A menção à medicina e à substituição de empregos não tem apenas valor exemplificativo, mas funciona como estratégia argumentativa para mostrar que os impactos da IA são simultaneamente promissores e ameaçadores.
III. A ideia de que a ética é o "norte indispensável" revela que, para o autor, os limites da tecnologia não são meramente técnicos, mas também dependem de escolhas morais e coletivas sobre seu uso.
Analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.

Reportar Erro
Questão 2 de 38 Q2212063 Q2 da prova
O texto seguinte servirá de base para responder às questões de 1 a 5.

No texto, a reflexão sobre a Inteligência Artificial articula-se em torno de uma tensão fundamental. Assinale a alternativa que representa corretamente essa tensão, segundo o autor.

Reportar Erro
Questão 3 de 38 Q2212065 Q3 da prova
O texto seguinte servirá de base para responder às questões de 1 a 5.

No excerto "A IA não se limita à produção de resumos ou organização de informações; suas potencialidades vão além, exigindo limites éticos e responsabilidade em sua aplicação", a presença do acento grave no segmento "à produção" decorre da regência do verbo limitar-se, que exige a preposição "a", somada ao artigo definido feminino singular "a". Sobre esse uso, analise as alternativas.

Reportar Erro
Questão 4 de 38 Q2212067 Q4 da prova
O texto seguinte servirá de base para responder às questões de 1 a 5.

No trecho "A expectativa é que a IA contribua para um futuro mais inclusivo, evitando reforçar preconceitos ou exclusões", o vocábulo "que" deve ser classificado como:

Reportar Erro
Questão 5 de 38 Q2212069 Q5 da prova
O texto seguinte servirá de base para responder às questões de 1 a 5.

Considere as afirmativas relacionadas à acentuação das palavras destacadas no trecho a seguir. Registre (V), para verdadeiras, e (F), para falsas:
"Além do campo político, a IA tem impacto relevante na Medicina, auxiliando médicos e pacientes por meio de diagnósticos e respostas rápidas a problemas de saúde."
( )"Além" é acentuada por ser uma oxítona com terminação "em", conforme regra geral de acentuação.
( )"Médicos", "diagnósticos" e "rápidas" recebem acento por serem proparoxítonas, cuja acentuação é obrigatória em todos os casos.
( )"Saúde" é acentuada porque acentuam-se o "i" e "u" átonos quando formam hiato com a vogal anterior, estando eles sozinhos na sílaba ou acompanhados apenas de "s", desde que não sejam seguidos por "-nh".
Assinale a alternativa com a sequência correta:

Reportar Erro
Questão 6 de 38 Q2212071 Q6 da prova
O texto seguinte servirá de base para responder às questões de 6 a 10.

No conto, a relação entre as condições sociais de Guga e as reações do pai do garoto bem-trajado não é explicitada, mas pode ser inferida a partir de marcas textuais. Considerando esse aspecto, assinale a alternativa correta.

Reportar Erro
Questão 7 de 38 Q2212073 Q7 da prova
O texto seguinte servirá de base para responder às questões de 6 a 10.

A estrutura narrativa e o desenvolvimento do conto evidenciam escolhas discursivas que orientam a interpretação do leitor. Nesse sentido, pode-se afirmar que:

Reportar Erro
Questão 8 de 38 Q2212075 Q8 da prova
O texto seguinte servirá de base para responder às questões de 6 a 10.

Considere os fragmentos extraídos do texto "Um dia...", de Dulcinéia Alves de Oliveira Charleaux Galego:
I. "Seus pais, após se separarem, o abandonaram e desapareceram."
II. "A visão daquele brinquedo encheu os olhos de Guga, que se aproximou para vê-lo melhor."
A respeito do uso e da colocação do pronome "se" nos períodos destacados, assinale a alternativa correta.

Reportar Erro
Questão 9 de 38 Q2212077 Q9 da prova
O texto seguinte servirá de base para responder às questões de 6 a 10.

Considere o período do texto "Um dia...": "Guga era um desses meninos que, desde muito cedo, conhecia o peso dos obstáculos da vida." Sobre o uso das vírgulas, assinale a alternativa correta.

Reportar Erro
Questão 10 de 38 Q2212080 Q10 da prova
O texto seguinte servirá de base para responder às questões de 6 a 10.

Leia os trechos a seguir e analise as afirmações que seguem:
"De dentro dele saltaram um homem, elegantemente vestido, e seu filho, um garoto da idade do Guga, também muito bem-trajado e que trazia nas mãos um minigame. (...)",
"O homem logo segurou o seu filho pelos ombros, num sobressalto, com medo de que aquele menino, malvestido e descalço, roubasse o brinquedo de suas mãos."
I. Como prefixo, "bem" exige hífen sempre. Há, no entanto, compostos em que "bem" aglutina-se com o segundo elemento.
II. Só há hífen quando "mini" antecede palavras iniciadas por h ou vogal igual (i). Nos demais casos, o elemento "mini" deve ser usado sempre "junto", sem hífen.
III. O prefixo "mal" exige hífen antes de vogal, h e l; e nos demais casos, escreve-se sem hífen, com aglutinação.
É correto o que se afirma em:

Reportar Erro
Questão 11 de 38 Q2212081 Q11 da prova

Uma empresa utilizou 4 caminhões para transportar 12 toneladas de areia realizando 6 viagens ao todo, mantendo sempre a mesma capacidade por caminhão e por viagem. Em um novo contrato, com as mesmas condições operacionais, a empresa empregou 8 caminhões e realizou 9 viagens. Quantas toneladas de areia foram transportadas nesse segundo serviço?

Reportar Erro
Questão 12 de 38 Q2212083 Q12 da prova

Um produtor rural está preenchendo um cadastro para solicitar um financiamento agrícola. No formulário, é necessário informar a área do sítio em metros quadrados, mas ele sabe apenas que a propriedade tem 3 hectares. Sabendo que 1 hectare equivale a 10.000 m², quantos metros quadrados possui o sítio?

Reportar Erro
Questão 13 de 38 Q2212085 Q13 da prova

Um pedreiro foi contratado para construir um muro e decidiu aumentar a produtividade diariamente, colocando 50 tijolos no primeiro dia, 60 no segundo e 70 no terceiro, seguindo o mesmo padrão de acréscimo. Se pela sua previsão o serviço será feito em 10 dias, quantos tijolos ele colocará no último dia?

Reportar Erro
Questão 14 de 38 Q2212087 Q14 da prova

Um arquiteto está projetando um jardim retangular com área total de 50 m². Ele decidiu que a largura do jardim será x metros, enquanto o comprimento será 5 metros a mais que a largura, ou seja, x + 5 metros. Considerando essa proporção entre as medidas e a área informada, qual é o valor de x, em metros?

Reportar Erro
Questão 15 de 38 Q2212091 Q16 da prova

O Windows 10 é um sistema operacional da Microsoft lançado em 2015, sucedendo o Windows 8.1. É um sistema versátil, projetado para funcionar em diversos dispositivos, desde computadores e laptops até dispositivos móveis e consoles. No Microsoft Windows 10, uma das formas de facilitar o acesso rápido a programas, arquivos e configurações é utilizar um recurso que permite fixar itens em uma área específica da interface. É correto afirmar que esse recurso está localizado:

Reportar Erro
Questão 16 de 38 Q2212093 Q17 da prova

O Excel 2016 oferece diversos recursos e ferramentas para análise de dados, incluindo novas funções, melhorias em gráficos e funcionalidades de colaboração aprimoradas. Associe os recursos do Excel 2016 (Coluna A) às suas respectivas funções (Coluna B):
Coluna A
(1)Tabela Dinâmica.
(2)Função PROCV.
(3)Formatação Condicional.
(4)Validação de Dados.
Coluna B
( )Localizar valores em colunas de uma tabela.
( )Criar relatórios dinâmicos a partir de grandes conjuntos de dados.
( )Restringir os valores que podem ser digitados em células.
( )Aplicar destaque automático a células com base em critérios definidos.
A sequência correta é:

Reportar Erro
Questão 17 de 38 Q2212095 Q18 da prova

Segurança na internet é um conjunto de práticas e tecnologias que visam proteger atividades e informações realizadas online contra ameaças cibernéticas. Sobre internet e segurança, julgue as afirmativas abaixo.
I.O uso de protocolos seguros como HTTPS garante criptografia na transmissão de dados entre cliente e servidor.
II.O cache do navegador armazena arquivos temporários que aceleram o carregamento de páginas visitadas anteriormente.
III. O firewall do Windows impede exclusivamente a entrada de tráfego malicioso, sem interferir em saídas de dados.
IV. O uso de cookies está relacionado apenas à autenticação de usuários em sistemas online.
Está correto o que se afirma em:

Reportar Erro
Questão 18 de 38 Q2212097 Q19 da prova

As funções do Excel são fórmulas predefinidas que realizam cálculos específicos ou manipulam dados. Elas podem ser usadas para diversas tarefas, como cálculos matemáticos, análise estatística, manipulação de texto, formatação de dados e muito mais. Com base nas funções do Excel, assinale a alternativa correta que corresponde a função CONCATENAR.

Reportar Erro
Questão 19 de 38 Q2212099 Q20 da prova

Uma equipe de pesquisadores está elaborando um relatório técnico extenso no Microsoft Word 2016, com mais de 200 páginas, contendo capítulos, tabelas, gráficos importados do Excel, citações, notas de rodapé, sumário, índice remissivo e anexos. O coordenador determinou os seguintes requisitos:
• O sumário deve ser atualizado automaticamente.
• O índice remissivo deve apontar termos-chave distribuídos ao longo do documento.
• As citações e referências devem ser gerenciadas dentro do Word para garantir padronização.
• O documento final deve ser disponibilizado em formato PDF, mantendo todos os recursos ativos.
Com base no caso apresentado, julgue as afirmativas abaixo.
I. Para a geração correta do sumário automático, é necessário aplicar Estilos (Título 1, Título 2 etc.) nos capítulos e seções.
II. A criação de um índice remissivo exige a marcação manual de entradas no texto, vinculando-as a uma lista de termos indexados.
III. O Gerenciador de Referências permite padronizar citações e bibliografias em estilos como APA e ABNT, com atualização automática.
IV. A exportação para PDF é inviável no Word, sendo necessária a utilização de softwares externos para conversão.
Está correta o que se afirma em:

Reportar Erro
Questão 20 de 38 Q2212101 Q21 da prova

A Constituição Federal de 1988, no Título VIII (Da Ordem Social), Capítulo III (Da Educação, da Cultura e do Desporto), estabelece princípios e diretrizes para a educação no Brasil, vinculando a atuação do Estado, da família e da sociedade. Considerando os dispositivos constitucionais que tratam da educação, assinale a alternativa correta.

Reportar Erro
Questão 21 de 38 Q2212103 Q22 da prova

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, 1996) estabelece princípios fundamentais que devem nortear o processo educacional brasileiro. Complete corretamente: A LDB prevê como princípios educacionais , e , fundamentos que orientam o processo de ensino e aprendizagem. Assinale a alternativa correta.

Reportar Erro
Questão 22 de 38 Q2212106 Q23 da prova

Maria é diretora de uma escola pública e precisa tomar decisões sobre diferentes situações envolvendo direitos educacionais de crianças e adolescentes. Ela consulta a Lei nº 8069/90 − Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) para fundamentar suas ações. Analise as situações abaixo.
I. Alunos de 13 anos querem criar um grêmio estudantil na escola.
II. A escola está cobrando R$ 50,00 de "taxa de material" para alunos do 6º ano.
III. Um professor constantemente humilha alunos que têm dificuldades de aprendizagem.
IV. Uma aluna de 12 anos quer participar de uma reunião do conselho escolar para dar sua opinião sobre mudanças no recreio.
Segundo os princípios fundamentais do ECA relacionados à educação, quais das situações apresentadas representam violações de direitos educacionais?

Reportar Erro
Questão 23 de 38 Q2212109 Q25 da prova

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), instituída pela Resolução CNE/CP nº 2/2017, configura-se como um marco regulatório da educação básica no Brasil. Analise as assertivas e assinale a incorreta.

Reportar Erro
Questão 24 de 38 Q2212111 Q26 da prova

Um professor de ciências propõe que os alunos, em grupos, criem soluções para problemas ambientais utilizando recursos da comunidade e diferentes formas de expressão (texto, teatro, mapa conceitual). À luz das concepções de Celso Antunes, sobre inteligência múltipla e papel docente, analise:
I. Essa prática favorece a aprendizagem significativa, pois articula conhecimento prévio e novos saberes.
II. Essa prática possibilita ao professor ser, principalmente, um observador da atividade.
III. O professor atua como mediador da construção coletiva do conhecimento.
IV.Essa prática torna desnecessária a avaliação formativa.
Estão corretas:

Reportar Erro
Questão 25 de 38 Q2212113 Q27 da prova

Carbonell, em Pedagogias do século XXI, estabelece uma taxonomia crítica das inovações educativas, diferenciando entre inovações superficiais (que mantêm estruturas tradicionais com verniz tecnológico) e inovações profundas (que transformam relações de poder, temporalidades e epistemologias escolares). O autor identifica oito eixos estruturantes da inovação autêntica: 1) reorganização curricular interdisciplinar; 2) metodologias participativas; 3) avaliação formativa; 4) gestão democrática; 5) formação docente reflexiva; 6) integração tecnológica crítica; 7) abertura comunitária; 8) sustentabilidade pedagógica.
Considerando este marco teórico, analise a seguinte configuração institucional: Uma escola implementa tablets individuais, mantém disciplinas estanques, avaliação somativa bimestral, decisões hierárquicas centralizadas, formação docente instrumental e isolamento comunitário, mas divulga-se como "escola inovadora do século XXI". Segundo a taxonomia crítica de Carbonell sobre inovação educativa, como deve ser classificada esta configuração escolar?

Reportar Erro
Questão 26 de 38 Q2212115 Q28 da prova

Vygotsky, em A formação social da mente, teoriza que desenvolvimento cognitivo resulta da internalização de processos interpsicológicos através da mediação semiótica, configurando a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) como espaço entre desenvolvimento atual e potencial viabilizado por mediação colaborativa. O conceito de ZDP transcende apoio individualizado, constituindo sistema dinâmico onde instrumentos semióticos (linguagem, símbolos, ferramentas) medeiam transformações qualitativas das funções psicológicas superiores. Considerando essa temática, analise esta situação: Durante projeto interdisciplinar sobre urbanização, estudantes de diferentes níveis de domínio conceitual colaboram em grupos heterogêneos, utilizando múltiplas linguagens (gráficos, mapas, textos, vídeos, debates) para investigar problemáticas locais, com professor mediando conflitos cognitivos e orientando uso de ferramentas conceituais progressivamente sofisticadas. Considerando os fundamentos teóricos vygotskianos, qual análise teórica caracteriza esta prática pedagógica?

Reportar Erro
Questão 27 de 38 Q2212117 Q29 da prova

Cortella, em Escola e o Conhecimento, desenvolve epistemologia crítica que supera tanto relativismo pós-moderno quanto positivismo cientificista, defendendo que conhecimento escolar resulta de construção social historicamente situada, mas não arbitrária. Sobre esse assunto, julgue as sentenças abaixo como (V) verdadeiras ou (F) falsas.
( )O positivismo supõe que o conhecimento é reflexo direto da realidade e que a escola apenas "transmite" verdades prontas e neutras. Esse modelo reduz a função docente à aplicação de métodos supostamente objetivos e esvazia a historicidade do conhecimento.
( )O relativismo pós-moderno tende a dissolver a validade do conhecimento em interpretações subjetivas, tratando qualquer forma de saber como equivalente, o que dificulta a noção de critérios de verdade e de legitimidade científica.
( )O conhecimento escolar é histórico, pois nasce da interação entre comunidade científica, políticas educacionais e práticas docentes e não depende de contextos culturais, científicos e políticos.
A sequência correta é:

Reportar Erro
Questão 28 de 38 Q2212119 Q30 da prova

Cohen e Lotan, em Planejando o Trabalho em Grupo, fundamentam a Teoria da Instrução Complexa. As autoras demonstram que grupos heterogêneos só promovem equidade quando professores implementam estratégias específicas de , desconstruindo hierarquias baseadas em desempenho acadêmico tradicional. Sem essa intervenção docente, a heterogeneidade reproduz desigualdades ao consolidar posições dominantes dos estudantes academicamente privilegiados, configurando uma situação onde o trabalho grupal hierarquiza ao invés de promover reconhecimento da diversidade intelectual, invalidando o potencial da instrução complexa. Assinale a sequência correta que completa as lacunas.

Reportar Erro
Questão 29 de 38 Q2212121 Q31 da prova

A respeito da alfabetização científica como prática pedagógica fundamentada na investigação, segundo Anna Maria Pessoa de Carvalho (2013), assinale a alternativa cuja assertiva representa uma leitura equivocada das implicações didáticas e epistemológicas dessa abordagem.

Reportar Erro
Questão 30 de 38 Q2212123 Q32 da prova

Ao analisar a obra de Kishimoto (1998), é possível observar que o brincar não é concebido como uma atividade universal e neutra, mas como uma prática historicamente situada e culturalmente produzida. Sob esse prisma, o brincar pode ser lido como um fenômeno político-pedagógico, cujo sentido se modifica conforme os contextos culturais, as condições materiais e os discursos que os atravessam. Considerando essa perspectiva crítica e relacional sobre o brincar, é correto afirmar que:

Reportar Erro
Questão 31 de 38 Q2212124 Q33 da prova

As obras de Magda Soares estabelecem distinções conceituais e metodológicas entre alfabetização e letramento, articulando os avanços da psicogênese da língua escrita, as práticas sociais da linguagem e o papel da mediação docente no desenvolvimento da escrita. Considerando esses pressupostos, é correto afirmar que:

Reportar Erro
Questão 32 de 38 Q2212126 Q34 da prova

A obra de Vygotsky rompe com concepções inatistas e empiristas da aprendizagem ao postular que os processos psicológicos superiores são construídos historicamente por meio da mediação social e simbólica. Com base nesse marco teórico, é correto afirmar que:

Reportar Erro
Questão 33 de 38 Q2212128 Q35 da prova

A partir da perspectiva didático-pedagógica proposta por Antoni Zabala que articula os elementos do currículo − conteúdos, objetivos, métodos e avaliação − à luz de uma concepção construtivista e sociocultural, assinale a alternativa que expressa estes fundamentos.

Reportar Erro
Questão 34 de 38 Q2212130 Q36 da prova

Na obra Didática (1994), José Carlos Libâneo propõe uma superação das abordagens tecnicistas e espontaneístas do ensino, defendendo uma didática com compromisso social, político e formativo. Considerando os fundamentos teóricos da didática crítica proposta por Libâneo, assinale a alternativa que expressa corretamente sua concepção de ensino.

Reportar Erro
Questão 35 de 38 Q2212133 Q37 da prova

A avaliação da aprendizagem é um dos elementos centrais do processo didático, constituindo não apenas um instrumento de verificação do desempenho discente, mas uma dimensão constitutiva da prática pedagógica. Considerando essas diretrizes, assinale a alternativa que expressa, de forma adequada, as funções da avaliação na perspectiva crítica de Libâneo e nos princípios orientadores da BNCC.

Reportar Erro
Questão 36 de 38 Q2212135 Q38 da prova

Com base nos pressupostos da BNCC e considerando os temas centrais das Ciências Humanas no Ensino Fundamental − Anos Iniciais, assinale a alternativa que apresenta uma proposição correta e coerente com os princípios pedagógicos da área.

Reportar Erro
Questão 37 de 38 Q2212137 Q39 da prova

A BNCC reconhece a Matemática como uma linguagem que possibilita a compreensão, a representação e a intervenção na realidade, sendo fundamental para a formação do pensamento lógico, crítico e criativo das crianças. Considerando os fundamentos da BNCC sobre o ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, assinale a alternativa que expressa adequadamente uma orientação pedagógica correta e coerente com tais princípios.

Reportar Erro
Questão 38 de 38 Q2212139 Q40 da prova

Considerando as diretrizes da BNCC e os pressupostos teóricos de Magda Soares, assinale a alternativa que expressa uma compreensão adequada da prática alfabetizadora no contexto da educação contemporânea.

Reportar Erro
0
Acertos
0
Erros
0%
Nota
Limpar

Acertos
Erros
Nota