Provas para Download

Prova Professor - Educação Física - UFSC
Visualizar os arquivos PDF
Ver professor-educacao-fisica.pdf
PDF
professor-educacao-fisica.pdf
Ver gabaritos.pdf
PDF
gabaritos.pdf
Download dos arquivos PDF
Baixar professor-educacao-fisica.pdf
PDF
professor-educacao-fisica.pdf
Baixar gabaritos.pdf
PDF
gabaritos.pdf
Compartilhar os arquivos PDF
Compartilhar professor-educacao-fisica.pdf
PDF
professor-educacao-fisica.pdf
Compartilhe:
Questões extraídas da Prova :: clique na alternativa correta
0
Acertos
0
Erros
0%
Nota
Limpar
Questão 1 de 25 Q3045772 Q1 da prova

Sobre o esporte educacional, identifique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo

( )As regras podem ser modificadas, mas deve-se evitar a adaptação.
( )As regras são construídas pelos grupos de alunos
( )As regras são padronizadas pelo professor e aplicadas em todas as séries nas quais trabalha, desde que elas sejam da mesma escola.
( )Se houver dificuldade em executar as tarefas do jogo, as regras não devem ser facilitadas.
( )Se houver facilidade em executar as tarefas do jogo, as regras podem ser dificultadas.

Reportar Erro
Questão 2 de 25 Q3045773 Q2 da prova

Durante a infância e a adolescência, o crescimento físico e a maturação têm inegáveis implicações sobre a saúde e o desenvolvimento atlético, em decorrência de uma infinidade demudanças físicas, psicológicas, sociais e fisiológicas ao longo desse período. Com relação às características particulares desses grupos, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

  1. As crianças apresentam maior massa muscular do que os adolescentes.
  2. Quanto à composição corporal, as garotas na adolescência têm mais tecido adiposo, sobretudo nas regiões do quadril, coxas e mamas, se comparadas às meninas na infância.
  3. O adolescente é energeticamente menos econômico, ou seja, requer mais oxigênio do que acriança durante uma corrida em uma mesma velocidade.
  4. A capacidade total dos pulmões é maior nos adolescentes do que nas crianças.
  5. A perda ou o ganho de calor nas crianças está mais relacionado à superfície corporal do que à massa corporal.

Reportar Erro
Questão 3 de 25 Q3045774 Q3 da prova

Conforme Assman (1993), sobre o entendimento de corporeidade, é correto afirmar que:

Reportar Erro
Questão 4 de 25 Q3045776 Q5 da prova

A flexibilidade é uma das principais variáveis da aptidão física relacionada à saúde e ao desempenho esportivo. De acordo com Mascarin e Andrade (2016), a flexibilidade pode ser medida de três formas, abaixo descritas. Relacione a coluna 1 com a coluna 2 e assinale a alternativa correta.

Coluna 1Coluna 2
I. Medida angular da flexibilidadeA. O teste de sentar e alcançar é um dos testes que melhor representam essa medida
II. Medida linear da flexibilidadeB. Pode ser realizada por meio da observação do avaliador.
III. Medida adimensional da flexibilidadeC. Pode ser realizada com o goniômetro ou com o flexímetro.

Reportar Erro
Questão 5 de 25 Q3045777 Q6 da prova

Daolio (1996) afirma que uma transformação na Educação Física Escolar esbarra na própria tradição cultural de sua prática, ou seja, pode-se a firmar que determinado estilo de ministrara ulas de Educação Física é m ais valorizado, seja pelos alunos, pelos pais ou pela própria direção da escola. Quando a Educação Física Plural apresenta, como um dos objetivos da Educação Física na escola, oportunizar aos alunos que eles construam sua autonomia para, fora da escola, usufruírem da cultura corporal, ela se alinha com os princípios de uma escola democrática. Identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo sobre a Educação Física Plural e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

( )As aulas de Educação Física devem atingir todos os alunos.
( )Deve-se partir do pressuposto de que os alunos são diferentes.
( )Não se deve abarcar todas as manifestações da cultura corporal.
( )Deve-se ter como objetivos principais a aptidão física e o rendimento esportivo.
( )O conhecimento sobre os elementos da cultura corporal deve ser sistematizado e reconstruído pelos alunos

Reportar Erro
Questão 6 de 25 Q3045778 Q7 da prova

A composição corporal é definida como a proporção entre os diferentes componentes e a massa total do corpo. A antropometria nos permite estudar e avaliar as medidas de tamanho, massa e proporção do corpo. Entre os indicadores mais utilizados, está a Espessura das Dobras Cutâneas (EDC), aplicada como indicador dos níveis de adiposidade corporal (HEYWORD, 2013). A avaliação corporal baseada na EDC depende da padronização dos procedimentos recomendados para a marcação dos pontos anatômicos e para a tomada de medidas. Identifiques e as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

( )Encontram-se diferenças entre a espessura das dobras cutâneas do lado direito e do lado esquerdo do corpo na pessoa comum, entretanto a prática padrão é que medidas devam ser tomadas apenas do lado direito do corpo.
( )As dobras devem ser destacadas com o dedo polegar e o dedo indicador.
( )Na mensuração, o adipômetro deve ser colocado em posição perpendicular à dobra cutânea, acima da pinça formada pelos dedos.
( )Aconselha-se não realizar medidas após a prática de exercícios físicos em razão do acúmulo de líquido extracelular no tecido subcutâneo, que pode mascarar o resultado.
( )A tomada de medidas deve ser realizada de forma direta, isto é, três medidas seguidas em cada ponto anatômico das dobras selecionadas, podendo ser registrado o valor mediano ou a média das três medidas.

Reportar Erro
Questão 7 de 25 Q3045779 Q8 da prova

Tanto a proposta crítico-superadora quanto a proposta crítico-emancipatória, segundo Bracht (1999, p. 81), “sugerem procedimentos didático-pedagógicos que possibilitem, ao tematizarem as formas culturais do movimentar-se humano (os temas da cultura corporal ou de movimento), propiciar um esclarecimento crítico a seu respeito, desvelando suas vinculações com os elementos da ordem vigente, desenvolvendo, concomitantemente, as competências para tal”. Assinale a alternativa que indica corretamente, com relação às referidas propostas, quais são essas competências.

Reportar Erro
Questão 8 de 25 Q3045780 Q9 da prova

O comportamento humano pode ser classificado em três domínios: psicomotor, cognitivo e afetivo. O domínio psicomotor (comportamento motor) envolve todas as mudanças físicas e fisiológicas ocorridas ao longo da vida (GALLAHUE et al., 2013). Considerando a natureza inter-relacionada dos termos mais utilizados no desenvolvimento motor, preencha as lacunas abaixo identificando as definições que se referem ao domínio psicomotor e assinale a alternativa correta.

  1. ____________ diz r espeito às mudanças no controle do aprendizado e do desenvolvimento motor, abrangendo fatores de aprendizado e processos de maturação.
  2. __________ é o ato de colocar em prática uma habilidade de movimento, podendo o resultado ser avaliado por meio de alguma forma de medição.
  3. ____________ é o aspecto do aprendizado e do desenvolvimento motor que lida com o estudo dos mecanismos neurais e físicos subjacentes ao movimento humano.
  4. ____________ refere-se à performance observável de movimentos básicos de locomoção, de manipulação e de estabilização.
  5. ___________ é uma mudança relativamente permanente no comportamento motor resultante da prática ou da experiência passada.

Reportar Erro
Questão 9 de 25 Q3045781 Q10 da prova

Azevedo e Shigunov (2000) classificam as principais abordagens pedagógicas da Educação Física brasileira com base em duas características: preditivas e não preditivas. Denominam preditivas aquelas abordagens que oferecem uma nova concepção de Educação Física e que definem princípios norteadores de uma nova proposta e não preditivas aquelas abordagens que não estabelecem parâmetros, princípios norteadores ou metodologias para o seu ensino. Assinale a alternativa que indica corretamente as abordagens preditivas.

Reportar Erro
Questão 10 de 25 Q3045782 Q11 da prova

Conforme Bregolato (2003), ao trabalhar o esporte na escola, é importante que o professor considere o resgate das manifestações esportivas nacionais. No Brasil, parte dessas manifestações pode ser associada a práticas indígenas que são consideradas esportes. São elas:

Reportar Erro
Questão 11 de 25 Q3045784 Q13 da prova

No contexto da sociedade moderna, vemos significativas vezes uma falta de compromisso comum sistema de valores de orientação humanista. A escola e os sujeitos que a compõem, por fazerem parte dessa sociedade, acabam por reproduzir essa falta de compromisso. Segundo Orlick (1990), “os jogos do povo se tornaram mais importantes que o próprio povo. Neste ponto,a competição começa a causar um impacto destrutivo, e os jogos tornam-se auto aniquiladores em vez de autoaprimoradores” (p. 92). Diz ainda: “nos esportes, para todo resultado positivo, psicológico ou social, há um possível resultado negativo. Por exemplo, eles podem promover a integração de um grupo ou a exclusão do mesmo, aceitação ou rejeição, realimentação positiva ou negativa, sensação de realização ou de fracasso e evidência de autoestima ou de inutilidade”(p. 93). Discutindo essas questões, o referido autor apresenta o potencial dos jogos cooperativos para desenvolver valores humanistas, pois acredita que os jogos constituem um instrumento poderoso para formar comportamentos.
Considerando a questão dos comportamentos relativos à competição/cooperação, correlacione a motivação principal com a categoria de comportamento.

Motivação principalCategoria de comportamento
I. Ajudar os outros a atingir seu objetivo. A cooperação e a ajuda são um fim em si mesmas, em vez de um meio para atingir um fim. Satisfação em ajudar outras pessoas a alcançar seus objetivos( )Rivalidade competitiva
II. Perseguir um objetivo individual. Ter êxito. Dar o melhor de si. O foco está em realizações e desenvolvimento pessoais ou noa perfeiçoamento pessoal, sem referência competitiva ou cooperativa a outros.( )Disputa competitiva
III. O meio para atingir um objetivo pessoal, que não seja mutuamente exclusivo, nem uma tentativa de desvalorizar ou destruir os outros. O bem-estar dos competidores é sempre mais importante do que o objetivo extrínseco pelo qual se compete.( )Individualismo
IV. Alcançar um objetivo que necessita de trabalho conjunto e partilha. A cooperação com os outros é um meio para alcançar um objetivo mutuamente desejado e que é também compartilhado.( )Competição cooperativa
V. A competição contra os outros é um meio de atingir um objetivo mutuamente desejável, como ser o mais veloz ou o melhor. O objetivo é de importância primordial e o bem-estar dos outros competidores é secundário. A competição é às vezes orientada para a desvalorização dos outros( )Cooperação não competitiva
VI. Dominar o outro. Impedir que os outros alcancem seu objetivo.Satisfação em humilhar o outro e assegurar que não atinja seus objetivos.( )Auxílio cooperativo
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Reportar Erro
Questão 12 de 25 Q3045785 Q14 da prova

Sobre o papel da Educação Física no contexto de uma escola democrática, é correto afirmar que ela deve:

Reportar Erro
Questão 13 de 25 Q3045786 Q15 da prova

O corpo humano, para o contato relacional com seu meio físico ambiental, recorre à sua capacidade natural de movimento, resultado final de condições físicas e mentais evoluídas e amadurecidas. O movimento é, assim, o elemento síntese, consequência de complexas funções da relação do homem e seu meio, e fundamentalmente vitalizador de seu ser e de seu existir. Observadas as ações motoras do homem do ponto de vista da forma técnica que define utilitária de resolver os problemas concretos de movimentos relacionais, somos levados a aceitar que existem duas modalidades ontogênicas de movimento que se combinam e organizam-se em múltiplas possibilidades de movimento: a modalidade conduzida e a modalidade balanceada-impulsionada” (DALLO, 2007, p. 233). Com base no texto, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

  1. As duas modalidades e suas múltiplas combinações levam à definição das formas demovimento.
  2. Como exemplo da modalidade conduzida, tem-se o balanço de um braço que sustenta uma bola (maça, arco, bastão etc.) nos exercícios construídos da ginástica escolar.
  3. A modalidade balanceada-impulsionada, com e foque no uso do tempo, permite ao aluno adquirir a noção de regularidade na execução do movimento.
  4. Na modalidade conduzida, os movimentos caracterizam-se pela translação de uma parte ou da totalidade do corpo, de maneira regulada e constante em seu percurso, controlando e evitando os efeitos da força da gravidade.
  5. A modalidade balanceada-impulsionada, com enfoque ( planos de análise da estrutura dos movimentos-exercícios) das partes do corpo, conduz o aluno à conscientização proprioceptiva parcial e/ou total de seu próprio corpo.

Reportar Erro
Questão 14 de 25 Q3045787 Q17 da prova

A Pedagogia do Esporte é um campo de conhecimento que investiga a prática educativa, especificamente pelo esporte. Seu objetivo é a reflexão, a sistematização, a avaliação, a organização e a crítica do processo educativo por meio do esporte” (PAES; MONTAGNER; FERREIRA, 2009, p. 2). Para os autores, é necessário também diferenciar sequências pedagógicas de procedimentos pedagógicos na Pedagogia do Esporte. Com relação aos procedimentos pedagógicos na Pedagogia do Esporte, analise as afirmativas abaixo e as sinale a alternativa correta.

  1. Centrados em quem executa o gesto.
  2. Decompõem o gesto em seus aspectos motores.
  3. Promovem a convivência com os diferentes significados do esporte.
  4. Priorizam o ensino por meio de exercícios.
  5. Centrados na lógica tática.

Reportar Erro
Questão 15 de 25 Q3045788 Q18 da prova

Assinale a alternativa que apresenta corretamente, segundo Bregolato ( 2003), os princípios fundamentais do esporte educacional.

Reportar Erro
Questão 16 de 25 Q3045789 Q20 da prova

Os testes de aptidão física têm sido utilizados na maioria dos Programas de Educação Física Escolar de todos os países. Em anos recentes, muitos testes foram realizados visando ao desenvolvimento de baterias de testes de aptidão física para escolares (NAHAS, 2013). Em relação a esses testes, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

  1. Normas em vez de critérios devem ser utilizadas como parâmetros, uma vez que possibilitam a comparação entre os indivíduos, esclarecendo sobre a qualidade de uma medida.
  2. Muitos testes avaliam mais do que o grau de condicionamento derivado do esforço pessoal, refletem também aspectos hereditários e de maturação biológica.
  3. Os problemas de validade e de fidedignidade, quando os testes são utilizados com fins pedagógicos, tornam-se mais importantes.
  4. Os alunos (estudantes) devem aprender a se avaliar, interpretando os resultados e utilizam doesses dados para benefício próprio.
  5. Para os anos iniciais do Ensino Fundamental, a ênfase deve ser dada aos testes de aptidão física para a performance, com o intuito de preparar o aluno para obter um bom desempenho nos esportes.

Reportar Erro
Questão 17 de 25 Q3045790 Q21 da prova

Para o campo de conhecimento da Educação Física, no que tange à proposição e formulação dos objetivos de ensino, os componentes lúdicos da cultura constituem elementos essenciais de atuação. No entanto, é necessário distinguir aqueles que podem ser identificados como conteúdos/conhecimentos tematizadores das aulas da queles que configuram elementos/componentes que devem permear, perpassar as experimentações c om esses conteúdos (MELO, 2014).
Partindo desse entendimento, é correto afirmar que são elementos/componentes que perpassamos conteúdos/conhecimentos tematizadores das aulas de Educação Física Escolar:

Reportar Erro
Questão 18 de 25 Q3045791 Q22 da prova

Para Brougère (2001), o brincar implica uma aprendizagem social. Para ele, desde o momento em que nasce, a criança se encontra em um contexto social que ensina e estimula o brincar.
Considerando-se a cultura lúdica o “conjunto de regras e significações próprias do jogo que o jogador adquire e domina no contexto do seu jogo” (2002, p. 23), analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

  1. O brincar não pode ser separado, isolado, das influências do mundo, pois não é uma atividade interna do indivíduo, mas é dotada de uma significação social.
  2. A brincadeira não é inata.
  3. O jogo é lugar de construção de cultura e é produto das interações sociais.

Reportar Erro
Questão 19 de 25 Q3045792 Q23 da prova

Sobre danças folclóricas, é correto afirmar que:

Reportar Erro
Questão 20 de 25 Q3045793 Q24 da prova

Diversos elementos do ambiente podem influenciar a prática de atividades físicas, seja na forma de exercícios, no deslocamento ou no esforço de trabalho. Durante o exercício em baixas temperaturas, o organismo tenta manter o equilíbrio térmico entre o calor produzido pelo metabolismo e o calor perdido para o ambiente.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto abaixo.

Nas condições de baixa temperatura, perde-se calor por , devido à diferença de temperatura entre a pele e o ar . Pode-se per der calor também por ___________, quando partes do corpo estão em contato com superfícies frias, por ____________, quando se acumula suor sob várias camadas de roupa e por _____________, quando há transferência de calor de uma superfície mais quente para outra mais fria.

Reportar Erro
Questão 21 de 25 Q3045794 Q25 da prova

Alcides José Scaglia (2014) fala em competências essenciais quando pensa em conteúdos para um projeto de iniciação ao aprendizado do esporte na escola, onde acredita que todos os alunos podem realizar as ações essenciais do jogo. Essas competências essenciais referem-se à estruturação do espaço, à comunicação na ação e à relação com a bola. Quanto a essas competências essenciais, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

  1. A comunicação na ação é um a comunicação corporal, na medida em que os jogadores aprendem a “língua” do jogo.
  2. A relação com a bola caminha da centralização, no início do processo, para a descentralização, quando os jogadores aprendem que jogar com a bola (esportes com bola) não necessariamente exige estar com a bola.
  3. Aprender a jogar é aprender a lógica interna de cada jogo.
  4. As competências essenciais devem ser enfatizadas de diferentes modos ao longo do processo de aprendizagem e aperfeiçoamento nos esportes com bola.
  5. As competências essenciais devem ser aplicadas sempre na forma de jogos, uma vez que os alunos precisam ter a oportunidade de estabelecer uma boa relação individual com a bola.

Reportar Erro
Questão 22 de 25 Q3045796 Q27 da prova

Pires (1996), ao tratar sobre o tema “Esporte na escola” e sobre a transformação do ensino do esporte no âmbito escolar, aborda alguns princípios, entre os quais: (1) a gestão democrática do ensino da Educação Física, (2) o ensino aberto a experiências e (3) a perspectiva da continuidade da ruptura da cultura esportiva. Sobre esses princípios, identifique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo

( )Na gestão democrática, deve-se partir de um planejamento participativo que possibilite aos alunos momentos de code terminação e ações autônomas e individualistas.
( )No ensino aberto a experiências, abrir o ensino significa que o professor se abstém de sua função pedagógica, numa perspectiva espontaneísta.
( )Na continuidade da ruptura da cultura esportiva, o ensino é orientado por uma relação dialética de ação-reflexão-ação que resulta na construção de uma práxis esportiva.
( )Na gestão democrática, é fundamental uma relação horizontal entre professor e alunos, baseada no diálogo e na compreensão de que são ambos sujeitos do processo.
( )No ensino aberto a experiências, a mediação se dá como orientação da busca, sistematização e reelaboração do conhecimento, o que é possível através das experiências motoras e suas consequentes reflexões.
( )Na continuidade da ruptura da cultura esportiva, é necessário criar um novo e inusitado modo de praticar o esporte.

Reportar Erro
Questão 23 de 25 Q3045797 Q28 da prova

Em 1997, a Dança foi incluída nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e ganhou reconhecimento nacional como forma de conhecimento a ser tratado na escola” (MARQUES, 2003, p. 15). Mesmo assim, segundo a autora, persistem alguns “desentendimentos” sobre esse campo de conhecimento. Considerando ser a escola um dos espaços privilegiados para o ensino crítico da dança, analise as afirmativas abaixo quanto à abordagem e ao entendimento da função da dança e sua inclusão no contexto escolar e assinale a alternativa correta.

  1. Constitui uma linguagem expressiva.
  2. Possibilidade de superação de preconceitos.
  3. Contato com o corpo (autoexpressão e autoconhecimento).
  4. Contato com a arte.
  5. Possibilidade de valorização da pluralidade cultural.
  6. O professor deve ser o mediador do conhecimento.

Reportar Erro
Questão 24 de 25 Q3045798 Q29 da prova

Ao trabalhar o conteúdo Esporte numa perspectiva crítica com turmas de nono ano do Ensino Fundamental, o professor pode optar pela concepção crítico-emancipatória. Nessa concepção de ensino, o esporte deve passar por um processo que Kunz (2010) denomina “transformação didático-pedagógica”. Esse processo procura desenvolver o ensino através de uma competência comunicativa, levando os alunos a entenderem criticamente o fenômeno esportivo. Com relação à competência comunicativa, é correto afirmar que o aluno é ensinado a:

Reportar Erro
Questão 25 de 25 Q3045799 Q30 da prova

Segundo Soler (2008), “devemos entender o significado da palavra condicionamento. Podemos dizer que condicionamento é o mesmo que submissão, dependência, ou seja, algo que fazemos automaticamente, mecanicamente, quase sem pensar e muitas vezes temos a ilusão de que não podemos viver sem ele” (p. 74). O autor nos lembra que, em nosso contexto cultural, estamos imersos em um condicionamento competitivo, e isso nos “impede de sentir o prazer que o jogo pode proporcionar, pois ficamos tão estressados pela busca do resultado final que esquecemos de nos divertir” (p. 74). No campo dos jogos cooperativos, há o estímulo ao desenvolvimento de outros princípios e habilidades capazes de questionar, transformar e transcender esse condicionamento competitivo, a começar pela postura do facilitador, que deve estabelecer uma relação horizontal de educação com o grupo. Nesse sentido, segundo o autor, existem princípio se qualidades que se desenvolvem no sujeito, no caso os educandos, quando utilizamos os jogos cooperativos (p. 85).
Identifique as sentenças abaixo com o número “1” quando se referirem a PRINCÍPIO e com o número “2” quando se referirem a QUALIDADE.

( )Ter mais confiança em suas capacidades
( )Aprender a renunciar a desejos individuais em benefício de desejos grupais.
( )Desenvolver sentimentos, expressá-los, aceitá-los e transformá-los.
( )Abrir espaço para as diferenças fazendo com que se sintam valorizadas.
( )Harmonizar conflitos.
( )Compreender a si mesmo e aos demais.
( )Ter mais confiança nas outras pessoas.
( )Aprender sobre o que é bem comum.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Reportar Erro
0
Acertos
0
Erros
0%
Nota
Limpar

Acertos
Erros
Nota