Provas para Download

Prova Professor EBTT - Artes - IFRS
Visualizar os arquivos PDF
Ver professor-ebtt-artes.pdf
PDF
professor-ebtt-artes.pdf
Ver gabarito-definitivo.pdf
PDF
gabarito-definitivo.pdf
Download dos arquivos PDF
Baixar professor-ebtt-artes.pdf
PDF
professor-ebtt-artes.pdf
Baixar gabarito-definitivo.pdf
PDF
gabarito-definitivo.pdf
Compartilhar os arquivos PDF
Compartilhar professor-ebtt-artes.pdf
PDF
professor-ebtt-artes.pdf
Compartilhar gabarito-definitivo.pdf
PDF
gabarito-definitivo.pdf
Compartilhe:
Questões extraídas da Prova :: clique na alternativa correta
0
Acertos
0
Erros
0%
Nota
Limpar
Questão 1 de 24 Q2215993 Q11 da prova
Sobre a Proposta Triangular de Ana Mae Barbosa, analise as afirmativas, identificando com “V” as VERDADEIRAS e com “F” as FALSAS, assinalando a seguir a alternativa CORRETA, na sequência de cima para baixo:

( ) A Proposta Triangular foi sistematizada a partir das condições estéticas e culturais da pós-modernidade. A Pós-Modernidade em Arte/Educação caracterizou-se pela entrada da imagem, sua decodificação e interpretações na sala de aula junto com a já conquistada expressividade.

Reportar Erro
Questão 2 de 24 Q2215995 Q12 da prova
O Renascimento propaga a ênfase no estudo do mundo tangível, do conhecimento obtido gradualmente a partir da observação e experimentação científica. A partir do século XVIII, artistas de diferentes nações embarcam em expedições à América Latina com o intuito de registrar a geografia dos territórios explorados, a fauna, a flora e a vida humana.

Assinale quais dessas afirmativas estão CORRETAS:

Reportar Erro
Questão 3 de 24 Q2215996 Q13 da prova
As influências dos estilos modernos europeus foram absorvidas e reformuladas pelos artistas latinos com forte influência do cenário político e das culturas indígenas.

Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE todas as lacunas, na ordem do texto acima:

Reportar Erro
Questão 4 de 24 Q2215998 Q14 da prova
De acordo com Juliana Ferrazzo (2011), a prática do artesanato para os Kaingang é uma alternativa de renda e uma manifestação de sua história, cultura, identidade e marcas clânicas.

Sobre a produção estética Kaingang, podemos afirmar que estão CORRETAS as afirmações:

Reportar Erro
Questão 5 de 24 Q2216000 Q15 da prova
Leia atentamente os textos abaixo e, após relacioná-los, responda à questão.

Assinale a alternativa que apresenta as artistas CORRETAMENTE:

Reportar Erro
Questão 6 de 24 Q2216002 Q16 da prova
A galeria é construída de acordo com preceitos tão rigorosos quanto os da construção de uma igreja medieval.

Das afirmativas abaixo sobre a concepção moderna de espaço expositivo, qual está INCORRETA?

Reportar Erro
Questão 7 de 24 Q2216004 Q17 da prova
Após o Estado Novo, observa-se um movimento nacional de valorização do argumento da arte como forma de liberação emocional, resultando na criação de ateliers ou escolinhas de arte cujo método consistia em:

Assinale a alternativa CORRETA:

Reportar Erro
Questão 8 de 24 Q2216005 Q18 da prova
A arte conceitual cresceu num espaço criado pela vanguarda, e o utilizou para estruturar uma crítica aos pressupostos do modernismo artístico, em particular ao seu foco exclusivamente dirigido ao estético e às reivindicações de autonomia da arte.

Podemos afirmar que estão CORRETAS as afirmações:

Reportar Erro
Questão 9 de 24 Q2216007 Q19 da prova
Durante o governo militar, a Reforma Educacional de 1971 acarretou para o ensino da Arte as seguintes medidas:

Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:

Reportar Erro
Questão 10 de 24 Q2216009 Q20 da prova
Jorge Coli, no livro O que é arte, falando sobre a obra “A fonte”, de Marcel Duchamp, diz: “o mictório que, pela sua função receptora de excremento, evoca o lado animal, orgânico e portanto menos ‘nobre’ do homem, está nos antípodas da concepção de arte como instrumento de elevação do espírito: é antiarte por excelência.”

Acerca dessa afirmação e em consonância com a intenção do artista ao enviar o objeto para o espaço de arte, assinale a alternativa CORRETA.

Reportar Erro
Questão 11 de 24 Q2216011 Q21 da prova
Segundo Ana Mae Barbosa, “De 1937 a 1945 o estado político ditatorial implantado no Brasil, afastando das cúpulas diretivas educadores de ação renovadora, entravou o desenvolvimento da arte-educação e solidificou alguns procedimentos, como o desenho geométrico na escola secundária e na escola primária, o desenho pedagógico e a cópia de estampas usadas para as aulas de composição em língua portuguesa.”

Ao usar o termo “educadores de ação renovadora”, Barbosa se refere à que vertente(s) da educação?

Reportar Erro
Questão 12 de 24 Q2216012 Q22 da prova
O crescimento do capitalismo foi uma influência poderosa no desenvolvimento do museu como o lar adequado para as obras de arte, assim como na promoção da ideia de que elas são separadas da vida comum.

À mera apreciação da arte como mercadoria ou símbolo de ascensão social, John Dewey propôs a arte como experiência. Considerando a proposição de Dewey em relação à experiência perceptiva de uma obra, assinale a alternativa CORRETA.

Reportar Erro
Questão 13 de 24 Q2216014 Q23 da prova
A Interterritorialidade no Ensino da Arte, defendida por Ana Mae Barbosa (2008), está fundamentada na interculturalidade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, e na integração das linguagens artísticas.

Marque nas afirmativas abaixo “V” para VERDADEIRO e “F” para FALSO, assinalando em seguida a alternativa que apresenta a ordem CORRETA, na sequência de cima para baixo:

Reportar Erro
Questão 14 de 24 Q2216016 Q24 da prova
Fazendo um contraponto entre as obras de mulheres e homens artistas de diversos períodos, Luciana Loponte discute como a sexualidade feminina é colocada em discurso através das imagens.

Em sua obra, Loponte apresenta mulheres artistas que foram destaques nos períodos Barroco e Impressionista. Assinale a alternativa que apresenta essas artistas CORRETAMENTE:

Reportar Erro
Questão 15 de 24 Q2216017 Q25 da prova
O movimento conhecido como Tropicalismo teve várias manifestações artísticas: no cinema, Glauber Rocha; no teatro, o Grupo Oficina; na música popular, Caetano Veloso e Gilberto Gil.

Quanto a essa expressão, assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:

Reportar Erro
Questão 16 de 24 Q2216019 Q26 da prova
[...], artistas como o francês Yves Klein, o norte-americano John Cage e suas experiências com o som e o silêncio, além do grupo Gutai no Japão e os Situacionistas na França, para citar apenas alguns, desvencilharam a arte de uma materialidade sensível ou, em outras palavras, do seu destino como mercadoria.

O nome do(a) crítico(a) de arte norte-americano(a) e a forma como denominou essa tendência nos anos 1970, batizando-a, são, respectivamente:

Reportar Erro
Questão 17 de 24 Q2216021 Q27 da prova
Leia os textos abaixo e responda à questão.

Assinale a alternativa que traz o nome de um artista e o título de uma obra que, assim como Clemente Padín com a arte postal, representou resistência política durante a ditadura militar.

Reportar Erro
Questão 18 de 24 Q2216023 Q28 da prova
Disse Ernst Gombrich: “Não existe corpo humano que seja tão simétrico, bem formado e belo quanto os das estátuas gregas.”

Quanto à arte grega, assinale a alternativa em que todas (a)s afirmativa(s) está(ão) CORRETAS:

Reportar Erro
Questão 19 de 24 Q2216024 Q29 da prova
Em relação à arte egípcia, analise as afirmativas, identificando com “V” as VERDADEIRAS e com “F” as FALSAS, assinalando a seguir a alternativa CORRETA, na sequência de cima para baixo:

( ) Os pintores egípcios tinham um modo de representar a vida real, o que se relaciona com a finalidade que tinha de ser servida por suas pinturas. A tarefa do artista consistia em preservar tudo o mais clara e permanentemente possível.

Reportar Erro
Questão 20 de 24 Q2216026 Q31 da prova
A catequese missionária e cultural representou uma alternativa à força das armas para submissão das populações indígenas ao domínio europeu e português.

Marque nas afirmativas abaixo “V” para VERDADEIRO e “F” para FALSO, assinalando em seguida a alternativa que apresenta a ordem CORRETA, na sequência de cima para baixo:

Reportar Erro
Questão 21 de 24 Q2216028 Q33 da prova
Os textos trazem informações sobre a maneira como John Cage entendia as relações entre arte e público e sobre seu processo criativo.

Qual das características do trabalho de Cage elencadas abaixo aproximam seu trabalho do Dadaísmo?

Reportar Erro
Questão 22 de 24 Q2216029 Q34 da prova
“Sujeitas a um duplo processo de exclusão - o da história vivida e o da história construída -, as mulheres artistas tornaram-se num objeto arqueológico que só nas últimas décadas começou a ser escavado de modo consistente pela historiografia da arte [...]”.

Segundo Filipa L. Vicente, a que se deve esse fato?

Reportar Erro
Questão 23 de 24 Q2216031 Q35 da prova
A 7ª Bienal do Mercosul convidou artistas de todas as disciplinas para participarem da performance Musicircus, criada por John Cage e realizada pela primeira vez em 1967, na Universidade de Illinois.

Assinale a alternativa que traz os nomes de um artista, uma obra de arte, um centro de formação e um evento de arte contemporânea, respectivamente.

Reportar Erro
Questão 24 de 24 Q2216036 Q38 da prova
Uma lâmina num cabo é uma faca, mas é preciso que o cabo seja esculpido, que a lâmina seja gravada, para que a faca, objeto de um trabalho supérfluo, exprima o amor e a atenção que o homem consagrou a ela.

De acordo com Jorge Coli (1995), sobre o papel da arte, é INCORRETO afirmar:

Reportar Erro
0
Acertos
0
Erros
0%
Nota
Limpar

Acertos
Erros
Nota