Analise as proposições a seguir, considerando os fundamentos da pedagogia crítica, os embates entre as principais tendências pedagógicas, tradicional, escolanovista e tecnicista, e os contextos político-sociais que marcaram a educação brasileira nas décadas de 1970 e 1980. I. O tecnicismo educacional, inspirado na psicologia comportamental e na teoria geral dos sistemas, reforçou a noção de ensino como processo de eficiência mensurável, subordinando a formação humana à lógica da produtividade e do desempenho. II. Embora o tradicionalismo e o escolanovismo representem concepções distintas de ensino, ambos, em sua forma institucionalizada, contribuíram para a manutenção da hierarquia docente e da centralidade do professor, ainda que o discurso da Escola Nova se apoiasse na ideia de protagonismo do aluno. III. O movimento de educação popular, fortemente reprimido no período autoritário, não foi institucionalizado como estratégia de autogestão democrática nas escolas públicas nos anos 1970. IV. As correntes escolanovistas, ao proporem a aprendizagem pela atividade e pelo interesse, romperam radicalmente com o paradigma tradicional, eliminando a transmissão de conteúdos sistematizados e substituindo o papel do professor pela livre experimentação dos alunos. Está CORRETO o que se afirma em:
Leia a situação hipotética abaixo. Diante de uma criança que já tenta relacionar sons e letras, o professor precisa intervir para favorecer o avanço conceitual e o uso social da escrita. Nessa situação, a ação pedagógica que melhor articula o conflito cognitivo e a mediação intencional é:
Leia a situação hipotética abaixo. Diante da reincidência de faltas de um estudante em situação de vulnerabilidade social, a equipe gestora precisa adotar medidas compatíveis com o direito à educação, o princípio da proteção integral e as diretrizes do Projeto Político Pedagógico. Nesse contexto, a ação institucional que demonstra coerência com os fundamentos do Estatuto da Criança e do Adolescente é:
Analise as proposições a seguir conforme os referenciais de Emília Ferreiro e Magda Soares sobre a construção do sistema de escrita e o desenvolvimento da consciência linguística. I. A escrita “BLA” para “BOLA” representa uma hipótese em transição, em que a criança busca correspondência sonora parcial entre fala e grafia; a intervenção pedagógica deve favorecer o avanço conceitual sobre a estrutura sonora e gráfica das palavras. II. A grafia “CAZA” para “CASA” indica domínio ortográfico consolidado e requer apenas reforço de memorização do padrão “ZA”, dispensando reflexão sobre as convenções da língua escrita. III. A forma “MENINUZINHU” para “meninuzinho” revela percepção da estrutura morfológica da palavra, sendo pertinente a exploração de relações entre som, grafia e significado para aprofundar a consciência sobre formação de palavras. IV. A grafia “AMIGOSSE” para “AMIGOS” indica necessidade de correção prioritária por meio de treino ortográfico sistemático, sem ênfase nas discussões morfológicas, com o objetivo de assegurar precisão no mapeamento entre grafemas e fonemas. Está CORRETO o que se afirma em:
Leia a situação hipotética abaixo. Durante uma sequência de produção de textos, a professora identifica que parte dos alunos domina a estrutura básica do gênero, enquanto outros ainda demonstram dificuldade na organização das ideias e no uso da pontuação. Com base nos princípios da didática contemporânea, a professora deve adotar um(a):
Leia a situação hipotética abaixo. Durante o processo de revisão do Projeto Político-Pedagógico (PPP), uma escola pública percebeu que seu documento estava excessivamente centrado em metas numéricas de rendimento e frequência, com poucas referências ao desenvolvimento integral do estudante e à integração entre ensino, gestão e comunidade. Nesse contexto e considerando o PPP como instrumento político, ético e formativo, é necessário:
No Brasil, do ponto de vista social, os maus-tratos contra a criança passaram a merecer maior atenção no final dos anos 80. Nessa época, o problema foi abordado na Constituição Federal (1988) e no Estatuto da Criança e do Adolescente (1990). Diante dos maus-tratos infantis, especificamente na modalidade negligência, é CORRETO afirmar que:
Analise as afirmações a seguir sobre o planejamento pedagógico e marque (V) para afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas. ( ) O planejamento, como prática intencional e dialógica, precisa explicitar objetivos e critérios comuns, articular-se ao PPP e ajustar-se por evidências de sala (registros, devolutivas), preservando rigor e foco mesmo em contextos mutáveis. ( ) Para resguardar a coerência didática e a isonomia entre turmas, ajustes no plano durante o percurso devem ser excepcionais e submetidos previamente à coordenação, evitando fragmentação metodológica. ( ) A padronização de sequências didáticas e instrumentos para todas as turmas de uma série é condição de equidade; por isso, variações por contexto, andaimes e tempos de prática devem ser desestimuladas para evitar assimetrias de resultados. ( ) O replanejamento em ato, orientado por observações e devolutivas dos alunos, é expressão de autoria docente e parte essencial do controle formativo da aprendizagem, tornando o planejamento um processo vivo e reflexivo. ( ) A elaboração coletiva do planejamento permite integrar diferentes visões pedagógicas e ampliar a coerência das ações, sem eliminar a autonomia do professor. A sequência CORRETA de cima para baixo é:
Leia a situação hipotética abaixo. No mês de março, a escola inicia o acolhimento das crianças de 4 e 5 anos encaminhadas pela lista municipal. Durante as primeiras reuniões, algumas famílias manifestam o desejo de adiar a matrícula para o próximo ano, alegando que seus filhos “ainda não estão prontos para a rotina escolar”. Nesse contexto e com base na Lei nº 12.796/2013, que altera a LDB, a conduta mais adequada da escola é:
Sobre as implicações pedagógicas das correntes filosóficas e o papel do professor, relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª coluna. 1ª coluna: 1. Escola Nova. 2. Crítico-Social dos Conteúdos. 3. Tecnicista. 4. Libertadora. 2ª coluna: ( ) media o diálogo problematizador, tematiza a realidade social e instiga a consciência crítica por meio da leitura do mundo e da prática transformadora. ( ) media as relações sociais por meio dos conteúdos culturais sistematizados, organizando o ensino para apropriação crítica do saber escolar. ( ) executa objetivos previamente definidos, controla procedimentos padronizados e avalia o desempenho por resultados mensuráveis. ( ) facilita a aprendizagem planejando experiências concretas e investigativas, valorizando interesses, curiosidade e autonomia do estudante. A sequência CORRETA de cima para baixo é:
Analise as proposições abaixo sobre os princípios contemporâneos da alfabetização no Ensino Fundamental. I. O processo de alfabetização demanda que o professor formule situações didáticas que exponham o aluno à necessidade de refletir sobre a estrutura do sistema alfabético, provocando revisões cognitivas fundamentadas na análise de regularidades e contrastes sonoros em contextos comunicativos autênticos. II. A integração entre o ensino das convenções do sistema e o uso social da escrita pressupõe que a aprendizagem da leitura e da escrita ocorra simultaneamente à construção de sentidos, tornando inadequado o ensino fragmentado de unidades linguísticas desvinculadas de práticas textuais reais. III. O desenvolvimento das estratégias de compreensão leitora deve acompanhar a ampliação do repertório textual e do vocabulário conceitual, podendo ser adiado até que o aluno demonstre plena automatização na decodificação, a fim de garantir foco e precisão fonológica. IV. As práticas de escrita compartilhada e de revisão colaborativa devem ser entendidas como dispositivos de mediação que articulam autoria, reflexão metalinguística e consciência textual, mantendo-se produtivas mesmo após o domínio do princípio alfabético. Está CORRETO o que se afirma em:
Em contextos escolares marcados por desafios de participação, pluralidade de valores e tensões cotidianas entre norma e diálogo, o professor é chamado a construir práticas pedagógicas que tornem a cidadania uma vivência e não um discurso. Considerando os fundamentos ético-políticos da educação democrática, assinale a alternativa que apresenta um encaminhamento pedagógico que traduz a cidadania como processo formativo.

































