Provas para Download

Prova Professor de Português - Pref. Mondaí/SC
Visualizar os arquivos PDF
Ver professor-de-portugues.pdf
PDF
professor-de-portugues.pdf
Ver gabarito-final.pdf
PDF
gabarito-final.pdf
Download dos arquivos PDF
Baixar professor-de-portugues.pdf
PDF
professor-de-portugues.pdf
Baixar gabarito-final.pdf
PDF
gabarito-final.pdf
Compartilhar os arquivos PDF
Compartilhar professor-de-portugues.pdf
PDF
professor-de-portugues.pdf
Compartilhar gabarito-final.pdf
PDF
gabarito-final.pdf
Compartilhe:
Questões extraídas da Prova :: clique na alternativa correta
0
Acertos
0
Erros
0%
Nota
Limpar
Questão 1 de 7 Q1683026 Q1 da prova
Leia o fragmento e indique a opção incorreta quanto ao contexto.
A literatura e a vida social – Antônio Cândido.
“… focalizar aspectos sociais que envolvem a vida artística e literária nos seus diferentes momentos. Do século passado aos nossos dias, este gênero de estudos tem permanecido insatisfatório, ou ao menos incompleto, devido à falta de um sistema coerente de referência, isto é, um conjunto de formulações e conceitos que permitam limitar objetivamente o campo de análise e escapar, tanto quanto possível, ao arbítrio dos pontos de vista. Não espanta, pois, que a aplicação das ciências sociais ao estudo da arte tenha tido consequências frequentemente duvidosas, propiciando relações difíceis no terreno do método.”

Indique a opção incorreta quanto ao contexto.

Reportar Erro
Questão 2 de 7 Q1683028 Q2 da prova
Leia o fragmento e indique a opção correta para completar o contexto apresentado.
A materialidade dos suportes - João Cezar de Castro Rocha
Posso, agora, tratar da reconstrução da materialidade específica dos suportes mediante os quais os valores de uma cultura são produzidos e transmitidos. Tal materialidade envolve tanto o meio de comunicação quanto as instituições responsáveis pela reprodução da cultura e, num sentido amplo, representa o conjunto das relações entre meio(s) de comunicação, instituições e hábitos mentais de uma época determinada. O perfeito entendimento de uma forma particular de comunicação exige a reconstrução tanto das condições históricas de enunciação quanto da materialidade do suporte do meio de comunicação. Esse pressuposto é válido para épocas as mais diversas: por exemplo, o teatro na Grécia clássica, ou na Inglaterra elisabetana; o romance nos séculos XVIII e XIX; o cinema e a televisão no século XX; o computador e a cultura cibernética em nossos dias. Assim, _________________________________

Indique a opção correta para completar o contexto apresentado.

Reportar Erro
Questão 3 de 7 Q1683030 Q3 da prova
Leia o parágrafo e indique a opção correta quanto a escola literária segundo o contexto apresentado.
“É, que, como o Romantismo, o ____________________________ foi sobretudo uma tendência geral. Como aquele fora uma reação contra o classicismo, foi o _____________________________ um levante contra o Romantismo. Caracteriza-o e distingue-o a sua inspiração diversa do Romantismo, mormente a sua inspiração muito menos espiritualista que a deste, e consequentemente a sua vontade de proceder diferentemente dele. Revela-se este seu íntimo sentimento e propósito no sacrifício ou diminuição da personalidade do autor, exuberante no Romantismo; numa observação mais rigorosa e até presumidamente inspirada em métodos científicos; numa representação mais fiel do observado, reduzindo ao mínimo a idealização romanesca; no menosprezo dos constantes apelos à sensibilidade do leitor, pelo abuso do patético; na invasão, não só do romance, mas de todos os gêneros literários, pelo espírito crítico, que era principalmente o do tempo. Tudo isto revia o momento, da prevalência das ciências exatas e de uma filosofia inspirada de seus métodos e baseada nos seus resultados sobre a metafísica eclética do princípio do século (José Veríssimo, História da literatura brasileira).”

Indique a opção correta quanto a escola literária segundo o contexto apresentado.

Reportar Erro
Questão 4 de 7 Q1683031 Q4 da prova
Leia o fragmento abaixo e indique a opção errada quanto ao contexto.
Elementos da narrativa
As obras narrativas existentes hoje são as mais variadas, e quase tão diversos são os meios em que estas são encontradas. Vivemos às voltas com mitos, lendas, adivinhas, contos, crônicas, romances, histórias em quadrinhos, novelas e seriados de televisão, jogos eletrônicos, filmes de ação ao vivo e de animação, entre tantos tipos de obras narrativas. Das pinturas nas paredes das cavernas à televisão interativa, muitas são as formas possíveis de se narrar acontecimentos: por palavras (oralmente ou por escrito), por imagens (estáticas ou dinâmicas), por gestos, por sons...

Indique a opção errada quanto ao contexto.

Reportar Erro
Questão 5 de 7 Q1683033 Q5 da prova
Leia as considerações sobre os gêneros textuais e indique as opções corretas conforme apresentado.
Aspectos da pesquisa sobre tipologia textual - Luiz Carlos Travaglia
I. O gênero se caracteriza por exercer uma função sociocomunicativa específica. Essas nem sempre são fáceis de explicitar. O gênero é um instrumento para a ação linguística na sociedade em situações tipificadas.
II. Alguns exemplos de gêneros são: romance, novela, conto, fábula, apólogo, parábola, mito, lenda, caso, biografia, piada, notícia, certidão, atestado, mandado, procuração, artigo, tese, dissertação, resenha, tragédia, comédia, drama, farsa, auto, esquete, edital, convite, prece, oratório (sermão, discurso, etc.), didático, contrato, correspondência, denúncia, boletim de ocorrência, etc.
III. Os gêneros podem estar ligados a tipos que os compõem necessariamente (como a tese é necessariamente composta pelo narrativo como dominante) ou não (como a carta que pode ser composta por descritivo, dissertativo, injuntivo ou narrativo, mas não necessariamente) ou a espécies de tipos (como o romance, o conto, a piada, por exemplo, que são compostos pela espécie história do tipo acadêmico).

Indique as opções corretas conforme apresentado.

Reportar Erro
Questão 6 de 7 Q1683035 Q6 da prova
Leia o fragmento e indique a opção correta para completar o contexto apresentado.
“Com o advento do Funcionalismo ganhando terreno cada vez mais no campo das ideias linguísticas, a partir da década de 1960, ________________________________. O estudo de uma língua que não leve em consideração seus usuários é tão controverso quanto um estudo sociológico que não leve em conta a sociedade.”

Indique a opção correta para completar o contexto apresentado.

Reportar Erro
Questão 7 de 7 Q1683037 Q12 da prova
Observe as frases abaixo.
I. Preferia cinema à teatro.
II. Dê atenção àquele guarda de trânsito.
III. … a revista Life se referiu à ela como "a mulher mais odiada da América".

A opção correta quanto ao uso correta está contida em:

Reportar Erro
0
Acertos
0
Erros
0%
Nota
Limpar

Acertos
Erros
Nota