Provas para Download

Prova Professor de Educação Infantil - Pref. Salto do Jacuí/RS
Visualizar os arquivos PDF
Ver professor-de-educacao-infantil.pdf
PDF
professor-de-educacao-infantil.pdf
Ver gabarito.pdf
PDF
gabarito.pdf
Download dos arquivos PDF
Baixar professor-de-educacao-infantil.pdf
PDF
professor-de-educacao-infantil.pdf
Baixar gabarito.pdf
PDF
gabarito.pdf
Compartilhar os arquivos PDF
Compartilhar professor-de-educacao-infantil.pdf
PDF
professor-de-educacao-infantil.pdf
Compartilhe:
Questões extraídas da Prova :: clique na alternativa correta
0
Acertos
0
Erros
0%
Nota
Limpar
Questão 1 de 24 Q3030988 Q11 da prova

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), analise as seguintes assertivas em relação ao que o poder público deverá realizar na sua esfera de competência federativa:

  1. Recensear anualmente as crianças e adolescentes em idade escolar, bem como os jovens e adultos que não concluíram a educação básica.
  2. Fazer-lhes a chamada pública.
  3. Zelar, junto aos pais ou responsáveis, pela frequência à escola.

Quais estão corretas?

Reportar Erro
Questão 2 de 24 Q3030989 Q13 da prova

O poder público deverá instituir cadastro nacional de alunos com____________________________ matriculados na educação básica e na educação superior, a fim de fomentar a execução de políticas públicas destinadas ao desenvolvimento pleno das potencial idades desse aluno.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

Reportar Erro
Questão 3 de 24 Q3030990 Q15 da prova

Entre as alternativas abaixo, qual NÃO é dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente?

Reportar Erro
Questão 4 de 24 Q3030991 Q17 da prova

De acordo com o Plano Nacional de Educação (PNE), em relação ao que compete às instâncias reguladoras (Conselho Nacional de Educação, Fórum Nacional de Educação e Ministério da Educação), analise as seguintes assertivas e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( )Divulgar os resultados do monitoramento e das avaliações nos respectivos sítios institucionais da internet.
( )Analisar e propor políticas públicas para assegurar a implementação das estratégias e o cumprimento das metas.
( )Analisar e propor a revisão do percentual de investimento público em educação.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Reportar Erro
Questão 5 de 24 Q3030993 Q20 da prova

De acordo com o Plano de Carreira do Magistério, a realização da prova de Habilitação para o preenchimento de vagas do Quadro de Carreira do Magistério Público Municipal cabe:

  1. Ao Conselho Estadual de Educação.
  2. À Secretaria Municipal de Educação.
  3. Ao Conselho Municipal de Educação.

Quais estão corretas?

Reportar Erro
Questão 6 de 24 Q3030994 Q21 da prova

Segundo Vasconcellos, entende-se por __________________ todo o processo de educação escolar, que por ser intencional e sistemático, implica a elaboração e realização (incluindo a avaliação) de um programa de experiências pedagógicas a serem vivenciadas em sala de aula.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

Reportar Erro
Questão 7 de 24 Q3030995 Q22 da prova

De acordo com Vasconcellos, o planejamento, mais especificamente o pedagógico, diz respeito ao trabalho em sala de aula, que se caracteriza pela interação entre os sujeitos. Sobre os aspectos em que essa relação é baseada, analise as assertivas a seguir e assinale V, se verdadeiras,ou F, se falsas.


( )Relacionamento interpessoal.
( )Organização da coletividade.
( )Construção do conhecimento.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Reportar Erro
Questão 8 de 24 Q3030996 Q23 da prova

Segundo Veiga, para nortear a organização do trabalho na escola, a primeira ação fundamental é a construção do _______________________, pois é ele quem aponta um rumo, uma direção, um sentido específico para um compromisso estabelecido coletivamente.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

Reportar Erro
Questão 9 de 24 Q3030997 Q24 da prova

Para Vasconcellos, o papel que se espera da escola é que possa colaborar com a formação do cidadão pela mediação do conhecimento:

Reportar Erro
Questão 10 de 24 Q3030998 Q25 da prova

Para Vasconcellos, a concepção de avaliação exige uma mudança de postura do professor, o qual deve investir suas potencialidades não no controle do que foi transmitido, e sim na aprendizagem dos alunos. Nessa concepção dialética, a forma de trabalho em sala de aula terá que sofrer mudanças, quais sejam:

  1. É preciso olhar para o que cada aluno já sabe e para suas reais necessidades, e isso significa olhar para a prática e para a teoria que sustenta essa prática.I
  2. Superar os conteúdos desvinculados da prática social dos alunos e a metodologia passiva, uma vez que o professor, pela avaliação, vai acompanhar a construção da aprendizagem do aluno na perspectiva de superação do senso comum.
  3. Tratar a interação professor e aluno de forma hierárquica, para que se busque encontrar o sujeito passivo da educação tradicional.

Quais estão corretas?

Reportar Erro
Questão 11 de 24 Q3030999 Q26 da prova

Para Hoffmann, a avaliação formativa:

  1. Prevê que os alunos possuem ritmos e processos de aprendizagem diferentes.
  2. O professor deve diversificar as formas de agrupamento da turma.
  3. Não tem como pressuposto a punição ou premiação.

Quais estão corretas?

Reportar Erro
Questão 12 de 24 Q3031000 Q27 da prova

Para Hoffmann, a perspectiva de avaliação mediadora pretende, essencialmente,opor-se ao modelo do ‘transmitir-verificar-registrar’ e evoluir no sentido de que tipo de ação do educador?

Reportar Erro
Questão 13 de 24 Q3031001 Q28 da prova

Assinale V, se verdadeiro, ou F, se falso, em relação à inclusão escolar, de acordo com Mittler.

( )Não há dúvida de que o movimento rumo à educação inclusiva é mundial e desconhece fronteiras.
( )O único e maior obstáculo ao progresso da inclusão não é dinheiro ou falta de legislação, mas as atitudes negativas de muitos pais, professores, líderes da comunidade e políticos.
( )Mais e mais pais estão insistindo nos direitos que seus filhos têm de frequentar salas de aula em escolas regulares e de receber o apoio necessário para esse fim.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Reportar Erro
Questão 14 de 24 Q3031002 Q29 da prova

Segundo Perrenoud, aceitar uma abordagem por competências não é tarefa fácil,pois exige da ação docente uma mudança e até mesmo uma ruptura com as rotinas pedagógicas tradicionais, como:

  1. O modo de gerir as transposições didáticas.
  2. O planejamento.
  3. Os contratos didáticos e as formas de avaliar os alunos.

Quais estão corretas?

Reportar Erro
Questão 15 de 24 Q3031003 Q30 da prova

Ao afirmar explicitamente que as competências são capacidades de ação, Perrenoud salienta que manifestar competências profissionais diante de uma situação complexa é ser capaz de, EXCETO:

Reportar Erro
Questão 16 de 24 Q3031004 Q31 da prova

Com o objetivo de oferecer parâmetros para a manutenção e a criação de novas instituições de Educação Infantil, o MEC publicou, em 1998, o documento Subsídios para credenciamento e funcionamento das instituições de Educação Infantil. Nele, a Educação Infantil passa a ter a responsabilidade de alinhar:

Reportar Erro
Questão 17 de 24 Q3031005 Q32 da prova

As concepções carregam “histórias, ideias, representações, valores, modificam-se ao longo dos tempos (...) e expressam determinado momento histórico sobre a criança, infância,educação, política de infância e instituição de Educação Infantil”. Dessa forma, quem determina tão importantes concepções?

Reportar Erro
Questão 18 de 24 Q3031006 Q33 da prova

Na educação infantil, o “cuidar” é parte integrante da educação, embora possa exigir conhecimentos, habilidades e instrumentos que exploram a dimensão pedagógica. O cuidado precisa considerar, principalmente, as necessidades das crianças, que, quando observadas, ouvidas e respeitadas, podem dar pistas importantes sobre a qualidade do que estão recebendo. Para se atingir os objetivos dos cuidados com a preservação da vida e com o desenvolvimento das capacidades humanas, é necessário que as atitudes e procedimentos estejam embasados em conhecimentos específicos sobre:

Reportar Erro
Questão 19 de 24 Q3031008 Q35 da prova

Para Santos (2001), a criança experimenta diferentes papéis e funções sociais generalizadas a partir da observação do mundo dos adultos. Neste brincar, a criança age em um mundo imaginário, regido por regras semelhantes ao mundo adulto real, sendo a submissão às regras de comportamento e normas sociais a razão do prazer que ela experimenta no brincar. A qual importante indicador do desenvolvimento, que a criança aplica ao brincar, o enunciado se refere?

Reportar Erro
Questão 20 de 24 Q3031009 Q36 da prova

Freinet (1975), baseando-se em sua experiência como professor, criou algumas propostas pedagógicas para serem realizadas com as crianças pequenas, dentre elas o Livro da Vida.
Esse livro funciona como um diário da classe, no qual são registradas, ao longo do ano, de maneiras variadas, as impressões das crianças, seus sentimentos e pensamentos. É nesse processo de elaboração que se encontram princípios importantes em relação à infância, quais sejam:

Reportar Erro
Questão 21 de 24 Q3031010 Q37 da prova

A definição de currículo defendida nas Diretrizes põe o foco na ação mediadora da instituição de Educação Infantil como articuladora das experiências e dos saberes das crianças e dos conhecimentos que circulam na cultura mais ampla e que despertam o interesse delas. Essa definição inaugura um importante período na área, que pode, de modo inovador:

Reportar Erro
Questão 22 de 24 Q3031011 Q38 da prova

Para Zabalda (1998), a avaliação na Educação Infantil deve ser acompanhada de instrumentos que são destinados a registrar os processos e os resultados que visam uma análise posterior, que permitam o reajuste necessário, tanto referente ao aluno quanto ao grupo em geral.Dessa forma, o professor deve levar em consideração dois aspectos fundamentais:

Reportar Erro
Questão 23 de 24 Q3031012 Q39 da prova

Para Freire (2006), “a inteligência não é um elemento exclusivamente racional, pois,antes que surjam no indivíduo as primeiras representações mentais, já se manifesta nele um elevado nível de inteligência corporal, que prossegue mesmo após estruturar-se o pensamento”. Nesse sentido, o autor afirma que:

Reportar Erro
Questão 24 de 24 Q3031013 Q40 da prova

Sabemos que a criança aprende por intermédio da interação com o ambiente. Essa interação se dá, principalmente, com o ato de brincar. “Cesto dos Tesouros”, que não por acaso traz este nome, faz jus a ele, visto que dentro há mais que objetos, há uma gama infinita de conhecimentos, aprendizados, emoções, risos, choros, medos, desafios, curiosidades, imaginação,capacidade de expressão, novas habilidades e competências, criatividade, novos pensamentos,fantasias, jogos simbólicos, exploração, interação, reações emocionais. O “Brincar Heurístico”,conforme o próprio nome sugere, trata-se do brincar baseado

Reportar Erro
0
Acertos
0
Erros
0%
Nota
Limpar

Acertos
Erros
Nota