Sobre o texto, analise as assertivas a seguir:
I. A mãe do autor sofreu um golpe bancário ao atender uma ligação de impostores.
II. O autor compara sua mãe a um hacker, considerando-a menos habilidosa.
III. Os netos não gostaram de receber um liquidificador e um jogo de panelas da avó.
Quais estão corretas?
Em relação à palavra “comum” (l. 01), analise as assertivas abaixo:
I. Tem como sinônimos os termos “normal”, “habitual” e “usual”.
II. É antônima do termo “atípico”.
III. Pode ser substituída por “diferente” sem alteração de sentido no trecho em que se encontra.
Quais estão corretas?
Tendo em vista o fragmento “Eles não pisam em bancos, não perdem tempo com burocracia”, assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, um advérbio e uma preposição.
O Art. 15 do Plano de Carreira do Magistério do Município de Paraí determina que acarretam a suspensão da contagem do tempo para fins de promoção:
1. As licenças e afastamentos sem direito à remuneração.
2. As licenças para tratamento de saúde no que excederem a 30 dias no interstício para promoção, mesmo que em prorrogação, exceto as decorrentes de acidente em serviço.
3. As licenças para tratamento de saúde em pessoas da família no que excederem a 20 dias no interstício.
4. As licenças ou afastamentos para atividades caracterizadas como funções de magistério.
O resultado da soma tória dos números correspondentes às afirmações corretas é:
O Plano de Carreira do Magistério do Município de Paraí, em seu Art. 46, estabelece que são consideradas de necessidade temporária as contratações que visem:
I. Substituir professor legal e temporariamente afastado.
II. Suprir a falta de professores aprovados em concurso público.
III. Situações excepcionais ou temporárias, relacionadas diretamente às necessidades do ensino local.
Quais estão corretas?
Para a política educacional brasileira, no período de 2014 a 2024, o Plano Nacional de Educação determina os(a s):
I. Currículos.
II. Metas.
III. Diretrizes.
IV. Estratégias.
Quais estão corretos?
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, na organização e gestão do currículo, as abordagens disciplinar, pluridisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar requerem a atenção criteriosa da instituição escolar, porque revelam a visão de mundo que orienta as práticas pedagógicas dos educadores e organizam o trabalho do estudante. Assim, são características de uma abordagem transdisciplinar:
I. Expressar frações do conhecimento e hierarquizá-lo.
II. Buscar a unidade do conhecimento na relação entre a parte e o todo, e entre o todo e a parte.
III. Estudar o objeto de uma disciplina separadamente.
Quais estão corretas?
Uma boa definição dos objetivos para uma disciplina ou conteúdos deve apresentar algumas características. São elas:
I. Clareza.
II. Validade.
III. Operacionalidade.
Quais estão corretas?
A partir dos Modelos de Jantsch, analise as características da figura abaixo:
I. Sistema de um só nível.
II. Objetivos múltiplos.
III. Inexistência de cooperação e coordenação.
Quais estão corretas?
Em relação ao brincar heurístico, é correto afirmar que:
As orientações para o currículo da Educação Infantil na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) se apoiam em cinco campos de experiências. Qual NÃO faz parte desses campos?
A alternativa que melhor define um projeto na Educação Infantil envolve:
Em relação a organização adequada do tempo, do espaço e dos materiais, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Promover a autonomia e a independência das crianças.
( ) Facilitar a administração da escola.
( ) Reduzir o tempo de planejamento do professor.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
























