Acerca da composição do texto “O Gentil Ladrão”, é correto afirmar que
As orações subordinadas adjetivas são aquelas que dependem de uma oração principal, tendo valor de adjetivo no período. Partindo desse pressuposto, aponte o item em que há uma oração adjetiva destacada.
Observe a colocação dos pronomes destacados nos trechos a seguir e marque a alternativa correta.
Na passagem “Peço- lhe para baixar a máscara” (l. 13), o pronome destacado tem a mesma função sintática do que está em negrito no item
A oração subordinada destacada no período “Peço ao visitante que baixe a pistola [...]” (l. 12) assume, nesse contexto, a função de
Em “[...] quando olha o chão e vê um abismo” (l. 3), os verbos em destaque, transpostos para segunda pessoa do plural do presente do indicativo, encontram-se corretamente estruturados na alternativa
A passagem a seguir apresenta um desvio gramatical e deve ser reescrita, de modo a desfazer a infração à norma-padrão. O item corretamente reescrito é
O período “É um jovem ladrão, não sabe mentir” (l. 18) é composto por orações assindéticas. Assim sendo, aponte o item que esse período foi reescrito e classificado corretamente.
Assim como a acentuação gráfica do verbo destacado em “[...] só a fome e a guerra me vêm visitar” (l. 1), a acentuação também se faz corretamente em
Da mesma forma que no excerto “[...] fui eu que o enterrei sozinho” (l. 21), a regra de concordância verbal foi respeitada em
O fragmento “Há sessenta anos atrás quase morri de varíola” (l. 20), ao atender à estrutura formal da língua, encontra-se correto no item
Sobre as orações subordinadas do período “Para a semana, quando ele voltar, vou deixar que roube a velha televisão que tenho no quarto” (l. 43), é correto afirmar que
Na passagem entre aspas “É uma mania deles [1], dos hospitais [2] [...]” (l. 23), o termo 1, em relação ao 2, trata-se de
Do mesmo modo que a concordância nominal em “É óbvia a intenção” (l. 13), faz-se corretamente também a concordância em
A função dos dois pontos, no trecho “É estranha aquela arma: de plástico branco, emitindo um raio de luz verde” (l. 7), indica uma
Uma nova Youtuber criou um canal para compartilhar vídeos sobre moda. No primeiro dia, ela obteve 28 acessos, no segundo dia 35 e no terceiro dia 42. Seguindo esse padrão de crescimento, a quantidade de dias que ela levará para ter 441 acessos no seu canal será de:
Um fazendeiro quer cercar um espaço retangular para fazer uma grande horta. Esse espaço possui 392 m² de área. Sabendo que a base dessa retângulo é o dobro da altura, a quantidade em metros de material necessário para cercar esse espaço é de:
A soma de dois números é igual a 13. A diferença do triplo com o dobro desses mesmos números é igual a 9. Então, um desses números deve ser igual a:
Um sorteio será realizado e para isso serão sorteados seis números de 1 a 60. Os números estão dentro de uma urna, e uma vez retirados não retornam para ela. A probabilidade do primeiro número sorteado ser par e o segundo número sorteado ser ímpar é de:
Duas torneiras levam 7 horas para encher um reservatório de água. Então, 5 torneiras levariam quantas horas e minutos para encher esse mesmo reservatório:
O princípio fundamental que rege as escolas inclusivas é de que todas as crianças, sempre que possível, devem aprender juntas, independentemente de suas dificuldades e diferenças. Diante do que foi exposto, marque corretamente o item sobre educação inclusiva.
Refletir sobre o processo de inclusão de Pessoas com Deficiência (PCD) deve ser algo constante no âmbito educacional. Essa ação permite conhecer, discutir e questionar teorias referentes aos pressupostos educacionais do processo de inclusão. Além disso, por meio do contato com a teoria e sua articulação com a prática, compreendem-se os avanços e os desafios encontrados pelos profissionais do Atendimento Educacional Especializado (AEE) nas redes públicas de ensino, bem como refletir sobre os preconceitos enfrentados pelos alunos com deficiência ao longo da história. A partir dessas informações, identifique o item correto sobre o processo de inclusão.
Diversos casos de não aprendizagem causam angústia nos membros da comunidade escolar. A maioria não sabe como ajudar efetivamente ou sanar tais problemas, o que, às vezes, possibilita a busca de um maior aprofundamento a respeito das dificuldades da aprendizagem. Nas escolas, em sua maioria, as crianças que apresentam esse mesmo problema são interpretadas como distraídas, desatentas ou preguiçosas. Diante do que foi exposto, designe corretamente o item sobre a dificuldade de aprendizado.
Nenhuma criança ou jovem com deficiência deve estar fora da escola, pois já matriculado, o estudante precisa se desenvolver em sala de aula e saber que, se necessário, pode contar com o apoio do Atendimento Educacional e Ensino (AEE), que é um serviço de apoio à sala de aula comum. Assim, identifique corretamente o item a respeito da atuação do AEE.
A Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) destina-se a compensar e facilitar, permanentemente ou não, prejuízos e incapacidades dos sujeitos com graves distúrbios da compreensão e da comunicação expressiva, como os gestos, a fala e a escrita. Diante do que foi exposto, designe a alternativa correta sobre a CAA.
Sistema Braille é um código formado por sinais em relevo que possibilitam a leitura e a escrita das pessoas com deficiência visual parcial ou total. Assim, considerando que todo o sistema é formado por caracteres em relevo que permitem o entendimento por meio do tato, pode-se afirmar que
O uso de uma outra pessoa como guia é comum em diversas situações no dia a dia da pessoa com deficiência visual. Apesar de ser uma forma dependente de se locomover, deve possibilitar o controle, a interpretação e a efetiva participação da pessoa cega, ou com baixa visão, nas decisões do que ocorre durante o seu deslocamento. Desse modo, em relação ao Guia Vidente, pode-se admitir que
O soroban é um ábaco japonês diferente, com apenas cinco contas, ou pedrinhas, em cada ordem numérica, e o seu uso sofreu uma série de aperfeiçoamentos que geraram técnicas extremamente rápidas para executar qualquer cálculo: adição, subtração, multiplicação, divisão, raiz quadrada e outros. Nessa perspectiva, refletindo sobre o uso dessa ferramenta de aprendizagem, pode-se identificar corretamente que
A educação inclusiva envolve dimensões políticas, administrativas e pedagógicas. O currículo é uma dessas dimensões e suas adequações aparecem como uma estratégia para que sejam atendidos os princípios de uma escola para todos. Assim, marque de forma correta o item sobre a análise brasileira do cenário da educação inclusiva.
Na definição das metas no Plano Municipal de Educação, é importante considerar que, embora a União, os Estados, o Distrito Federal e os municípios tenham atribuições diferenciadas, a Constituição Federal deixa clara a corresponsabilidade dos entes federativos, que devem organizar seus sistemas de ensino para que o trabalho aconteça de forma colaborativa. Nesse sentido, assinale a opção que trate da responsabilidade dos entes federativos.
Observando a relação entre uma pessoa com deficiência e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), sob a Lei nº 8.069/1990, de 13 de julho de 1990, pode-se inferir corretamente que
Qualquer pessoa portadora de deficiência tem o direito de expressar seus desejos com relação à sua educação, tanto quanto possam ser realizados. Além disso, os pais possuem o direito inerente de serem consultados sobre a forma de educação mais apropriadas às necessidades, circunstâncias e aspirações de suas crianças. Assim, identifique corretamente a alternativa sobre a Declaração de Salamanca.
A Educação Especial é conceituada e praticada como uma modalidade cujo fim é oferecer recursos e serviços especializados aos alunos que apresentam necessidades educacionais em todo o fluxo de aprendizado. Com essa informação, designe corretamente a opção sobre as necessidades de uma Educação Especial.
O fato de a nova Lei de Diretrizes e Bases (LDB) reservar um capítulo exclusivo para a educação especial parece relevante para uma área tão pouco contemplada historicamente no conjunto das políticas públicas brasileiras. Assim, considerando que o relativo destaque recebido reafirma o direito à educação pública e gratuita das pessoas com deficiência, condutas típicas e altas habilidades, aponte o item correto sobre essa perspectiva educacional na LDB.
Tendo em mente que uma concepção de língua sob a ótica funcionalista vai além da estrutura linguística interna da frase e inclui aspectos sociais e pragmáticos, e em relação aos procedimentos do método audiolingual, pode-se afirmar corretamente que
Pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, e que, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. Diante dessas informações, assinale a opção que aborda corretamente sobre as pessoas com a mobilidade reduzida.
O desafio da participação e da aprendizagem com qualidade, para alunos com necessidades educacionais especiais, sendo em escolas regulares ou especiais, exige da escola a prática da flexibilização curricular que se concretiza na análise da adequação de objetivos propostos, na adoção de metodologias alternativas de ensino, no uso de recursos humanos, técnicos e materiais específicos, no redimensionamento do tempo e espaço escolar, e entre outros aspectos, para que esses alunos exerçam o direito de aprender em igualdade de oportunidades e condições. Diante do que foi exposto, aponte corretamente o item em relação a superdotação.
As manifestações de dificuldades de aprendizagem na escola apresentam-se como um contínuo, desde situações leves e transitórias que podem se resolver espontaneamente no curso do trabalho pedagógico até as mais graves e persistentes que requerem o uso de recursos especiais para a sua solução. Atender a esse contínuo de dificuldades requer respostas educacionais adequadas, envolvendo graduais e progressivas adaptações do currículo. Assim, acerca dessas mudanças curriculares para a educação especial, concebe-se que
A educação inclusiva envolve dimensões políticas, administrativas e pedagógicas. O currículo é uma dessas dimensões e suas adequações aparecem como uma estratégia para que sejam atendidos os princípios de uma escola para todos. Assim, marque de forma correta o item sobre a análise brasileira do cenário da educação inclusiva.
Na definição das metas no Plano Municipal de Educação, é importante considerar que, embora a União, os Estados, o Distrito Federal e os municípios tenham atribuições diferenciadas, a Constituição Federal deixa clara a corresponsabilidade dos entes federativos, que devem organizar seus sistemas de ensino para que o trabalho aconteça de forma colaborativa. Nesse sentido, assinale a opção que trate da responsabilidade dos entes federativos.
























