Provas para Download

Prova Professor de Educação Especial - Prefeitura de Agudos - RS
Visualizar os arquivos PDF
Ver professor-de-educacao-especial.pdf
PDF
professor-de-educacao-especial.pdf
Ver gabarito.pdf
PDF
gabarito.pdf
Download dos arquivos PDF
Baixar professor-de-educacao-especial.pdf
PDF
professor-de-educacao-especial.pdf
Baixar gabarito.pdf
PDF
gabarito.pdf
Compartilhar os arquivos PDF
Ver professor-de-educacao-especial.pdf
PDF
professor-de-educacao-especial.pdf
Ver gabarito.pdf
PDF
gabarito.pdf
Compartilhe:
Questões extraídas da Prova :: clique na alternativa correta
0
Acertos
0
Erros
15
Restantes
Questão 1 de 15 Q1 da prova
O cuidado e a desolação
Por José Henrique Bortoluci

Considerando o texto apresentado à luz da concepção de implícito e intencionalidade discursiva conforme Fiorin e Savioli (2018), analise as assertivas abaixo:
I. Ao afirmar que “a infraestrutura do cuidado necessária para amparar essa nova realidade segue frágil”, o narrador pressupõe a existência prévia de um modelo consolidado de cuidado, cuja fragilidade atual é resultado exclusivo da transição demográfica acelerada.
II. A referência à “figura da tia solteira, que assumia os cuidados dos pais” atualiza discursivamente uma crítica a arranjos culturais naturalizados, produzindo um efeito de sentido que denuncia a historicidade machista da divisão social do cuidado.
III. Quando o texto afirma que “cada adulto poderá ter de sustentar quase dois idosos”, constrói-se um implícito de que poderá haver sobrecarga financeira.
Quais estão corretas?

Questão 2 de 15 Q9 da prova
O cuidado e a desolação
Por José Henrique Bortoluci

Com base no texto, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) No período “A projeção indica que a população brasileira crescerá até 2047”, a oração subordinada introduzida pela palavra “que” exerce função de objeto direto, complementando o verbo “indicar”.
( ) No sintagma “dependia de soluções precárias e machistas”, a regência preposicionada mantém-se obrigatória porque o verbo “depender” é regido pela preposição “de”.
( ) Na oração “cada adulto poderá ter de sustentar quase dois idosos”, a forma “poderá se ter” seria preferencial em razão da próclise obrigatória após verbo auxiliar no futuro do presente.

Questão 3 de 15 Q16 da prova

A Lei n º 11.645/2008, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), tornou obrigatório o estudo da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e dos Povos Indígenas nos currículos da Educação Básica. Sobre a implementação dessa temática, analise as assertivas a seguir:
I. A temática não deve se restringir a uma única disciplina ou a datas comemorativas específicas, mas sim permear todo o currículo escolar, promovendo a interdisciplinaridade e a transversalidade do conhecimento.
II. O estudo da história da África deve ir além do período da escravidão, abordando as civilizações, a organização social, a cultura e as contribuições africanas para a formação da sociedade brasileira.
III. A principal finalidade dessa obrigatoriedade é a valorização das identidades, histórias e culturas dos grupos historicamente marginalizados, funcionando como um eixo estruturante para o combate ao racismo e à discriminação.
IV. Nas escolas de Educação Infantil e Séries Iniciais, o tema deve ser abordado apenas com o uso de materiais didáticos e leituras de autores africanos e indígenas, sendo vedada a utilização de manifestações culturais (música, dança, culinária) para introduzir os conceitos.
Quais estão corretas?

Questão 4 de 15 Q17 da prova

O ECA estabelece a prioridade absoluta da criança e do adolescente. Em relação à responsabilidade da escola, tratada no art. 56, analise as assertivas a seguir:
I. O dirigente de estabelecimento de Ensino Fundamental é obrigado a comunicar ao Conselho Tutelar a má conduta e comportamento indisciplinar de todos os alunos menores de idade.
II. O dirigente de estabelecimento de Ensino Fundamental é obrigado a comunicar ao Conselho Tutelar os casos de maus-tratos envolvendo seus alunos.
III. É obrigação da escola, perante o ECA, notificar ao Conselho Tutelar os casos de reiteração de faltas injustificadas e de evasão escolar.
Quais estão corretas?

Questão 5 de 15 Q19 da prova

A Lei n º 7.853/1989 e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica (DCNEB) convergem ao determinar que, para a efetiva inclusão da pessoa com deficiência (PCD), o sistema de ensino deve garantir:
I. A inclusão no ensino regular e a oferta obrigatória de Atendimento Educacional Especializado (AEE), preferencialmente na rede regular de ensino.
II. A criação de currículos, métodos, técnicas e recursos educativos acessíveis para atender às necessidades específicas da PCD.
III. A atuação do professor do AEE como substituto do professor da classe comum, sendo o responsável por todo o conteúdo pedagógico do aluno com deficiência.
Quais estão corretas?

Questão 6 de 15 Q20 da prova

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), publicados a partir da segunda metade da década de 1990 pelo Ministério da Educação, constituem um conjunto de orientações dirigidas às escolas e aos sistemas de ensino em todo o país. Considerando sua natureza e seus objetivos, é correto afirmar que os PCNs:
A) Configuram instrumentos normativos de cumprimento obrigatório, impondo conteúdos e metodologias uniformes para todas as escolas brasileiras.
B) Têm como finalidade substituir os Projetos Político-Pedagógicos (PPPs), promovendo uma padronização curricular nacional.
C) Apresentam referências e diretrizes para apoiar a elaboração e revisão dos currículos, respeitando a autonomia das escolas e a diversidade regional.
D) Definem conteúdos únicos e rígidos, desconsiderando as especificidades socioculturais das diferentes regiões do país.
E) São documentos direcionados exclusivamente às instituições da rede pública federal de ensino.

Questão 7 de 15 Q23 da prova

A Educação das Relações Étnico-Raciais tem como objetivo promover o respeito à diversidade, combater o racismo e valorizar a contribuição dos povos africanos, afro-brasileiros e indígenas na formação da sociedade brasileira. Sobre o tema, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) A obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana restringe-se às disciplinas de História e Artes, não sendo responsabilidade das demais áreas do currículo.
( ) As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais orientam que o tema seja tratado de forma transversal, contínua e integrada ao Projeto Político-Pedagógico da escola.
( ) O trabalho com a Educação das Relações Étnico-Raciais deve ocorrer apenas em datas comemorativas, como o Dia da Consciência Negra, sem necessidade de integração ao currículo regular.
( ) A formação inicial e continuada dos professores é considerada elemento fundamental para a efetivação da Educação das Relações Étnico-Raciais no contexto escolar.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Questão 8 de 15 Q24 da prova

A Política Nacional de Educação Digital (PNED), instituída pela Lei n º 14.533/2023, constitui um marco estratégico para a incorporação das tecnologias digitais na Educação Básica brasileira. Considerando objetivos e eixos de ação da referida Lei, analise as assertivas abaixo:
I. A PNED busca assegurar a inclusão digital e educacional, promovendo o desenvolvimento de competências digitais em professores e estudantes, bem como o aprimoramento da qualidade da educação em todas as etapas da Educação Básica.
II. A implementação da PNED limita-se ao Ensino Médio, devido ao seu enfoque no preparo de jovens para a Quarta Revolução Industrial e a inserção no mercado de trabalho tecnológico.
III. Um dos eixos prioritários da PNED é o Acesso à Tecnologia e Conectividade, que visa garantir a disponibilização de equipamentos de informática e acesso à internet de qualidade nos espaços pedagógicos de todas as etapas da Educação Básica.
Quais estão corretas?

Questão 9 de 15 Q26 da prova

As transformações nas concepções de ensino e aprendizagem ao longo das últimas décadas deram origem aos modelos conhecidos como Educação 3.0, 4.0 e 5.0. Sobre essas abordagens, analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. A Educação 3.0 enfatiza a personalização do aprendizado, baseada na ampla utilização de mídias digitais e redes sociais, o que marca a transição do professor como transmissor para o aluno como protagonista e consumidor de conteúdo.
II. A Educação 4.0 está alinhada às demandas da chamada Quarta Revolução Industrial, estimulando o uso de tecnologias como IA, robótica e big data.
III. A Educação 5.0 propõe um modelo centrado exclusivamente no domínio tecnológico, priorizando a automação e a eficiência produtiva em detrimento do desenvolvimento humano.
IV. A Educação 5.0 busca integrar inovação tecnológica com valores humanitários, promovendo bem-estar, empatia e responsabilidade social, colocando o ser humano no centro dos processos educativos.

Questão 10 de 15 Q33 da prova

Cidadania digital refere-se às competências necessárias para uso seguro, ético e responsável das tecnologias. Nesse contexto, analise as seguintes assertivas:
I. A cidadania digital envolve a compreensão de direitos e deveres no ambiente virtual, incluindo privacidade, segurança e respeito às interações on-line.
II. O ensino de competências digitais se restringe ao domínio técnico de ferramentas e aplicativos.
III. A escola tem papel fundamental na formação de sujeitos críticos, capazes de identificar riscos, fake news e discursos de ódio no ambiente digital.
Quais estão corretas?

Questão 11 de 15 Q36 da prova

Conforme Mantoan (2015), “A escola brasileira é marcada pelo fracasso e pela evasão de uma parte significativa dos seus alunos, que são marginalizados pelo insucesso de toda ordem, por privações constantes e pela baixa autoestima resultante da exclusão escolar e social – alunos que são vítimas de seus pais, de seus professores e, sobretudo, das condições de pobreza em que vivem, em todos os sentidos”. A partir dessa reflexão, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Para a autora, a escola tradicional tende a atribuir ao aluno, e não às estruturas pedagógicas, a responsabilidade pelo fracasso, reforçando mecanismos de exclusão e naturalizando desigualdades.
( ) A repetência e a evasão são consequências diretas da lógica meritocrática e da ausência de autocrítica institucional, que impedem a escola de revisar o que ensina e como ensina.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Questão 12 de 15 Q37 da prova

Estudos no campo da educação especial destacam que a tecnologia não deve ser compreendida apenas como um conjunto de dispositivos digitais, mas como um conjunto integrado de técnicas, ferramentas e procedimentos que ampliam as possibilidades de participação dos estudantes. Considerando essa perspectiva, analise as assertivas abaixo:
( ) A manutenção de salas especiais, programas de aceleração ou reforço constituem estratégias eficazes de inclusão, pois integram o estudante ao currículo comum sem estigmatizá-lo.
( ) As chamadas “salas especiais” da época da integração buscavam promover a autonomia dos alunos considerados “especiais”, permitindo que fossem separados temporariamente do ambiente escolar comum até que suas defasagens fossem superadas, prática compatível com o paradigma inclusivo.
( ) Uma das críticas centrais ao modelo de integração é que ele mantinha a lógica de adaptação do estudante à escola, e não da escola ao estudante, resultando em segregação institucionalizada, rótulos, horários diferenciados e exclusão do convívio escolar, para alunos e professores.
( ) A permanência parcial do aluno com deficiência na escola regular, durante o modelo de integração, é interpretada como um direito garantido à socialização plena, pois assegurava que as práticas pedagógicas fossem planejadas de forma colaborativa por todos os docentes da escola.
( ) O argumento de que escolas regulares “não estavam preparadas” para a inclusão era compatível com os princípios das políticas públicas contemporâneas, pois reconhecia a necessidade de especialização técnica e preservava a integridade pedagógica das classes comuns.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Questão 13 de 15 Q38 da prova

A crítica ao modelo de integração escolar, desenvolvido no Brasil na década de 1980, revelou práticas educacionais que reforçavam mecanismos de exclusão. A partir da análise histórica desse processo e dos princípios da educação inclusiva contemporânea, assinale a alternativa correta.

Questão 14 de 15 Q39 da prova

O entendimento social e educacional da surdez foi historicamente marcado por representações sobre linguagem, inteligência e aprendizagem. Considerando esse contexto, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) A marginalização das pessoas surdas relacionava-se à crença de que a ausência de oralidade implicaria incapacidade intelectual, sustentando práticas excludentes que não consideravam a existência de modos alternativos de linguagem.
( ) A exclusão educacional decorreu da suposição de que a surdez impediria qualquer desenvolvimento simbólico, crença que legitimou a negação de propostas de escolarização e dificultou o reconhecimento de sistemas linguísticos visuoespaciais.
( ) A falta histórica de propostas educacionais resultou da inexistência de tecnologias assistivas adequadas, razão pela qual sociedades antigas mantiveram práticas excludentes, sem vínculos diretos com concepções filosóficas e religiosas.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Questão 15 de 15 Q40 da prova

A formação de professores voltada à inclusão demanda mudanças conceituais profundas sobre ensinar e aprender. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.

Acertos
Erros
15
Total