Considere as assertivas abaixo elencadas e assinale V para a verdadeira e F para a falsa: ( ) O gênero textual acima apresentado é uma charge. ( ) Ambos os garotos não compreenderam a notícia lida. ( ) O segundo garoto leu, mas nada entendeu. Isso significa que a taxa de escolarização subiu, porém a qualidade do ensino oferecida, não garante que os alunos compreendam os textos lidos. As assertivas são, respectivamente, de cima para baixo:
Na oração “...Li...mas não entendi quase nada!” o termo sublinhado pertence a mesma classe morfológica que o sublinhado na oração abaixo:
Na oração “Você leu essa notícia?”, com referência ao termo sublinhado, analise as assertivas abaixo: 1. É um pronome demonstrativo que indica que a pessoa ou objeto está longe do emissor ou falante e perto da pessoa com quem se fala. 2. É um pronome demonstrativo que indica que a pessoa ou objeto está perto do emissor ou falante. 3. É um pronome relativo. As assertivas são, respectivamente, de cima para baixo:
No primeiro quadrinho Calvin questiona Haroldo através da oração: “Você acredita que nossos destinos sejam determinados pelas estrelas?”. As palavras sublinhadas na oração, são classificadas como:
No segmento: “A vida é bem mais divertida quando você não é responsável pelos seus atos”, o sujeito é:
Considere o mesmo segmento “A vida é bem mais divertida quando você não é responsável pelos seus atos.” e assinale a alternativa em que a palavra destacada pertence à mesma classe gramatical da palavra destacada no segmento abaixo:
As palavras você e responsável são acentuadas pelo motivo que consta na alternativa:
O humor da piada reside no fato:
Na oração “Por que você tomou a medicação às seis da manhã se eu disse pra você tomar às nove?” o verbo tomar: 1. Pertence à primeira conjugação e é um verbo regular. 2. Está conjugado no modo indicativo, no pretérito perfeito. 3. O tempo em que ele está conjugado exprime um fato já concluído. Esta (a) correta (s) a (s) alternativa(s):
Em “Por que você tomou a medicação às seis da manhã se eu disse pra você tomar às nove?” 1. O uso do por que possui um caráter interrogativo, pois é usado para iniciar uma pergunta, podendo ser substituído por qual motivo. 2. Por que é formado pela preposição por, seguida do pronome interrogativo que. 3. Com este uso, por que é formado pela preposição por, seguida do pronome relativo que. Esta (a) correta (s) a (s) alternativa(s):
Fabíola levou para a escola uma caixa com cartelas numeradas de 1 a 15. No verso de cada cartela havia uma questão de Matemática, cujo conteúdo havia sido estudado. Pediu para Pedro extrair um cartão da caixa e em seguida todos os alunos fizeram o exercício. A probabilidade do número do cartão sorteado por Pedro ter sido maior ou igual a 11 foi de:
Observe o quadro abaixo: Município Área (km²) Número de habitantes Mombuca 133,198 3.266 Rio das Pedras 226,139 29.508 Rafard 132,471 9.009 Tiete 404,396 41.622 Capivari 322.878 55.768 (Fonte: https://pt.wikipedia.org) Entre os cinco municípios citados no quadro, aquele que apresenta a menor densidade demográfica é:
A tabela abaixo mostra tipos de programas de televisão que são mais assistidos ultimamente, e a quantidade de pessoas que assistem a cada programa: Programas Número de Telespectadores Séries 300 Filmes 250 Novelas 150 Documentários 100 Futebol 200 O gráfico de setores que indica a quantidade de pessoas que representa a tabela acima é:
Júlia tem em sua geladeira as seguintes verduras para o preparo de suas saladas: alface, agrião, acelga, almeirão, brócolis e escarola. Assim sendo, Júlia pode fazer sua salada misturando duas verduras de cada vez, de várias maneiras distintas, cujas combinações totalizam em:
Vera juntou suas economias e fez uma aplicação de R$500,00 para ganhar juros compostos de 2% ao mês. No final de três meses, o valor acumulado será de:
No açougue de Mário trabalham 9 rapazes com idades correspondentes a: 18 -19-21-22-24-27-27-29-29, cuja mediana dessas idades é:
O número cujo triplo de seu antecessor, dividido por 5 é igual a 12 é:
Na chácara de Alfredo tem uma caixa em forma de paralelepípedo retângulo que possui 3 m de comprimento, 2 m de largura e 1,5 m de altura, onde ele guarda lenha para usar no fogão. Em vista de sua cor desbotada pelo sol, Alfredo resolveu pintar toda sua superfície. O orçamento que lhe foi oferecido pelo pintor foi de R$3,70 o m². Assim sendo, o valor a ser pago ao pintor será de:
Uma empresa foi chamada para cortar uma árvore que estava caindo. Chegando ao local, a empresa notou que essa árvore projetava uma sombra de aproximadamente 35 metros, e sua altura era desconhecida, então pegaram um medidor de ângulos para descobrir a altura da árvore. O observador se posicionou na ponta da sombra e descobriu um ângulo de 36º, até o topo da árvore. (Dados: sen36°=0,59; cos36°=0,81 e tg36°=0,73). Observe a imagem: Considere a altura do observador de 1,70 metros. Assim sendo, a árvore tem aproximadamente:
Uma escola escolherá 10 alunos do 9°ano do Ensino Fundamental e 5 alunos do 3º ano do Ensino Médio para compor a chapa do grêmio escolar. Quantas chapas de grêmio poderão ser formadas com 6 alunos do ensino fundamental e 2 alunos do ensino médio:
Leia as afirmativas abaixo: I. “A escola precisa considerar as práticas de nossa sociedade, sejam elas de natureza econômica, política, social, cultural, ética ou moral. Tem que considerar também as relações diretas ou indiretas dessas práticas com os problemas específicos da comunidade local a que presta serviços.” II. “É fundamental conhecer as expectativas dessa comunidade, suas necessidades, formas de sobrevivência, valores, costumes e manifestações culturais e artísticas.” É verdadeiro afirmar que as afirmativas acima são necessárias para que a escola:
Considere as assertivas abaixo elencadas e assinale V para a verdadeira e F para a falsa, segundo Mantoan (2003): ( ) Se o que pretendemos é que a escola seja inclusiva, é urgente que seus planos se redefinam para uma educação voltada para a cidadania global, plena, livre de preconceitos e valorize as diferenças. ( ) Pela inclusão escolar, o aluno tem acesso às escolas por meio de um leque de possibilidades educacionais, que vai da inserção às salas de aula do ensino regular ao ensino em escolas especiais. ( ) A inclusão não implica uma mudança de perspectiva educacional, porque não atinge apenas os alunos com deficiência e os que apresentam dificuldades de aprender, mas todos os demais, para que obtenham sucesso na corrente educativa geral. As assertivas são, respectivamente, de cima para baixo:
Fernandes & Freitas (2008) afirmam no texto “Currículo e avaliação”, com exceção de:
Leia o fragmento abaixo, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (2018): “Na Educação Infantil, as aprendizagens essenciais compreendem tanto comportamentos, habilidades e conhecimentos quanto vivências que promovem aprendizagem e desenvolvimento nos diversos campos de experiências, sempre tomando _______________ e _______________ como eixos estruturantes. Essas aprendizagens, portanto, constituem-se como objetivos de aprendizagem e desenvolvimento”. Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do fragmento acima:
Segundo Cafiero (2005) considere o fragmento: “É uma atividade ou um processo cognitivo de construção de sentidos realizado por sujeitos sociais inseridos num tempo histórico, numa dada cultura.” É verdadeiro afirmar que o fragmento refere-se:
Segundo o texto: “Trabalhando com a educação de jovens e adultos – alunas e alunos da EJA” (2004) “Os conhecimentos de uma pessoa, que procura tardiamente a escola, são inúmeros e adquiridos ao longo de sua história de vida”, porém, o referido texto enfatiza duas espécies destes conhecimentos, originados das experiências de vida dos alunos e alunas que são:
Leia as escritas abaixo e classifique-as: (https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/15/11/emilia-ferreiro-ana-teberosky-e-a-gnese-da-lingua-escrita)
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, volume 8 (1997), “Os Parâmetros Curriculares Nacionais, ao propor uma educação comprometida com a cidadania, elegeram, baseados no texto constitucional, princípios segundo os quais orientar a educação escolar que são”: 1. Dignidade da pessoa humana. 2. Ética. 3. Igualdade de direitos. 4. Participação. 5. Corresponsabilidade pela vida social. 6. Ordem e progresso. Esta o corretas as afirmativas:
Considere as assertivas abaixo elencadas e assinale V para a verdadeira e F para a falsa, de acordo com Luckesi (2005): ( ) Para que a avaliação educacional escolar assuma o seu verdadeiro papel de instrumento dialético de diagnóstico para o crescimento, terá de se situar e estar a serviço de uma pedagogia que esteja preocupada com a transformação social e com a conservação. ( ) Para não ser autoritária e conservadora, a avaliação terá de ser diagnóstica, ou seja, deverá ser o instrumento dialético do avanço, terá de ser o instrumento da identificação de novos rumos. ( ) A avaliação educacional escolar como instrumento de classificação, é extremamente eficiente para a conservação da sociedade, pela domesticação dos educandos. As assertivas são, respectivamente, de cima para baixo:
Leia e analise o fragmento abaixo: Para Aquino (1996) “Os relatos dos professores testemunham que a questão _______________ é, atualmente, uma das dificuldades fundamentais quanto ao trabalho escolar.” “Segundo eles, o ensino teria como um de seus obstáculos centrais a conduta desordenada dos alunos.” Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do fragmento acima:
De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, volume 3 (1998) no que concerne à organização do ambiente alfabetizador na educação infantil, assinale a alternativa incorreta:
Em consonância com os Parâmetros Curriculares Nacionais, vl. 1, acerca do aprendizado inicial da leitura, está correto afirmar que:
De acordo com a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, leia os itens abaixo elencados e assinale a alternativa cujo item não representa um dos princípios e fins da educação nacional, com base nos quais o ensino será ministrado:
Segundo a Resolução nº 4, de 13 de julho de 2010, que define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, “configura-se como o conjunto de valores e práticas que proporcionam a produção, a socialização de significados no espaço social e contribuem intensamente para a construção de identidades socioculturais dos educandos” e é o que se denomina de:
Com relação ao Plano Nacional de Educação (PNE) considere as assertivas abaixo elencadas e assinale V para a verdadeira e F para a falsa: ( ) Foi aprovado em 26 de junho de 2014 e terá validade de 10 anos. ( ) Esse plano estabelece diretrizes, metas e estratégias que devem reger as iniciativas na área da educação. Por isso, todos os estados e municípios devem elaborar planejamentos específicos para fundamentar o alcance dos objetivos previstos — considerando a situação, as demandas e necessidades locais. ( ) O Plano é composto por 20 metas que abrangem todos os níveis de formação, desde a educação infantil até o ensino superior. As assertivas são, respectivamente, de cima para baixo:
Em parceria com os governos estaduais, distrital e municipais, o Ministério da Saúde iniciou, na segunda-feira (7/10), sua Campanha Nacional de Vacinação. Na primeira fase, que vai até o dia 25 de outubro, o público-alvo será as crianças com idade entre 6 meses e 4 anos e 29 dias. A segunda etapa, de 18 a 30 de novembro, terá foco na população com idade entre 20 e 29 anos. Em entrevista coletiva, o ministro titular da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, disse que a prioridade para este grupo justifica-se porque, como provavelmente não receberam a segunda dose da vacina, seus filhos acabam apresentando um sistema imunológico mais vulnerável à doença. (https://is.gd/mKtipq - Acesso em 10 de outubro de 2019.) Além dos dois períodos, a campanha também destaca o dia 19 de outubro como o Dia D, para mobilização nacional. A citada Campanha Nacional de Vacinação será contra:
Um relatório da Polícia Civil de São Paulo aponta para registros de depósitos em dinheiro feitos pelo PCC em favor do ex-jogador da seleção brasileira de futebol. O documento não cita o valor total dos repasses, mas os investigadores trabalham com a suspeita de que a organização criminosa teria comprado um terreno que pertencia ao ex-jogador em Alphaville, na cidade de Barueri, em São Paulo. Procurado pela reportagem de VEJA, o ex-jogador ainda não se pronunciou sobre o caso. (https://is.gd/u94qu0 - Acesso em 10 de outubro de 2019.) E assim sendo, a Polícia investiga repasses em dinheiro do PCC ao ex-jogador:
O presidente Jair Bolsonaro se reúne com o ministro da Defesa, Fernando Azevedo, para tratar do monitoramento da situação das praias de acordo com informação da Secretaria de Imprensa da Presidência da República. Manchas de óleo de origem ainda desconhecida atingiram diversas praias desde setembro e já são mais de 132 locais atingidos. (https://is.gd/F26F38 - Acesso em 11 de outubro de 2019.) A notícia trata das praias situadas:
A medalha de ouro no peito quase faz parte do traje dela no Mundial de ginástica artística. Em 8 de outubro, a ginasta de 22 anos mais uma vez brilhou para liderar a equipe que representa ao ouro. Foi o seu primeiro título em Stuttgart, o pódio que faltava para a marca histórica de 21 pódios dos Mundiais. Nenhuma outra ginasta tem tantas conquistas como ela. Uma lenda viva. (https://is.gd/nTuXtX - Acesso em 11 de outubro de 2019.) A notícia trata da ginasta:
Foi anunciado, na sexta-feira 11 de outubro, o vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 2019, em cerimônia realizada em Oslo, capital da Noruega. O vencedor receberá a condecoração por sua atuação para o fim dos conflitos de seu país com a vizinha Eritreia. A entrega do prêmio acontecerá no dia 10 de dezembro, na mesma cidade norueguesa. (https://is.gd/6qUaU5 - Acesso em 11 de outubro de 2019.) O prêmio será entregue a:























