É um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, de modo a que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, em conformidade com o que preceitua o Plano Nacional de Educação. De acordo com o texto,marque a alternativa que estabelece esse conceito CORRETAMENTE:
No cenário educacional existem diversos atores no processo de ensino e aprendizagem,tais como educador, educando e sociedade. Correlacione corretamente o papel de cada um destes nesse processo.
Segundo a Lei nº 8.069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. Marque a alternativa INCORRETA, de acordo coma garantia de prioridade.
A pedagogia contemporânea defende uma concepção de avaliação escolar como instrumento de emancipação, no entanto, no cotidiano escolar ainda prevalece nas práticas avaliativas, uma ênfase nas notas obtidas pelos alunos e não na sua aprendizagem. O uso dos resultados das avaliações encerra-se na obtenção e registro do valor mensurável da aprendizagem do aluno atribuído pelo professor. Portanto, encerrando-se o ato de avaliar que, após o valor ser registrado, definitivamente, o aluno permanecerá nesta situação de determinantemente classificado. Contudo, o momento de avaliar a aprendizagem do aluno não deve ser o ponto de chegada, mas uma oportunidade de parar e observar se a caminhada está ocorrendo com a qualidade previamente estabelecida para esse processo de ensino e aprendizagem para retomar a prática pedagógica. De acordo com o texto acima, marque a alternativa que NÃO condiz com o que o mesmo descreve:
De acordo com o entendimento dos fundamentos da educação, marque verdadeiro (V)ou falso (F) em relação ao saber popular e o saber erudito
| ( ) | As camadas populares produzem um saber, que se conceitua como conhecimento comum eque apresenta uma sistematização muito semelhante aos adotados nos conhecimentos científico e filosófico |
| ( ) | Segundo Lefebvre, antes de elevar-se ao nível teórico, todo conhecimento começa pela experiência e prática. Portanto, os homens como seres sociais dinâmicos e contraditórios, vivem experiências que precisam ser explicadas. Essas explicações, muitas vezes, apresentam uma lógica distinta do saber erudito, ou seja, existe um modo diferente de entender, ver e valorar o mundo. |
| ( ) | Em geral, um dos problemas que surge no encontro desses saberes é que frequentemente a academia e a escola não costumam reconhecer como válido e consistente o conhecimento que surge a partir da experiência cotidiana. |
| ( ) | A produção dos saberes popular e erudito é bastante distinta. O saber popular surge da experiência e da reflexão das experiências cotidianas acumuladas, enquanto que o saber erudito nasce nas academias por meio da educação formal. |
Baseada na temática sobre Educação e Direitos Humanos, Democracia e Cidadania. Julgue os itens corretos que se seguem:
“Neologismo é o nome dado a uma nova palavra criada ou a uma palavra já existente à qualé atribuído um novo significado.”
Durante a Pré-História, os seres humanos retratavam, nas paredes das rochas e abrigos, cenas da vida cotidiana, bem como expressões simbólicas difíceis de serem decifradas. Sobre esse assunto, qual é o nome dado a essa manifestação artística?
“O __________ é um estilo de pintura que foi desenvolvido no início do século XX. As pinturas mostram vários ângulos de um objeto ao mesmo tempo. Dois artistas principais, Pablo Picasso e Georges Braque, desenvolveram a técnica. Eles acreditavam que os pintores __________ apenas apresentar pontos de vista realistas de seus temas.
Suas obras mostram as diferentes partes de pessoas e objetos, em diferentes planos.
”Fonte (adaptada) : www.escola.britannica.com.br
A partir do texto acima, marque a alternativa que completa as lacunas corretamente.
O ensino de Artes faz parte do currículo educacional brasileiro.
Assinale a alternativa que NÃO apresenta um motivo pelo qual o componente Artes faz parte do currículo escolar.
A Arte-Educadora Ana Mae Barbosa é conhecida por criar a Abordagem Triangular, inicialmente conhecida como Projeto Arte na Escola. Sobre esse assunto, julgue as sentenças abaixo:
Sobre a avaliação do componente curricular Artes, assinale a alternativa INCORRETA.
Acerca da questão racial nas obras de Cândido Portinari, assinale a alternativa INCORRETA.
Acerca do ensino de Música, julgue as frases abaixo.
A palavra “teatro” tem origem na palavra grega theatron que significa:


























